Por Em Em julho 17, 2017

Benefícios do Cloud Server para o seu negócio

Mudar os hábitos pode ser complicado, mas tem suas vantagens. Se você chegou aqui, acredito que está querendo migrar suas aplicações para o Cloud Server.

Existem diversos tipos de hospedagem para sua aplicação, como o servidor dedicado, a hospedagem compartilhada e as hospedagens dedicadas para a sua aplicação, como e-mail, WordPress ou Magento, por exemplo.

Para deixar claro, os servidores em nuvem são servidores virtuais que funcionam em um ambiente de computação em nuvem, também conhecidos como Servidores Dedicados Virtuais (VDS).

E porque usar cloud server?

1. Flexibilidade e liberdade

A flexibilidade é uma das principais vantagens da computação em nuvem, pelo simples fato de ser possível aumentar a capacidade da nuvem conforme a necessidade do seu negócio.

Isso funciona tanto para o aumento da empresa em termos operacionais, quanto naqueles casos em que se precisa reduzir recursos.

Essa agilidade operacional, de tomada de decisão, é um dos pontos cruciais para sua empresa sair na frente dos concorrentes e economizar tempo.

A SECNET por exemplo, trabalha com Cloud Server Gerenciado, um ambiente totalmente controlado, deixando você e seus dados seguros sem a necessidade de se preocupar com o servidor.

2. Segurança

Segurança e estabilidade também são grandes aliados do Cloud Server.

Perder dados sensíveis de clientes é um prejuízo que acaba dando muita dor de cabeça. O Cloud Server auxilia e oferece uma melhor segurança nesse quesito.

Como os dados estão em nuvem, seu computador pode não estar disponível, mas seus dados estarão.

Alguns serviços de segurança necessários para um Cloud sã0:

  • Ferramentas de detecção de intrusão;
  • Monitoramento;
  • Backup;
  • Firewall;
  • Proteção contra ataques DDoS;
  • CDN.

3. Desempenho

O serviço de computação em nuvem oferece grande flexibilidade e com isso é possível ampliar o desempenho da sua aplicação em poucos minutos, dando autonomia, flexibilidade e um melhor desempenho para o seu negócio.

As atualizações também são um fator importante para garantir um bom desempenho, já que, para deixar seus dados seguros, são feitas atualizações regularmente, de forma rápida e eficiente.

4. Custo

O Cloud Server permite reduzir o tamanho da sua infraestrutura, ou eliminá-la completamente.

A redução desse número, além do custo de softwares e número de funcionários, podem ajudar a reduzir seus custos.

5. Agilidade Comercial

Ao contratar um serviço em nuvem, a sua equipe de TI consegue entregar outros projetos em um tempo mais rápido, já que tem melhorias em diversos pontos do seu processo de trabalho.

Entregando resultados de forma rápida, com qualidade e por um baixo custo, o seu negócio começa a ganhar competitividade e agilidade.

6. Rápida implementação

Outra vantagem também é a fácil e rápida implementação. Ao contratar um serviço de Cloud, você consegue rodar uma aplicação em minutos. Claro que esse tempo pode variar de acordo com a tecnologia que será utilizada na sua aplicação.

Os tipos de serviços em nuvem: IaaS, PaaS, SaaS

Os serviços de computação em nuvem estão divididos em três categorias: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS).

Infraestrutura como serviço (IaaS)

O IaaS (Infraestructure as a Service) é o serviço mais básico da nuvem. Você aluga um servidor, máquinas virtuais (VMs), armazenamento e redes de um provedor.

Plataforma como serviço (PaaS)

O PaaS (Platform as a Service) é um serviço de nuvem que fornece um ambiente sob demanda para desenvolvimento, entrega e gerenciamento de aplicações.

Assim como IaaS, o PaaS inclui infraestrutura, servidores, rede e armazenamento, além de gerenciamento de banco de dados, ferramentas de desenvolvimento e muito mais.

Software como serviço (SaaS)

Software-as-a-service (SaaS) é um método para entregar aplicações, sob demanda e normalmente com base em assinatura. Uma forma de distribuição e comercialização de software.

Algumas vantagens do SaaS:

Alta acessibilidade: aplicações estão disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar.

Facilidade de upgrade: os dados estão em nuvem, e sua aplicação também, não há necessidade de fazer download ou instalar aplicativos.

Integração simplificada: qualquer integração pode ser feita através de APIs.

beneficios-do-cloud-server-para-o-seu-negocio-secnet.png

Em uma pesquisa realizada pela Cloud Security Alliance, a segurança dos dados foi considerada a principal preocupação de 73% das empresas analisadas que migraram para o Cloud.

Mas o Cloud também possui pontos negativos, que se não corrigidos podem trazer grandes prejuízos para o seu negócio, como:

  • Problemas técnicos;
  • Má configuração;
  • Falta de proteção (segurança).

Se você gostou, compartilhe esse artigo com sua rede de contato, gerando valor para seu perfil.

E, se precisar de ajuda ou se quiser dar algum feedback sobre o artigo, deixe nos comentários.

como você pode aumentar suas vendas online


secnetArtigo produzido pela equipe de conteúdo da Secnet.

Identificamos o core business de cada negócio, validamos, organizamos e mantemos online as aplicações no data center escolhido. Trabalhamos com Cloud Server Gerenciado para aplicações de Lojas Virtuais, Servidores de E-mail, cPanel e demais serviços específicos para cada situação.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.