• Blog
  • >
  • EAD
  • Gestor educacional : entenda a importância desse profissional no EAD

Gestor educacional : entenda a importância desse profissional no EAD

Gestor educacional : entenda a importância desse profissional no EAD

O gestor educacional é um profissional de grande importância para as instituições de ensino, e quando partimos para a educação a distância, as atribuições deste profissional ganham dimensões ainda mais específicas, que devem ser trabalhadas criteriosamente para o sucesso  da gestão EAD.

Nos últimos anos, o ensino a distância cresceu exponencialmente.  9 milhões é o número de estudantes matriculados em cursos dessa modalidade, somando alunos de cursos livres e universitários, de acordo com uma  pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Especialmente em 2020, esses números ganharam outras variáveis, com a pandemia da covid-19, muitas instituições de ensino que mantinham as suas atividades no modelo presencial, precisaram se adaptar para as aulas remotas. Dessa maneira, gestores, professores, funcionários administrativos e alunos precisaram desenvolver estratégias e metodologias para viabilizar o ensino remoto.

Muitos gestores educacionais se depararam com dificuldades em lidar com todas as nuances do gerenciamento das instituições de ensino na modalidade a distância. Pensando nisso, nas próximas linhas, iremos falar sobre a importância deste profissional no EAD, analisando as suas principais atribuições .

Antes de continuar esse texto, aproveite para baixar o nosso Guia completo para EAD. Clique aqui ou no banner abaixo

Guia Instituições de Ensino EAD

O que é o gestor educacional e qual o seu papel?

O Gestor educacional é o profissional que atua na instituição de ensino, sendo responsável por gerir a instituição nos âmbitos administrativos, pedagógicos e interagir com todo o ecossistema educacional. Esse profissional pode ter formação pedagógica ou em alguns casos, administrativa. 

Vale ressaltar que as atribuições da função do gestor educacional pode sofrer variações dependendo do modo em que a  instituição de ensino tem o seu quadro funcional de colaboradores. Em algumas situações, o gestor escolar pode ficar mais responsável pelas atividades administrativas e as pedagógicas serem de responsabilidade de um coordenador pedagógico, por exemplo. O contrário também pode acontecer. Contudo, de maneira geral, o gestor escolar tem suas funções divididas em gestão administrativa, pedagógica, estrutural, financeira, além de contribuir para definir estratégias de marketing e captação de alunos.

A seguir, iremos abordar as principais atividades do gestor educacional EAD, em cada uma dessas vertentes.

O Gestor educacional na atuação administrativa

A gestão administrativa talvez seja uma das principais frentes de atuação deste profissional, por isso, muitas vezes o gestor educacional que além de possuir vivência pedagógica, tem também em seu currículo experiências ou formação acadêmica em atividades mais voltadas para a administração.

O gerenciamento administrativo diz respeito a tudo aquilo que a instituição de ensino precisa para funcionar no background, seja desde manter a instituição legalizada até o gerenciamento de pessoas e fomento da cultura organizacional. Quando estamos falando em ensino a distância, podemos destacar alguns aspectos da da gestão educacional administrativa:

Gestão financeira

As instituições de ensino possuem o nobre objetivo de ensinar e por isso, precisam ser vistas como organismos educacionais. Mas quando falamos no aspecto administrativo, é preciso lembrar que essa gestão muitas vezes irá funcionar semelhante a uma empresa, principalmente para aquelas que são privadas, não só elas, pois mesmo as instituições públicas precisam ter saúde financeira e precisam planejar para saber onde empregar os seus recursos.

As instituições de ensino de grande porte, muitas vezes optam por contar com a prestação de serviços de uma contabilidade especializada para auxiliar na gestão financeira. Já outras instituições possuem uma equipe interna para realizar esse gerenciamento, essa é uma decisão do gestor educacional. 

Outro ponto importante é que em grandes instituições, o gestor educacional precisa que os colaboradores administrativos e financeiros tenham certa autonomia para algumas decisões financeiras mais imediatas, caso contrário, pode-se fazer com que a equipe perca eficiência. Uma boa alternativa para que o gestor escolar tenha o controle financeiro da instituição, mas sem travar os andamento de compras, pagamentos e outros, é criar processos incluindo ordens de pagamento, de compras e de serviços, além de ter um orçamento mensal claramente definido, estipulando os valores as serem gastos em cada frente e uma previsão de faturamento.

