Por Em Em 21 novembro, 2016

Como vender cursos online e conteúdos em vídeo

“Veja passo a passo como vender cursos online e conteúdos e comece agora a ganhar dinheiro com seus materiais!”

vender cursos online e conteúdo

Com a popularização da internet e a busca cada vez mais constante do público por um consumo com mais comodidade e facilidade, muitos negócios têm se expandido para o meio online – quando não se fixam apenas nele – e fortalecem o que hoje chamamos de empreendedorismo digital.

Nesse contexto, um dos tipos de negócio que tem tido mais destaque e crescimento, é o que realiza a venda de cursos e conteúdos online. As pessoas estão sempre em busca de adquirir conhecimento de forma rápida e simples, para se manterem atualizadas, ou de opções de entretenimento baratas e práticas, e então, portais focados em oferecer e vender cursos online e conteúdos de nicho variados são extremamente eficientes e valorizados.

E o melhor é que esses são negócios que não exigem grandes investimentos para se concretizar e que podem rapidamente ganhar relevância, gerando lucros e um retorno altamente positivo. Com plataformas como o Samba Play, por exemplo, em poucos passos você pode colocar seus conteúdos no ar e começar a ganhar dinheiro com vídeos.

Você trabalha com conteúdos, cursos online ou está em busca de uma forma de expandir seus negócios ou começar a empreender? Então pense em investir na venda inteligente de vídeos online.

Você é um vlogger e já tem audiência no YouTube? Então veja aqui também como começar a ganhar dinheiro de verdade com seu conteúdo.

Nesse artigo, a gente vai te explicar direitinho como você pode começar a vender cursos online e conteúdos e também tudo que você precisa em termos de material e estrutura para realizar essa atividade. Vamos lá?

Fique a vontade para ler o conteúdo por inteiro ou navegue pelo artigo!

. Como vender cursos e conteúdos online

01. Escolha um modelo de venda de cursos e conteúdo online

02. Produza ou selecione os conteúdos e cursos para venda

03. Crie um portal de vendas

04. Tenha certeza de que sua estrutura de vídeos é confiável

05. Adote um sistema de pagamento online

. Uma sugestão para simplificar esse processo e transformar 05 passos em 02

. Divulgue, divulgue e divulgue

. Bônus: consultoria gratuita sobre venda de cursos e conteúdo online

Guia completo de monetizacao em videos para vender cursos online


Como vender cursos online e conteúdo?

Para vender cursos online e conteúdos, o primeiro passo é investir em um bom planejamento. Desde o início do projeto é necessário definir seus objetivos e ter materiais e uma estratégia que contribuam para que eles sejam alcançados.

Além de bons vídeos, para que se consiga comercializar cursos e conteúdos, você precisa de uma série de outros fatores que vão desde estrutura tecnológica a uma boa estratégia de vendas e marketing.

Porém, ao contrário do que pode parecer, não é complicado começar ou manter esse tipo de negócio e a venda de conteúdo pode ser bastante lucrativa. Continue lendo o artigo e entenda como vender seus materiais e cursos online.

01. Escolha um modelo de venda de cursos e conteúdo online

Possuindo ou não os conteúdos prontos, uma das partes mais importantes é definir como eles serão oferecidos ao público. Atualmente, quando se trata de vender cursos online e conteúdos no formato de vídeo, um modelo de vendas está se destacando: o de assinatura. Empresas e marcas de todos os tipos e tamanhos estão preferindo adotar esse modelo, uma vez que ele oferece mais em termos de estabilidade financeira, é mais atrativo para os usuários e fácil de vender e divulgar.

Confira mais alguns detalhes desse modelo e suas vantagens:

O modelo de vendas por assinatura e seus benefícios

Assim como no famoso Netflix, optando por um modelo de vendas por assinatura, você oferece a seus clientes a possibilidade de assistir quantos conteúdos quiserem e quantas vezes quiserem, mediante apenas ao pagamento de um valor fixo mensal.

Esse modelo é extremamente indicado para quem tem conteúdos voltados para um nicho específico, de fácil consumo, e em boa quantidade para oferecer. Ele é também um dos mais estratégicos hoje e não é a toa que é o modelo utilizado por grandes empresas como, além do Netflix, o Spotify, a HBO, a Globo e a Apple.  

Confira algumas vantagens de adotar esse tipo de venda:

A receita é recorrente

Com o modelo de assinatura, a coisa toda é muito simples: você precisa vender uma vez só e continua recebendo de forma recorrente de cada cliente que adquirir. Enquanto com vendas pontuais todos os meses sua receita depende dos negócios feitos nesse período, com as assinaturas você garante a manutenção da sua renda e a estabilidade do seu empreendimento.

Afinal, em termos simplificados, é muito mais fácil manter 1000 pessoas pagando 10 reais por mês em um canal de conteúdo, do que convencer 10 pessoas a pagarem 1000 reais em um curso pontual todos os meses.   

Seu negócio não sofre com sazonalidades

Além do mais, um negócio que vive de vendas pontuais, por ter que renovar sua base de clientes constantemente, sofre muito mais com sazonalidades financeiras. Afinal, em meses como dezembro e janeiro, por exemplo, é muito mais difícil convencer as pessoas a realizarem novas compras, devido aos gastos excessivos que todos normalmente têm nessas épocas.

Já com as assinaturas, o valor cobrado não pesa tanto no bolso e, como a pessoa já está pagando pelo serviço, ela não tende a cancelá-lo. Sendo assim, mesmo que você não consiga muitos novos assinantes, você já tem pessoas consumindo e não sofre com as baixas desse período.

Venda de assinatura é tendência em todos os tamanhos de negócio

Como já citamos, a venda de assinaturas é o modelo mais quente do mercado atualmente. E não são só os grandes negócios mundiais que estão adotando esse tipo de venda, mas também produtores que estão muito próximos da nossa realidade.

Um grande exemplo disso é o Professor Jubilut, do Biologia Total. O professor oferece aulas de biologia para diversas situações em seu canal e cobra por assinatura. Ele é um sucesso total e além dos seus alunos recorrentes, tem milhões de admiradores nas redes sociais, em que também dá lições valiosas de biologia e ajuda as pessoas a passarem nas principais provas do país.

E agora que você já sabe porque esse é o melhor modelo de vendas, vamos ao próximo passo.

02. Produza ou selecione os conteúdos e cursos para venda

Uma vez que você já se convenceu que sistema de vendas por assinatura é a melhor opção, é hora de selecionar os conteúdos que você irá oferecer ou, se eles ainda não estão prontos, de começar a produzir esse material.

Lembre-se que todo o conteúdo disponibilizado por você deve ser bem produzido e ter alta qualidade em pontos como imagem e som. Afinal, não adianta nada você ter um ótimo material em termos de conteúdo se as pessoas não conseguirem compreendê-lo por causa de ruídos no áudio ou uma imagem ruim.

Quer mais dicas para produzir um conteúdo realmente atrativo? Confira aqui!

Não é que você precise ter um estúdio profissional ou contratar uma produtora toda vez que for fazer seus vídeos (apesar de que, se houver verba, esse caminho é o mais indicado), fique tranquilo. Porém, é necessário que você tenha alguns equipamentos básicos – se possível, um home studio – e ao menos uma noção de gravação e edição de vídeos e na hora de produzir seus materiais, tome cuidado com pontos como iluminação, qualidade do áudio, duração dos vídeos e roteiro.

Há muito material disponível na internet que pode te ajudar com essa tarefa, e aqui mesmo, em nosso blog, você encontra conteúdos completos sobre produção e edição de vídeos. Nos artigos abaixo listados você pode aprender sobre pontos cruciais para uma gravação. Vale conferir:

03. Crie um portal de vendas

Com os conteúdos prontos e organizados de acordo com o modelo de vendas, você precisa de um canal ou ambiente digital em que possa comercializá-los.

