• Blog
  • >
  • EAD
  • Letramento Digital: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Letramento Digital: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Letramento Digital: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Você já ouviu falar no termo “Letramento Digital”? 

Diariamente, surgem novas tecnologias, formatos e dispositivos para comunicação e apreensão  do conhecimento. Muitos dos modelos comunicacionais e seus instrumentos refletem o modo que vivemos, compartilhamos e interagimos socialmente. Atualmente, a cultura digital vem sendo uma grande norteadora da criação de novas tecnologias para a comunicação e interação social. Vale lembrar que a cultura digital diz respeito ao conjunto de práticas que são realizadas com o auxílio das TICs, ou seja, as Tecnologia da Informação e Comunicação.

Em um mundo cada vez mais conectado e permeado pelas tecnologias digitais, faz-se cada vez mais necessário aprender a comunicar-se e interagir de maneira saudável, consciente e crítica com essas novas tecnologias. 

Por sua vez, a educação não fica de fora desse processo. O ensino deve acompanhar a evolução dos dispositivos, mídias e formatos. Enciclopédias, dicionários e livros físicos não são mais os únicos suportes para o processo de aprendizagem. Livros digitais, e-mails, aplicativos e mídias diversas fazem parte do contexto educacional nos dias atuais. Nesse contexto, surge o letramento digital, um conceito relativamente recente, mas que tem sido cada vez mais presente nas discussões pedagógicas.

Neste texto você vai aprender o significado do termo, sua importância, exemplos e muito mais!

Antes de continuar, aproveite para baixar o nosso e-book sobre eduscrum, um modelo de metodologia ágil para a educação. Clique aqui ou na imagem abaixo para acessar.

O que é letramento digital?

Antes de tudo, para entender o significado de letramento digital, é preciso relembrarmos o conceito de letramento. 

Letramento deriva-se do termo inglês “literacy” que pode ser traduzido como “letrado”. Não é à toa que em tempos mais antigos, escutávamos algumas pessoas dizerem: “aquele sujeito é letrado”.

O indivíduo letrado é aquele que domina a leitura e a escrita, mas sobretudo, sabe utilizá-la de maneira efetiva para se comunicar e interagir socialmente. Nesse aspecto, é importante destacarmos a diferença entre letramento e alfabetização. Sim, ambas possuem uma conceituação conectada, mas, seus significados se diferem, ao passo que alfabetizado é o indivíduo que domina a leitura e a escrita, e o letrado é aquele que é capaz de utilizar a língua escrita de maneira acertada nas práticas sociais.

Dito isso, fica mais fácil entendermos o que é o letramento digital. 

Letramento digital diz respeito a interação com a leitura e a escrita no ambiente digital, significa ter domínio para interagir, acessar  e compreender os textos em plataformas digitais, como por exemplo, computadores, celulares, aplicativos, redes sociais, dentre outros.

O letramento digital começou a ser discutido com mais ênfase a partir do final dos anos 90 e início dos anos 2000, época em que a informática e a internet começaram a se popularizar e trazer grandes modificações para o aprendizado. Inicialmente, as grandes enciclopédias começaram a ser substituídas por cd-rom, e posteriormente, foi possível ter acesso a um mundo de informações com a chegada e popularização da internet.

É importante dizer que quando falamos em letramento digital, não estamos falando apenas do texto tradicional, estamos falando em hipertexto, o texto que é formado por imagens, elementos visuais variados e formatação diversa. O hipertexto surgiu no campo da informática, exatamente para definir essa nova forma textual que ocorre por meio das telas, em que o texto é interativo, exploratório e com diversos estímulos visuais.

A importância do letramento digital

O letramento digital é um tema extremamente necessário nos dias atuais, tanto na educação para crianças e jovens, quanto na educação para adultos. Já que os dispositivos digitais fazem cada vez mais parte do contexto social de todos os indivíduos, a educação precisa se apropriar disso e trazer as mais diversas tecnologias e aparatos para seu entorno.

A seguir, listamos alguns outros pontos que fazem com que o letramento digital seja um tema fundamental para a educação.

