Educação online: saiba tudo sobre essa tendência.

Com uma sociedade cada vez mais moderna e conectada, é inevitável que determinadas estruturas tradicionais comecem a se atualizar, como é o caso da educação online. A necessidade de democratizar o processo de aprendizado para pessoas que cada vez possuem menos tempo, mas têm uma vontade ainda maior de aprender e se especializar, fez com que o ensino a distância se tornasse uma tendência.

Quer saber mais sobre como a educação online funciona e entender os benefícios e vantagens dessa modalidade de ensino? Então continue lendo o artigo para descobrir tudo!

O que é educação online?

Você já pode ter ouvido falar de Educação online como Ensino a Distância ou Educação a Distância, o famoso EAD. Apesar das variações no termo, os três se referem a mesma coisa: uma modalidade de educação que utiliza-se da tecnologia para impactar positivamente os alunos de cursos online, possibilitando que o aluno não precise estar em um mesmo ambiente físico que o seu professor e consiga ter acesso aos conteúdos educacionais via internet.

Com a educação online, ainda que alguns processos para os professores sejam semelhantes à educação presencial (como a elaboração de um plano de aula), alunos e professores não precisam mais estar em um mesmo ambiente para que o processo de aprendizagem aconteça. Nesta modalidade, a conexão acontece por meio de um sistema online de aprendizagem.

A popularização desse tipo de ensino se deu a partir do momento que as pessoas começaram a modificar a forma como se relacionam entre si e com a tecnologia. Vivemos em um mundo cada vez mais virtual, com tanta possibilidade de compartilhamento de conteúdo, ao passo que a nossa vida se torna cada vez mais corrida e o tempo se torna escasso. Além disso, nem sempre é possível, por falta de recursos financeiros ou de tempo, participar de cursos ou aulas que são ministradas em cidades, estados ou até mesmo países que não são os nossos. A educação online veio para ajudar nisso!

Acompanhe também as tendências para educação online que vêm surgindo cada vez mais fortes. Você pode assistir a este seminário virtual clicando aqui!

webinar sobre tendencias ead para educacao online

Quais as vantagens da educação online?

O crescimento de instituições e profissionais que apostam na educação online acontece de forma bastante acelerada. Isso se dá por causa do sucesso desse modelo de aprendizado, que é capaz de oferecer vários benefícios aos seus alunos e também para as instituições de ensino, veja só alguns deles:

1. Tempo.

A educação online possibilita uma flexibilidade de tempo, uma vez que o aluno consegue administrar melhor as horas do seu dia, podendo estudar em seu tempo livre. Um aluno que trabalha pela manhã e quer estudar a noite, pode fazer um mesmo curso de outro aluno que trabalha à noite e deseja estudar pela manhã, por exemplo.

2. Localização.

Além de ser mais flexível quanto ao horário de estudos, o ensino a distância também permite uma flexibilidade de localização. Isso acontece porque no modelo de aprendizagem online o aluno pode estar em qualquer lugar do mundo e conseguir visualizar o conteúdo, basta que ele possua acesso à internet.

3. Preço.

Outro grande atrativo da educação online são as possibilidades mais baratas de ter acesso a conteúdos e aprendizados diversos. Por não haver a necessidade de um ambiente físico para que as aulas sejam ministradas, não é preciso pagar aluguel de espaços, a impressão de materiais didáticos, diversos turnos para um mesmo professor, entre outras economias que permitem que a educação a distância seja mais acessível.

4. Interação.

Muitos se enganam ao pensar que, por ser uma modalidade de educação oferecida online, a interação dos alunos com os professores e também dos alunos entre si, é perdida. Hoje, com os ambientes virtuais de aprendizagem (LMS) é possível criar ambientes que simulam a sala de aula, com chats para conversas entre estudantes, materiais didáticos extras, realização de atividades avaliativas, etc.

Como funciona o sistema EAD?

Agora que você já sabe as vantagens que a educação online possui, vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento dessa metodologia.

O sistema de ensino a distância conta com:  

1. Plataforma de educação online.

Como todo o aprendizado acontece através de recursos digitais, é necessário haver uma plataforma específica na qual os conteúdos do curso serão disponibilizados.

O acesso a plataforma EAD é feito por meio de um determinado endereço online, ou seja, basta o aluno entrar no seu navegador de internet e digitar o endereço web da plataforma.

2. AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é bastante conhecido como AVA. Nós já falamos sobre AVA neste artigo, você pode visitá-lo para conhecer mais a fundo o assunto.

Em suma, o AVA funciona como uma grande sala de aula virtual onde os alunos e professores podem interagir entre si e também interagir com os materiais disponíveis no ambiente.

3. Aulas digitais.

Para que a educação online funcione da melhor maneira possível, é necessário criar aulas digitais que serão ministradas por um professor e em seguida compartilhadas dentro dos ambientes virtuais de aprendizado.

O conteúdo das aulas é variável de acordo com a instituição responsável pelo EAD.

4. Material de apoio.

Os materiais de apoio, como o próprio nome já diz, servirão como apoio e contribuição para o processo de aprendizado das aulas. Assim como as aulas digitais variam de acordo com o conteúdo que será lecionado, os materiais de apoio também são variáveis. Os mais comuns são os vídeos, ebooks, apostilas e landing pages.

5. Avaliações.

As famosas provas ou atividades avaliativas continuam funcionando mesmo quando o assunto é educação online! Dentro do ambiente virtual é possível realizar atividades para medir o desempenho dos alunos. Após a realização das avaliações, em muitos casos é possível oferecer feedbacks de acordo com o desempenho do aluno.

Conclusão.

Se você chegou até aqui, foi possível compreender que o sistema de educação online também é estruturalmente complexo, afinal possui várias etapas de funcionalidades para que o processo de aprendizagem seja útil e produtivo.

Por possuir diversas vantagens em relação à metodologia tradicional, o ensino a distância tem se tornado cada vez mais popular, principalmente para a realização de cursos e capacitações mais pontuais.

Depois de tudo isso, caso a sua ideia seja começar a criar espaços de aprendizagem para compartilhar os conhecimentos que você detém, investindo na educação online, nós já criamos um artigo que explica melhor todos os processos relacionados a uma das partes principais do ensino a distância, o professor online! Quer saber mais sobre o assunto? Então clique aqui e boa leitura!


Quer investir de vez nesse mercado que não para de crescer? Se você quiser encontrar sucesso na educação online, pode baixar esse material que te ensina como produzir cursos online de ponta a ponta, desde a produção até a divulgação de seu conteúdo! Leia e comece agora mesmo.

como produzir um curso online de ponta a ponta para investir na educacao online
Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários