Como aumentar o engajamento dos alunos em EAD

Alguns fatores são essenciais para o sucesso de um curso a distância. Pela EAD ser bastante diferente da presencial no quesito interação, é importante entender como motivar, engajar e interagir com alunos que estão estudando remotamente. É por isso que saber como aumentar o engajamento dos alunos em EAD é definitivo para o sucesso do seu projeto de ensino a distância.

Existem algumas ações que podem ser implementadas em um curso online para aumentar o engajamento dos alunos, evitando a evasão e, claro, potencializando o aprendizado. Confira algumas dicas para melhorar o engajamento de alunos no ensino a distância.

Como aumentar o engajamento dos alunos em EAD

Um dos fatores que impulsionam o processo de evasão no ensino a distância é, exatamente, a falta de relacionamento entre alunos e professores. Todos nós crescemos e estudamos em um sistema de educação presencial, por isso, a adaptação ao ensino a distância pode ser um tanto quanto difícil para algumas pessoas. Para tentar suavizar a transição do modelo presencial para a distância, é importante garantir que, ainda que essa interação não seja face-a-face, que alunos, professores e instituição tenham canais de comunicação aberto para se manterem engajados e interessados nos cursos.

Por esse motivo, a forma como os alunos interagem com os professores é um dos indicadores educacionais mais importantes para cursos a distância. Pela falta de interação face-a-face, é preciso criar formas de interação mediadas pela tecnologia, de forma a manter uma proximidade entre professores e alunos, bem como entre alunos. Isso é importante porque o contato interpessoal também é uma ferramenta educacional importante para o aprendizado.

Se você pensa em levar seus cursos para o ambiente virtual ou até mesmo lançar o seu próprio curso online, confira essas dicas rápidas e certeiras sobre como aumentar o engajamento dos alunos em EAD.

Chat

Uma ideia bastante comum e interessante é a implementação de um chat em seu AVA (Ambiente virtual de aprendizagem). O chat permite que mensagens instantâneas sejam trocadas entre professores e alunos e, dessa forma, agilizam o ato de tirar dúvidas e, claro, aumentam a interação entre os envolvidos no curso.

Quanto mais contato o aluno tem com o professor, mais aumenta o engajamento e interesse dele pelo curso. Na educação a distância, por não ter a presença física de um professor na hora da aula, é muito importante que a comunicação, ainda que remota, seja rápida e eficiente.

Fórum de discussão

Pensando também no engajamento dos alunos entre si, um fórum de discussão é uma ferramenta interessante para ser implementada no ensino a distância. Para além da lição passada pelo professor, as discussões entre os alunos também são importantes para o aprendizado. A troca de experiências entre participantes do mesmo curso pode significar muito para o sucesso de uma estratégia educacional.

Para aumentar o engajamento dos alunos com o curso, fornecer um ambiente no qual eles podem trocar ideias, experiências e aprenderem com os colegas é uma excelente saída.

Um fórum de discussão pode ser incorporado como uma atividade extra-classe que promova a pesquisa de temas interessantes relacionados ao conteúdo da lição, além de propor novos temas e questões também relacionadas. Dessa forma, os alunos podem estar sempre em contato com outros que estão no mesmo processo de aprendizado e até fazer novas relações, no espírito que um ajuda o outro.

Transmissão ao vivo

Um novo método de engajamento que está ganhando bastante popularidade ultimamente é o uso das transmissões ao vivo, chamadas também de live. De um ponto de vista análogo, uma transmissão ao vivo é a forma mais efetiva de emular uma aula presencial, afinal, a interação acontece em tempo real, e os alunos podem conversar e tirar dúvidas com o professor ao vivo, ainda que remotamente.

Realizar aulas ao vivo periodicamente podem ajudar – e muito! – o engajamento dos alunos com o curso. Eventos especiais são muito importantes para manter os alunos sempre interessados e ligados à sua instituição de ensino ou seus cursos online.

Gamification

Você já ouviu falar em gamification? O gamification é uma técnica de incorporar jogos no ambiente educativo. Essa prática promove a competição saudável entre estudantes e, além disso, estimula a vontade de superação. Jogos educativos fazem com que os alunos busquem sempre resultados melhores, assim, estudando mais, interagindo mais, buscando novas fontes de informação e, claro, promovendo o engajamento dos alunos.


Ações que visam melhorar ainda mais a qualidade dos cursos online, como aumentar o engajamento dos alunos, promover interação entre professores e estudantes e mantendo-os sempre em contato podem ser o diferencial para o sucesso do seu curso. O ensino a distância, por ser uma modalidade bastante diferente do presencial, precisa de ações específicas, voltadas para o estudo remoto.

Se você quiser aprofundar um pouco mais a respeito do engajamento de alunos em EAD e a interatividade no ensino a distância, pode ler nosso artigo completo sobre o assunto clicando aqui.


Para um guia completo sobre como evitar a evasão escolar no EAD, você pode baixar esse material grátis clicando aqui ou na imagem abaixo! Confira:

como engajar alunos em ead para evitar evasao

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários