• Blog
  • >
  • EAD
  • Plataforma LMS: o que é e quais as principais funcionalidades

Plataforma LMS: o que é e quais as principais funcionalidades

Se você já tem ou pensa em ter um projeto EAD, vai precisar saber um pouco mais sobre as plataformas LMS (Learning Management System). Afinal, a escolha desse sistema pode ser um ponto-chave para o sucesso do seu projeto. Com o avanço do ensino a distância no país, cada vez mais gestores de instituições de ensino e de diferentes empresas estão colocando seus cursos e treinamentos na modalidade online – isso sem contar com o grande crescimento do número de novos empreendedores investindo em cursos livres a distância. Tudo isso já indica que o sucesso dessa modalidade de ensino veio para ficar, certo?

Vamos então, nesse artigo, discutir acerca dos LMS. Pontos como: o que é, quais são algumas funcionalidades importantes dessas plataformas, como saber que seu projeto EAD precisa de um LMS e muito mais vão te deixar preparado para tirar sua ideia do papel e começar a investir de vez em EAD.

Antes de começar você pode conferir nesse checklist se seu projeto EAD já está pronto para sair do papel e ir para um LMS, vamos la?

checklist para colocar seu EAD em um lms

O que é LMS?

Para entender como um bom LMS pode ajudar seu EAD, primeiramente é importante saber exatamente o que é LMS. Ele pode aparecer sob diversos nomes. A sigla LMS vem da expressão Learning Management System, traduzido como Sistema de Gestão de Aprendizagem para o português ou também chamado de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e, em determinados locais, são chamadas apenas de plataforma EAD ou Plataforma de cursos online e outras variações.

Todos esses nomes e siglas são a mesma coisa: uma plataforma virtual para cursos a distância. O diferencial de um LMS é que ele oferece uma gestão robusta e completa para cursos online, auxiliando o gestor em todos os processos dos curso. Por exemplo, é possível criar avaliações, acompanhar desenvolvimento de cada aluno, ver dados de evasão, proporcionar interação entre alunos e professores e muito mais, tudo isso direto da plataforma.

Pense só: cada software no seu computador tem um propósito específico, certo? Se você quer escrever um texto, irá abrir um programa, se quiser tratar uma imagem escolherá outro, se precisar criar uma planilha, um terceiro software diferente. Da mesma forma, se o seu objetivo é gerir cursos EAD, você irá utilizar uma plataforma LMS.

Então, em resumo, uma plataforma LMS é um software voltado especificamente para gestão de cursos online de diversas naturezas – por exemplo, cursos livres, cursos técnicos e até mesmo educação corporativa.

Vantagens de investir em um LMS

Ao criar um curso online ou começar a montar treinamentos para uma empresa, muita gente costuma pensar que apenas um site ou uma plataforma de vídeos são suficientes para gerir o conteúdo, os alunos e para ter uma estratégia eficiente de EAD.

Em alguns casos, isso é verdade, claro! Afinal, dependendo dos objetivos do curso e dos treinamentos, algumas funcionalidades são dispensáveis. Porém, em grande parte das vezes, é preciso ter uma plataforma de LMS integrada ao projeto, que te permita gerir todas as informações, conteúdos e usuários de forma eficiente e que ainda te traga outras funcionalidades importantes que vão ajudar seu negócio EAD crescer e, claro, trazer muito mais retorno financeiro.

Não importa se você representa uma instituição de ensino, uma empresa ou se é um produtor individual de cursos livres: colocar seu curso na modalidade online é uma excelente forma de ampliar seu empreendimento. Por isso, investir em um LMS pode ser o próximo passo para seu negócio.

