Mulheres que inspiram mulheres.

Mulheres que inspiram mulheres.

O dia internacional da mulher, oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, vai muito além de uma data para homenagear e dar felicitações às mulheres. O 8 de março é um símbolo da luta histórica das mulheres em busca de condições e direitos iguais, desde o âmbito profissional, com a igualdade salarial, até no cenário pessoal contra a violência de gênero. E mais, ele é um convite à reflexão de como a sociedade trata as mulheres.

Muitos avanços foram feitos em relação à igualdade de gênero desde que essa data foi criada, mas, ainda sim, andamos a passos lentos: menos mulheres do que homens entraram no mercado de trabalho, a participação feminina na política ainda é inferior à masculina e a presença das mulheres em setores de tecnologia continua muito pequena.

Essas são algumas das conclusões de um relatório recente do Fórum Econômico Mundial, onde o Brasil caiu cinco posições em 2019, para a 95ª, principalmente por causa das constantes diferenças em relação a participação e oportunidades econômicas.

Por mais que esse cenário pareça desanimador, muitos movimentos vêm ganhando força no mundo inteiro nos últimos anos. O #MeToo, #NiUnaAMenos, #NãoÉNão são apenas alguns exemplos que mostram que as mulheres estão cada vez mais se unindo para, juntas, conseguirem mudar esse cenário. E tão importante quanto esses movimentos é o surgimento de cada vez mais mulheres que, por meio de suas ações, inspiram outras mulheres a serem melhores e serem protagonistas na mudança desse cenário. 

Pensando nisso, a Samba Tech reuniu os depoimentos de colaboradoras de diferentes áreas onde elas nos contam quem é a sua mulher inspiradora e o que elas desejam para o futuro de outras mulheres. Continue lendo para conferir as #MulheresQueInspiramMulheres!

Amanda Aun – Pré-vendas 

Uma mulher que me inspira é a paquistanesa Malala Yousafzai. Ela se manifestou contra a proibição do direito das mulheres de estudar em seu país e foi baleada na cabeça por isso, em 2012, quando tinha apenas 15 anos. Malala sobreviveu ao ataque e até hoje continua atuando em prol dos direitos das mulheres e do acesso à educação. Além disso, ela foi a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Ela me inspira pela sua coragem e determinação já que, mesmo em um país super conservador, ela arriscou sua vida para garantir o direito das mulheres.

Acredito que deveria haver mudanças na cultura do mundo corporativo que promovam ações para que as mulheres possam ser mais vistas e valorizadas e, assim, tenham uma jornada mais amigável!

Rosa – Comercial

Uma mulher que me inspira é a minha avó Rosa. Ela criou com maestria seus 10 filhos de sangue e outros inúmeros que ela acolhia, em uma época difícil, onde tudo era escasso menos o amor!

Eu mudaria a forma, principalmente, como as mulheres são tratadas. Que elas possam ser mais respeitadas e mais ouvidas, dando mais voz e vez a essas guerreiras.

Binha – Marketing

Uma das mulheres que mais admiro pessoalmente é a Marta. Como sou muito apegada aos esportes e sei que esse é um meio ainda dominado por homens, histórias de mulheres fortes que batalharam o dobro para chegar onde chegaram me inspiram profundamente. É incrível pensar que mulheres como ela chegaram à elite de suas modalidades pelo amor ao esporte e, ainda por cima, lutam diariamente para que outras tenham melhores oportunidades. Não só ela, mas me inspiro em todas as mulheres atletas no nosso país.

O mundo corporativo precisa tomar ações efetivas para a igualdade entre mulheres e homens, como colocar mais mulheres em cargos de liderança e equiparação de salários.

Izabella – Customer Success

A minha mulher inspiradora é a minha mãe que me ensinou, desde cedo, a ser protagonista da minha vida e lutar pelos meus objetivos com muita sabedoria e resiliência. Hoje não tenho mais a sua presença física, mas quando tenho um desafio a cumprir sempre me recordo de suas palavras e ganho força para seguir em frente.

Eu mudaria a forma como a mulheres são avaliadas no mercado de trabalho para acabar com as diferenças entre homens e mulheres, principalmente a questão de cargos e salários.

Jose – Departamento Pessoal

Eu me inspiro na Loris, que faz parte do nosso time de Marketing da Samba. Ela está sempre efetuando suas atividades com garra e entusiasmo. Cativa tanto clientes quanto os funcionários, sempre de sorrisão no rosto e determinação no que faz. A gente sente a paixão dela pela profissão e isso é gratificante e motivante.

Vejo que ainda muitas das vagas são ofertadas apenas para os homens e isso é algo que gostaria que mudasse. Igualdade ainda é um grande divisor.

Lilian –  Financeiro 

Uma mulher que me inspira é a Rachel Matoso. Mulher, mãe, profissional, a Rachel é uma mulher guerreira, exemplo de profissional, superação e acima de tudo FÉ. Tive o prazer de trabalhar com ela na Samba Tech e me inspirou muito pelo trabalho executado, pela garra e otimismo em realizar seu trabalho, pela mãe e esposa maravilhosa que ela é. E, principalmente nos momentos mais difíceis (como ter sido diagnosticada com um câncer de mama e de cabeça erguida começou a luta pelo seu tratamento sua Fé inabalável superou qualquer barreira. Hoje, estando curada, faz palestras motivacionais para encorajar todas mulheres que estão passando pelo que ela passou. Pra mim a Rachel é 10.

Infelizmente o mundo corporativo ainda é liderado pelos homens, mas hoje temos um papel muito importante no mercado e cada dia mais estamos ganhando nosso espaço. O que eu mudaria seria continuar com nossas lutas pelo reconhecimento de igualdade para conseguir alcançar nossos objetivos e conquistar o entendimento e respeito pela mulheres no mundo corporativo.

Manoela – Facilities

Uma mulher que detém minha admiração é a Joseane, que trabalha conosco como DP. Com dois anos de casa, seu trabalho conecta as pessoas e as conforta. Além sempre estar disposta a ajudar, é uma guerreira nata e está em constante superação dos desafios. Onde uma atitude pode te classificar como teimosa e ser incisiva pode trazer o famigerado “você deve estar de tpm”, ações pequenas podem acolher a mulher e deixá-la segura, como disponibilizar itens de higiene pessoal no banheiro feminino e assegurar número mínimo de gestoras. 

Entender seu ambiente e quais são as condições das mulheres na sua empresa, é o diferencial e o que irá mudar o jogo (como no case do Google).

Luisa – Gestão

Não me inspiro em uma pessoa específica, mas sim em todas as mulheres que acordam todos os dias tentando dar sempre so máximo, sendo em casa, no trabalho ou até mesmo em suas dificuldades pessoais.

Eu tornaria as empresas mais flexíveis com os horários, valorizo muito este ponto na Samba Tech. Acredito que poder trabalhar neste modelo “Samba” faria diferença na vida de muitas mulheres.


Neste dia, a Samba quer mostrar sua grande admiração por todas as mulheres e sua força diária para continuar lutando por igualdade. Desejamos que todas possam conquistar cada vez mais espaço e inspirar muitas outras mulheres a fazerem o mesmo! 

Aproveitamos a data para relembrar da importância de todas as pessoas e empresas contribuírem para um mundo mais igualitário e justo todos os dias. E, claro, queremos agradecer à todas nossas colaboradoras pelo trabalho, cuidado e força que são fundamentais para tornar a Samba o que ela é!

Por: Natalia Fernandes

Produtora de conteúdo na Samba Tech. Estuda Publicidade e Propaganda na UFMG é responsável pelos materiais ricos com foco em conversão.

Contribua com este post nos comentários