Gestão de Pessoal

A gestão de pessoal é uma tarefa que vai encontrar-se tanto na parte administrativa, quanto na pedagógica. Por exemplo, quando falamos na contratação de professores, é preciso avaliar aspectos pedagógicos e também, é necessário uma força administrativa para todo o processo de recrutamento e seleção

Vale lembrar que a gestão pessoal está além da contratação, pagamentos e desligamento de colaboradores. Treinamento, desenvolvimento, capacitação e carreira também são âmbitos que devem ser valorizados neste aspecto. Não necessariamente o gestor educacional irá lidar com todas essas vertentes sozinho, profissionais de recursos humanos são fundamentais para ajudar no sucesso da gestão de pessoal.

No EAD, a gestão de pessoas pode ser um desafio ainda maior. Muitas instituições que são completamente a distância, contratam profissionais de diversas localidades e raramente existem encontros presenciais, dessa maneira, é preciso viabilizar uma gestão remota de maneira que todos os profissionais sintam-se acolhidos e inseridos nos processos da instituição. A adoção de ferramentas oficiais de comunicação, estabelecimento de horários para reuniões de alinhamento e feedbacks são importantes para o desenvolvimento da gestão de pessoas. Falaremos um pouco mais sobre esse assunto relacionado a gestão pedagógica. 

Gestão da comunicação externa, marketing e relacionamento.

Como falamos no início deste texto, um dos papéis do gestor educacional diz respeito à comunicação com todos os envolvidos no ecossistema educacional e comunidade escolar. A gestão da comunicação externa é fundamental para garantir a construção de uma posicionamento da instituição de ensino, é por meio dela que a sociedade irá construir a sua imagem.

Um dos grandes desafios para muitas instituições de ensino EAD  é a captação de alunos e a evasão dos estudantes, nesse ponto, uma comunicação estruturada com campanhas de marketing bem planejadas podem ajudar a captar e fidelizar os estudantes. Além disso, o gestor educacional deve ser visto como um representante da instituição de ensino, atuando em eventos, entrevistas, palestras, dentre outros, de maneira a fortalecer a imagem da escola.

Antes de entender sobre a atuação do gestor educacional no âmbito estrutural, baixe o nosso guia completo sobre como resolver o problema da evasão escolar, clique aqui ou no banner abaixo.

Nova call to action

Ah, se você se interessa por educação, aproveite para ler 50 frases inspiradoras sobre o tema.

O Gestor educacional na atuação estrutural

Em instituições de ensino a distância, o gerenciamento da estrutura e um sistema EAD de qualidade é fundamental para o sucesso dos cursos e aulas online. Além de todo o ambiente virtual de aprendizagem, é preciso estruturar também os canais de comunicação entre professores e a instituição, e a escola e os alunos. O gestor educacional tem um papel fundamental em buscar fornecedores para organizar toda essa estruturação. 

Estrutura de uma Plataforma de Educação a Distância

Buscar uma plataforma EAD é um dos passos mais importantes para uma instituição de ensino a distância, é preciso levar em consideração todas as funcionalidades da plataforma versus as demandas da escola. No momento dessa escolha, vale buscar também sistemas em que exista a possibilidade de personalização. Outros aspectos que devem ser levados em consideração ao escolher um sistema EAD são:

A plataforma EAD da Sambatech, o Samba Tutor oferece integrações simplificadas e API aberta para personalizações e desenvolvimento da plataforma EAD, unindo LMS, ERP, Marketing Digital e Loja Virtual em um único lugar. São 9 módulos à disposição para o gerenciamento de seus conteúdos e a criação da melhor experiência para seu aluno. 

Aproveite para fazer um tour gratuito pela nossa plataforma. Clique aqui ou no banner abaixo.

Faça um Tour no Samba Tutor a Plataforma da Sambatech para gestão de cursos EAD

Estruturando os canais de comunicação com os alunos 

Além da comunicação externa com o público, outro ponto de responsabilidade do gestor escolar é definir as melhores maneiras de comunicação com os estudantes e os professores. A morosidade e lentidão da comunicação é uma das principais queixas dos alunos que estudam na modalidade EAD, por isso, esse item deve ser analisado com cautela e atenção.

Aplicativos, chatbots e outros softwares podem ajudar a facilitar a comunicação dos estudantes com a instituição de ensino. Além disso, fóruns de discussão podem tornar o processo de aprendizagem ainda mais potente e facilitar as interações. 

Um ponto importante no momento do gestor educacional fazer a estruturação desses canais, é buscar opinião dos alunos e professores de ferramentas e processos, isso pode fazer com que mais alunos façam adesão desses canais. Ademais, é importante fazer com que esses canais sejam realmente oficiais, assim evita-se a disseminação de informações incorretas e centraliza-se a informação.

É preciso que essas ferramentas ofereçam também suporte para envio de arquivos multimídia em formatos diversos, sejam vídeos, imagens, PDF, dentre outros. 

O Gestor educacional na atuação pedagógica

A atuação pedagógica é outra responsabilidade do gestor educacional. Como dissemos anteriormente, em muitas instituições de ensino, o gestor educacional conta com o apoio de um coordenador pedagógico para auxiliar nessas questões. Mas, em linhas gerais, no âmbito educacional, um gestor no modelo EAD deverá se atentar principalmente a metodologias de ensino, gestão dos professores e acompanhamento do aprendizado dos estudantes. A seguir, falaremos sobre cada uma dessas vertentes: 

Metodologias de ensino

Metodologia de ensino é um tema que deve ser tratado com muita atenção pelo gestor escolar, é a definição desses métodos que irão nortear a dinâmica de ensino da instituição. Quando falamos no ensino a distância, as metodologias ativas de aprendizagem ganham pontos, já que elas fazem com que o aluno seja um agente mais ativo e participativo nas aulas. Confira duas metodologias que podem ser utilizadas:

  • Ensino híbrido: (blended learning) Como o próprio nome já diz, o ensino híbrido foca em práticas que mesclam o ensino presencial e o ensino a distância. Por exemplo, os alunos podem participar das aulas no modelo não presencial, mas realizarem as provas em polos EAD.
  • Sala de aula invertida: Ao contrário do que se imagina, a sala de aula invertida não é literalmente uma sala de aula com o layout ao contrário da tradicional. O foco dessa metodologia é que os alunos tenham contato com o conteúdo da aula antes do professor. Dessa maneira, no momento das aulas, os alunos já conhecem um pouco sobre a matéria, desenvolvendo-se de maneira mais autônoma e participativa. 

Quer aprender mais sobre metodologias de ensino? Baixe o nosso e-book para conferir mais sobre metodologias ativas de aprendizagem. Clique aqui ou no banner abaixo.

Ebook Metodologias Ativas de Aprendizagem Sambatech

Gestão de professores

A gestão dos professores também é uma das responsabilidades do gestor escolar, ela pode ser dividida entre coordenadores pedagógicos de áreas específicas e também com o setor de recursos humanos. 

Um bom relacionamento entre o gestor educacional e os professores pode facilitar ainda mais o desenvolvimento de um curso. Quando estamos no ensino a distância, o bom relacionamento torna-se ainda mais importante, é preciso investir em reuniões em que todos os envolvidos colaborem e sintam-se à vontade para expressar suas opiniões.

Outro papel importante do gestor escolar no que diz respeito à gestão de professores é investir em treinamentos e capacitações, seja para novas metodologias, tecnologias ou cursos de aperfeiçoamento.

Acompanhamento do aprendizado

Mensurar a eficácia do aprendizado dos alunos em uma instituição de ensino também perpassa pelas responsabilidades do gestor. Ela pode ser medida muitas vezes por questionários ou aplicações de avaliações específicas, mas não é só isso, receber feedbacks diretos com professores e alunos pode ajudar muito neste processo também.

Acompanhar o nível de aprendizagem dos alunos é fundamental para propor melhorias, pensar em novas metodologias, dentre outros.

Neste texto, você percebeu  que o papel do gestor educacional no ensino a distância deve ser associado à gestão administrativa, pedagógica e principalmente estrutural. Vale lembrar que o gestor escolar não faz esse trabalho sozinho, é fundamental contar com uma equipe para que todas essas tarefas sejam cumpridas com eficiência.

Continue aprendendo e aproveite para ler mais sobre ensino a distância, confira o nosso artigo sobre sistema EAD, é só clicar aqui.

Quer saber como a Sambatech pode ajudar a estruturar o seu curso EAD? Clique aqui e fale com um especialista para conhecer mais sobre a nossa plataforma. 

Clique aqui e fale com um especialista
Por: Camila Reis

Formada em Comunicação Social pela Puc Minas e pós graduada em Processos Criativos pela mesma instituição, atua com comunicação desde 2013. Hoje, faz parte do time de marketing da Sambatech.

Contribua com este post nos comentários