Por Em , , Em 1 agosto, 2016

Como usar vídeos em sua estratégia de marketing – e porque eles são fundamentais

“Aprenda a usar vídeos em sua estratégia de marketing para gerar mais credibilidade para sua empresa, contatos para seu time comercial e, claro, mais lucro para seu negócio!”

estratégia de marketing com vídeos

Toda empresa que quer se destacar no mercado hoje, precisa estabelecer uma boa estratégia de marketing, que contemple sua dimensão física e virtual e seja capaz de, além de trazer mais clientes, mantê-los satisfeitos com aquilo que está sendo oferecido.

Uma boa estratégia de marketing não se resume a empurrar o produto da sua empresa aos clientes de forma invasiva, chata e descontextualizada, mas sim em fazer com que, aos poucos, através de um conjunto de técnicas bem estudadas, o serviço adquira valor perante ao cliente e ele entenda que ele é o mais adequado para atender a sua demanda ou necessidade.

Por isso, utilizar vídeos em sua estratégia de marketing é fundamental, pois essas ferramentas, além de cada vez mais populares, têm entre os consumidores grande credibilidade e poder de transmissão de mensagens.

Um dado interessante, por exemplo, já mostra que 85% das pessoas que vê um vídeo explicativo sobre um produto ou serviço está mais propenso a comprá-lo no final das contas. Bem relevante, não é?!

E você já sabe como usar os vídeos de forma eficiente em sua estratégia de marketing para gerar mais credibilidade para sua empresa, contatos para seu time comercial e, claro, mais lucro para seu negócio? A gente tem algumas dicas. Anote ai!

Comece com um bom planejamento

Uma coisa é certa: vídeos precisam estar presentes em sua estratégia de marketing. Mas como trabalhar de forma certeira para que a inserção desses materiais seja proveitosa desde os primeiros esforços? Apostar em um bom planejamento das ações com vídeo pode ajudar muito!

Comece traçando um panorama geral do que você já realiza em termos de marketing dentro da sua empresa e veja quais pontos normalmente são os mais efetivos. Tente entender também quem normalmente é o público das suas campanhas: idade, gênero predominante, interesses, dúvidas frequentes, desejos, seus hábitos de compra e navegação, as redes sociais em que ele está presente, a linguagem que utiliza e tudo mais que você achar que pode ser útil na construção de sua estratégia e de seus conteúdos.

A partir disso, comece a tentar identificar as necessidades e oportunidades existentes na estratégia atual da sua empresa e pense como os vídeos podem te ajudar a suprir certas demandas ou a fazer ainda mais sucesso.

Por exemplo, se sua dificuldade maior hoje é conseguir explicar de forma eficiente o que sua empresa é ou faz, ou estabelecer uma comunicação empresarial eficiente, pense como usar vídeos pode te ajudar a melhorar esses pontos e trace estratégias principalmente partindo deles.

Fazer muitos brainstorms e pesquisas baseadas em dados que você já tem sobre seu negócio vai te ajudar muito nessa fase.

Insira as ações de vídeo em sua estratégia de marketing

Feito isso, você pode começar a pensar em ações de marketing para começar a trabalhar os vídeos em sua estratégia. Nós listamos algumas pelas quais você pode começar e que geram resultados muito positivos. Claro que você não precisa aplicar todas de uma só vez, afinal, foi por isso você fez um planejamento! A partir das necessidades da sua empresa, você vai decidir o que deve priorizar e o que vai trazer mais benefícios.

Faça testes, use as ações de forma conjunta para gerar mais impacto e chegue ao modelo ideal para seu negócio.

01. Use vídeos em seu site

Uma ótima forma de começar a trabalhar com vídeos em seu negócio é inserindo esses materiais no seu site.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nesse ambiente você não precisa se limitar ao vídeo institucional, ou de cultura da empresa, e pode, por exemplo, inserir algo mais útil para o usuário como um vídeo explicativo do negócio ou uma animação sobre seus serviços principais.

Isso, além de deixar seu site muito mais atrativo, informativo e relevante para quem o acessa, vai contribuir muito em termos estratégicos. Segundo pesquisas, 60% das pessoas que acessam uma página da web clicam para assistir o vídeo antes mesmo de ler uma palavra na página e esses materiais são capazes de aumentar em até dois minutos o tempo que um usuário passa navegando no site.

Ou seja, além de consumir mais informação sobre sua empresa, entender melhor seu diferencial e se aproximar da marca pelo vídeo, esse material ainda vai fazer com que as pessoas se sintam mais inclinadas a explorar seu site, tenham mais conhecimento do seu negócio, e isso com certeza vai contribuir para o fortalecimento da lembrança dele, fator essencial caso esse usuário venha a realizar a compra.

02. Trabalhe com conteúdos em vídeo

Se você já trabalha com marketing de conteúdo, a dica é começar a trabalhar com vídeos nessa estratégia (e se você não trabalha, a dica é parar de perder tempo e começar a investir já em conteúdo!).

Os vídeos são um formato alternativo que você pode oferecer como conteúdo e pode-se trabalhar com eles como complemento a outro material, como um artigo escrito no blog ou separadamente, em uma série ou publicações independentes.

Trabalhando com vídeos em seu conteúdo, você tem a vantagem de quebrar barreiras linguísticas, já que ele permite a comunicação com o público de forma muito mais completa, consegue explicar pontos que um texto pode ter deixado nebuloso, captura a audiência que as vezes não leria seus artigos, enriquece suas publicações e ganha em autoridade e relevância tanto por parte da audiência quanto dos principais mecanismos de busca, já que vídeos podem ser uma ótima forma de ajudar com seu SEO.

Criar um canal de conteúdos da sua empresa também pode ser uma ótima ideia. Lá você poderá trabalhar com vídeos segmentados, sobre diferentes assuntos, fortalecer sua marca e, usando uma plataforma profissional de vídeos, ter total controle sobre o material oferecido, opções de monetização e muito mais.

Além do mais, claro que você vai usar esses vídeos para transmitir informações relevantes a sua audiência e eles vão colaborar para o sucesso de sua estratégia de marketing como um todo, fazendo as pessoas estabelecerem vínculos com sua marca e confiarem nela. Se você usa uma plataforma de vídeos profissional, por exemplo, pode usar um coletor de leads em todos os seus vídeos para gerar contatos com seus materiais e, a partir deles, estabelecer uma comunicação constante com as pessoas, enviando materiais relevantes, tirando suas dúvidas e, assim, por um processo mais longo e estruturado, fazendo com que elas caminhem pelo funil de vendas e acabem virando clientes.

03. Redes Sociais

Não se esqueça de trabalhar com vídeos nas suas redes sociais. Esses canais são fundamentais principalmente para que você mantenha um relacionamento saudável com sua audiência e investir nesse tipo de material vai ajudar de diferentes maneiras.

Primeiro porque em algumas redes, como o Facebook, os vídeos estão ganhando cada vez mais destaque e sua capacidade de impactar pessoas comparado a outros tipos de publicação é relativamente maior. De acordo com pesquisas recentes, enquanto as interações com pulicações com links e fotos estão sofrendo quedas na rede social, os vídeos estão em crescente e não param de ganhar likes e compartilhamentos.

Outro ponto importante é que vídeos chamam atenção e aliados a uma boa estratégia de inserção de links e calls to action podem ajudar a gerar tráfego para seu site, blog, ou outro canal que você considere relevante para sua estratégia.

Além do mais, investir em vídeos é sempre uma forma de gerar conteúdo que as pessoas terão mais propensão a assistir. Então, aproveite o alto poder de viralização das redes sociais para divulgar conteúdos interessantes relacionados a sua marca, seus serviços e produtos e para gerar mais oportunidades de expansão para seu negócio!

Lembre-se também que investir em vídeos patrocinados também pode ser uma ótima forma de fazer seus materiais atingirem mais pessoas de forma mais assertiva e se você tem verba, vale a pena estudar essa opção.   

04. Produza materiais ricos

Além dos conteúdos abertos, vale utilizar os vídeos em formatos de conteúdos ricos, como webinars, para fazer com que as pessoas tenham que deixar seu contato em troca do privilégio de assistí-los.

Esses conteúdos são mais densos, normalmente têm mais valor para a audiência e por isso ela não se importa de deixar seu email, por exemplo, para poder ter acesso a eles.

Investir nesse tipo de material é extremamente válido, pois ao mesmo tempo que você pode fornecer informações valiosas para o público sobre qualquer assunto relacionado a seu negócio, a partir dos contatos capturados é possível trabalhar uma estratégia de relacionamento especial com as pessoas, baseada em conteúdo, informação e materiais relevantes, e assim fortalecer os vínculos do público com sua marca, a lembrança do seu negócio e contribuir com sua estratégia de inbound.  

Lembre-se também de utilizar uma plataforma confiável para fazer a transmissão desses conteúdos ou para mantê-los hospedados. Fazer as pessoas deixarem um contato por um material que elas não conseguem acessar, que trava, não abre em todos os dispositivos ou que alguém pegou e disponibilizou em outro local “de graça” vai minar sua estratégia.

Pense em um conteúdo pelo qual o público do seu negócio deixaria seu contato para ter acesso, produza o conteúdo, crie um formulário de acesso ou inscrição, disponibilize o conteúdo e ofereça uma boa experiência às pessoas. Depois é só reunir os contatos que você conseguiu, pensar em uma estratégia de relacionamento baseada em informação de qualidade e colher os frutos!

05. Use vídeos para se relacionar com as pessoas

Durante o desenrolar da sua estratégia, você terá que se relacionar com o público do seu negócio de diferentes formas, seja respondendo suas dúvidas e comentários nas redes sociais, enviando conteúdos por email, respondendo solicitações de orçamento ou apenas passando para oferecer seus serviços.

E é importante que sua comunicação com as pessoas nesse sentido seja o mais efetiva possível, pois sua estratégia como um todo depende em grande parte do sucesso desse ponto.

Afinal, como uma pessoa vai chegar aos seus conteúdos ou saber das suas ofertas se ela não está abrindo seus emails ou se o que você publica nas redes sociais não chama atenção ou não é minimamente relevante?

E aqui, novamente, usar vídeos pode ser decisivo!

Você sabia que, por exemplo, apenas usar a palavra vídeo no assunto de um email pode aumentar suas taxas de abertura em até 19%? E que incorporar um vídeo a um email pode aumentar em até 21% sua taxa de conversão?

Além do mais, como já citamos algumas vezes ao longo do artigo, vídeos são um formato de conteúdo que chama mais atenção e em geral, 75% das pessoas está mais propensa a ver um vídeo do que ler um documento, por exemplo.

Portanto, comece a investir em vídeos para se comunicar com sua audiência. Envie vídeos no lugar de textos por email, aposte nesse formato nas redes sociais, tenha videos em seu site e veja o impacto que isso causa no relacionamento com as pessoas.

06. Como ferramenta de aceleração de vendas

Por fim, um outro uso bastante válido para os vídeos é como ferramenta para acelerar suas vendas e impulsionar processos que estão quase em conclusão.

Como? Bom, já falamos aqui do poder que os vídeos têm de gerar convencimento, credibilidade e vínculos duradouros entre empresa e consumidor, certo? Então, é hora de usar isso a seu favor para o fechamento de contas e geração de lucros!

Quando um processo com um possível cliente estiver prestes a fechar e precisar de um impulso, experimente, por exemplo, gravar um vídeo com pessoas estratégicas da sua empresa dizendo o quanto seria bacana tê-los como clientes, ou oferecendo uma condição especial. Isso vai ajudar a encantar as pessoas em negociação e eles vão passar a considerar ainda mais o contrato com sua empresa! Um segredo: a gente usa aqui na Samba e dá muito certo!

Sempre mensure seus resultados

Por fim, não se esqueça de sempre trabalhar de forma organizada e que te permita ter noção dos resultados gerados com cada ação em sua estratégia de marketing com vídeos. Isso vai lhe permitir enxergar furos e oportunidades naquilo que você tem feito e fazer com que suas campanhas sejam cada vez mais eficientes e assertivas.

Se você usa uma plataforma de vídeos profissional, por exemplo, informações como taxa de retenção, origem dos acessos, perfil da audiência e muitas outras serão valiosas para sua análise e aprimoramento dos conteúdos.

Lembre-se também de ficar atento aos dados fornecidos pelas redes sociais que você usa para divulgação, pelos serviços de gerenciamento de contatos e use todas essas informações a seu favor.

——————————————————————————————

 

Trabalhar com vídeos na estratégia de marketing da sua empresa é um diferencial capaz de gerar benefícios em diferentes níveis. Você melhora sua comunicação, aproxima sua marca do público, gera contatos qualificados para trabalhar em sua estratégia de inbound, oferece conteúdos de qualidade, ganha em autoridade e muito mais.

Portanto, se seu negócio ainda não investe em marketing utilizando vídeos, é hora de começar! Veja como nossas dicas podem ser aproveitadas levando em conta a sua realidade e não perca mais tempo.

Lembre-se também que contar com uma plataforma de vídeos profissional pode facilitar muito as coisas caso você realmente deseje usar esses materiais de forma eficiente e ter outros benefícios como segurança, estabilidade e qualidade de distribuição.

Caso ainda tenha dúvidas sobre algum ponto do conteúdo, deixe seu comentário no texto ou entre em contato com a gente! Teremos o maior prazer em te ajudar.

converter viewers em clientes

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.