14 anos? 8 coisas que aconteceram em 2004 e vão te fazer ficar nostálgico!

Em 2004, muita coisa que hoje a gente considera super normal, ainda nem existia ou estava apenas começando a dar seus primeiros passos. A internet ainda era discada, as pessoas sonhavam em ter um Motorola WV3, o videogame mais popular era o PlayStation 2 e o YouTube ainda nem tinha nascido – acredite, ele só foi surgir em 2005.

Recentemente, as coisas têm evoluído de forma tão rápida que, mesmo um intervalo de tempo tão curto, de apenas 14 anos, parece ter separado nossa realidade atual da idade da pedra. Isso não passa de uma impressão, claro, mas  quando pensamos em 2004 realmente há muito do que se recordar. Apesar de parecer tão distante e comum, esse ano trouxe muitas coisas bacanas principalmente em termos de tecnologia e inovação, que ajudaram a construir o que temos hoje.

Então, para deixar todo mundo nostálgico, separamos em uma lista 8 coisas que aconteceram em 2004 e que fazem desse ano especial – a 8 é a mais importante e você vai entender porque estamos falando tanto desse ano!

Confira:

1. O Orkut estava sendo lançado (e a gente já considerava pakas)

Parece que foi há 100 anos, mas o Orkut nasceu em 2004 e, em pouco tempo se tornou a rede social mais popular do Brasil, tendo 70% da sua base de usuários em nosso país. Hoje a gente acha super brega, mas admita: você já lutou pelo topo dos depoimentos dos seus amigos e enviou gifs cheios de glitter em um scrap (tá perdoado)!

2. Celebridade estava sendo exibida e era uma das novelas mais populares da TV

Se hoje as pessoas se preocupam sobre quando vai sair a próxima temporada de uma série na Netflix, em 2004 o mistério que uniu o Brasil foi: “Quem matou Lineu?”. A novela Celebridade (que inclusive está sendo reprisada atualmente) era uma das mais populares na época e fez muita gente se empolgar com a rivalidade entre as protagonistas Laura e Maria Clara.

3. Netflix ainda era um serviço de locação de filme por correio

E falando em Netflix, se você acha que o serviço é recente, está bastante enganado. A Netflix nasceu em 1997 com uma proposta um pouco diferente do que é hoje: ser um serviço de locação de filmes por correio. Apenas em 2005 nasceu a plataforma de streaming, no modelo que conhecemos e antes disso a empresa ainda quase foi vendida para a – na época gigante – Blockbuster.

4. O último episódio de Friends foi exibido

Friends é uma das séries de comédia mais populares de todos os tempos e não é a toa que durou nada menos do que 10 anos/temporadas. Exibida na NBC, com episódios curtos de no máximo 25 minutos, a série teve seu último episódio no ar no dia 06 de maio de 2004 e ele foi o quarto episódio final de uma série mais assistido na história, com 52,5 milhões de espectadores. Nesse dia vários corações foram partidos ao som de “I’ll be there for you”.

5. Brasil ganhou 10 medalhas nas Olimpíadas de Atenas

Vanderlei-Cordeiro-de-Lima

Caso você não se lembre, 2004 foi ano de Olimpíadas e elas aconteceram em Atenas, na Grécia. Nessa edição, o Brasil ganhou 10 medalhas – sendo 5 de ouro – e ficou em 16º lugar no quadro de medalhas. Foi nesse ano também que o Brasil todo se emocionou por Vanderlei Cordeiro de Lima, o maratonista que, após ter sido empurrado por um espectador que invadiu a pista, perdeu a liderança da prova, mas ainda assim conseguiu a medalha de bronze para o país.

6. O Google anunciou a criação do Gmail

Assim como há pouco tempo estávamos lutando por um convite para usar o Nubank, em 2004 o que as pessoas mais desejavam era um convite para o Gmail. O serviço do Google, que foi lançado nesse mesmo ano, oferecia espaço de armazenamento de 1G e, para quem estava acostumado a ter poucos megas em qualquer tipo de coisa, isso era surreal (hoje o serviço oferece 15x mais espaço e há quem ainda ache pouco).

7. O filme Meninas Malvadas foi lançad

Se em 2004 você ainda era um adolescente (ou pelo menos uma pessoa que convivia com eles) você sabe do que eu estou falando. O filme Meninas Malvadas, com um elenco composto por Rachel McAdams, Lindsay Lohan e Amanda Seyfried foi lançado nesse ano e rapidamente se tornou um fenômeno teen. Até hoje o filme é um clássico pop – responsável por inúmeros GIFs e memes – e eternizou cenas como a apresentação de natal e a hora da confissão.   

8. A Samba nasceu!

E por fim, para nós, o evento mais marcante e especial de 2004 aconteceu bem aqui em BH, em um escritório pequeno: a Samba nasceu! Na época a gente ainda não era Tech, era Mobile, e nossos primeiros anos de existência foram dedicados à uma atividade bastante diferente da que executamos hoje, que era a distribuição de joguinhos para celular. Com o tempo, percebemos que a grande tendência para os próximos anos eram os vídeos e fizemos uma aposta certeira: mudamos nosso direcionamento para esses conteúdos e nos tornamos a Samba Tech, uma empresa especializada na distribuição de material audiovisual.

Hoje, 14 anos, muitos desafios e muitos prêmios depois, nossas soluções vão muito além e oferecemos tecnologia e estrutura para suportar diferentes tipos de negócios em vídeos. Nesse período, aprendemos muito, crescemos muito e tivemos centenas de pessoas nos ajudando a construir essa empresa. Se hoje somos referência no mercado, isso é mérito de cada um que passou por aqui.

E claro, em 14 anos nós mudamos muitas coisas, mas muitas outras também permaneceram: nossa cultura, o cuidado com as pessoas, o zelo pelos clientes e a excelência em nossas soluções. Isso não vai se perder!

Temos idade de adolescente, mas as experiências que acumulamos nesses 14 anos é que nos fizeram tão grande. Por isso, a gente espera ainda comemorar muitos e muitos anos!

E claro, não poderíamos deixar de enviar nosso muito obrigado a todos que acompanharam a Samba nessa trajetória: vocês são parte da nossa história e se crescemos tanto, foi graças à todos os clientes, amigos, colaboradores, fornecedores e parceiros.

Obrigada! Que venham os próximos 14 anos e que eles sejam de tanta evolução quanto foram esses primeiros.  


Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários