Por Em Em novembro 20, 2017

Como o Desenrolado e seus parceiros cresceram mais de 20x com o ensino online

A forma como as pessoas consomem conteúdo educacional hoje vai muito além da sala de aula tradicional. Cada vez mais, a internet tem se transformado em um ambiente de aprendizado, em que é possível estudar de forma dinâmica, rápida e flexível e muita gente já está tirando proveito dessa situação.

Por isso, iniciativas de educação a distância tem se tornado cada vez mais populares e bem sucedidas. Segundo dados do MEC, em 2017, o Brasil deve chegar perto dos 2 milhões de estudantes no ensino à distância e a previsão é que esse número só aumente nos próximos anos.

E uma tendência cada vez mais forte, é que as pessoas usem a educação online como um complemento à educação tradicional, seja para aumentar o conhecimento em uma área específica ou em cursinhos preparatórios para vestibular ou concursos públicos.

Nesse sentido, uma iniciativa que merece ser destacada é a do Desenrolado: um portal de conteúdos online focado em preparar os alunos para testes e provas como o ENEM. O canal que nasceu há 3 anos, hoje já atende milhares de alunos e faz parte de muitas histórias de sucesso.

Conheça mais sobre o Desenrolado que, orgulhosamente, é parceiro da Samba e veja quais são os ingredientes da receita de sucesso desse projeto.

Aproveite também para baixar nosso material e descobrir como um bom lançamento é essencial para que seu negócio seja bem sucedido na internet.      

O Desenrolado

Diante da dificuldade crescente de manter os alunos engajados em sala de aula, Igor Pelúcio e Simão Valle, hoje sócios, resolveram fundar o Desenrolado. Percebendo que os alunos estavam cada vez mais conectados no universo digital, eles apostaram nos vídeos como forma de despertar neles o interesse pelos estudos e criaram um portal de conteúdos educativos online.  

Por meio de uma abordagem descontraída e uma dinâmica diferente da aplicada em escolas tradicionais, eles começaram a oferecer materiais para alunos do Brasil inteiro. Com aulões temáticos, uma equipe altamente qualificada e aprendizado de verdade, em pouco tempo, o projeto se tornou um grande sucesso.

O Desenrolado hoje, além dos conteúdos gratuitos, que podem ser acessados por qualquer pessoa no portal ou no canal deles no YouTube, possui planos de assinatura especiais, por meio dos quais o aluno confere conteúdos especiais, aulas ao vivo, exercícios e correções de questões.

E para suportar a grande quantidade de acessos que os vídeos recebem, e oferecer a melhor experiência para os alunos, eles contam com a tecnologia da Samba. Entenda mais sobre o papel da Samba nesse projeto:

Samba + Desenrolado

Desde que o Desenrolado nasceu, ele conta com a tecnologia e infraestrutura da Samba Tech. Hoje já são 3 anos de parceria, baseados em apoio mútuo, feedbacks constantes e desenvolvimento conjunto.

Em todo projeto, é importante contar com parceiros competentes e qualificados e o Desenrolado sempre teve plena noção disso. Para focar em entregar conteúdo de qualidade, que é a parte mais importante para os alunos, eles precisavam de um parceiro que fosse capaz de cuidar da parte tecnológica com cuidado e competência. E foi então que a Samba entrou.

Além do suporte frequente e do relacionamento sempre muito próximo entre as duas partes, a Samba trouxe diferenciais que foram (e são) essenciais para o sucesso do Desenrolado.

Hoje, além da nossa plataforma de vídeos online, o Samba Vídeos, o Desenrolado utiliza nossos serviços de transmissão ao vivo e com tudo isso consegue garantir total qualidade de streaming para os alunos – que podem assistir às videoaulas tranquilamente.

Além da facilidade de uso e gerenciamento dos conteúdos, usando nossa tecnologia de streaming e live streaming, o portal conta com diferenciais como:

  • Estabilidade: a tecnologia da Samba garante que seus conteúdos estarão sempre no ar e sempre disponíveis, independente do número de acessos simultâneos que um vídeo tenha.
  • Segurança: todo o conteúdo em nossa plataforma recebe diversas camadas de proteção (como por criptografia, domínio e também por DRM) para garantir que seus vídeos não serão baixados, copiados ou distribuídos sem autorização. Se seu conteúdo é seu negócio, é essencial protegê-lo.
  • Adaptabilidade: nossa plataforma é preparada para receber acessos de diferentes dispositivos e todo conteúdo é preparado para ser consumido em conexões limitadas, como o 3G, sem interferir na experiência de exibição.
  • Relatórios completos: com o Samba Vídeos, é possível ter relatórios completos com dados sobre o consumo dos vídeos. Assim, fica mais fácil fazer análises, perceber forças e fraquezas da estratégia rapidamente e melhorar sempre.

Isso tudo garante que o aluno assista suas aulas sem interferências e consiga absorver melhor o conteúdo – além de proteger o negócio e colaborar com seu sucesso.

igor-pelucio-desenrolado“Nós viemos ao escritório da Samba, conhecemos Gustavo e companhia e percebemos que com a Samba nós teríamos muito mais que uma plataforma de vídeos, a gente teria um parceiro, pra contar as nossas loucuras, nossos planos mirabolantes e um pessoal que ia entender isso e ajudar a gente a concretizar.” – Igor Pelúcio, CEO e Fundador do Desenrolado.

Clicando aqui ou no banner abaixo, você pode fazer um tour pela nossa plataforma e descobrir como o Samba Vídeos pode ser ideal para seu projeto!

Resultados e expansão do projeto

Diante de tudo isso, o Desenrolado não para de crescer e, hoje, além de ter o próprio portal principal, trabalha em parceria com outras empresas para oferecer conteúdo educacional de qualidade a cada vez mais pessoas.

Um exemplo disso é a parceria com a Devry Brasil – grupo que é um dos maiores provedores educacionais do mundo – no projeto ENEM Action. Focado em preparar alunos do país inteiro para o ENEM, esse canal oferece dezenas de conteúdos em vídeo, de diferentes matérias, além de simulados e os tradicionais aulões.

Antes de partir para o ambiente digital e se unir ao Desenrolado, esse projeto tinha aproximadamente 5 mil alunos presenciais. No primeiro ano de parceria, esse número ultrapassou os 10 mil e hoje já são mais de 100 mil alunos – prova que o ensino online é eficiente e cada vez mais atrativo para o público em geral!

E a tendência é que o Desenrolado cresça cada vez mais, sempre focado em fazer os alunos aprenderem da melhor forma possível.

igor-pelucio-desenrolado“Com certeza, nós junto da Samba, conseguimos chegar muito mais rápido a muito mais gente, gerando muito mais resultado. O futuro vem por aí. Novos métodos, uma maneira diferente, mas com a essência se mantendo: despertar e aumentar o interesse dos alunos por estudar. Isso não vai mudar.” – Igor Pelúcio, CEO e Fundador do Desenrolado.

Obrigada, Desenrolado, por contribuir tanto para transformar o cenário educacional em nosso país! E continue contando com a Samba para chegar cada vez mais longe.

E se você também tem um projeto educacional baseado em vídeos e conteúdo online e quer transformá-lo em um sucesso como o Desenrolado, não deixe de conhecer o Samba Vídeos e baixe também nosso material para descobrir como criar cursos de sucesso do início ao fim.

produzir cursos de ponta a ponta

Contribua com este post nos comentários

Por Em Em novembro 17, 2017

Teaser: o que é e como usar em sua estratégia de divulgação e marketing

Para a maioria dos produtores de conteúdo, uma das tarefas mais difíceis do negócio é fazer com que os vídeos sejam acessados e reconhecidos pelas pessoas. Mesmo com um conteúdo de alta qualidade ganhar visualizações é um desafio e é preciso pensar em formas de fazer com que as pessoas cheguem ao seu canal. Afinal, caso você não tenha nenhuma estratégia de marketing, seu sucesso acaba dependendo da publicidade boca a boca – que é lenta e pode colocar todo o seu negócio em risco.

Porém, hoje já existem formas extremamente eficientes de divulgar um canal de vídeos e ganhar mais relevância, sem que se precise investir muito tempo ou recursos. E uma delas é por meio da produção de teasers. Utilizados amplamente por produtores de conteúdo e empreendedores digitais em geral, os teasers são relativamente fáceis de fazer, e são um recurso extremamente valioso.

Com alguma noção de edição de vídeos e de marketing digital em geral, qualquer um pode fazer um bom teaser e impulsionar sua estratégia de promoção de conteúdos.

Não acredita? Então é só continuar lendo! Nesse artigo, iremos explicar mais detalhadamente como os teasers funcionam e como você pode começar a produzi-los para ter mais sucesso com seu negócio na internet. Vamos lá?

E antes, caso você também queira aprender mais sobre marketing digital baixe nosso infográfico sobre o assunto!

infografico sobre marketing digital

O que é um teaser?

Antes de partirmos para uma abordagem mais prática, é preciso esclarecer: o que é um teaser afinal? O termo “teaser” vem da palavra inglesa tease, que significa “provocar”, e esse é justamente um de seus principais objetivos.

Na prática, o teaser é uma técnica do marketing para atrair o público com uma pequena amostra do que será o produto final. Ele pode ser usado em campanhas publicitárias online, offline, como parte de estratégias de lançamento de produto e até para filmes.

A intenção do teaser é sempre de gerar curiosidade sem entregar o resultado. É como se ele fosse uma “isca” que serve para levar a audiência até o produto final, que é o que realmente importa.

E, apesar do foco desse artigo ser vídeos, um teaser pode ser de vários tipos, desde que respeite a premissa de atrair a atenção do público sem entregar o resultado final. No mundo offline, por exemplo, na maioria das vezes os outdoors e cartazes podem ser considerados como teasers.

Exemplos de teaser

Um tipo muito comum de teaser, é o teaser trailer, que você provavelmente já conhece. O teaser trailer de um filme é o material exibido ao público antes mesmo do trailer ser lançado. Nele, não há necessariamente uma explicação do que o filme irá retratar por completo, mas há uma ambientação do clima da obra. Assim, a expectativa é elevada mesmo antes do lançamento do trailer oficial.

Essa estratégia foi muito bem usada para o filme “Star Wars: Os Últimos Jedi”, cujo teaser foi muito compartilhado. Como os filmes mais recentes do universo Star Wars, as ações de marketing começaram meses antes do lançamento (que será em Dezembro), para que o público já fique ansioso.

Nesse caso, de forma rápida, o teaser ambienta a história do longa-metragem, como um resumo do que será o trailer. A história em si, tratada pelo filme, não é explicada claramente – mas a expectativa já foi criada.

A Globo também faz um uso frequente dos teasers para promover suas novelas. Nesse caso, os teasers são mais lúdicos e geralmente trabalham mais o conceito das novelas que a história em si. O teaser da atual novela das 9, “A Força Do Querer”, é um bom exemplo disso:

Quando se trata de promover um conteúdo, os teasers também podem ser muito eficientes e, inclusive, têm sido adotados como estratégia recorrente aqui na Samba. Para ajudar na divulgação de um dos nossos materiais sobre gamification no EAD, por exemplo, produzimos um teaser bem curtinho que sintetizava o conteúdo e convidava a audiência a conferi-lo por inteiro. Veja:

Nesse caso, de uma forma lúdica, conseguimos atrair a atenção da audiência para nosso conteúdo e aumentamos os cliques e conversões no material em questão – que na época foi linkado ao vídeo.

Por que o teaser é importante?

Hoje, nosso consumo de informações é rápido. Estamos acostumados a abrir vários aplicativos de uma vez e fazer o máximo de coisas possível em um tempo curto. Assim, para que nossa atenção seja despertada por um conteúdo, ele precisa nos impactar ainda nos primeiros segundos e passar sua mensagem de forma clara e simples.

Para produtores de conteúdo, o teaser é justamente uma forma de despertar essa curiosidade no público tomando pouco de seu tempo. No final, depois que a pessoa já tiver se engajado com o teaser, a tendência é que ela siga suas instruções e chegue ao conteúdo principal ao qual ele direciona.

Simples assim: em vez de procurar convencer potenciais espectadores a ver um vídeo de 5 minutos, que é mais denso e entrega todo seu conteúdo, convença-os primeiro com um vídeos mais simples, de menos de um minuto e assim atraia esses espectadores para o produto principal.

Em negócios digitais, o teaser é essencial. Com ele, você pode mostrar a determinado público que seu produto vale o investimento! Afinal, por que confiar apenas na “embalagem” do seu conteúdo se você tem um argumento mais forte, que é a qualidade dele?

Veja o teaser como seu “pitch de elevador”: aquela forma rápida e sucinta de instigar o público a procurar pelo seu conteúdo.

Como fazer um teaser

Existem várias formas de fazer um teaser, não só em termos de produção, mas também de acordo com o seu objetivo.

Na hora de fazer o teaser, não existe uma regra. Enquanto muitos produtores apenas cortam seu conteúdo principal em partes mais interessantes e atraentes, outros gravam um novo vídeo conversando com a audiência e convidando-a a assistir o conteúdo principal. Há também quem use uma abordagem mais lúdica e crie conteúdos descontraídos do zero ou a partir de algo existente – o que também é ótimo.

O ideal é que você entenda o que faz mais sentido para sua marca, por meio de testes, e assim consiga ter uma produção eficiente e que gere resultados.

Além do mais, independentemente do formato, é sempre preciso que o teaser tenha um “gancho” com seu conteúdo principal – como um link, uma chamada ou um “leia mais”. Ele precisa omitir informações, mas, ao mesmo tempo, incitar a audiência a esperar por mais. Afinal, não faz sentido entregar todo o seu conteúdo no teaser, não é mesmo?

E para te ajudar com essa parte de produção do teaser, você pode ver aqui os melhores programas para editar seus vídeos – do iniciante ao avançado – e baixar aqui um guia completo para fazer excelentes roteiros, que são essenciais para um teaser de sucesso. Confira:

produzir roteiro para teaser

Quando fazer um teaser

Pensando em objetivos do teaser, os mais comuns são para um novo vídeo lançado, para uma série de vídeos ou para o seu canal/site ou produtos como um todo.

Para um vídeo novo

Antes de lançar um novo vídeo, muitos produtores costumam criar um teaser para divulgar nas redes sociais, por exemplo. Nesses casos, o ideal é apresentar o tema de forma instigante ou fazer uma coletânea de momentos engraçados ou interessantes que você acredite que podem atrair o espectador.

Uma estratégia que muitos youtubers utilizam é a de postar o teaser alguns dias antes do vídeo, de forma padronizada. Assim, seus espectadores já esperam o teaser na terça, por exemplo, e ficam mais curiosos pelo vídeo que será lançado na quarta.

É o caso do Porta dos Fundos, que posta teasers de 20, 30 segundos no Facebook, com o intuito de anunciar o vídeo que será lançado no dia seguinte. No fim desse teaser, a chamada “Amanhã, às 11h”, faz com que o público lembre mais facilmente quando será o lançamento do conteúdo.

teaser Porta dos Fundos

Para uma série de vídeos

Teasers também podem ser uma boa estratégia quando um produtor está prestes a lançar uma coleção de vídeos tratando de um mesmo tema.

Nesses casos, é interessante que o produtor faça um apanhado geral do conteúdo da série e dê uma ênfase aos assuntos dos episódios que ele achar mais interessantes. Por exemplo, para um professor de Química que possui ou vai lançar um curso online, é interessante mostrar que aquela série de vídeos se trata de Química Orgânica e cobrirá os tópicos X, Y e Z dentro desse assunto. Assim, o espectador terá uma visão mais clara e organizada do conteúdo que o professor tem a oferecer e ficará ansioso por ele!

Para o seu canal, site, serviços ou produtos

Apresente-se. Quem é você, do que o seu conteúdo se trata e de que forma ele pode ser valioso para o público?

Esse pequeno teaser de introdução para o seu canal ou site é muito importante. Nele, você pode explicar sua trajetória e propósito, para que um possível espectador se interesse pela sua motivação antes de conhecer seu conteúdo. No YouTube, esse é geralmente o vídeo fixado na página do canal, que toca automaticamente. Você pode seguir essa mesma lógica para o seu site, caso forneça seu conteúdo por assinatura e queira mostrar uma visão geral do que é todo aquele material.

Esse teaser pode ter uma cara mais publicitária e mais criativa. É o caso do teaser do canal do Whindersson Nunes, youtuber líder em visualizações no Brasil. Nesse caso, o teaser já apresenta a personalidade do produtor, o tom dos vídeos e ocorre uma introdução geral.

Além do mais, caso você queira fazer um teaser para seus serviços ou produtos, a lógica é a mesma: se apresente, foque nos pontos principais e nos diferenciais do que você está oferecendo e gere curiosidade no público! Depois, é só divulgar esse material em suas redes sociais, site e onde mais for adequado.

Onde divulgar o seu teaser

Não adianta fazer um teaser incrível se ele não for divulgado no lugar certo, para o público certo, não é?

Primeiro, tenha em mente o propósito do teaser e quais objetivos você deseja atingir com ele – isso guiará a sua estratégia de divulgação como um todo.

Teasers para vídeos individuais fazem muito mais sentido em páginas de redes sociais, principalmente o Facebook, que estão dando cada vez mais relevância aos conteúdos em vídeo. Nessas redes, há um enorme potencial de engajamento e compartilhamento dos materiais, e isso vai ser essencial para garantir o sucesso de seu vídeo completo quando você lançá-lo a seguir.

Teasers mais gerais podem ser disponibilizados em todas as plataformas onde você está presente, desde o seu canal no YouTube, como em uma publicação fixada em sua página do Facebook ou uma publicação no Instagram.

Se você tem uma boa base de emails, também pode ser uma ótima ideia enviar seu teaser para ela, com uma chamada do tipo “olha o que vem por aí” ou “você não perde por esperar por essa novidade”.

É importante gerar o máximo de visibilidade possível para seu teaser, para que ele faça mais pessoas se interessarem pelo seu conteúdo final. Por isso, principalmente no Facebook e no Instagram, também pode valer a pena investir em anúncios e posts patrocinados, que irão atingir mais pessoas e trazer mais resultados.

Vale lembrar que até o seu teaser deve seguir sua estratégia de produção e divulgação de conteúdos e que você sempre deve priorizar os canais em que seu público está mais presente.


Fazer um teaser não é uma tarefa complicada, e pode auxiliar muito na divulgação do seu conteúdo, atraindo mais visualizações. Agora que explicamos como fazer os seus teasers e onde postá-los, você pode expandir ainda mais a sua audiência com esses pequenos vídeos.

Conteúdo instigante e “de isca” + curta duração + a divulgação certa: essa é a receita para ter sucesso com sua estratégia de teasers. Coloque a mão na massa e comece já a fazer os seus!

E se você já tem um negócio online e quer descobrir novas formas de atrair mais audiência para seu canal ou site, dê uma olhada em nosso material sobre como conseguir mais assinantes e compradores em seu canal.

Ah, e depois nos conte o que achou do artigo aqui nos comentários 🙂

ebook como ganhar mais assinantes em seu canal

Contribua com este post nos comentários

Por Em Em novembro 14, 2017

5 vídeos publicitários que fizeram a diferença

Estima-se que o consumo de vídeos online corresponda a 80% do tráfego total da internet em 2020. Até lá, muitas marcas ainda estão se adaptando a esse mercado e aprendendo a criar vídeos publicitários, enquanto algumas parecem dominar essa linguagem como ninguém.

Os vídeos são uma das maneiras mais fáceis de engajar a audiência e emocionar pessoas. Não por acaso, eles representam um mercado milionário – apenas em 2014, o nicho movimentou mais de 5 bilhões de dólares. Quer saber mais sobre como as marcas usam essa estratégia? Então inspire-se com estas campanhas em vídeo que são uma verdadeira aula de conteúdo.

Aproveite, acesse nosso material e aprenda 10 técnicas para desbloquear suas habilidades criativas e fazer coisas tão incríveis quanto esses vídeos!

habilidades criativas para videos publicitarios

  1. Dona Dessa Beleza, da Avon

Em menos de um minuto, a Avon fez uma das campanhas de beleza mais inclusivas que nós já vimos. A funkeira negra e trans MC Linn da Quebrada, a atleta deficiente visual e medalhista paralímpica Terezinha Guilhermina, a empresária gorda Bee Reis, a modelo com síndrome de down Samanta Quadrado, a rapper negra Kessidy Keys e a blogueira e deficiente auditiva Camomila Pri se unem no vídeo para celebrar a beleza e a diversidade. Além da versão original, publicada na página do Facebook da empresa, a produção contou ainda com uma versão acessível, com audiodescrição e tradução para libras.

  1. Gerações de cuidado, da Vicks

Em pouco mais de três minutos, um vídeo da Vicks India reconstitui a história da ativista transgênero Gauri Sawant, que lutou com todas as suas forças para adotar a menina órfã Gayatri, hoje com 16 anos. A mensagem comovente se espalhou sozinha, fazendo com que o vídeo fosse assistido por mais de 9 milhões de pessoas. Leia mais sobre essa história e não deixe de assistir ao vídeo (em inglês):

  1. A Primeira Vez, da Natura

O Brasil também sabe fazer vídeos poderosos, como mostra a campanha “A Primeira Vez”, estrelada pela drag queen Penelopy Jean para a Natura. Lançado em junho, o vídeo já conta com quase 8 milhões de visualizações no Youtube.

  1. A Jornada, da 84 Lumber

A emocionante história de uma mãe e sua filha atravessando a fronteira entre o México e os Estados Unidos foi contada com maestria pela marca de materiais de construção 84 Lumber. Com uma pegada política – e uma alfinetada em Donald Trump – o filme promete fazer você se emocionar.

  1. Toda Mulher Vale Muito, da L’Oréal Paris

Outra campanha que ressalta o valor do feminino é o vídeo “Toda Mulher Vale Muito”, criado pela L’Oréal Paris e estrelado pela transexual Valentina Sampaio. O vídeo foi publicado na página do Facebook da empresa para marcar o Dia Internacional da Mulher em 2016 e visto por 4 milhões de pessoas.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para conferir nosso material e entender o que você precisa para ser uma agência digital de sucesso!

agencia digital de sucesso


hypenessArtigo produzido pelo Hypeness.

Movidos pela inovação e criatividade, o Hypeness é feito por (e para) gente que que cria, inova, inspira. Este ciclo é o alimento do trabalho do Hypeness e a essência da sua missão: incentivar e valorizar ideias e espalhar inspiração.

Contribua com este post nos comentários

Por Em Em novembro 13, 2017

6 razões pelas quais sua marca deveria criar um clube de assinatura

Em um mercado tão competitivo como o digital atualmente, inovação é a chave para o sucesso. Para se destacarem da concorrência e se manterem sempre relevantes, empreendedores – especialmente os de e-commerce – devem investir em novas tendências de mercado. Uma ótima forma de inovar é criando um Clube de Assinatura. Mesmo não sendo um modelo de negócio novo, ainda são muito pouco explorados no mercado atual. Um clube de assinatura é bastante versátil e ótimo para clientes que gostam de surpresas e novidades. Além disso, é uma ótima maneira de fidelizar clientes e até atrair novos.

Em geral, assinaturas possuem um custo mais baixo para o cliente, que por sua vez, tende a seguir assinando. Mas as vantagens não param por aí não. Conheça 6 razões pelas quais sua marca deveria criar um clube de assinatura e aposte nesse modelo inovador de vendas.

E para te ajudar a pensar sempre fora da caixa e inovar cada vez mais, você pode baixar esse e-book e aprender 10 técnicas comprovadas para desbloquear habilidades criativas!

criatividade para clube de assinatura

O que é um clube de assinatura?

Vender por meio do modelo de assinatura não é exatamente uma ideia nova. Muitos serviços de stream – de música, vídeos, séries, filmes, etc – já vendem por meio de assinatura. Alguns exemplos são alguns gigantes do mercado digital como Netflix, Spotify e Deezer, além das clássicas TVs por assinatura. A diferença é que, com as constantes mudanças e reinvenção do mercado digital, o modelo de assinatura está indo muito além desses serviços de stream, alcançando também negócios de produtos e mercadorias tradicionais por meio da criação de clubes de assinatura de livros, bebidas, comidas e até kits surpresa!