Estímulo ao aprendizado

Utilizar de tecnologias variadas pode fazer com que os estudantes sintam-se mais estimulados e atraídos pelo conteúdo que é transmitido de forma mais dinâmica. Principalmente para as crianças e adolescentes, utilizar de mídias e plataformas digitais que fazem parte do contexto deles, pode tornar as aulas mais estimulantes e atrativas para os alunos.

Além disso, é interessante utilizar práticas em que os alunos participem de maneira ativa, tornando-se agentes do próprio aprendizado e entendendo também como essas plataformas digitais podem ser utilizadas de maneira educativa. Pode-se utilizar estratégias lúdicas como jogos, enquetes virtuais, metodologias ativas e pesquisas diversas pela web.

Autonomia do estudante 

Uma das grandes demandas do ensino nos dias atuais tem sido o desenvolvimento de autonomia por parte dos estudantes. Os modelos de ensino mais tradicionais nem sempre possibilitaram que o aluno desenvolvesse uma independência, por esse motivo, o letramento digital torna-se um importante instrumento para construir sujeitos mais autônomos. Mas como isso acontece?

Com a infinidade de conteúdos disponíveis na internet, os alunos conseguem aprender sobre diversos assuntos, fazer pesquisas sobre temas variados e descobrir um mundo de informações mesmo antes de o professor falar sobre aquele assunto, essa é uma forma de torná-lo mais autônomo e incentivar métodos como a sala de aula invertida. Neste caso, vale ressaltar que o educador tem o papel de orientar os alunos quanto a importância de verificar as fontes de informação.

Além disso, o letramento digital pode ser uma importante ferramenta em que o aluno pode tornar-se o autor de produtos diversos, seja por meio da criação de textos em redes sociais, manipulação de imagens, gravação de vídeos, dentre outros. Assim, o aluno desenvolve a autonomia sendo o produtor do próprio projeto que pode ser distribuído e hospedado em mídias diversas.

Aumento da capacidade de compreensão e interpretação

Como dissemos anteriormente, a aplicação dos aprendizados sobre o letramento digital pode ser percebida em diversas plataformas e dispositivos, por esse motivo, os alunos que são submetidos aos estímulos que colaboram para que ele se torne um letrado digital, melhora a sua capacidade de interpretação de objetos variados. 

Se antes tínhamos apenas os objetos físicos como suporte para o aprendizado, hoje, as ferramentas digitais podem ajudar a desenvolver a capacidade interpretativa dos alunos. Um bom exemplo são os “memes”, eles são propriamente uma linguagem criada na internet  para descrever situações de humor. Muitas vezes, para interpretá-los, é preciso ter uma compreensão que muitas vezes ultrapassa a primeira camada do que está sendo colocado, sendo necessário refletir sobre a situação e contexto.

Com várias mídias e formatos, os estudantes aprendem diferentes linguagens e expandem as suas possibilidades interpretativas.

Fundamental para o ensino a distância

O EAD tem crescido exponencialmente, de acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), somando o número de estudantes de cursos livres e universitários, o número de matrículas chegou a 9 milhões. 

No último ano, especialmente por conta da pandemia da covid-19, percebemos o quanto o ensino remoto pode ser uma ferramenta eficaz, e é possível que ele se torne uma das grandes tendências para a educação dos próximos anos. Sem trabalhar o letramento digital dificilmente será possível avançar em termos de educação remota, é fundamental que professores e alunos compreendam as plataformas digitais para que as aulas ocorram de maneira proveitosa e eficiente. 

Se você se interessa por educação a distância, aproveite para conhecer o Samba Tutor, a plataforma ead da Sambatech. Clique aqui ou no link abaixo.

Fomentando o letramento digital

Até aqui você já deve ter percebido que o letramento digital é assunto que tende a ficar em voga cada vez mais. Se você já percebeu o quanto o tema é importante, chegou o momento de ter ideias de como fomentá-lo, seja em cursos livres, no ensino básico ou em curso superior. Confira!

Utilização de formatos multimídia

Uma das maneiras de estimular o letramento digital é utilizar os mais variados recursos multimídia. Quando tudo começou, o antigo retro projetor era uma das grandes novidades das salas de aula. Mas, hoje é preciso explorar ainda mais. Além de slides, podem ser trabalhados vídeos, animações, áudios, músicas e diversos outros recursos hipertextuais.

Incentivo ao pensamento crítico em relação às plataformas digitais

Além de dizer respeito a capacidade de lidar com os textos e conteúdos nas plataformas digitais, o letramento digital também é sobre a capacidade de refletir de maneira crítica sobre essas plataformas. É preciso contribuir para que os alunos reflitam sobre o porquê a utilizam, sobre suas funções, implicações e motivações. 

Além disso, em relação às pesquisas na internet, cabe conduzir também reflexões sobre fontes de pesquisa, verificando quais são confiáveis, incentivando pesquisas em sites oficiais, bancos de dissertações e portais de notícias transparentes. Nesse aspecto, outro ponto relevante é em relação às fakes news, é preciso desenvolver consciência crítica para que os alunos saibam identificá-las e combatê-las. 

Atividades contextualizadas para estimular adultos e idosos 

Muitas vezes, alguns adultos e idosos que foram expostos mais tardiamente às tecnologias digitais podem apresentar uma certa resistência para aderi-las, por isso, para fomentar o letramento digital desse público, uma estratégia pode ser contextualizar as atividades digitais às suas vivências. Por exemplo, vamos supor que a atividade seja estimular que idosos utilizem mais o youtube como ferramenta, pode-se sugerir para que eles pesquisem uma música de sua juventude ou até mesmo uma receita culinária clássica ou diversos outras questões que contextualizam com o seu dia a dia, desse modo, eles podem se sentir mais estimulados com os dispositivos digitais.

Desafios do letramento digital

Como dissemos no texto, o letramento digital é um tema relativamente recente, contudo, a sua necessidade e importância já mostrou que o assunto merece cada vez mais atenção e estudos, mas ainda enfrenta alguns desafios, falaremos melhor sobre isso nos tópicos a seguir: 

Formação de professores

Um dos desafios principais diz respeito à capacitação de professores que muitas vezes não possuem conhecimento ou domínio sobre muitas ferramentas, o que impossibilita que elas sejam levadas para a sala de aula. 

Desse modo, as instituições de ensino devem investir cada vez mais em formações que contemplem aspectos que colaborem para o entendimento e difusão das novas tecnologias que podem ser aplicadas para o contexto educacional.

Interesse dos alunos

Muitos alunos, sobretudo os mais jovens, podem se interessar pelos suportes digitais para sua vida pessoal e lazer, mas, podem apresentar menos interesse para trazer isso para a vida escolar, por isso, é importante que os professores promovam atividades contextualizadas e conversem com os alunos sobre as possibilidades de inserção dos dispositivos e mídias, a fim de construir projetos que façam sentido para todos. 

Recursos disponíveis

Outro aspecto importante são os recursos disponíveis para os professores. Nem todas as instituições de ensino têm em mente que os aparatos tecnológicos e digitais são importantes para o desenvolvimento e aprendizagem, por isso, os professores podem enfrentar esse problema.

No ensino à distância, é preciso garantir uma plataforma EAD que suporte os mais variados recursos, para que nas aulas seja possível trazer diferentes produtos multimídia.

Se você se interessa por EAD, baixe o nosso ebook sobre como transformar um curso preparatório presencial em um curso a distância. Clique aqui ou no link abaixo.

Neste texto, aprendemos como o letramento digital é importante para o processo de aprendizagem, vimos também os seus desafios e como fomentá-lo no dia a dia. A tendência é que esse assunto esteja cada vez mais em voga, ao passo que as tecnologias digitais estão constantemente presentes em nossas vidas, e a educação deve acompanhar essas transformações da sociedade, a fim de levar experiências contextualizadas e efetivas aos estudantes.

Comece hoje mesmo a fomentar o letramento digital em sua instituição de ensino, depois deixe o seu comentário e nos conte como foi a experiência!

Por: Camila Reis

Formada em Comunicação Social pela Puc Minas e pós graduada em Processos Criativos pela mesma instituição, atua com comunicação desde 2013. Hoje, faz parte do time de marketing da Sambatech.

Contribua com este post nos comentários