Aniversário da Samba: confira os mantras que nos inspiraram nesses 16 anos.

No dia 23 de março a Samba Tech completa mais um ano de vida! São 16 anos de história como uma das empresas mais inovadoras da América Latina Mas é claro, para se ter uma história de sucesso, é preciso muita resiliência, trabalho e, mais importante, um propósito e valores que guiam a empresa a todo momento.

Aqui na Samba não é diferente. Além do nosso grande propósito de levar a educação para todos os cantos do Brasil, temos mantras que são sempre lembrados na nossa rotina e nos ajudam a fazer o nosso trabalho da melhor maneira possível, sempre fazendo de tudo para priorizar a cultura da empresa e as pessoas que trabalham aqui.

Para comemorar nosso aniversário, queremos compartilhar alguns desses mantras e como eles nos ajudam, diariamente, a levar tecnologia de ponta aos nossos clientes e continuar ajudando-os a distribuir conteúdo educativo em todo país.

Um cavaleiro nunca é atingido pelo mesmo golpe duas vezes.

É importante estar sempre atento aos problemas e impedimentos que surgem para evitar que eles nos afetem novamente. Por isso, nosso mantra faz uma alusão aos Cavaleiros do Zodíaco. É impossível manter um negócio completamente livre de adversidades, então, a melhor maneira é se preparar e, principalmente, aprender com eles. Todo aprendizado pode ser utilizado no futuro para garantir que a empresa continue crescendo.

Para um negócio de sucesso, treine muito para garantir que nunca será atingido duas vezes pelo mesmo golpe!

Para ser criativo é preciso perder o medo de estar errado.

Esse é um dos mantras mais importantes para sustentação da nossa cultura interna. Na Samba, prezamos pela inovação e, para que ela aconteça todos os dias, nossos colaboradores precisam exercitar a criatividade. Nem sempre é fácil ser criativo, principalmente no ambiente corporativo, por isso, nosso lema defende que é preciso perder o medo de estar errado!

Quando você não tem medo de estar errado e sofrer represálias por isso, se sente muito mais livre para propor e criar, contribuindo para um ambiente muito mais inovador e criativo.

Aqui na Samba inovação corre nas nossas veias e nenhum colaborador precisa ter medo de estar errado, afinal, mesmo que um problema apareça, sabemos que vamos aprender com ele para que aconteça apenas uma vez. 😉

Nunca se esqueça de onde você veio.

Resumidamente: mantenha suas raízes. Ainda que sua empresa cresça muito e alcance sucesso inimaginável, é importante lembrar de onde você começou.

Muitas corporações, quando começam a atingir novos patamares, acabam criando barreiras demais, muitas vezes hierarquizando excessivamente as relações ou criando burocracias desnecessárias.

Se a sua empresa conseguiu alcançar o sucesso é por causa da cultura e dos processos que você teve até então, por isso, é importante nunca se esquecer disso. Cultura, proximidade, liberdade na comunicação e fluidez nos processos são pilares fundamentais da Samba desde sua fundação 16 anos atrás, por isso, estamos sempre lutando para que eles continuem sendo passados para todos nossos colaboradores.

Entre o mapa e o terreno, fique com o terreno.

Esse é um dos mantras que nosso CEO, Gustavo Caetano, mais gosta de citar, e não é atoa! O mantra “entre o mapa e o terreno, fique com o terreno” é uma lei do exército canadense que defende o seguinte: se no seu mapa indica que em um determinado local deveria ter um rio e você olhar para o terreno e ver que o rio não está lá, não comece a nadar na areia! Confie no terreno, não no mapa.

Na Samba, esse mantra é aplicado para garantir que estaremos sempre ligados nas tendências de mercado e no comportamento e feedback dos nossos clientes, reagindo de acordo com o nosso contexto real, não somente o plano de negócios.

Lembre-se que planos mudam e, às vezes, o mercado irá falar mais alto para onde você deve ir. Fique atento a mudanças e, lembre-se, não vá nadar na areia!

Small is beautiful.

Ser pequeno, hoje, é um sinônimo de ser ágil e ter um excelente tempo de resposta. Não tenha vergonha e nem medo de ser – ou pensar como uma empresa – pequena! 

Aqui na Samba, tentamos sempre operar com essa mentalidade de agilidade de empresas pequenas para garantir que as informações circulem de forma rápida e sem impedimentos, que as hierarquias não impeçam processos e que os problemas apareçam rapidamente para serem solucionados de forma imediata.

Mesmo empresas pequenas podem ter impactos gigantescos!

Fail Fast!

Talvez você possa estranhar a ideia de ‘fracasse rapidamente’, mas acredite, ela é um mantra importante na história de sucesso da Samba. A ideia por trás do “fail fast” é que por aqui, todos são incentivados a testar as ideias para levantar dados relevantes que irão nos ajudar a tomar decisões futuras.

Se for para falhar, falhe rápido e barato! Não tenha vergonha ou medo de testar ideias, coloque-as em prática e retire informações relevantes que irão orientar a equipe daqui para frente.

Coloque as engrenagens para rodar porque, se for para dar errado, é melhor que dê errado agora e não futuramente.

Poder às pontas.

Power to the edges simboliza, para nós, dar poder às pontas. Isso quer dizer que, aqui na Samba, todo mundo tem poder de decisão e sugestão. Cada um pode ser dono de um projeto, independente se é estagiário ou diretor.

Dar poder a todas as pontas da empresa cria uma cultura de descentralização, que garante que decisões podem ser tomadas de forma rápida e, baseado também nos outros mantras, a criatividade possa fluir em todos os times.

Pare de falar, comece a fazer!

Por último, qual o melhor mantra que nos garante que iremos colocar todos os outros em prática diariamente? Pare de falar e comece a fazer.

Tem uma ideia? Coloque em prática! Achou um problema? Ajude a resolver. Quer implementar um novo processo? A hora é agora!

Aqui na Samba, incentivamos a ação, independente do cargo do colaborador. A liberdade para propor e ter novas ideias é excelente, mas sem a ação, ela não vale de nada. Por isso, é importante ir além de apenas ter uma boa ideia, é preciso colocá-la em prática.


Seguindo esses mantras a Samba conseguiu, nesses 16 anos de história, levar educação ao redor do país e ajudar negócios a crescerem exponencialmente. Lembre-se: em tempos difíceis, são os seus mantras e o seu propósito que devem te guiar para que você esteja, sempre, no caminho certo.

Feliz aniversário, Samba Tech! 

Por: Débora Gomes

Especialista em marketing inbound e responsável pela estratégia de conteúdo do Blog da Samba. :)

Contribua com este post nos comentários