Como funciona um clube de assinatura?

Basicamente, um clube de assinatura funciona da seguinte maneira: O cliente que contrata o serviço realiza um pagamento mensal e pode desfrutar dos benefícios pelo tempo que desejar a continuidade da assinatura. Em muitos negócios desse modelo, trabalha-se com planos diversos, que o cliente escolhe de acordo com os benefícios que mais o atrai ou com o preço que mais cabe no orçamento.

Não existe um modelo rígido que se encaixa para todos os negócios, afinal, trabalhar com assinatura pode ser muito versátil. Cada estilo de negócio possui um modelo diferente de clube de assinatura.

Exemplificando: uma loja distribuidora de cervejas especiais pode criar um clube de assinatura que entrega, mensalmente, tipos diferentes de cerveja a troco de um pagamento mensal. Já um produtor de conteúdo, dono de um canal de vídeo aulas sobre um determinado assunto, libera o acesso ilimitado aos assinantes pelo tempo que desejarem continuar pagando e assistindo ao conteúdo.

Ou seja, o modelo exato do seu clube de assinatura irá depender do seu tipo de negócio, qual mercado ele está inserido e os hábitos de compra dos clientes. Exatamente por isso que esse modelo de vendas está ganhando popularidade hoje em dia.

Faça o planejamento

Assim como qualquer negócio, antes de começar você deve fazer um ótimo planejamento e analisar o mercado e os clientes. Você pode começar escrevendo um plano de negócios. Este documento irá te auxiliar na hora de entender melhor como os clientes se comportam, como os fornecedores trabalham e, também, como a concorrência trabalha com o mercado. Mesmo que você já tenha uma loja virtual e, consequentemente, já conheça quem é o seu cliente, a pessoa que compra por assinatura não possui os mesmos desejos ou hábitos daquela que compra de forma pontual.

Por isso, mesmo que você já tenha bastante experiência com comércio, não se deve negligenciar a pesquisa e o planejamento. Além disso, é extremamente importante entender como os comércios que já vendem por assinatura e encontram sucesso nesse modelo atuam. Dessa forma, você pode entender melhor como essa venda funciona e se espelhar para alcançar o sucesso também.

Escolha bem o seu nicho

Em qualquer novo empreendimento, entender as vantagens de se trabalhar com o mercado de nicho é essencial. Para assinaturas, isso é ainda mais importante.

Em resumo, trabalhar com um nicho é trabalhar com um segmento específico de mercado. Ao contrário do mercado de massa, quem vende para um nicho possui clientes com os mesmos desejos e trabalha somente com um tipo de produto ou conteúdo.

Exemplificando: Uma loja online como a Submarino vende os mais diversos tipos de produtos, por isso atrai os mais diversos tipos de clientes. Eles trabalham com o mercado de massa. Já uma loja que comercializa camisetas infantis possui um público bem mais direcionado e específico.

Você pode estar pensando que trabalhar com o mercado de massa e ter uma rede mais ampla de clientes é muito melhor para o seu negócio, certo? Errado. Estrategicamente, é muito difícil fazer com que um empreendimento pequeno ou médio consiga competir com esses gigantes, por isso, é possível que os clientes nem ao menos te encontrem. Por isso o mercado de nicho é tão atrativo para pequenos empreendedores. É muito mais fácil ser encontrado e ter relevância dentro de um mercado específico, atraindo pessoas que desejam um produto ou uma solução em particular.

E essas vantagens não são exclusivas para quem trabalha com mercadorias não. Se você é produtor de um canal de vídeos, por exemplo, abordar um assunto específico é a melhor forma de atingir uma quantidade maior de pessoas. Por exemplo, se você é professor de química, criar um canal que aborda somente esse assunto é muito mais vantajoso do que tentar tocar em vários assuntos ao mesmo tempo. Além disso, quem compra assinaturas de canais de vídeos querem desfrutar de toda a totalidade do conteúdo, e, para isso, todo esse conteúdo deve ser relevante para ele.

Quer conhecer um pouco mais sobre as vantagens de trabalhar com nichos? Você pode baixar gratuitamente esse nosso material e começar a explorar esses benefícios do mercado.

nichos de mercado para clube de assinatura

6 motivos para apostar em um clube de assinatura

1 – Receita mensal recorrente

Se você vende pelo modelo de assinatura, consegue prever com mais clareza a receita do mês. Ou seja, ao contrário das tradicionais vendas isoladas, é possível saber exatamente quanto você irá receber ao fim do mês de acordo com a quantidade de assinantes do seu negócio, clube ou canal de vídeos. Ter esse tipo de informação é essencial para o seu planejamento, afinal, é possível analisar exatamente se o número de assinantes está caindo ou crescendo e, com esses dados, identificar o que você pode fazer para trazer mais compradores e assinantes para o seu negócio.

Com essa previsibilidade, você fica mais livre para planejar novos investimentos com riscos bem menores.

2 – Maior chance de fidelização

Uma outra excelente vantagem de um clube de assinatura é o alto poder de fidelização de clientes. Se você já conseguiu conquistar o cliente ganhando sua assinatura, a chance de ele continuar pagando é muito alta. Ou seja, ao contrário de um negócio tradicional, no qual você precisa esperar com que o cliente venha até você novamente, o modelo de assinatura garante que a venda seja recorrente sem que os esforços para a concretização precisem ser feitos todas as vezes. Basicamente, você precisa fazer a parte difícil – realmente concretizar a venda – uma única vez.

Mas cuidado,considerando que os clientes possam cancelar a assinatura a qualquer momento, não é hora de ficar acomodado, certo? Por mais que ele já seja assinante, esse cliente precisa ser cativado e entender os benefícios da sua assinatura, afinal, caso o produto ou serviço oferecido não seja de qualidade, ele irá desistir de ser assinante.

3 – Maior comodidade

Quem não gosta de comodidade hoje em dia? Para a maioria das pessoas, a rotina tão agitada raramente proporciona algum tempo livre para sair e conhecer coisas novas, então, quem não gostaria que essas coisas novas chegassem diretamente à sua porta? Essa comodidade é uma das maiores vantagens de fazer parte de um clube de assinatura. Receber novidades em casa todo mês pode ser exatamente o benefício que irá convencer o seu futuro cliente.

E essa comodidade não é apenas quando falamos de mercadorias. Canais ou serviços de stream de vídeos, por exemplo, focam exatamente nisso. O assinante de um canal pode assistir ao mesmo conteúdo quantas vezes quiser e em aparelhos diversos, como celulares e tablets, durante todo o período em que manter a assinatura. Com o tempo, esse tipo de produto se torna indispensável para o cliente.

4 – Melhor controle de estoque

Quem trabalha com assinatura tem uma preocupação a menos: imprevistos de estoque. Da mesma forma que saber quanto você irá vender ajuda a previsibilidade dos lucros, logicamente, também deixa claro quando o estoque precisa ser renovado. Ou seja, fica muito mais fácil evitar imprevistos de falta de estoque, que normalmente fazem clientes desistirem da compra.

5 – Menor preço para o cliente

Em geral, assinaturas oferecem preços mais baixos aos clientes. Esse é um dos pontos-chave para concretizar as vendas e, também, fidelizar clientes. Imagine um pagamento em parcelas, por exemplo. O baixo valor, ainda que recorrente, tem um impacto bem menor ao final do mês. É por isso que um cliente que já assinou tem uma tendência muito maior de seguir pagando a assinatura, afinal, é muito mais atrativo pagar um valor menor todos os meses do que fazer uma grande compra uma única vez.

6 – Maior identificação com a marca

Quando você consegue conquistar um cliente, ele vira seu freguês. A partir daí, cresce a identificação dele com a sua marca e, consequentemente, esse freguês eventualmente irá divulgar o produto por você. A chance desse cliente contar para amigos, familiares ou colegas de trabalho sobre um clube de assinatura que participa ou um canal de vídeos que assina é muito grande. Você pode até conseguir mais clientes por causa da famosa propaganda boca-a-boca.

Desafios

Mesmo com tantas vantagens, apostar em um modelo de assinatura também tem grandes desafios, afinal, como o cliente pode cancelar a qualquer momento, é preciso investir muito em maneiras de manter esse cliente engajado com seu produto ou sua marca. A melhor forma de se manter sempre relevante é se reinventar sempre. Lembre-se das peculiaridades do mercado digital e de como ele está em constante mudança. Para garantir que o assinante seguirá optando pelo serviço, você deve sempre apostar em produtos ou conteúdos relevantes, raros e de qualidade.

Como atrair e manter um cliente?

O primeiro passo é oferecer a ele uma experiência única. Você deve pensar em como o seu produto irá agregar valor a essa pessoa e o que irá fazer com que ela escolha por ele e não por outros. Após conquistar esse cliente em um primeiro momento, você precisa pensar em formas de cativá-lo mês a mês. A chave do sucesso das vendas por assinatura é apostar em produtos que são campeões de recompra. Ou seja, ninguém irá assinar algo que só se compra uma vez, certo? Por isso clubes de assinatura de comidas, cervejas, livros e outros bens dessa natureza fazem tanto sucesso. Além disso, é preciso investir em exclusividade, qualidade de entrega e criatividade. Quer ver algumas dicas?

  • Ofereça exclusividade: Mesmo com todas as vantagens de um clube de assinatura, muitas vezes o cliente só irá optar pelo serviço caso seja oferecida exclusividade. Por exemplo, se você possui uma loja, ofereça a ele produtos que não é possível comprar em vendas separadas. Caso você seja produtor de um canal de vídeos, você pode oferecer vídeos e conteúdos exclusivos para assinantes. Dessa forma, além de todas as vantagens financeiras e de comodidade mencionadas anteriormente, ter acesso a um conteúdo ou produto exclusivo pode ser o X da questão na hora de conseguir mais um assinante.
  • Teste grátis: Para diminuir a insegurança de um possível cliente, você pode oferecer um período de teste grátis – no caso de canais de vídeos. Dessa forma, ele irá ver de perto como é o seu conteúdo e com certeza ficará mais seguro na hora de concretizar a compra. É como as famosas ‘amostras grátis’ funcionam, deixando os clientes com aquele ‘gosto de quero mais’.
  • Capriche na entrega: Quem costuma comprar pela internet sabe da dor de cabeça que as entregas podem causar. Por isso, para manter o cliente sempre satisfeito, capriche na logística de entrega, para evitar atrasos e, mais importante, não danificar a mercadoria, é claro.
  • Surpreenda! Use e abuse da criatividade na hora de montar os produtos ou produzir o conteúdo para os assinantes. Em caso de mercadorias, aposte em caixas bonitas e atrativas, feitas especialmente para os assinantes. Em caso de canal de vídeos, capriche na produção e na qualidade do conteúdo. E, por último, capriche na diversidade dos produtos.
  • Diversifique: Volte a pensar no poder de recompra. Quem faz parte de um clube de assinatura não é adepto ao ‘mais do mesmo’. A diversidade dos produtos será a chave da retenção do cliente, que espera sempre conhecer novos produtos e obter novas experiências.

Operações e logística

Após todo planejamento e pesquisa, se você resolveu que realmente quer trabalhar com assinaturas, é hora de pensar nas operações e logística das vendas. Em geral, independente de qual é o seu tipo de negócio, um bom sistema de gestão de pagamentos é muito importante. É bom sempre dar ao cliente a opção de escolher entre métodos de pagamentos diferentes, como cartão de crédito, débito em conta e boletos. Assim, é possível alcançar um número maior de pessoas. Mas e as peculiaridades de cada modelo de negócio?

Lojas ou e-commerce

Uma boa vantagem é que, como há regularidade, é possível organizar as entregas para cortar custos. Por exemplo, selecionar um único dia para enviar todos os produtos ao mesmo tempo, diminuindo custos com fretes e transportadora. Essa vantagem pode ser transferida para o cliente, deixando o preço da assinatura ainda mais barato. 😉

Além disso, a previsibilidade que já falamos é o diferencial. Saber exatamente quantos são os produtos e quais as dimensões das embalagens facilita muito na hora de contratar um serviço de entrega.

Canal de vídeos

Para vender assinaturas do seu canal de vídeos, primeiro, você deve focar no mais importante: o conteúdo. É essencial que seus vídeos sejam de qualidade e úteis para o cliente. Após a gravação deles, você deve escolher a plataforma adequada para vendas. Quem quer trabalhar com a venda de vídeos deve, primeiramente, preocupar com a segurança deles. De que adianta ter todo o trabalho de gravar e colocar seus vídeos na internet para tentar vender se é fácil piratear ilegalmente? Ninguém irá comprar algo que encontra facilmente de graça, certo? Por isso, a segurança da plataforma é primordial.

Uma ótima plataforma que foca exatamente nisto é o Samba Play. Nela, o produtor de conteúdo em vídeo encontra uma plataforma totalmente personalizável, pronta para fazer upload dos vídeos sem precisar de um desenvolvedor de sites. Além de prezar pela segurança anti-pirataria do seu canal, ainda possui gestão integrada de pagamentos, para que o produtor dos vídeos foque no que realmente importa: o conteúdo. Essa plataforma é ideal para o professor online ou o microempreendedor que trabalha sozinho e não tem tempo nem o know-how para desenvolver seu próprio canal.

Uma outra plataforma é o Samba Vídeos. Igualmente focada em segurança, essa plataforma oferece hospedagem de vídeos para quem não quer ou não pode utilizar plataformas gratuitas clássicas, como o YouTube. Essa plataforma pode ser um passo à frente da concorrência para quem já tem uma loja ou clube de assinatura e quer utilizar vídeos para impulsionar as vendas, tendo a garantia de uma plataforma que não sai do ar e é 100% segura contra a pirataria.

Quer conhecer um pouco mais como funciona? Faça um tour virtual pelo Samba Vídeos clicando aqui ou faça um tour pelo Samba Play clicando aqui ou na imagem abaixo. 😉

tour samba play clube de assinatura

Com tanta coisa nova surgindo todos os dias no mercado digital, quem quer empreender deve sempre focar em inovação. Se reinventar todos os dias é peça chave para se manter relevante em um mercado tão competitivo atualmente. Quem já trabalha com vendas online ou quem quer criar um excelente canal de vídeos pode apostar nas vendas por assinatura, que reúnem comodidade, estabilidade e inovação.

E se você quer apostar na área dos vídeos online e quer aprender como atrair assinantes ou compradores para o seu canal, baixe aqui nosso guia gratuitamente e comece a fazer sucesso agora mesmo!

ganhar mais assinantes para clube de assinatura

Contribua com este post nos comentários

Por Em , Em novembro 10, 2017

Transmissão ao vivo: aprenda a fazer a sua em 4 passos!

Você já pensou em fazer uma transmissão ao vivo, mas ficou com medo de ser muito complicado e acabou desistindo? Então ficamos felizes em dizer que seus problemas acabaram: vamos te mostrar que, em 4 passos mais simples do que você imagina, é possível conseguir uma transmissão ao vivo de qualidade profissional!

A verdade é que, quando você aposta na transmissão ao vivo, você aposta na vanguarda das ações de marketing digital. E não somos nós que estamos dizendo isso. Segundo pesquisas de conceituados canais internacionais, como o Business Insider, Streaming Media e ReelSEO, fazer live streaming é quente.

E porque esta aposta é tão quente? Bom, apenas pensando no alcance da internet você já consegue ter uma ideia: com a transmissão ao vivo você deixa de depender do tamanho de um auditório, por exemplo, e passa a ter o poder de atingir um público incrível. Além disso, esse tipo de ação apresenta, em média, um tempo de engajamento 10x maior do que vídeos sob demanda.

Se você quer um exemplo da força de uma transmissão ao vivo, analise a Apple. Neste mesmo mês de setembro, a companhia fez o lançamento do novo iPhone 8 e, para conseguir uma audiência mundial e instantânea, a marca investiu em uma live que deixou inúmeros usuários online e conectados ao seu propósito.

Outro exemplo de utilização pode ser dada pela conexão com alunos online. O Descomplica, site voltado para o vestibulando, realiza algumas lives com a finalidade de fazer aulões, responder perguntas ou resolver exercícios. Essa estratégia aproxima ainda mais os alunos e faz daquela experiência mais agradável e completa.

Ou seja, a transmissão ao vivo é uma estratégia versátil, importante e que te caracterizará como um diferencial no mercado. Mas, afinal, o que você deve fazer para colocar isso em prática e realmente realizar a transmissão ao vivo?

Nós vamos explicar tudo agora! Vamos lá?

1 – Câmeras para transmissão ao vivo

2 – Computador com conexão de internet e placa de captura

3 – Broadcasting

4 – Destino

Mas, antes, se você quiser saber mais sobre como o vídeo e a live ajudam a aumentar a receita do seu evento presencial, é só dar uma olhada aqui:

evento presencial e transmissão ao vivo


1 – Preze pelos equipamentos

Para que seu live seja eficiente e tenha sucesso, o primeiro passo e é entender e investir nos equipamentos certos – afinal, eles serão os maiores responsáveis pela qualidade da sua transmissão ao vivo!

Câmera

Para iniciar seu live streaming de video você precisa transmitir o evento com uma câmera. Qual a melhor e mais indicada? Isso depende de você e da sua estratégia, podendo variar de uma câmera profissional até uma webcam. Se quiser investir numa captura profissional, é importante que você opte por uma câmera com uma saída de HDMI limpa (clean output). Essa escolha vai te ajudar em dois aspectos: 1) conseguir visualizar o vídeo tanto na câmera quanto na tela do computador 2) deixar que a imagem transmitida para o PC não contenha informações da tela da câmera (como data, hora e até mesmo aquele REC).

No entanto, como as câmeras com a saída HDMI Limpas têm um preço um pouco acima da média, uma alternativa é utilizar filmadoras com saída limpa ou até mesmo a própria Webcam do seu computador, depois de avaliar sua qualidade de imagem.

Outro quesito importante é optar por uma câmera que seja Full HD – assim você garante que a qualidade de imagem da sua transmissão ao vivo seja alta! Abaixo selecionamos uma lista de modelos de câmeras que filmam em Full HD com saída Limpa para a sua live:

  • Sony A600
  • Sony A7s II
  • Panasonic Lumix DMC-GH5
  • Canon EOS 5D Mark III

Todas são máquinas modernas com recursos diversos que podem contribuir muito para a qualidade da imagem da sua transmissão. Falando de preço, elas podem variar de R$ 1.200,00 até R$ 10.000,00.

Iluminação

Para que sua live saia perfeita, outra preocupação é a iluminação!

Pense na experiência do usuário: se seu vídeo estiver escuro, com a imagem granulada ou, em alguns casos, até mesmo iluminado demais, há uma grande chance de que a audiência desista de te assistir. Por isso, se optar pela iluminação artificial, preze por escolher bons equipamentos, e, no caso de iluminação natural, fique atento à como a imagem está sendo exibida no visor.

Microfone

E, falando em experiência do público, outro ponto chave na hora de começar sua transmissão ao vivo é ter certeza de que a audiência consegue te escutar com clareza. Por isso, escolha um microfone com cuidado e teste o áudio do vídeo antes de começar: sem conseguir te entender, os usuários vão facilmente desistir de continuar a te assistir.

E, para descobrir mais a fundo como escolher os melhores equipamentos para te auxiliar na gravação, é só dar uma olhada no nosso Guia de estúdio 😉

estúdio de gravção para transmissão ao vivo

2 – Computador com conexão de internet e placa de captura

Placa de Captura

Agora que está tudo pronto para o evento ser gravado é preciso que o vídeo seja preparado para a transmissão ao vivo na internet. Para isso, é necessário um computador com placa de captura. É justamente a placa que vai efetuar a transferência da imagem + som da câmera / VCR para o computador.

#ficaadica: Fique atento à sua câmera, porque se ela for analógica vai demandar uma placa específica com configurações peculiares. Saiba mais.

Antes, as câmeras digitais necessitavam de um cabo FireWire para que fossem conectadas ao computador, mas, hoje, a tecnologia que se seguiu deixa esse processo mais simples para você. Agora as câmeras, equipadas com uma saída HDMI, RCA ou SDI, pode ser ligada por uma dessas conexões à placa de captura, que, por sua vez, é ligada ao computador utilizando-se um USB 3.0 ou um Thinderbolt.

Os modelos de placa que nós recomendamos são:

  • BlackMagic Web Presenter ou Blackmagic Intensity
  • Osprey 250
  • MyGica HD Cap X
  • Epiphan AV.io
  • AverMedia Live Gamer Portable Lite

Fluxo Transmissão ao vivo

Meu computador não possui placa de captura nativa, e agora? Não se preocupe, existem placas de captura externas que podem ser plugadas na câmera e no PC através da mesma entrada FireWire ou cabos HDMI.

Mesa de corte de vídeo

Caso você escolha fazer a transmissão ao vivo utilizando mais de uma câmera, será necessária uma mesa de corte. Esse equipamento também conhecido como switcher ou mixer de vídeo é usado para selecionar a tomada ou câmera onde será realizada a transmissão ao vivo. Ações como cortes secos, efeitos especiais e corte de áudio são gerenciadas através da mesa de corte de vídeo. Elas são essenciais para oferecer mais alternativas de captação e exibição caso o streaming ao vivo seja realizado por diferentes fontes de captura.

Caso não seja possível adquirir ou utilizar uma mesa de corte real (física), existem alguns softwares que simulam e cumprem muito bem a função. Abaixo alguns exemplos:

  • X-Split Broadcaster
  • vMix Live
  • Vidblaster

#ficaadica: independente se a transmissão é por uma ou múltiplas câmeras, usando mesa de corte física ou virtual você ainda precisa de pelo menus uma placa de captura que vai enviar o sinal para o software de encoding.

orcamento transmissao ao vivo

Transformação do formato do arquivo

Quando a imagem é capturada ela gera o sinal num formato bruto. Para que o som + imagem consiga chegar até os internautas é preciso realizar o encoding. Isso significa transformar esse formato para um que seja próprio para a web.

Existem diversos programas para realizar essa tarefa. Nós, da Samba Tech, homologamos o software Adobe Flash Media Live Encoder, por ser uma solução confiável, estável e gratuita. Ele vai receber o sinal da placa de captura – ou mesa de corte – transformar o formato do vídeo original e enviar o sinal, já prontinho para os servidores de streaming que vão fazer o conteúdo tocar no player.

#ficaadica: Todos os parâmetros e detalhes para configurar o encoder estão nesse link. E, caso você opte por usar um software de mixagem de vídeo (mesa de corte virtual), é comum que ele já tenha o encoding integrado 😉

Internet

Como se trata de transmissão ao vivo na web, a internet é parte vital para que a live ocorra. É por meio da internet que o sinal que sai do encoder é enviado aos servidores que estão na nuvem – para que eles cuidem da distribuição do vídeo capturado.

Muitos dizem ser possível transmitir ao vivo até com internet 4G, o que não é mentira. Acontece que esse tipo de conexão está sujeita a instabilidades. Se por acaso, ela cair totalmente, por exemplo, sua transmissão automaticamente irá sofrer os impactos: buffering, “tela preta”, travamento, etc. E sabemos que, se o evento é ao vivo, é porque ele está acontecendo naquele momento em especial. Se você deixar de transmitir alguma cena, mesmo que por alguns segundos, quando a conexão se restabelecer ela já terá passado e o internauta, perdido aquele fato.

Aqui, pense mais uma vez na experiência de quem assiste: se a internet ficar cortando a transmissão e dificultando seu entendimento, é muito provável que as pessoas acabem desistindo da sua transmissão ao vivo e passem a dar atenção a outras abas da internet, fechando a sua logo em seguida. Isso pode, inclusive, fazer com que elas comentem negativamente sobre você e sua live com outras pessoas, desincentivando-as a  conhecerem o seu trabalho.

Dessa forma, para evitar maiores problemas e garantir estabilidade no live streaming, para uma transmissão ao vivo padrão o mais indicado é disponibilizar uma conexão de pelo menos 2MB de uplink dedicado e exclusivo para o servidor de upload – levando em conta apenas um canal de live streaming.

3 – Broadcasting

Para que a transmissão ao vivo se complete é preciso que o sinal, já preparado, seja transmitido na internet, ou seja, que servidores de streaming realizem a distribuição do conteúdo.

No próprio software de encoding, basta colocar no campo de acesso ao Flash Media Server qual a URL e qual o código de acesso “stream” que vão fazer a conexão com os servidores. Ao dar o “start” na transmissão os Logs do encoder serão exibidos e o embed do player será gerado. Então é só inseri-lo no destino final onde sua transmissão irá acontecer. O script do embed já será gerado com as configurações pré-determinadas pelo encoder.

Esse talvez seja um dos pontos mais importantes de toda a transmissão. Escolher uma plataforma ou uma empresa sólida e uma tecnologia robusta pode fazer a diferença entre seu evento ser um sucesso ou virar um meme na internet.

#ficaadica: Não se esqueça de realizar testes antes de dia oficial em que o evento será transmitido.

4 – Destino

Tudo pronto certo? Certo! Agora é só colocar o embed gerado pelo software de encoder no destino onde será realizada a transmissão. Ele pode ser seu site, um hotsite ou até mesmo o mural/fanpage do Facebook.

Existem ainda algumas funções no player que possibilitam o social-sharing. Através dos ícones de compartilhamento é possível potencializar o alcance da transmissão dando a liberdade ao usuário de compartilhá-la no próprio Facebook, Twitter, além de copiar o link e/ou o embed.

#ficaadica: É muito importante ficar atento às restrições de Firewall, já que elas podem impedir a conexão com o Flash Media Server e assim impossibilitar a transmissão. Caso a máquina que está dando o “start” tenha esse tipo de proteção é preciso liberar as configurações de domínio e IP na rede e no computador.


Se seguir os passos acima, certamente você terá uma transmissão ao vivo de sucesso. A Samba Tech conta com a melhor infraestrutura e tecnologia da América Latina para fazer com que seu evento seja transmitido com qualidade. Além disso, ainda disponibilizamos relatórios de acesso para que você possa acompanhar como o evento foi consumido e medir o engajamento dos internautas.

Acesse nosso hotsite de Live Streaming e veja porque marcas como Vivo, Correios, Adidas, AXE, FIAT e HP; e agências como CuboCC, AgeIsobar e Giovanni+Draftfcb já utilizaram nossa tecnologia de transmissão ao vivo.

Quer saber ainda mais sobre o assunto? Acesse o nosso Guia Completo para fazer uma Transmissão Ao Vivo e descubra todos os truques necessários para fazer a sua.

Contribua com este post nos comentários

Por Em Em novembro 9, 2017

Afiliados, Market Place e Apps: novidades Samba Play para seu negócio decolar

Quem conhece o Samba Play já sabe que a plataforma é totalmente pensada para garantir o sucesso dos nossos clientes e a melhor experiência para seus usuários. Desde o design, focado em conversão, até as tecnologias por trás do player, que garantem estabilidade e segurança para os vídeos, cada ponto foi desenvolvido pensando em oferecer o melhor a quem confia na Samba Tech.

E aqui a evolução é constante. Como as coisas mudam muito rápido no cenário digital nós também precisamos ser rápidos para acompanhar as novidades e prever tendências que serão fundamentais para o negócio dos nossos clientes.

Por isso, desde que nasceu, seguindo principalmente nos feedbacks dos nossos clientes, o Samba Play já passou por diversas melhorias. Por exemplo, foram habilitadas as edições nos textos de descrição dos vídeos, foi inserida a possibilidade de oferecer períodos de trial, habilitamos o modelo de venda transacional e muito mais.

E em nosso evento, o Connect Samba, nós anunciamos mais três novidades que vão contribuir muito para o sucesso dos clientes Samba Play: o Programa de Afiliados, o Market Place e os Aplicativos.

Conheça mais sobre cada uma delas e entenda como elas vão ser um diferencial para quem já usa o Samba Play ou quer ter seu próprio negócio digital usando vídeos.

Faça também um tour pelo Samba Play para conhecer melhor a plataforma:

tour do samba play

Programa de Afiliados

A primeira novidade – e uma das mais aguardadas – é o Programa de Afiliados. A partir de uma parceria com a Lomadee, a maior rede de afiliados do Brasil, quem usa o Samba Play passa a ter uma distribuição muito mais ampla de seu conteúdo e aumenta seu retorno financeiro, sem precisar investir mais em marketing e divulgação.

Entenda:

O que é um programa de afiliados?

Um programa de afiliados é uma rede que conecta produtores de conteúdo à pessoas que tem grande potencial de vender esse conteúdo de forma eficiente.

Basicamente, nessa rede você tem os anunciantes e os afiliados. Os anunciantes colocam seus conteúdos à disposição na plataforma e é sua obrigação garantir que eles sejam de alta qualidade e relevantes para a audiência. Ao mesmo tempo, os afiliados escolhem os tipos de conteúdo que mais tem a ver com seu público ou com o negócio que eles já mantém e então o divulgam para essas pessoas – usando um link rastreado.

Então, quando alguém compra esse produto por meio da página do afiliado ou de anúncios que ele tenha feito, parte da renda conseguida fica com ele, como uma forma de comissionamento, e o restante fica com o produtor do conteúdo.

No final das contas, ambos saem ganhando: o produtor de conteúdo consegue mais visibilidade para seus materiais e consegue mais vendas, e o afiliado ganha sua comissão entregando algo relevante para a audiência.

afiliados-lomadee

Quais os benefícios para o cliente Samba Play?

Muitos produtores de conteúdo digital, principalmente os que estão começando agora a desempenhar essa atividade, tem o grande desafio de fazer com que seus materiais sejam vistos, reconhecidos, e gerem bons retornos financeiros. A maioria não tem contato com marketing digital, não entende sua dinâmica ou não tem tempo para investir nessa atividade e isso pode colocar em risco todo o negócio. Afinal, se as pessoas não chegam até um material, elas não podem comprá-lo e então não haverá retorno financeiro.

Portanto, com o programa de afiliados, o produtor ganha mais um canal de vendas – que é extremamente eficiente – e consegue escalar melhor o seu negócio, garantindo mais visibilidade e relevância para seus conteúdos.

E sabe o que é ainda melhor? O investimento é zero! O produtor só paga se a venda for concretizada, ou seja, se já tiver conseguido lucro.

Assim, é possível focar mais no conteúdo e deixar que as vendas sejam feitas de forma natural por quem tem experiência no assunto. Afinal, a Lomadee é a maior rede de afiliados do Brasil e possui parceiros extremamente qualificados para realizar a distribuição e venda dos conteúdos dos clientes Samba Play.

gustavo-caetano“Estamos bem entusiasmados com a parceria com uma das maiores redes de afiliados do país. Agora nossos clientes podem contar com uma distribuição mais ampla e completa do seu canal, o que possibilita o aumento da rentabilidade. Entendemos que com a rede de afiliados, o produtor ganha mais uma opção para vender seu conteúdo, mais visibilidade e relevância, além de tornar seu negócio escalável” – Gustavo Caetano, CEO e Fundador da Samba Tech.

MarketPlay

Outra novidade quente é o MarketPlay – o Market Place de conteúdos exclusivo dos clientes do Samba Play. Como uma grande “prateleira” de cursos e conteúdos, agora o público terá acesso facilitado à todo conteúdo disponibilizado no Samba Play em um só lugar!

O que é o MarketPlay?

O MarketPlay funciona como e-commerce (ou um Market Place), totalmente composto por conteúdos criados pelos clientes do Samba Play. Com ele, o público externo terá acesso facilitado à tudo que for criado na plataforma sem ter que passar por cada site e conhecer cada produtor.

É simples: o usuário final acessa o MarketPlay, escolhe o conteúdo que mais lhe interessa e pode acessar esse material rapidamente, da forma como o cliente Samba Play definiu.   

marketplace-sambaplay

Quais os benefícios para o cliente Samba Play?

Com o MarketPlay, quem usa o Samba Play passa a ter mais um canal de venda direta para o público, sem precisar se preocupar com divulgação ou qualquer outro tipo de investimento em marketing.

Oferecendo apenas conteúdos exclusivos dos nossos clientes, o MarketPlay é totalmente focado em conversão e irá oferecer uma experiência diferenciada ao usuário final, que poderá navegar entre as categorias e encontrar conteúdos de alta qualidade.

Aplicativos

Por último, mas não menos importante, quem é cliente Samba Play agora já poderá ter o seu próprio aplicativo, oferecendo uma experiência muito melhor e mais completa à parcela de público cada vez maior que prefere assistir conteúdos pelo smartphone ou tablet.

Quais os benefícios para o cliente Samba Play?

A forma como as pessoas consomem conteúdo na internet está cada vez mais multiplataforma. De acordo com uma pesquisa da ComScore, de 2015 para 2016, o tempo que as pessoas passa no mobile aumentou 232% e 29% dos brasileiros acessa a internet exclusivamente por dispositivos móveis.

E os aplicativos são peças chave nessa nova realidade. Ainda segundo a ComScore, os aplicativos mobile correspondem a 65% de todo o tempo que as pessoas passam online – passando o desktop e o mobile como um todo. Por isso é extremamente importante que negócios de conteúdo invistam em aplicativos!

fisioplay-app

Com os apps do Samba Play, assim como com a plataforma para desktop, o cliente não precisará se preocupar com desenvolvimento do app, customização e outras burocracias. A Samba entrega tudo prontinho para que você já comece a distribuir seus vídeos com alta qualidade e em um aplicativo com a sua marca.

Assim, os usuários conseguem ter uma experiência mobile tão boa quanto no desktop e podem acessar os conteúdos de forma muito mais simples e rápida!


Então, ficou animado com as novidades? Por aqui nós estamos super empolgados e já com várias outras ideias para melhorar o Samba Play ainda mais – tanto para nossos clientes, quanto para seus usuários.

Muita coisa boa está vindo por aí! Nossa plataforma está cada vez mais completa e pode ser a melhor solução para que você comece a ganhar dinheiro com vídeos na internet, seja com conteúdo de entretenimento ou cursos e conteúdos educativos à distância. Faça um tour, conheça o Samba Play e peça um orçamento para seu projeto, sem compromisso. Você vai ver como é simples ter seu próprio negócio de vídeos na internet!

samba-play

Contribua com este post nos comentários

Por Em Em novembro 3, 2017

10 ferramentas para criar imagens e vídeos animados

Os vídeos animados e imagens dinâmicas estão fazendo muito sucesso na internet e esse pode ser o momento certo para investir nesse tipo de abordagem mais descontraída e dinâmica em seu conteúdo, seja ele empresarial ou educacional.

Basta dar uma olhada em suas redes sociais, como o Twitter, o Tumblr e o Facebook para ver o quanto gifs e vídeos animados se tornaram populares. As mais variadas marcas e figuras, já trabalham com esse tipo de conteúdo e ele além de ser visualmente mais atrativo, gera mais engajamento por parte da audiência.

Esse tipo de conteúdo, considerado brega e inútil até poucos anos atrás, ganhou poder com a modernização da internet, dos servidores, e do aumento da velocidade das conexões. Basta notar o número de compartilhamentos, comentários e likes que esses vídeos e imagens ganham, para perceber o quanto eles já caíram no gosto de todos.

E se você acha que é difícil criar esses conteúdos e que você vai precisar de muito conhecimento técnico para criar bons vídeos animados, está muito enganado! Existem algumas ferramentas online que possibilitam que você faça imagens e vídeos animados de forma muito simples.

Quer aprender mais sobre como fazer animação e deixar seu conteúdo muito mais atrativo? É so continuar lendo 😉

E se você produz conteúdos educacionais e quer deixar sua abordagem mais divertida, veja também este Guia de como ensinar utilizando humor!

Ferramentas para criar imagens e vídeos animados

01. Wideo

O Wideo é uma ferramenta bastante completa e intuitiva, totalmente online, que permite que você faça vídeos animados utilizando diferentes objetos disponíveis na plataforma. Você escolhe a imagem, configura a animação e pronto. É bastante simples e o resultado é muito bacana!

