• Blog
  • >
  • EAD
  • Insights
  • Gestão educacional: como manter uma boa gestão da educação e qual sua importância.

Gestão educacional: como manter uma boa gestão da educação e qual sua importância.

Com tantas opções de empresas no mercado, buscar um diferencial é essencial para aquelas organizações que querem se destacar. No contexto educacional a situação não é diferente. Empresas do ramo podem investir na gestão educacional, também conhecida como gestão escolar, para otimizarem seus processos e melhorarem a eficiência do ensino ofertado pela instituição, gerando diferenciação. 

Neste artigo você vai conhecer mais sobre gestão educacional, entender porque ela é importante e como a sua organização de ensino pode aplicá-la de maneira eficiente. Boa leitura!

O que é gestão educacional? 

Para que uma boa gestão educacional aconteça é preciso saber observar e analisar todas as necessidades e as particularidades referentes a cada setor de uma instituição de ensino. A gestão educacional nada mais é do que a função de examinar os processos educacionais de uma instituição com o intuito de otimizá-los sempre. O objetivo, com isso, é melhorar a eficiência do ensino nessas organizações. 

Diferente do papel do administrador, o profissional responsável pela gestão educacional deve trabalhar com o intuito de conseguir dar sentido aos investimentos que são feitos e aos recursos que são alocados em uma instituição de ensino. 

Independente de se tratar de uma escola tradicional, com aulas presenciais, ou de uma escola de ensino a distância, a gestão escolar trabalha definindo as formas como os recursos da instituição serão utilizados no processo educacional. 

Além disso, a gestão educacional também auxilia na obtenção de resultados da organização, fortalecendo as lideranças, motivando as equipes e fomentando a participação dos alunos e dos pais no processo educacional para melhora no desempenho do aprendizado. 

Como colocar a gestão educacional em prática na sua instituição? 

Muitas instituições de ensino utilizam um mesmo plano pedagógico que dita as regras há muito tempo. Se este for o caso da sua organização, colocar em prática a gestão educacional pode ser mais desafiador do que em empresas mais modernas ou que estão começando no ramo agora. Porém, não se desanime! Quanto antes você começar, mais cedo os resultados poderão ser vistos. 

Abaixo, separamos algumas dicas que serão essenciais no processo de implementação da gestão educacional dentro de qualquer instituição, seja ela mais nova, ou já consolidada. Veja: 

1. Antes de tudo, planeje!

Para que aconteça qualquer mudança, a primeira etapa sempre deve ser o planejamento. No contexto da gestão educacional o planejamento inicial também é extremamente essencial. A ideia principal de se realizar um bom plano é conseguir prever os passos a serem dados e antecipar possíveis surpresas não tão agradáveis. 

Para que a gestão educacional seja bem implementada, utilize essa etapa de planejamento para listar todas as mudanças de processos que serão realizadas, além de criar um cronograma que liste todas as etapas e tarefas. Parar um tempo para escrever um planejamento conciso será importante para evitar problemas futuros, como alterações bruscas na rotina dos estudantes de sua instituição. 

2. Se abra para as novidades.

Atualmente vivenciamos uma sociedade cada vez mais tecnológica e desenvolvida. Todo esse desenvolvimento acontece a partir de variadas e constantes mudanças. Com tanta novidade aparecendo ao mesmo tempo, é preciso estar atento às novas possibilidades e como elas podem ser implementadas para tornar o ensino cada vez mais eficiente. 

Parte da gestão educacional é ser capaz de estar por dentro das novidades e filtrar quais são apenas moda e quais serão realmente úteis na hora de melhorar o processo de educação. Estar aberto às novidades ajuda na hora de desenvolver o ambiente de ensino e a melhorar os resultados dos alunos. 

3. Invista em treinamentos.

Para que existam mudanças efetivas dentro da organização, as mudanças devem começar pelas pessoas que fazem parte do dia a dia dela. Os líderes, professores, administradores e quaisquer profissionais de outras áreas devem ter o entendimento do valor que as mudanças sugeridas pela gestão educacional agregarão para a instituição. 

Uma das melhores maneiras de gerar adesão dos colaboradores é oferecendo treinamentos, capacitações, eventos ou palestras que tenham o tema voltado para a gestão escolar. Por meio dessas capacitações será possível mostrar as vantagens das mudanças recomendadas e cativar o interesse dos demais colaboradores. 

4. Delegue tarefas.

Lembre-se que ninguém é capaz de fazer tudo sozinho. Com isso em mente, saiba delegar tarefas para que mais pessoas trabalhem em prol da gestão educacional e os resultados sejam alcançados mais rapidamente. Além de evitar sobrecarregar uma só pessoa, mais profissionais de diferentes áreas e com diferentes perspectivas trabalhando juntos pode render novas ideias e decisões mais assertivas. 

Divida as responsabilidades de acordo com a senioridade dos colaboradores e descentralizar a gestão, assim os líderes podem se voltar a decisões e tarefas mais estratégicas, enquanto recebem ajuda mais operacional de outros profissionais. 

5. Aja de acordo com as necessidades.

Parte do planejamento inicial deve ser o de identificar as necessidades que a instituição está enfrentando. Para que isso aconteça, sente com os responsáveis de cada área que compõe a organização, converse com professores a fim de compreender as suas carências e dialogue com os alunos, para entender os seus julgamentos e os seus desejos. 

Assim que identificadas as principais necessidades, será preciso elencá-las estabelecendo uma regra de prioridade. Comece sanando as mais prioritárias primeiro, uma vez que elas terão um impacto maior, que pode ser financeiro, no relacionamento com os colaboradores, na adesão dos alunos, etc. Lembre-se que todo processo precisa de tempo, dedicação e esforço, por isso as mudanças não virão todas de uma vez, mas acontecerão se houver um bom planejamento e uma boa priorização.


Uma gestão educacional bem implementada é muito importante para o desenvolvimento das instituições de ensino. Com essa prática bem instrumentada, será possível analisar cada setor da organização para obter os melhores insights e conseguir identificar as maiores necessidades, a fim de resolvê-las da melhor maneira possível. 

Por meio da gestão educacional é possível gerar mudanças na estrutura de qualquer instituição de ensino, uma vez que essa prática pode ser implementada tanto em ambientes mais tradicionais quanto em instituições mais modernizadas, como as escolas de EAD. 

E claro, outro aspecto de destaque é o de que a gestão educacional auxilia no acompanhamento da comunidade escolar, possibilitando supervisionar o aprendizado, gerenciando a instituição de forma mais efetiva.

Quer ter acesso a informações de mercado relevantes que vão ajudar a colocar sua gestão educacional em outro patamar? Você pode baixar gratuitamente o relatório Insight Samba, que conta com dados provenientes de uma pesquisa com mais de 4 mil participantes acerca do consumo de conteúdos educacionais online no Brasil. Confira!

relatorio da pesquisa sobre cursos online insight samba


Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários