Descubra como diminuir os ruídos internos no seu negócio

“Quem tem boca vai a Roma”

Quem nunca ouviu esse antigo ditado? Tudo bem que ele foi um pouco adaptado das suas verdadeiras origens, mas nunca fez tanto sentido como nos tempos atuais. Sabe por que?

Estamos na era da tecnologia, da revolução 4.0, da criação de redes e conexões, na qual não é preciso que pessoas estejam fisicamente no mesmo local para se comunicarem. Portanto, é muito importante que a comunicação empresarial seja bem estruturada evitando ruídos internos e perda de informações importantes para sua empresa.

Mas pode ficar tranquilo, nesse texto te conto como evitar esse problemão no seu negócio!

O que é comunicação empresarial interna

Vamos defini-la como a comunicação com foco nos colaboradores, fornecedores, parceiros e demais stakeholders internos.

E porque ela é tão importante?

Porque ela trabalha com informações estratégicas relevantes da sua empresa.  

Seus fornecedores são extremamente importantes para que sua empresa funcione, sem seus colaboradores, a empresa nem existe. E é por isso que o fluxo de informações entre eles deve ser de muito cuidado. Como?

Nós te ensinamos agora:

4 dicas para diminuir os ruídos internos no seu negócio

  1. Tenha um cultura que valorize a comunicação

Em seu livro “Satisfação Garantida”, Tony Hsieh fundador e CEO da Zappos.com, ressalta a importância de uma cultura para a empresa. É o pilar que sustenta: é a melhor maneira de construir uma marca para longo prazo.

Pensando nisso, se você inclui na sua cultura a valorização da comunicação interna – seja por meio da criação de processos, ou estabelecimento de rotinas necessárias que mantenham o fluxo de informações – a sua empresa tem como objetivo diminuir os ruídos internos do seu negócio. Concorda?

Ainda seguindo os conselhos de Tony, o primeiro passo para implementar uma cultura é dado no processo de contratação de colaboradores: é preciso que eles estejam alinhados com os valores da sua organização e mais, que os vivam dia a dia.

  1. Seja transparente

Esse é um ponto crucial para tudo na vida.

Em se tratando de comunicação, ser transparente ajuda a diminuir os ruídos internos, uma vez que não abre espaços para informações “atravessadas”. Entenda aqui ser transparente como ser verdadeiro em suas colocações e leal a elas.

Quanto mais transparente você for na tomada de decisões, na exposição de fatos e acontecimento, mais fácil é a comunicação entre você, seus colaboradores e fornecedores, ou seja, sua empresa.

Quando dois sabem os propósitos e intenções um dos outros é mais fácil chegar a um acordo, evitando possíveis informações paralelas.

  1. Entenda seu público interno

Você sabe identificar o perfil do seus colaboradores? Qual a diferença entre eles e seus fornecedores? O que satisfaz cada um deles? O que é preciso para que colaboradores desempenhem sua função bem? E fornecedores, o que é necessário para que entreguem nos prazos estabelecidos ou consiga um aumento de prazo de pagamento?

Para seus colaboradores, comece com a dica de Tony Hsieh: saiba como selecionar as pessoas que farão parte do seu negócio, que também é seu sonho. Invista em treinamentos: de cultura, de processos, de capacitação e melhorias.

Para seus fornecedores, seja transparente estabeleça relações verdadeiras, colocando as cartas na mesa e negociando de maneira justa.

Conciliados, o caminho da informação é mais claro e preciso, contribuindo para diminuir os ruídos internos do seu negócio.

  1. Crie relacionamento acima de acordos profissionais

É claro que o relacionamento entre você, seu negócio, colaboradores e fornecedores deve ser extremamente profissional.

O que sugiro aqui é que sejam construídos relacionamentos a longo prazo com seu público interno, especialmente, colaboradores e fornecedores. Mais que um compromisso de trocas de serviços, você tem a seu alcance pessoas com responsabilidades sobre processos importantes para tornarem o seu sonho, que é também seu negócio, real. De alguma forma, eles colaboram para que sua estrutura mercadológica funcione e cuprem com seus deveres.

Pra você o interessante é que eles sejam cada vez melhor, não é mesmo? E você pode contribuir diretamente, melhorando a sua comunicação com eles! A forma como sua empresa os vê e como eles veem a sua empresa. É possível tornar essa relação algo maior que apenas entregas e cobranças, através da comunicação.

E se fosse possível informar o nível de estoque dos seus produtos a seus fornecedores, para que eles conseguissem antecipar seus pedidos ou colocá-los em stand by, conforme os números?

E se fosse possível mostrar a seus colaboradores os objetivos estratégicos da organização e onde a empresa está neste momento, o que falta para as metas serem batidas? Além da dimensão do impacto de seu trabalho, seu colaborador pode ficar mais engajado com estratégica da empresa e buscar soluções casuais, que você não percebe, para solucionar algum problema.

Nessa época de conexões e redes é preciso mais que criá-las. É preciso estabelecermos de forma transparente, objetiva e em elo, para que trabalhemos juntos, diminuído ruídos e aumentando a capacidade de criar relacionamentos ganha-ganha a longo prazo.

Seu negócio está pronto para essa transformação? Mãos à obra!

Artigo escrito por Cecília Araújo, redatora da MF Consultoria.

A MF é uma empresa de consultoria empresarial online que estrutura dados, transforma em informações que auxiliam na tomada de decisão do negócio, melhorando os resultados dia a dia.


Baixe o guia completo para alinhar a sua comunicação interna!

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários