• Blog
  • >
  • Acontece na Samba
  • Fique por dentro dos principais insights da 1ª temporada do Sambatalks! (e se prepare para a 2ª!)

Fique por dentro dos principais insights da 1ª temporada do Sambatalks! (e se prepare para a 2ª!)

Fique por dentro dos principais insights da 1ª temporada do Sambatalks! (e se prepare para a 2ª!)

2020 foi um ano de grandes aprendizados e consolidações na Sambatech. Fortalecemos a nossa missão, firmando o propósito de levar conhecimento para todos os cantos do Brasil, fizemos o rebranding da nossa marca e fundamos a Samba Digital, a unidade de negócios focada em transformação digital. 

Os acontecimentos de 2020 não pararam por aí! Com toda experiência e conhecimento alicerçados ao longo de quase duas décadas, lançamos o Sambatalks, um podcast sobre inovação, transformação digital e empreendedorismo. Foram 20 episódios, somando mais de 10 mil plays, com renomados convidados de empresas como Nike, Petlove, Telhanorte, Kopenhagen e outras gigantes!

Se você ainda não escutou o nosso podcast, aproveite para ficar por dentro de tudo o que aconteceu na primeira temporada, baixando o nosso e-book. Clique aqui ou no banner abaixo.

Principais insights da 1ª temporada do Sambatalks

Gustavo Caetano e Pedro Filizzola, respectivamente CEO e CMO da Sambatech e Samba Digital, conversaram com diversos nomes do mercado corporativo nacional e internacional. Vários CEOs de empresas influentes deram voz ao nosso podcast e ajudaram a esclarecer temas tão importantes para diversos outros gestores e ouvintes. 

A partir de agora, você vai ficar por dentro dos principais insights que aprendemos na 1ª temporada do Sambatalks! Confira!

A jornada e experiência do cliente deve ser um dos focos do seu negócio

A experiência do cliente tem sido um assunto cada vez mais explorado pelas organizações, não é à toa que no último ano, as empresas com esse foco tiveram grande crescimento, segundo pesquisa divulgada pela Exame

Para Paula Barcellos, Diretora Executiva da Viação Águia Branca, convidada do 6º episódio do Sambatalks,  a transformação digital deve ser pensada sempre em promover melhorias aos clientes. Nesse ponto, ela conta o exemplo da empresa em que atua que possui times escalados para trabalhar nos laboratórios de inovação do grupo, pensando em desenvolver melhores soluções para a jornada do público.

Big Data, Inteligência Artificial e Machine learning são algumas tecnologias usadas para mapear a jornada do consumidor no ambiente virtual, elas são uma das grandes apostas quando o assunto são tendências em tecnologia para 2021. Além disso, uma pesquisa realizada pela Gartner mostrou que as empresas que acumularam maior receita utilizam o customer experience, isso mostra que é algo que deve-se investir.

É preciso olhar para as pessoas no processo de transformação digital

Frequentemente, inovação e transformação digital são temas associados à tecnologia, essa concepção não está totalmente incorreta, contudo, a inovação perpassa por outros processos e abrange outras vertentes, seja sustentabilidade, melhoria no atendimento ao consumidor, novos produtos e processos, dentre outros.

Falar em transformação digital é falar também sobre pessoas. Tecnologias, softwares, processos e projetos são feitos por pessoas e para pessoas, por isso, é importante ficar atento sobre como as mudanças para a transformação digital impactam as pessoas.

Nesse assunto, Daniel Funis, Vice Presidente da Farfetch na América Latina, entrevistado no 19º episódio do Sambatalks, conta que o grande desafio de gerir negócios com um crescimento tão acelerado é encontrar pessoas dispostas a se desenvolverem com a empresa e acompanhar a evolução em âmbitos diversos, portanto, mais uma vez, é necessário pensar sobre pessoas.

Empresas tradicionais podem e devem inovar

Engana-se quem pensa que as empresas mais antigas e tradicionais não estão pensando em inovar-se e transformar digitalmente. Aliás, a inovação é uma boa estratégia para fazer com que elas tornem-se ainda mais perenes e competitivas no mercado.

Renata Vichi, CEO do Grupo CRM, foi a convidada do 9º episódio do Sambatalks. Ela, que está à frente do tradicional grupo que detém marcas como Chocolates Brasil Cacau e Kopenhagen, conta que “replicar o sucesso não é pensar grande”, é preciso pensar diferente para inovar.

Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, que começou na companhia em 1986, fala que “as marcas têm um papel de ajudar a sociedade a evoluir”. Nesse aspecto, mesmo as companhias tradicionais precisam progredir para acompanhar as mudanças e necessidades da sociedade.

O mercado nunca mais será o mesmo depois da pandemia

O ano de 2020 trouxe inesperadas mudanças para quase todas as empresas e pessoas. Aumento de aulas EAD, home office, comércio eletrônico e tantas outras mudanças. Sem dúvidas, a aceleração do processo de transformação digital, e a digitalização nos negócios foi uma das modificações mais marcantes para as empresas. 

Claro, é preciso lembrar também do impacto negativo que vários empreendedores tiveram com a pandemia, contudo, as que agiram de forma ágil, conseguiram se reinventar  e reestruturar seus negócios. 

Um dos insights do Sambatalks é que as boas mudanças que o mercado sofreu por conta da pandemia, dificilmente irão retroceder. Juliano Ohta, Diretor Geral na Telhanorte, convidado do 18º episódio do Sambatalks, fala que algumas mudanças realizadas no e-commerce da empresa, como a entrega expressa, produtos a preço de custo e algumas melhorias no site, foram responsáveis por trazer um crescimento de 4 vezes no comércio eletrônico da companhia. 

Já Ricardo Amorim, convidado do 8º episódio do Sambatalks fala também sobre os impactos trazidos pela pandemia do covid-19. Para ele, a crise acelerou o processo de transformação digital nas empresas. O economista cita que o isolamento fez com que muitas pessoas experimentassem coisas que até então não imaginavam, como por exemplo: reuniões remotas e compras online. Ele lembra também que foi possível ver um avanço da telemedicina no Brasil, mas ainda faltam muitos passos para chegarmos em um nível maior de transformação digital nesse aspecto, ele lembra que as telecirurgias, por exemplo,  ainda são raras no Brasil.

Esses são apenas alguns insights da 1ª temporada do Sambatalks! Você pode ouvir todos os episódios clicando aqui.

Inscreva-se para escutar em primeira mão a 2ª temporada!

A boa notícia é que em breve, a 2ª temporada do Sambatalks estará no ar, com convidados ainda mais especiais do mercado internacional e nacional.

Para escutá-la em primeira mão, preencha o formulário abaixo e participe da nossa lista de ouvintes especiais, assim que a nossa 2ª edição sair, você será um dos primeiros a conferir os episódios disponíveis!

Agora, é só aplicar todos os insights desses grandes especialistas e aguardar o que vem por aí!

Por: Camila Reis

Formada em Comunicação Social pela Puc Minas e pós graduada em Processos Criativos pela mesma instituição, atua com comunicação desde 2013. Hoje, faz parte do time de marketing da Sambatech.

Contribua com este post nos comentários