E graças aos avanços em termos de tecnologia para vídeos, agora você não precisa mais contratar um desenvolvedor ou uma empresa para criar seu site ou media center. Existem diversas opções disponíveis para que você comece a ganhar dinheiro com vídeos a partir de um baixo investimento inicial.

Na hora de escolher seu portal de distribuição, só é importante levar em conta alguns pontos:

Responsividade

Um site responsivo é aquele que se adapta a diferentes tamanhos de tela. Sendo assim, ele pode ser facilmente acessado por vários dispositivos, como smartphones e tablets, sem interferir na qualidade de navegação do usuário ou dificultar seu acesso aos conteúdos.

Facilidade de edição e gerenciamento

Seja qual for sua escolha, é importante que seu portal de conteúdos possa ser facilmente modificado e que você consiga, com certa autonomia, gerenciar suas informações e conteúdo. Afinal, não é ideal que você tenha que contar com um programador a cada vez que quiser trocar um título em seus vídeos.

Ele seja otimizado para busca no Google

É importante que quando as pessoas buscarem por temas relacionados a seu portal, no Google, ele apareça como um dos resultados mais relevantes e ter um site otimizado é um diferencial. Trabalhe com hierarquia de conteúdo, use bem os títulos e descrições de cada vídeo, tenha URLs amigáveis, imagens otimizadas e mais. Se quiser entender mais sobre SEO, vale acessar esse material desenvolvido pela Rock Content.

04. Tenha certeza de que sua estrutura de vídeos é confiável

Se você vai vender cursos online ou seus conteúdos em vídeo, deve garantir que seu público conseguirá acessar esses materiais independente do dispositivo que use ou da quantidade de outras pessoas que estejam acessando o material naquele momento. Você também precisa ter certeza de que apenas as pessoas que pagaram vão ter acesso ao conteúdo do portal e que ele não vai ser distribuído indevidamente em outros canais sem a sua supervisão.

E só o que pode lhe oferecer isso tudo é uma boa estrutura de vídeos. Sem investir nesse ponto, você pode estar expondo não só seus conteúdos, como também sua marca, a um risco enorme.

Isso porque, primeiramente, você pode ser plagiado e ter seu conteúdo vendido de forma não autorizada em outros canais, prejudicando seus ganhos financeiros e o sucesso da sua estratégia. Além do mais, você coloca toda a reputação e credibilidade da sua empresa em risco, uma vez que seus materiais podem sair do ar, sofrer com travamentos e inúmeros outros problemas.

Portanto, fique atento ao que você utiliza em termos de player, estrutura tecnológica e ao que você pode obter quanto ao suporte dos serviços que utiliza.

05. Adote um sistema de pagamento online

Você já está quase pronto para começar a vender cursos online ou conteúdos. Por fim, mas não menos importante, é necessário que as pessoas consigam pagar pelo seu curso ou conteúdo sem precisar recorrer a meios físicos ou esperar muito para começar a assistir os vídeos. Portanto, você deve ter um bom sistema de pagamento online integrado a seus conteúdos.

Um bom sistema de pagamento deve ser seguro, estável e passar credibilidade e confiança aos usuários, uma vez que eles precisarão fornecer dados pessoais para concretizar as transações e isso pode assustar um pouco. Além do mais, é necessário que o sistema seja rápido, eficiente e capaz de concretizar a compra em poucos segundos, liberando o acesso dos usuários ao conteúdo de forma quase instantânea.

Escolhido e contratado o sistema de pagamento, você só precisará estabelecer valores para a assinatura dos seus conteúdos.

