• Blog
  • >
  • EAD
  • AVA: o que é um ambiente virtual de aprendizado e quando você precisa investir em um

AVA: o que é um ambiente virtual de aprendizado e quando você precisa investir em um

Você já deve ter ouvido o termo AVA em suas conversas sobre EAD, cursos online ou ferramentas de aprendizagem, certo? Mas você sabe o que ele significa?

Antes de entender como o AVA pode ajudar a melhorar a estrutura do seu EAD, da sua sala de aula ou das palestras oferecidas por sua empresa, vamos conhecer mais sobre o significado e sobre o funcionamento dessa ferramenta.

Ah, pra já entrar de vez no assunto, vale também conferir como uma estrutura profissional pode alavancar seu EAD. Acesse nosso material gratuito aqui.

como alavancar os resultados de um ead

O que é AVA?

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem, algo que está se tornando cada vez mais popular na rotina das pessoas. Isso porque, como o próprio nome já diz, um AVA é um ambiente virtual que tem como objetivo ajudar na distribuição de diversos tipos de conteúdos para cursos online ou em disciplinas com conteúdo semipresencial. Ele é bastante similar ao LMS, Learning Management System, sobre o qual você pode saber mais neste artigo aqui.

Em resumo, o AVA se compara a uma grande sala de aula virtual, na qual os alunos e professores podem interagir entre si e também interagir com os materiais disponíveis no ambiente.

Com o AVA, uma das grandes necessidades de alunos EAD é suprida. Atualmente, os alunos não querem somente assistir o conteúdo de uma aula e ter que fazer centenas de anotações, eles querem ter acesso ao conteúdo a qualquer momento, para revisitar alguma parte importante, por exemplo, e conseguir trocar informações e aprendizados com outros alunos e com os professores.

Em quais situações o AVA pode ser utilizado?

Sabemos que a tecnologia se atualiza rapidamente e de forma constante. As pessoas têm se adaptado às novas tecnologias e recorrido a elas para realizar suas atividades diárias de forma mais efetiva e veloz. Nós mudamos a forma como fazemos compras, como realizamos uma pesquisa, como assistimos conteúdo audiovisual… e o acesso a conteúdos educacionais também mudou.

Com todas essas mudanças acontecendo, é preciso entender como se adaptar a elas e ser capaz de oferecer um produto cada vez melhor para o seu público. Para isso, trabalhar com o AVA pode ser uma boa solução para o seu negócio. Abaixo listamos três das principais situações nas quais o ambiente virtual de aprendizado pode ser utilizado, veja:

1. Apoiar o Ensino a Distância

É impossível falar de AVA sem pensar na educação a distância pois, neste caso, a ferramenta pode ser bastante útil e importante para os alunos. Se você é um produtor de cursos online, por mais que você possa manter seu negócio com uma estrutura mais simples e dinâmica – o que é uma tendência – muitas vezes apostar em um ambiente virtual de aprendizagem pode ser essencial.

O AVA vai te ajudar a fazer uma gestão completa do seu curso online e pode trazer funcionalidades que, em alguns casos, vão melhorar a experiência do aluno. Com a ferramenta, aliada à uma boa estrutura tecnológica, é possível:

  • Estruturar os conteúdos oferecidos, dividindo-os em módulos e aulas.
  • Disponibilizar materiais complementares para seus alunos.
  • Acompanhar o processo de aprendizagem do aluno.
  • Emitir certificado de conclusão de curso.
  • Realizar avaliações de aprendizagem.
  • Gerar relatórios de performance e consumo de conteúdo dos alunos.

Com tudo isso em mãos, você consegue ser mais assertivo, corrigir problemas de forma veloz e oferecer ferramentas que ajudam no processo de aprendizado dos seus alunos.

2. Contribuir com a sala de aula física

Outra situação na qual o AVA pode ser utilizado, é como complemento ao ambiente físico da sala de aula. Mesmo que você ofereça a seus alunos um ambiente físico para aulas presenciais, há muitas vantagens em disponibilizar um ambiente virtual de aprendizagem para eles. Isso porque em um AVA é possível oferecer material complementar de estudo e  realizar testes de aprendizagem online, complementando os estudos fora da sala de aula.

Muitos profissionais que ofertam cursos presenciais já possuem o AVA como ferramenta complementar, uma vez que, como dito anteriormente, as pessoas estão cada vez mais habituadas às novas tecnologias, inclusive para ferramentas de estudo e aprendizado.

Sendo assim, você permitirá que seus alunos possam adquirir conhecimento não só dentro da sala de aula, mas também fora dela, acessando conteúdos diversos pelo celular, tablet, notebook ou computador!

3. Realizar treinamentos e conferências

A terceira situação na qual o AVA pode ser bem aproveitado é para empresas que desejam possuir um espaço para aplicar treinamentos, fazer conferências ou realizar seminários. Se este for o seu caso, saiba que o AVA pode facilitar esses processos e reduzir os seus custos, principalmente se você possuir funcionários em diferentes regiões do Brasil ou do mundo.

Com o AVA você terá um espaço exclusivo para os funcionários da sua empresa. Se necessário, você poderá destinar o espaço apenas para funcionários específicos, por exemplo. Em casos com este, o AVA ajudará na disponibilização de materiais que poderão ser acessados por seus funcionários a qualquer momento e em qualquer dispositivo, além da capacidade de interação via fórum ou chat dentro da plataforma.

E se você quer saber o passo a passo para criar treinamentos corporativos altamente eficientes utilizando vídeos, acesse nosso material gratuito.

criar treinamentos corporativos em video

Quais são as vantagens de investir em um AVA?

Depois que você já entendeu o que é um ambiente virtual de aprendizado e já conhece das suas situações de aplicabilidade, é hora de saber quais são as suas vantagens e descobrir se vale a pena investir na ferramenta.

1. Flexibilidade de horários

Com o AVA as suas aulas e conteúdos educacionais serão disponibilizados online para os seus alunos. Isso significa que o material poderá ser acessado a qualquer momento e em qualquer hora do dia, permitindo que seus alunos tenham maior flexibilidade de horário, adaptando os estudos com o horário de trabalho ou outros compromissos do dia a dia.

2. Interação que gera troca de conhecimento

Uma das principais carências do EAD em relação a um ambiente físico de sala de aula é a falta de interação dos professores com os alunos e dos alunos com seus colegas de classe. Com o AVA, essa carência passa a não existir mais, uma vez que a ferramenta possibilita a interação por meio de fóruns e chats dentro da plataforma. Agora, já não é preciso que as pessoas estejam em uma mesma localização para que elas interajam, é possível estar em diferentes lugares do planeta e conseguir trocar conhecimento!

3. Acesso ao conteúdo, seja qual for o dispositivo

Há uma tendência de mercado em substituir os grandes aparelhos, como os desktops tradicionais, por opções mais compactas, como os smartphones, que possuem configurações de dar inveja em muitos computadores por aí.

Os smartphones estão no bolso da população e são usados em casa, nos intervalos de trabalho, no transporte e em qualquer lugar que você possa imaginar. Se eles estão o tempo todo com o seu público, porque não oferecer um conteúdo que pode ser acessado na palma da mão?

Essa é outra vantagem de um AVA: conseguir disponibilizar os seus conteúdos para todos os tipos de dispositivos. Então, se seu aluno quer assistir uma aula em casa, no notebook, ele pode! Mas, se ele quer assistir uma aula ou ler uma apostila que você disponibilizou dentro do ônibus, usando o celular, com o AVA ele também pode.

4. Redução de custos e, consequentemente, investimento mais baixo

A parte financeira é uma das questões que pode fazer a aposta no ambiente virtual de aprendizado brilhar aos olhos. Não significa que, ao optar por um ambiente virtual de aprendizado, você não precisará fazer investimentos. Mas significa que você poderá reduzi-los.

Manter um ambiente físico para lecionar implica em diversos custos, não somente com a locação do espaço, mas com os materiais necessários para ministrar as aulas. Um custo maior para o produtor significa um custo maior para o aluno, que provavelmente teria que pagar mais para ter acesso ao conteúdo em um ambiente físico do que ele pagaria no EAD.

Por isso o ensino a distância oferecido em um bom ambiente virtual de estudos é vantajoso tanto para quem oferece o curso, como para os alunos.

5. Ferramentas que auxiliam na avaliação da aprendizagem

Por fim, outra grande vantagem do AVA é a possibilidade de acompanhar todo o processo de aprendizagem do aluno, realizando avaliações de acordo com os módulos do curso e os conteúdos ofertados.

Com o término das aulas, também será possível emitir o certificado de conclusão de curso, algo muito valorizado pelos alunos, uma vez que o documento servirá de prova de que ele passou por todo o processo, tendo assistido às aulas e realizado as avaliações necessárias.

Já pensou em trabalhar com um ambiente virtual de aprendizado?

Neste artigo, você pôde compreender o significado de AVA e as maneiras como um ambiente virtual de aprendizagem é capaz de ser utilizado de acordo com a sua necessidade, seja você um produtor de conteúdo para a internet, um professor ou um empresário.

Com a rotina diária cada vez mais acelerada, a procura por opções de eduação a distância de qualidade tem aumentado, uma vez que com os cursos online é possível ter flexibilidade de tempo e local de estudo. Mas, para suprir essa necessidade de boa parte da população, não basta apenas oferecer um conteúdo de qualidade, é preciso oferecer suporte, materiais de apoio e capacidade de interação com os seus alunos e é neste momento que o AVA pode ser uma ferramenta complementar valiosa e mostrar sua utilidade.

Agora que você já conheceu sobre o AVA e entendeu mais sobre suas aplicações e vantagens, aproveite também para conferir nosso minicurso e entender do que mais você precisa para criar cursos online incríveis e ganhar dinheiro com a sua especialidade.

minicurso para criar cursos online
Por: Nathália Tameirão

Coordenadora de Marketing Digital na Samba Tech e especialista em SEO e conteúdo. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFMG, é responsável pela estratégia de conteúdo da Samba, com foco em atração e conversão.

Contribua com este post nos comentários