Por Em Em 24 julho, 2017

Vídeo Institucional: boas práticas e o que você não deve fazer

O vídeo institucional é uma excelente forma de comunicação para as empresas em diversos níveis, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor.

Hoje, uma das maiores preocupações de todas as empresas é a de se fazer relevante frente ao mercado saturado e à grande concorrência e também deixar claro seu posicionamento, missão, valores e, obviamente, aquilo que ela oferece de serviço ou produto.

Portanto, é necessário investir em formas de comunicação eficientes e que sejam interessantes para abordar tanto parceiros e clientes, quanto os próprios funcionários.

Levando em conta que os vídeos são a forma de comunicação mais eficiente da atualidade e que a maioria das pessoas tem preferência por consumir conteúdos nesse formato, um vídeo institucional pode ser a solução certa para sua empresa.

Aqui na Samba em nosso antigo escritório, nós produzimos um vídeo institucional e você pode conferir abaixo como ele foi construído. É só dar o play!

Sua empresa já trabalha com o vídeo institucional ou pelo menos sabe a que esse conceito se refere? Então continue lendo.

O que é um vídeo institucional?

O vídeo institucional é uma das formas mais eficientes de apresentar toda infraestrutura de uma empresa para o seu mercado de atuação: produtos, serviços, história, equipe, e muitos outros pontos.

O vídeo institucional também pode ser chamado de vídeo corporativo, vídeo empresarial ou vídeo marketing.

Normalmente, esse tipo de material é divulgado no próprio site da empresa, redes sociais, em eventos e também dentro da própria empresa para colaboradores, parceiros e clientes.

Este tipo de vídeo é bastante útil dentro das estratégias de marketing e da comunicação corporativa de qualquer empresa. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados na hora da sua produção para que o vídeo institucional não seja um fracasso.

A seguir, você confere alguns passos para produzir vídeos de sucesso e também dicas do que deve evitar nesse tipo de produção.

Como fazer um bom vídeo institucional?

Tenha um planejamento e estabeleça um objetivo

Antes de começar a produzir seu vídeo institucional, é importante ter em mente qual será o objetivo dessa peça. Você vai apresentar a empresa ou um de seus produtos ou serviços? Quer vender ou apenas fortalecer a imagem do seu negócio? Defina um objetivo central e dedique todo o vídeo a ele.

Além disso, defina desde o início outros pontos que serão importantes na produção de seu vídeo institucional, como verba e tempo disponíveis, o público que você deseja atingir, locais em que ele será divulgado e outros pontos.

Faça também um bom roteiro de produção. Ele vai ajudar a organizar suas ideias e evitar que você perca tempo na hora da gravação e também da edição!

Clicando aqui ou na imagem abaixo você pode descobrir como fazer seus próprios roteiros de forma simples e rápida. Confira!

Isso tudo vai ajudar a garantir a eficácia de seus vídeos e também evitar que você se perca durante o processo de produção.  

Garanta que seu vídeos institucional passe apenas uma mensagem

Um vídeo institucional não é um curso de graduação. Cuidado para não passar mensagens demais.

Foque em apenas uma mensagem e, se for extremamente necessário trabalhar com mais, tente não passar de três. Pense na história dos Três Porquinhos ou nas mais famosas parábolas bíblicas: o significado da história está diretamente amarrado à narrativa, que é curta e fácil de lembrar.

Caso a sua intenção seja fazer um vídeo com conteúdos mais longos e distintos, a sugestão é que você pare e reveja a sua estratégia: o vídeo institucional é para comunicar o seu negócio de uma visão macro, mostrando os valores, a cultura e a visão global da companhia, como já te falamos. Se não é bem isso que você pretende, a dica é criar uma área de conteúdo dentro do negócio, com vídeos variados e mais longos.

Conte uma história

Storytelling é um ótimo recurso que vai te ajudar a criar um vídeo institucional fantástico.

De acordo com pesquisas, o cérebro humano tem muito mais facilidade de se engajar com histórias do que com dados e fatos contados de maneira solta e sem contexto.

Portanto, capriche em suas narrativas! Faça analogias, crie personagens, use o bom humor e insira sua empresa em um cenário muito mais atrativo e encantador. Você vai ver como esse recurso é eficaz!

Ah, e não pense que esse recurso não é aplicado a empresas de setores mais tradicionais. É possível ver vídeos institucionais que contam histórias incríveis de empresas de mineração, petrolíferas ou automobilísticas. O foco aqui é um só: investir em roteiros e narrativas envolventes!

Capriche na trilha sonora

O hit do momento pode até ajudar a princípio no engajamento com o seu conteúdo, mas você corre dois riscos. O primeiro é de o vídeo ficar datado rapidamente, sendo esquecido assim que a música sair das rádios. O segundo é que a canção chame tanta a atenção que a mensagem ficará em segundo plano. As pessoas dirão “aquele vídeo da música X” e não “aquele vídeo que mostra que a estratégia da empresa agora é abrir mercados em outros países”.

Portanto, capriche na trilha sonora de seu vídeo institucional e, mais do que apenas usar as “músicas do momento”, invista em canções que tenham o apelo emocional que seu vídeo pede. Quer algo mais emocionante, que passe a ideia de conquista e superação? Invista em músicas que sejam crescentes e tenham um pico mais animado e emocionante. Quer passar a ideia de diversão? Escolha uma música com um ritmo mais marcado e que seja mais lúdica e animada.  

Lembre-se também de controlar o volume dessas canções, colocando-as apenas no fundo quando houver falas de atores ou locução, e também de usar apenas músicas com direitos autorais liberados ou que você tenha pago pelo uso.

Aqui neste artigo você vai entender o passo a passo para escolher suas músicas e fazer um vídeo ainda mais incrível. 

Cuidado ao fazer um vídeo institucional sem ajuda

Uma produtora profissional de vídeos não é um luxo e é este tipo de parceria que fará a diferença entre 3 minutos de imagens bonitas e 3 minutos de uma narrativa forte e persuasiva.

Profissionais da comunicação podem ajudar a traduzir as necessidades da sua empresa e a cortar o que não dará certo desde o primeiro roteiro.

Além disso, o vídeo institucional é algo atemporal, feito para ser usado por muito tempo. É um investimento que não é tão alto e pode ser diluído em muitos anos.

Se optar por fazer seu vídeo institucional sem ajuda, garanta que você tem uma equipe qualificada e que poderá executar todo o processo – desde o planejamento até a gravação e a divulgação – com dedicação e qualidade.

Estes artigos e materiais aqui podem te ajudar muito:

Não tente fazer um viral

Os vídeos mais populares da internet são, em sua grande parte, fruto do acaso, de variáveis fora do controle de qualquer um. Se houvesse uma fórmula que desse sempre certo, haveria homogeneidade na lista dos vídeos mais vistos do YouTube (e não há, a menos que sua empresa esteja no mercado de videoclipes).

Então a nossa dica é:  defina metas de visualizações, mas não se preocupe em atingir os Trending Topics do Twitter. Não distorça seu conteúdo para agradar a um público que, na maioria das vezes, não será relevante, e não perca tempo e dinheiro.

Trabalhe pesado na divulgação do seu conteúdo de maneira segmentada. Assim é bem mais provável que você consiga atrair uma audiência mais fiel e que se interessará mais vezes pelo seu conteúdo.

Aqui neste material você encontra 6 maneiras de divulgar seu vídeo sem gastar muito. Vale a pena conferir.

6 formas de promover seus videos com baixo orcamento - videos institucionais

Fique de olho na duração do vídeo

Se você tem um objetivo, consegue estimar quanto tempo precisa para alcançá-lo. Com a mensagem do seu vídeo corporativo é a mesma coisa. É importante definir a duração antes e fazer com que o material editado se encaixe nela. Quase todos os comerciais de TV dos quais você se lembra têm 30 segundos ou até menos.

Defina mais ou menos o tempo necessário para passar sua mensagem de forma firme, clara e convincente e lembre-se de que ficar dando muitas voltas ou enfeitando demais sua história, nunca é a melhor opção. Isso pode fazer seu vídeo ficar longo, chato e ainda repelir seu espectador logo de cara.

Não se esqueça de garantir uma boa iluminação para seu vídeo institucional

A maioria dos vídeos que você assiste na internet ou dos que vê na televisão, não é feita apenas com iluminação natural. Luzes extras de diversos tamanhos e potências são sempre empregadas. Na falta desses equipamentos, grave em local aberto no começo da manhã ou acenda todas as luzes disponíveis (e considere trazer abajures ou lanternas para te ajudar).

Um vídeo mal iluminado pode deixar sua produção difícil de assistir e entender, diminuir a eficácia da sua mensagem e fazer com que sua empresa perca em credibilidade pela produção que não tem um aspecto profissional.

Ali em cima nós indicamos um artigo sobre iluminação que pode te ajudar muito, mesmo que você esteja com orçamento limitado. Confira!

Mensure seus resultados

Se for fazer um vídeo institucional, lembre-se de estabelecer também, logo de cara, uma forma de mensurar os resultados dessa ação, que é uma ação de marketing como qualquer outra.

Defina os indicadores e meça seus resultados em função do tempo, de seu esforço e da verba que foi investida.

Você pode medir o sucesso do seu vídeo de diversas formas: com desempenho em redes sociais, número de pessoas que preencheram determinado formulário ou entraram em contato após ver o vídeo e número de visualizações, por exemplo. Caso você use uma plataforma profissional de vídeos, ainda pode medir o engajamento das pessoas com o vídeo, ver de que forma elas o estão consumindo, por qual dispositivo e qual seu perfil.

A partir dessas informações, você terá dados sólidos para melhorar seu vídeo e até mesmo investir em outras produções.

Use Calls to Action (CTAs)

Termine o vídeo institucional com o que você quer que as pessoas façam e com o verbo no imperativo: entre em contato, preencha o formulário, faça a doação, visite o site. Isso, novamente, vai reforçar o objetivo do vídeo e a mensagem na cabeça do espectador.

Os números de visitas, doações, ou contato com a empresa ainda darão ainda outra medida do sucesso do vídeo, e, como você já deve saber, o que pode ser medido, pode ser gerenciado!


Então, agora que você já conhece alguns segredos para tornar seu vídeo institucional um sucesso, que tal começar a produzir esse tipo de material?

Defina seus objetivos, escolha sua mensagem central e mãos à obra!

Confira também nosso guia para montar seu próprio estúdio e grave seus vídeos de forma fácil e com alta qualidade.  

montar um estudio de gravacao para video institucional

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.