Uma sugestão para simplificar esse processo e transformar 05 passos em 02

Você pode ter conferido todo esse artigo e achado este processo meio complexo. Criar um site, investir em estrutura de vídeos, contratar e integrar uma plataforma de pagamento e ainda produzir o conteúdo… Ufa! Parece complicado, não é?! Mas pode ficar extremamente simples. Se antes você precisava seguir 05 passos para começar a vender cursos e conteúdos, investindo uma grande quantidade de tempo e dinheiro, agora você pode fazer isso passando apenas por 02 etapas que são: produzir o conteúdo e escolher o Samba Play como sua solução para venda de cursos e conteúdos.

Isso porque com o Samba Play, você tem uma estrutura pronta para a divulgação e comercialização de vídeos, incluindo o media center, a integração com sistema de pagamento e a melhor estrutura para gerenciamento e distribuição dos seus conteúdos.

E como funciona?

É muito simples. Você se cadastra para usar a plataforma; cria seu próprio media center personalizado, com suas cores e marca; carrega seus conteúdos, dividindo-os por categoria, colocando descrições e títulos; define um valor para a assinatura mensal do canal e pronto! Já pode começar a ganhar dinheiro com seus vídeos. E o melhor, com qualidade e segurança totais.

Isso porque o Samba Play já tem templates personalizáveis e totalmente focados em conversão, possui um sistema de pagamento integrado à plataforma, através do qual os usuários podem realizar a compra das assinaturas, e também oferece toda a qualidade da Samba Tech em termos de segurança dos materiais, estabilidade e distribuição.

E outra vantagem é que você não precisa se preocupar com questões jurídicas relacionadas a termos de compromisso, cancelamentos e reembolso. A Samba cuida de tudo para você.

Então, com um baixo investimento inicial e muita facilidade você já pode ter seu próprio canal de vídeos, seu Netflix, e vender seus conteúdos com alto retorno.

Conheça mais sobre essa solução aqui neste artigo e faça o tour pela plataforma clicando no banner abaixo.


testar o Samba Play para vender cursos online e conteúdos   

Bônus: Divulgue, divulgue e divulgue

Com tudo pronto, é hora de mostrar ao mundo seu negócio e fazer com que as pessoas tenham interesse em consumir seus conteúdos. Portanto, será necessário investir em divulgação!

Use as redes sociais, invista em anúncios online e físicos, estabeleça parcerias, estruture uma boa estratégia de marketing e mostre às pessoas porque consumir seu conteúdo é tão importante.

Não se esqueça, apenas, de fazer toda sua divulgação sempre pensando no público que você quer atrair para seu canal. Afinal, não adianta nada impactar pessoas que, no final das contas, não trarão lucro para você.

Aqui você pode conferir um Guia Básico para divulgar seus vídeos de forma eficiente. Acesse!


Com as pessoas buscando cada vez mais por conteúdo de qualidade com flexibilidade e comodidade, vender cursos online ou conteúdos é uma ótima opção para começar seu próprio negócio online e lucrar!

Escolha seu modelo de vendas, crie um portal seguro para vender seus materiais, escolha uma plataforma de vídeos confiável, integre o sistema de pagamentos, divulgue muuuuuito e prepare-se para fazer sucesso com seu negócio na internet. Ou então, simplifique isso tudo e utilize o Samba Play! É a forma mais simples de trabalhar com video business e ter alto retorno com a venda de conteúdo, a partir de um investimento pequeno.

Nesse material você pode ver mais algumas dicas sobre a monetização de conteúdos e nesse artigo, você vai encontrar mais algumas dicas valiosas para estruturar seu negócio na internet e fazer sucesso com seus cursos e conteúdos.  

E se você já tem um projeto ou alguma ideia nesse sentido, precisa de mais dicas para tirar seu negócio do papel, quer uma consultoria completa com nossos especialistas em venda de conteúdo, ou quer saber mais sobre como o Samba Play pode ser perfeito para você, preencha o formulário abaixo e solicite nosso contato! Vamos adorar conhecer e ajudar você 😉


Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.