• Blog
  • >
  • EAD
  • Eduscrum: aplicação da metodologia ágil no ensino a distância

Eduscrum: aplicação da metodologia ágil no ensino a distância

Eduscrum: aplicação da metodologia ágil no ensino a distância

Eduscrum é considerada uma metodologia ágil que tem o potencial de aumentar a autonomia do aluno, maximizar a produtividade e promover entregas mais ágeis.

A principal função das novas metodologias de aprendizagem é alterar o modelo antigo e tradicional de ensino, em que o aluno se comporta mais como ouvinte e é pouco participativo. 

Essas novas metodologias vieram para atender uma demanda do mundo contemporâneo: formar indivíduos autônomos e protagonistas do seu futuro.


Mas, como o Eduscrum pode ajudar nisso tudo e ainda, ser aplicado no EAD?

Ah, se você nunca ouviu falar sobre o termo Scrum, recomendamos que você leia um e-book sobre o assunto, antes de continuar neste artigo. Clique aqui ou no banner abaixo para ler.

Ebook Scrum e Eduscrum Sambatech

O que é Eduscrum?

Eduscrum é a aplicação da metodologia Scrum no contexto educacional. O Scrum é um método ágil que inicialmente era utilizado em projetos de tecnologia das mais diversas empresas. Com o passar do tempo, ele começou a ser aplicado em outros setores e em outras áreas, assim surge o Eduscrum.

Se você leu o e-book que sugerimos, já sabe que na metodologia Scrum, o Scrum Master exerce um importante papel ao ser o principal ponto de comunicação entre o  Time de Scrum e o Product Owner. No âmbito educacional, ou seja, com o Eduscrum o Scrum Master é o professor. O Time de Scrum são os pequenos grupos de até 4 alunos. 

Além disso, a metodologia de Eduscrum conta também com o Líder de Time, que vai reportar ao professor o andamento das tarefas da equipe. Vale destacar que o Líder de Time é alterado em cada rodada de um novo projeto. O objetivo disso é que todos tenham a oportunidade de exercer esse papel na liderança.

Leia aqui sobre metodologias ativas de aprendizagem

Como aplicar o Eduscrum no EAD?

O ensino a distância tem seus desafios. Mas, o fato é que foi por meio dele que muitos alunos passaram a ter acesso tanto a universidade quanto a cursos livres de curta duração. As barreiras geográficas são eliminadas no ambiente virtual e através das telas a conexão com o conhecimento é feita.  

Como dissemos, as novas metodologias vieram para alterar o modelo de ensino tradicional e a modalidade EAD já é por si só, um modelo diferente do tradicional.

Talvez você pode se lembrar que no passado era possível estudar por correspondência, rádio ou televisão. Isso é verdade. Mas, a formalização do ensino  a distância só aconteceu no Brasil nos anos 90.

Dos anos 90 até hoje, muita coisa mudou e aumentar a produtividade no EAD é uma demanda nos dias atuais, para isso é possível aplicar a metodologia Eduscrum.

A seguir, vamos mostrar alguns passos de como isso pode ser feito:

Template Plano de Aula Sambatech

Divisão da turma em grupos:

Para começar, é preciso dividir a turma em grupos de no máximo 4 alunos. Se no seu modelo de ensino houver estudantes em diferentes etapas do curso simultaneamente, para criar esses grupos, isso deve ser levado em consideração, de forma que os times tenham integrantes que estejam na mesma etapa do curso.

Definição do projeto:

Na metodologia Scrum cada projeto realizado tem um ciclo de desenvolvimento que é chamado de Sprint. É importante definir a data de começar a Sprint e a data de entrega do projeto. Normalmente este ciclo é mensal, mas isso pode ser alterado conforme a demanda. Vale lembrar que uma Sprint muito longa não é muito funcional, já que o objetivo da metodologia é que sejam feitas entregas ágeis.

No âmbito educacional, uma Sprint pode ser um trabalho em grupo, por exemplo. Aplicar essa metodologia na educação pode ser bem vantajoso para aumentar a produtividade dos estudantes. Muitas vezes, alguns alunos tendem a adiar o start de uma tarefa, com a metodologia Eduscrum, os estudantes já terão a data de início e a data da entrega dos resultados, evitando a habitual procrastinação.   

Tarefas do projeto:

Neste momento, deve-se listar todas as tarefas que irão compor o projeto.  Deverá ser especificado também qual membro do time será o responsável pela execução de cada etapa da atividade. 

Recomenda-se fazer um quadro em que essas tarefas estejam elencadas.

Para o EAD, a elaboração dessas informações pode ser bem útil na gestão do conhecimento, uma vez que os estudantes terão menos contato, se compararmos ao modelo do ensino presencial. 

Reuniões:

Na metodologia Scrum são realizadas reuniões diárias (Daily Scrum). No Eduscrum também é recomendado que esses encontros aconteçam. As reuniões devem ter duração de 15 minutos e servem para rever o andamento do projeto e pontuar sobre: o que foi feito, dificuldades e obstáculos, quais serão os próximos passos, dentre outros.

Além das reuniões diárias, ao final de cada projeto devem ser feitas as reuniões de revisão. Essas reuniões servem para revisar o que foi feito em relação aos objetivos traçados para a sprint.

Quando se fala em ensino a distância, essas reuniões podem aproximar ainda mais os alunos, estreitar os vínculos, alinhar os pontos, facilitar a troca de conhecimento e contribuir para entregar um bom projeto final. 

Benefícios de Aplicar o Eduscrum no EAD

Um dos principais benefícios do Eduscrum é o desenvolvimento da autonomia dos alunos e no EAD essa habilidade é fundamental para que os estudantes consigam se organizar e concluir suas tarefas no prazo e com qualidade.

Além disso, a eleição de um Líder de Time a cada projeto faz com que todos os alunos tenham a experiência de desenvolver habilidades de liderança e lidar com diferentes cenários e pessoas.

Ademais, o Eduscrum incentiva o trabalho em equipe, isso faz com os estudantes tornem-se mais colaborativos e participativos. As reuniões facilitam a interação com o time e ainda desenvolve habilidades comunicacionais. 

Outro princípio do Eduscrum é a formação de equipes autogerenciáveis. Já imaginou como isso pode ajudar no EAD? Na educação não presencial, os alunos precisam ter ainda mais autocontrole em relação aos horários, tarefas e responsabilidades. Como dissemos, um dos motivos de aplicar essa metodologia ágil na educação é exatamente que os estudantes tornem-se protagonistas da sua vida estudantil e do seu futuro, para isso, nada melhor do que formar sujeitos autônomos, prontos para os desafios do dia a dia. 

Nós sabemos que mudar uma metodologia de ensino para aplicar o método Eduscrum no EAD não acontecerá de um dia para o outro. Mas, com planejamento, orientações e observações, é possível começar a desenhar estratégias para fazer essa mudança. 

Para isso, você pode contar com a Sambatech para oferecer uma plataforma de hospedagem e distribuição o seu curso EAD. Clique aqui ou no banner abaixo para conhecer o Samba Tutor. 

Ah, não esqueça de deixar o seu comentário sobre o que você achou!

Tour Plataforma para Gestão de Cursos EAD Samba Tutor





Por: Camila Reis

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Puc Minas, com especialização em Processos Criativos, trabalha com marketing desde 2013. Hoje, atua na estratégia de Inbound Marketing da Sambatech.

Contribua com este post nos comentários