Existem também alguns templates pré-definidos que você pode utilizar caso esteja com pressa ou não tenha muita noção sobre animações.

O único problema é: o programa é pago. Custa U$59 dólares por mês. Você pode testá-lo gratuitamente por 7 dias, mas nessa versão, seus vídeos podem ter apenas 14 segundos e ficam com créditos finais do Wideo.

02. GifUp

Que tal criar um Gif animado com algumas imagens do seu próprio site?

Umas das funcionalidades do GifUp, além de permitir o envio de imagens do seu computador ou webcam, é a possibilidade de pegar imagens diretamente de um site ou do Flickr.

Além do mais, a ferramenta permite a adição de pequenos efeitos nos frames, como a aplicação de alguns filtros e inserção de textos, ampliando as possibilidades de utilização do conteúdo.

03. Muvisu

O Muvisu é uma aplicação online que permite que o usuário crie personagens em 3D e animações de forma simples e rápida. A ferramenta realmente anima os objetos e inclusive permite que o áudio seja sincronizado automaticamente com os movimentos da boca dos bonequinhos e muito mais.

Essa ferramenta possui uma versão gratuita, que vale por 7 dias, mas ela possui algumas limitações, como número de cenários, personagens e inserção da marca d’água da empresa nos arquivos finais.

04. CreateAGif

Muita gente não gosta de usar ferramentas online de criação de Gifs pela limitação no envio de imagens que a maioria delas apresenta. Porém, o CreateAGif aparece como uma solução para essa questão.

A ferramenta, além de permitir o envio de até 20 imagens, ainda lhe dá três opções de velocidade de exibição. Elas podem aparecer de forma rápida, normal, devagar e o que eles chamam de “Nice Slideshow”, com duração de apenas 3s.  

05. Showbox

O Showbox funciona basicamente como um editor de vídeos online, mas ele tem um diferencial poderoso que vai ajudar muito na hora de criar vídeos animados para seu negócio. Utilizando alguns templates disponibilizados pela plataforma, é simples fazer animações cheias de interatividade e muito mais atrativas visualmente.

Você carrega seus vídeos e fotos, insere legendas, escolhe como isso tudo vai aparecer no template e pronto! Fica incrível.

A plataforma é paga, mas possui um período de teste gratuito. Durante esse tempo de teste, seus vídeos ficarão com créditos finais dedicados ao Showbox.

E caso você queira conhecer outros programas de edição para todos os níveis de conhecimento, acesse este artigo!

06. Video Scribe

Você provavelmente já assistiu alguma animação no estilo “Draw my life” – aqueles com desenhos a mão – e ficou morrendo de vontade de fazer a sua, mas acabou desistindo por não ter habilidade com desenhos ou tempo e espaço para gravar suas ilustrações.

Pois então, o Video Scribe veio pra mostrar que você não precisa ser ilustrador profissional ou ter uma grande equipe de produção para fazer vídeos nesse estilo. Com uma coleção enorme de imagens e infinitas possibilidades de customização, você faz seu vídeo sem grandes dificuldades. Basta escolher um desenho, definir os textos e como eles vão aparecer, escolher a mão que faz o desenho e pronto!

E o melhor é que, segundo eles, esse tipo de vídeo pode aumentar o aprendizado em até 70% e é muito mais memorável e propenso a ser compartilhado.

A ferramenta custa $29 por mês, mas oferece um período de teste em que você pode usar todas as suas funcionalidades.

07. PowToon

O PowToon é uma ferramenta que permite que você faça vídeos animados em poucos minutos mesmo sem muito conhecimento técnico sobre produção e edição. Com ele, você pode fazer vídeos a partir de templates pré-definidos de acordo com o assunto ou objetivo, ou começar um projeto do zero.

Você escolhe os personagens, objetos, configura a animação, insere narrações e textos, e pronto! Tem um vídeo incrível!

O PowToon possui uma versão gratuita, mas ela possui algumas limitações, como a duração do vídeo – máximo 5 minutos.

08. Make a Gif

Quer mais opções para começar a produzir seus Gifs e ter imagens e vídeos muito mais divertidos? O Make a Gif tem várias! Com essa ferramenta você pode produzir seu conteúdo animado através de fotos e também vídeos de seu computador, de imagens da sua webcam e também a partir de outros Gifs pré-definidos.

Além do mais, a ferramenta ainda funciona como um ambiente para hospedar seus Gifs e você pode fazer links para o conteúdo diretamente em sua galeria.

09. WhatFix

Criar tutoriais e conteúdos de passo-a-passo pode ser muito mais simples usando essa ferramenta.

Com o WhatFix, você cria fluxos animados e depois pode embedar esse conteúdo em seu site ou outro ambiente virtual, ou exibi-lo na própria galeria da ferramenta. Além do mais, clicando na opção “see live”, você vê os passos exibidos no próprio site ou ambiente virtual.

O WhatFix oferece suas ferramentas básicas gratuitamente e para começar a usar você só precisa instalar uma extensão em seu navegador do Google ou Firefox. É simples e vai deixar sua comunicação muito mais dinâmica!

10. GoAnimate

Com o GoAnimate, você cria vídeos animados com desenhos facilmente.

Com uma grande biblioteca de imagens, animações, e infinitas opções de customização, você cria histórias animadas incríveis e de forma rápida, como você nunca imaginou. A ferramenta também pode ser usada de forma colaborativa, permitindo que diversas pessoas acessem o projeto e trabalhem juntas.

O GoAnimate custa $79 por mês, mas também possui um período de teste grátis para que você experimente suas funcionalidades e veja se ela é adequada para você.

Bônus: Adobe After Effects

Caso você esteja procurando por uma ferramenta mais completa para fazer animação e já tenha alguma experiência com produção e edição de vídeos, a dica é que você parta para programas profissionais, como o Adobe After Effects.

Com esse editor, você terá total liberdade para criar suas animações da forma como achar melhor e ainda poderá trabalhar de forma integrada com outros programas como o Illustrator e o próprio Adobe Premiere.

O After Effects é um programa bastante complexo de usar e realmente só deve ser uma opção caso você esteja disposto a gastar um tempo aprendendo suas funcionalidades. Além do mais, como já ressaltamos, ele exige um conhecimento mínimo de edição de vídeo e imagens, a partir de outras ferramentas da Adobe.

Assim como outros programas da Adobe, o After Effects é pago, mas possui um período de teste gratuito.

Depois de prontos, seus vídeos de animação irão precisar de um thumbnail (aquela miniatura do seu vídeo) muito atraente, certo?! Você pode baixar nossa ferramenta geradora de thumbnail grátis clicando aqui!


E então, pronto para deixar seu conteúdo muito mais dinâmico e divertido sem grandes esforços? Escolha um assunto, defina um objetivo para sua animação e mãos à obra! E caso você conheça ou já use outra ferramenta para criar imagens e vídeos animados da qual não falamos, compartilhe com a gente também!

Agora que você já sabe como fazer animação, que tal descobrir como atrair mais assinantes ou compradores para o seu canal? Clique aqui e baixe grátis nosso guia completo sobre o assunto. 😉

conseguir assinaturas em canal de vídeos animados

Contribua com este post nos comentários

Por Em Em novembro 3, 2017

Connect Samba: saiba tudo sobre o evento de vídeos mais completo do Brasil

Educar o mercado sobre a importância dos vídeos online e sobre sua utilização de forma estratégica, sempre foi uma das missões da Samba e de toda a nossa equipe. Por isso, para ampliar ainda mais esta ação, em novembro deste ano, nós iremos realizar nosso primeiro evento totalmente focado em vídeos online: o Connect Samba.

O Connect acontecerá em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças e deve reunir em um só lugar cerca de 700 pessoas e  15 palestrantes. Serão 10 horas de conteúdo em que grandes nomes do mercado irão compartilhar suas histórias, experiências e cases de sucesso com os investimentos em vídeos online.

Inspiração é o que não vai faltar! O evento será uma excelente oportunidade para que produtores de conteúdo e empreendedores de diversas áreas possam descobrir como ingressar no mercado milionário de vídeos online e ter mais sucesso.

Saiba mais sobre o evento e não esqueça de garantir seu ingresso 😉

Como surgiu o Connect Samba

Nós sempre acreditamos que os vídeos eram o futuro da comunicação. Mesmo em uma época em que pouco se falava sobre o assunto, nós observamos o mercado e desenvolvemos uma plataforma para a gestão e distribuição desse tipo de conteúdo. Naquela época, o negócio era apenas uma aposta, pois havia muitas dificuldades quanto ao consumo de material audiovisual e uma delas era o acesso à internet – ainda precário, limitado e com baixa velocidade.

Com o tempo, essa realidade foi se alterando e pudemos acompanhar a popularização da internet, o surgimento da banda larga e o crescimento insano de plataformas sociais. Isso tudo abriu espaço para o surgimento dos negócios digitais e então percebemos que a aposta feita anos atrás não tinha como estar mais certa.

Pouco a pouco, os vídeos se tornaram parte central da estratégia de empreendedores, corporações, instituições de ensino, grupos de mídia e muitos outros mercados. E as previsões para os próximos anos são bem animadoras: segundo um relatório da Cisco, até 2019 os vídeos irão representar 80% de todo o tráfego na internet.

Aos poucos, mais pessoas, empresas e empreendedores digitais compreendem o tanto que o audiovisual pode agregar valor a mensagem, tornar a informação mais interativa e engajar mais a audiência. E o resultado disso é que os vídeos online vem se tornando um mercado extremamente atrativo para quem quer fazer desses conteúdos uma fonte de receita.

Ao longo desses anos, a Samba investiu muito em vídeos online, adquiriu experiências e liderou inovações. Então, para compartilhar um pouco de nossa expertise e mostrar as oportunidades que existem nesse mercado, resolvemos criar o Connect Samba: o evento de vídeos online mais completo do Brasil.

Veja o vídeo abaixo e entenda mais:

A seguir, confira quem já está com presença confirmada no palco do Connect Samba.

Palestrantes: confira quem vai participar do Connect Samba

palestrantes do connect sambaLuciano Huck – Apresentador de TV, Influenciador e empresário

Luciano Huck está há 16 anos no comando do Caldeirão do Huck na Rede Globo. Além da carreira na indústria de entretenimento, em 2010 Luciano fundou o Joá, um fundo de investimentos com foco em negócios de tecnologia e bem estar.  Em 2004 criou o Instituto Criar de TV , Cinema e Novas Mídias que tem como missão promover o desenvolvimento profissional, social e pessoal de jovens por meio do audiovisual.

luis-justo-connect-sambaLuis Justo – CEO do Rock In Rio

Luis Justo é CEO do Rock In Rio e, desde 2011, trabalha com o festival de música, que é um dos maiores do país e do mundo. Ele é formado em Engenharia de Produção pela PUC do Rio de Janeiro e, antes de trabalhar com o Rock In Rio, foi também CEO da Osklen durante 11 anos.

Luis acredita que a conexão entre consumo e branding é uma das coisas mais importantes para marcas que querem ter sucesso e por isso trabalha sempre pensando em como é possível inspirar e encantar seus clientes. Em 2015 ele recebeu o prêmio de personalidade empresarial no ano de pela Associação Brasileira de Recursos Humanos pelo seu trabalho a frente do Rock In Rio.

carlos-octavio-connect-sambaCarlos Octavio – Director of Technology and Architecture da TV Globo

Carlos é um executivo com mais de 15 anos de experiência nos mercados de Mídia e Entretenimento. Com foco em Tecnologia da Informação, Operações e Design Organizacional, Carlos já atuou em diferentes empresas e hoje é Diretor de Tecnologia e Arquitetura da Globo – um dos maiores grupos de TV aberta do mundo.

Carlos é formado pela PUC do Rio de Janeiro e também tem passagem por grandes instituições como o MIT.

palestrantes do connect sambaFatima Pissarra – General Manager da Vevo Brasil

Fatima é General Manager da Vevo Brasil e possui ampla experiência com negócios, marketing, conteúdo e relacionamento com artistas. A Vevo é uma plataforma de streaming de música que surgiu por iniciativa de três gravadoras visando combater a pirataria de clipes e músicas. Fatima foi uma das responsáveis por trazer a Vevo para o Brasil e hoje a plataforma no país já tem 1 bilhão de visualizações mensais e é a terceira maior do mundo (só perdendo para Estados Unidos e México).

palestrantes do connect sambaFábio Medeiros – Diretor de conteúdo do Esporte Interativo

Sócio, diretor e apresentador do Esporte Interativo, ele é o responsável direto pelos novos formatos comerciais e editoriais, assim como toda direção artística, jornalística e de programação dos três canais do Esporte Interativo. Fábio gerencia uma equipe de 240 pessoas espalhadas por todo Brasil e 9 países da Europa responsáveis por toda a análise, formatação e produção dos conteúdos para todas mídias do grupo.

palestrantes do connect sambaGustavo Caetano – CEO e Fundador da Samba Tech

Gustavo Caetano é uma das maiores referências atuais quando o assunto é vídeos online e empreendedorismo. Além de CEO da Samba Tech, uma das empresas mais inovadoras da América Latina de acordo com a Fast Company, ele é fundador da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e é conhecido nacionalmente por levantar a bandeira do empreendedorismo no Brasil. Além do mais, ele já foi eleito como um dos empreendedores mais brilhantes do mundo com menos de 35 anos pelo MIT e foi considerado pela Business Insider como o Mark Zuckerberg brasileiro. Gustavo também é o autor do best seller Pense Simples.

palestrantes do connect sambaPaula Bellizia – General Manager da Microsoft Brasil

Paula é atualmente a Presidente da Microsoft Brasil e possui ampla experiência em Marketing, Negócios e Operações em diferentes setores. Formada em Computação e Ciência da Computação na Unesp, Paula fez pós-graduação em Marketing na ESPM e MBA na FIA/USP. Em sua trajetória, ela já passou pela Whirpool, Telefônica, Facebook e Apple, antes de se juntar à Microsoft. Hoje o foco de Paula na empresa é fazer com que todos possam utilizar melhor a tecnologia e todos os benefícios que ela oferece.

palestrantes do connect sambaPaulo Jubilut – CEO & Founder do Biologia Total

Paulo Jubilut é uma das figuras mais conhecidas da internet quando o assunto é aulas online e biologia. Ele é professor, biólogo e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental. Depois de muito ensinar em salas presenciais, Jubilut encontrou nos vídeos uma maneira de levar a biologia a pessoas do país inteiro e com o poder das redes sociais, ganhou a internet e já ajudou muita gente em provas, vestibulares e até no ensino regular. Hoje ele tem um portal de conteúdo, o Biologia Total, em que vende conteúdos por assinatura sobre o assunto.

desconto-30-connect-samba

palestrantes do connect sambaArnon de Mello – Vice Presidente da NBA na América Latina

Arnon é Vice Presidente da NBA (Associação Nacional de Basquete) na América Latina e supervisiona sua expansão e desenvolvimento no Brasil, atrelada a iniciativas que incentivam a prática do Basquete. Seu objetivo é fazer com que esse esporte cresça cada vez mais e se torne o segundo mais popular no Brasil. Arnon passou pelo MIT, Harvard e pela Universidade de Chicago e possui experiência em diversas outras áreas, como Mídia, Telecomunicações e Tecnologia.

palestrantes do connect sambaPyr Marcondes – Diretor do Meio & Mensagem

Pyr Marcondes é Diretor do Núcleo ProXXima, do Grupo M&M, um dos portais de conteúdo sobre comunicação, marketing e mídia mais importantes da atualidade, e tem uma excelente trajetória em comunicação. Ele é profissional de Marketing, Jornalista, Consultor e também já escreveu livros como o “Uma história da Propaganda Brasileira”. Pyr já foi repórter de grandes revistas como a Playboy e a IstoÉ e também fundou negócios como a Estratégia Digital – para consultoria em Marketing e Comunicação Digital.

rodrigo-molina-connect-sambaRodrigo Molina – CEO e Fundador da THE360

Rodrigo Molina é o Fundador e CEO da THE360. Formado em Publicidade, sempre possuiu um perfil muito voltado para atividades empreendedoras, principalmente na área da educação.

Em 2013, ele conseguiu convergir suas principais competências e criou a THE360, uma empresa com perfil jovem e com a proposta de mudar a relação e experiência das empresas e pessoas com cursos livres. Reunindo grandes profissionais da comunicação, do futebol e de áreas afins, a THE360 busca atualizar e ensinar o público por meio de experiências práticas e marcantes, e muita troca de conhecimento.

palestrantes do connect sambaDaniel Pedrino – VP Customer Sucess do Descomplica

Referência em inovação e comportamento social, com mais de 14 anos de atuação no segmento educacional, conhecendo mais de 50 modelos de instituições de ensino ao redor do mundo. Hoje, ele atua como vice presidente do Descomplica, uma das maiores plataformas de ensino online do mundo.

palestrantes do connect sambaCamilo Coutinho – Idealizador do canal Play de Prata

Camilo Coutinho é especialista em estratégias digitais envolvendo vídeos online e é fundador da Double Play Media e criador do canal Play de Prata. Em 2016 ele foi escolhido como um dos 30 profissionais mais influentes no ambiente digital pela YouPix e com seu trabalho ele ajuda pessoas e empresas a trabalharem melhor com os vídeos na internet. Além disso, Camilo tem em sua trajetória grandes empresas como Submarino, Shoptime e BuscaPé e desde 2014 é membro oficial do Fórum do Youtube em português, atuando como principal colaborador.

palestrantes do connect sambaGian Martinez – Founder & CEO da Winnin

Gian é o fundador e atual CEO da Winnin, uma plataforma de curadoria coletiva em que as pessoas realizam batalhas para encontrar os melhores vídeos da internet. Gian tem uma extensa trajetória em comunicação e é referência no trabalho com criação e inovação, tendo trabalhado em empresas gigantes como a Coca Cola. Ele fundou a Winnin em 2014 e em 2015 já conseguiu bater a marca de mais de 10 milhões de usuários apaixonados por vídeos online.

john-leitao-connect-sambaJohn Leitão – Youtuber

Ator, humorista e publicitário formado pela ESPM-SP, John Leitão fundou em 2014 o seu próprio canal de pegadinhas e experimentos sociais no Youtube. Desde então, diverte um público cada vez maior e mais fiel – hoje já são mais de 1 milhão de inscritos.

Os vídeos têm como foco principal propagar mensagens de empatia, bem estar, motivação e superação, além de possuir um humor peculiar. A característica saudável das pegadinhas e experimentos, faz com que todos os envolvidos se divirtam, sendo este o grande diferencial em comparação aos outros canais do gênero.

palestrantes do connect sambaRafael Rez – Consultor de Marketing Digital

Rafael Rez é um profissional especializado em estratégias de Marketing Digital e possui ampla experiência na área, tendo lidado com mais de 1000 projetos desde 1998. Além do mais, Rafael é especialista em Marketing de Conteúdo e é autor do livro “Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI”. Rafael atua em diversos segmentos e é professor no MBA de Marketing da HSM Educação.  

fred-rocha-connect-sambaFred Rocha – Consultor especialista em varejo

Fred Rocha é empreendedor, pesquisador e especialista em varejo. Vindo de uma família de comerciantes, Fred foi um dos pioneiros do e-commerce no Brasil e possui um vasto conhecimento sobre vendas em múltiplos ambientes.

Fred é um dos profissionais mais requisitados para palestras e eventos pelo país e em 2016 foi eleito duas vezes como o melhor profissional de marketing do país. Fred também participou da criação de 14 negócios ao longo de sua carreira e é autor do livro “ManUAU do Novo Varejista”.

vitor-knijnik-connect-sambaVitor Knijnik – CEO da Rede Snack

Vitor começou sua carreira como redator e passou por agências como a Escala e SLM, até que resolveu fundar sua própria agência, a Dez Propaganda – que hoje é a VLM.

Vitor já ganhou prêmios nos principais festivais nacionais e internacionais e criou seu negócio mais recente – a Rede Snack – em 2013. A Rede Snack é uma rede de canais no YouTube que cria, produz e agencia canais com diferentes conteúdos, trabalhando para que eles sejam ainda mais relevantes na maior comunidade de vídeos do mundo.

Hoje a Rede Snack é responsável por diversos canais de grandes marcas e personalidades, como o OK! OK!, Amigo Gringo, Maspoxavida e Garagem de Unicórnio.

alberto-santana-connect-sambaAlberto Santana – Diretor de Produção Multimídia da Kroton

Alberto é formado em engenharia de telecomunicações pela Universidade Federal do Paraná e formado em Psicologia e pós-graduado em MKT e empreendedorismo pelo BABSON College. Com ampla experiência no setor educacional e vastas habilidades comunicacionais, Alberto hoje é Diretor de Produção Multimídia da Kroton – uma das maiores organizações educacionais do Brasil.


Porque eu devo participar do Connect Samba?

O mercado de vídeos está cada vez mais em evidência e, no Connect Samba, todos esses grandes nomes vão te contar, a partir de suas experiências, como você pode ter sucesso com um negócio digital baseado em conteúdo audiovisual. Não vai perder essa chance, né?! A infraestrutura que estamos preparando será extremamente imersiva e você terá acesso à um ambiente em que vai viver experiências únicas e se conectar a mais de 700 profissionais, líderes e personalidades de todo país.

Esta será sua oportunidade de aprender sobre as mais variadas áreas que envolvem vídeos online, como: produção de vídeos, marketing digital, empreendedorismo, educação a distância, mobile e apps, inovação, entre outros.

Além do mais, durante as 10 horas de evento você terá acesso a uma feira com a presença de grandes marcas e ao final ainda ganhará um certificado pela sua participação!

Convencido? Então corre para garantir sua presença! Os convites são limitados.

Participe do evento de vídeos mais completo do país e aprenda MUITO com quem é referência no mercado. Clique aqui para comprar seus ingressos e até lá!

connect samba ingressos

Contribua com este post nos comentários

Por Em Em novembro 1, 2017

Como fazer uma thumbnail atrativa para seus vídeos

Você sabe o que é uma thumbnail? Se sim, já deve imaginar a importância delas para atrair mais visualizações em seus vídeos. E caso não saiba, está na hora de saber: para um produtor de vídeos, miniaturas (thumbnails) personalizadas podem fazer toda a diferença.

Uma boa thumbnail te ajuda a atrair mais visualizações , a criar uma identidade visual para o seu conteúdo e muitos outros benefícios pelos quais vamos passar neste artigo. Mas uma coisa já é certa: apostar em thumbnails vai te fazer melhorar muito o desempenho do seu canal!

Mas se você tem dúvidas a respeito da eficiência dessa estratégia e sobre como colocá-la em prática, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos passar por todos os pontos (e por vários exemplos) que vão te ajudar e te inspirar a criar as suas thumbs e deixar seu canal ainda mais profissional!

Vamos lá?

Ah, e se você está interessado em criar suas próprias thumbnails de forma muito simples, precisa conhecer os templates editáveis produzidos pela Samba Tech em parceria com a Flimbo. Acesse e comece já a criar apenas clicando e arrastando seus elementos favoritos 🙂

criar thumbnail


O que é uma thumbnail?

Uma thumbnail é uma miniatura de uma imagem, que pode ser utilizada para diversos fins – no caso de produção de vídeos, é aquela “capa” do vídeo que será exibida em listas de reprodução, em redes sociais e no Google.

A palavra “thumbnail” vem do inglês e significa unha do polegar (“thumb”: polegar; “nail”: unha). Esse nome é usado devido ao pequeno tamanho da thumbnail, que era inicialmente de 80 x 200 pixels.

Por que uma boa thumbnail é importante?

Uma boa thumbnail destaca seus vídeos dos outros, criando mais uma oportunidade para que o público se interesse pelo seu conteúdo.

Ela reforça a sua identidade, chamando atenção para o seu vídeo – além do título, a miniatura é a forma que você irá apresentar o seu conteúdo e atrair a pessoa a assisti-lo. Ela é decisiva pra aumentar a taxa de cliques nos vídeos e gerar mais engajamento.

Assim, é importante que sua thumbnail seja sincera quanto ao conteúdo, apresentando o tema mas criando certo suspense para que a pessoa se sinta convencida a assistir o vídeo completo. Uma thumbnail que promete um vídeo que não condiz com o conteúdo verdadeiro só irá enganar seu público – e não é o que você quer, certo?

Para que você entenda a importância das thumbnails, separamos alguns exemplos:

Thumbnails Lady Night

No caso desse print, por exemplo: ao pesquisar “Lady Night Multishow”, buscando vídeos do programa Lady Night, é fácil identificar quais são os vídeos oficiais da Multishow e o vídeo postado por outra pessoa (no caso, o canal DIRECTV RS). A miniatura já apresenta, também, o assunto do vídeo – de forma bastante legível e que chama a atenção de quem vê.

Colocar o título na imagem, como faz o canal, é uma ótima estratégia quando lembramos que, em tempos de internet, quanto mais ágil a informação, melhor. O que queremos dizer é que, ao colocar o assunto na própria imagem do vídeo, você consegue que a audiência se interesse por aquele conteúdo de uma forma mais rápida, uma vez que a pessoa deixa de precisar conferir o título do vídeo para entender do que se trata.

Thumbnail clipes Anitta

As miniaturas também são muito usadas para videoclipes, como é no caso do canal da Anitta. As thumbnails dos clipes oficiais mostram a cantora e o nome da música, ou seja, as duas informações que mais importam com relação ao vídeo. Além disso, já mostram como será o clipe em termos de estética, roupas, etc.

Vamos supor que você já tenha visto o clipe mas não se lembre o nome da música: a miniatura já pode te ajudar. Isso porque a memória visual é mais forte e, sendo assim, com uma thumb chamativa você consegue fazer com que as pessoas lembrem mais ainda do seu canal.

Thumbnail RezendeEvil

Outra estratégia é já indicar o que vai acontecer no vídeo pela thumbnail, de modo a criar um suspense, como você pode ver no exemplo acima, do canal RezendeEvil. A seta e o recurso textual auxiliam nessa compreensão. Além disso, a utilização do meme troll é extremamente importante nesse sentido: o público desse canal é majoritariamente infantil e pré-adolescente, ou seja, muito familiarizado com esse tipo de meme. Essa capa, portanto, não precisa do nome do vídeo para ser compreensível e atraente.

Como fazer uma thumbnail

Criar uma boa miniatura para seus vídeos é muito mais simples do que parece. A seguir, confira o passo a passo para criar boas thumbnails e ter mais sucesso com seu canal.

Saiba o tamanho adequado

Hoje, as thumbnails não precisam ter um tamanho pequeno, pois a maioria das plataformas de hospedagem diminui o tamanho de acordo com o local de exibição do vídeo.

Portanto, recomendamos o tamanho de 1280×720 pixels para a sua thumbnail, para que você garanta o máximo de resolução independentemente do tamanho. Caso queira fazer uma imagem um pouco menor, procure manter dentro da proporção 16:9.

Escolha um programa para criar sua thumbnail

Claro, para criar a sua própria thumbnail, você irá precisar de um programa de edição, certo? Separamos algumas opções para você, de acordo com dificuldade e personalização:

Flimbo – Muito fácil de usar

Aqui você pode criar sua miniatura de forma rápida e fácil a partir de modelos já preestabelecidos – criados em parceria com a Samba Tech. Apenas clicando e arrastando você consegue trocar ícones, colocar novas imagens, trocar os títulos e fazer thumbs extremamente atrativos.

Canva – Fácil de usar

Essa é uma plataforma extremamente útil para criar peças gráficas de vários tipos. Para miniaturas, já há alguns templates disponíveis gratuitamente, a partir dos quais você pode alterar o texto, a imagem de fundo, dentre outros. É bastante simples, permite personalização e você pode pagar por um template mais bonito, caso vá usar bastante.

Fotor – Intermediário

Outro editor online, com alguns recursos gratuitos e outros pagos. Também é simples de mexer e permite que você crie sua thumbnail de forma fácil e prática.

Adobe Photoshop – Exige conhecimentos avançados de edição

Queridinho da edição de imagens, o Photoshop é mais difícil de mexer para quem não está familiarizado – mas é um software útil para criar vários tipos de imagens, além de ter inúmeros recursos. Você pode baixar um trial de 30 dias grátis no site da Adobe para testar o programa 🙂

Criar a sua thumbnail é um ponto muito importante, mas nem só de imagens bonitas vive um bom produtor de conteúdo. Que tal descubra todos os outros pontos de atenção necessários para conseguir vídeos profissionais? 

glossario - thumbnail

Escolha a imagem que vai usar

Originalmente, as thumbnails eram apenas uma captura de um momento interessante no vídeo, que pudesse chamar atenção para o conteúdo inteiro. Hoje, algumas outras tendências de maior personalização já surgiram. Analise seu conteúdo e, principalmente, seu público para conseguir decidir qual a melhor estratégia para o seu canal.

Se seu canal e conteúdo forem mais descontraídos, por exemplo, fique à vontade para utilizar um print cômico do seu vídeo – como uma imagem não entrega tanto do conteúdo, você pode apresentar de cara o auge do seu vídeo. Pense no que será atrativo para o seu público, especificamente.

Thumbnail Rezende2

Um bom exemplo, ainda do canal RezendeEvil, é o vídeo “Chiclete gigante com gás hélio e ele voou”. Pense assim: se a capa do vídeo fosse um chiclete comum, você poderia duvidar do feito do youtuber, ou apenas não se sentir interessado. No entanto, a foto já apresenta o resultado – o chiclete cheio e flutuante -, o que já te atrai para o vídeo.

Você também pode editar e combinar algumas imagens. O Jubilut, por exemplo, combina uma imagem relacionada ao tema com uma captura de seu vídeo, em que ele explicará sobre o assunto.

Thumbnail Jubilut

Como você pode ver, essa parte é livre e depende do tema, público e outros aspectos do seu canal. Procure encontrar o tipo de capa que você mais gosta e seguir essa linha para os outros vídeos! 🙂

Insira texto (atente-se às cores, fonte e tema)

Definiu a imagem de fundo? Vamos à parte textual!

A primeira dica importante é de sempre se lembrar que a imagem é uma miniatura, ou seja, quanto menos informação a ser lida, melhor. Tente sintetizar o tema em uma palavra ou duas. Voltando ao exemplo do Jubilut, ele utiliza essa tática de forma bem simples e didática: no vídeo em que ele explica sobre a membrana plasmática das células, o texto na imagem diz “Membrana Plasmática”.

Fonte

Quanto à fonte, procure seguir a identidade que você já possui, mas não precisa se ater fielmente à fonte da sua logo, por exemplo. Evite letras cursivas e mais decoradas, porque é fundamental que o texto da thumbnail seja de fácil leitura.

#Dica: Procure utilizar a mesma fonte em todas as thumbnails para reforçar a identidade.

Cores

Quanto às cores, você pode seguir as já utilizadas na sua marca ou procurar outras que combinem, caso queira variar. Alguns produtores utilizam a mesma cor em todas as capas; outros variam entre duas ou três. Essa também é uma escolha livre.

Busque por cores contrastantes (entre fundo e texto) e chamativas. Não adianta acrescentar texto à sua thumbnail se ele não for legível e não chamar a atenção, certo?

Você também pode utilizar de recursos como a fonte em negrito, com contorno ou sombra para que o texto se destaque da imagem de fundo.

Para a escolha de cores, sugerimos duas ferramentas. A primeira é o Get Colors From Image. Assim como o Conta-Gotas no Photoshop e Illustrator, esse site permite que você envie uma imagem, clique em “Show Image” e selecione qual cor você deseja descobrir. Assim, ao selecionar, o código aparecerá embaixo. Esse código hexadecimal simboliza a cor que você procura.

Color-Thumbnail

A segunda é o Adobe Color. Com ele você pode encontrar combinações de cores! É só selecionar uma cor principal (ou inserir o código hexadecimal dela, no campo HEX) e escolher o tipo de combinação que você quer (Análoga, Monocromática, Tríade, Complementar, Composta, Sombras, Personalizada). Assim, você consegue o código de outras cores para utilizar em seus textos 🙂

adobe color

Uma vez definidos o texto, a cor e a fonte, dê zoom in e zoom out na sua imagem: o texto continua legível em todos os tamanhos? Se sim, sua miniatura tem grandes chances de cumprir seu propósito – resta apenas garantir que seja atraente.

Dicas para criar e editar uma miniatura de vídeo

1. Tenha certeza que sua thumbnail é sincera quanto ao conteúdo do vídeo.

Não adianta criar uma imagem mega atraente se ela não condiz com o material que você oferece, né? Lembre-se de que no final das contas, o seu conteúdo ainda é a parte mais importante do vídeo.

2. Combine a thumbnail com o título do vídeo.

O título e a miniatura devem seguir o mesmo sentido, para que tenham coesão e não deixem seu espectador sem compreender o que vai de fato acontecer na sequência.

3. Ao gravar, pense em tomadas bacanas que possam render boas miniaturas.

Enquanto grava, procure ângulos interessantes e, se possível, tire algumas fotos. Isso facilita o processo de escolha de imagem, além de garantir que sejam mais atraentes.

4. Pesquise as miniaturas da concorrência e veja como se destacar.

Para o público geral, a miniatura é o que diferencia seu conteúdo do de concorrentes ou produtores similares, antes que assistam seu vídeo. Veja como fugir do padrão de quem compete com você e encontre sua forma de se destacar.

5. Crie uma thumbnail diferente para cada vídeo…

Além do texto na miniatura, pense na primeira impressão visual do seu público: antes de ler o que está escrito, ele identifica cores e imagens. Você precisa passar duas ideias um pouco opostas: primeiro, de que aquele vídeo é do seu canal; segundo, de que aquele vídeo se distingue dos outros. Portanto, procure variar as imagens de fundo ou cores, para que o público entenda essa diferença.

6. …mas mantenha sua identidade visual.

Essa é a parte que distingue seu conteúdo de outros. Lembra que mencionamos a importância de uma identidade para se destacar? Esse visual guiará toda a criação de banners, thumbnails e outras imagens relacionadas ao seu canal. Caso você já tenha uma logo estabelecida para a sua marca, você já terá por onde se guiar. Procure reaproveitar as cores, a fonte (ou o estilo de fonte) e todos os aspectos que você acha que podem remeter ao seu negócio.

Como definir a thumbnail no YouTube

Para definir sua thumbnail em seu vídeo no YouTube, o processo é bem simples. É importante ressaltar que, para alterar sua miniatura, você precisa ter a conta confirmada.

Primeiro, tenha certeza que sua imagem está dentro dos pré-requisitos: salva em formato .JPG, .PNG, .BMP ou .GIF; tenha menos de 2 MB; e dentro das Diretrizes da Comunidade do YouTube.

Agora, basta acessar seus vídeos e clicar no ícone de edição. Haverá a opção “Editar miniatura” e depois é só selecionar “Miniatura personalizada”. Assim, você pode enviar a sua thumbnail conforme você mesmo editou.

Você pode trocar as thumbnails dos seus vídeos quando quiser! Se sentir que não estão atraentes ou legíveis, é só refazer e alterar no seu canal 🙂


Agora que você já sabe como fazer sua thumbnail, você pode diferenciar seu conteúdo dos de outros produtores em plataformas de vídeo e chamar atenção para seus vídeos.

E agora que você sabe como fazer com que seu conteúdo destaque, que tal aprender mais sobre como ganhar dinheiro com ele? Aqui na Samba, acreditamos que se você tem um conteúdo de qualidade, é possível torná-lo sua fonte de renda e com o Samba Play, você pode fazer isso de forma bem mais rápida e lucrativa!

E não precisa abandonar o YouTube: atraia seu público pelo canal de acesso gratuito, com títulos e thumbnails muito atrativas, e fidelize sua audiência por meio de um canal por assinaturas ou venda pontual.

E aí, quer entender melhor como ganhar dinheiro com seus vídeos? Baixe nosso guia completo:

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.