Entre as vantagens de se investir em um LMS, podemos destacar:

  • O maior controle sobre o consumo de conteúdos: uma vez que as plataformas LMS permitem que o gestor ou administrador dos cursos tenha dados sobre quem está ou não acompanhando as aulas e como isso tem sido feito.
  • A possibilidade de oferecer certificados: sabendo que o aluno ou colaborador consumiu determinada parte do conteúdo, é possível oferecer certificados – seja de forma atrelada a realização de uma prova ou apenas pelo consumo dos materiais.
  • A redução significativa de custos: com um LMS é possível ser tão eficiente na transmissão de conteúdos como se poderia ser na modalidade presencial e, portanto, é possível economizar muito com pontos como estrutura física, transporte, alimentação e material impresso.
  • A geração de dados mais precisos e relevantes: com um LMS é possível obter dados que vão permitir uma análise minuciosa da sua estratégia de conteúdo e que vão contribuir para seu aprimoramento. Por exemplo, se há um conteúdo pouco consumido ou que está gerando muita dificuldade no aprendizado, pode-se buscar entender os motivos e corrigir os pontos necessários para ser cada vez mais eficiente.
  • A possibilidade de usar sistemas de avaliação: a maioria dos LMS possui sistemas extremamente eficientes de avaliação dos estudantes e permite que o conhecimento adquirido nas aulas e conteúdos seja testado constantemente. Isso ajuda a garantir o desenvolvimento dos alunos e também torna o curso mais empolgante e satisfatório.

Conhecendo algumas das vantagens de uma plataforma LMS, é hora de saber se você deve investir nesse sistema. Confira:

Quando o uso de uma plataforma LMS é necessário

Agora que você já sabe que o LMS é uma plataforma completa para gestão de EAD, pode até achar que esse tipo de plataforma é voltada apenas para projetos de grandes instituições, certo? Errado! Acredite, um LMS pode ser utilizado por desde pequenos projetos de cursos livres até grandes empresas e universidades que querem colocar seus cursos e treinamentos na modalidade online. E a melhor notícia é que isso pode não te custar tanto assim!

Basicamente, qualquer projeto EAD que você deseje ter um controle maior dos aspectos do seu curso, sobretudo métodos de avaliação e acompanhamento de consumo, pode se beneficiar de um LMS.

Mas cuidado, existem diversas plataformas do tipo e nem todas possuem as mesmas características, então, é importante conhecer algumas funcionalidades importantes e ver como cada LMS pode se encaixar no seu projeto.

Principais funcionalidades de um LMS

Personalização

Pense em uma empresa relacionada com a cor vermelha. Pensou na Coca-Cola? Mesmo que eu não tenha acertado, você provavelmente se lembrou de marcas que têm uma identidade visual muito forte e muito bem trabalhada, certo? Os seres humanos são muito visuais e nosso cérebro é capaz de armazenar bastante coisa de forma inconsciente. É por isso que é tão importante ter uma identidade visual que seja marcante.

Infelizmente, a possibilidade de personalização de uma plataforma LMS ainda é subvalorizada! Pode parecer puro capricho, mas é extremamente importante para seu posicionamento de marca, sobretudo pelos motivos que citamos a respeito da importância de uma identidade visual. A opção de deixar a plataforma com a cara do seu negócio é muito importante para que seu negócio cresça cada vez mais. Além de mostrar sua personalidade, cultura, aumentar a fidelização de clientes, essa personalização pode até mesmo gerar novas oportunidades de negócio.

Isso é ainda mais importante se você já é gestor de uma instituição de ensino presencial ou de uma grande empresa e está levando seu negócio para o meio online. Nesse caso, quem já é seu aluno ou já conhece sua marca não terá dificuldade em identificar seu negócio.

Então, na hora de escolher um LMS para seus cursos ou sua instituição, garantir que ela permita personalização é uma característica extremamente importante.

Suporte para vídeos

Se o futuro da educação está apontando cada vez mais para o ensino a distância, o futuro do EAD caminha para vídeos! Já está claro que os vídeos são excelentes conteúdos para gerar engajamento e que esse poder já ultrapassou as linhas do entretenimento. Hoje, os vídeos são extremamente efetivos no marketing, por exemplo, e muito importantes no ensino a distância.

Para educação a distância, apostar em um modelo baseado em videoaulas é o que será o diferencial no seu projeto, por causa das próprias peculiaridades dessa modalidade. Por exemplo, uma grande dificuldade que estudantes EAD enfrentam de primeira é a falta de proximidade entre aluno e professor, afinal, durante todo nosso percurso educacional, estamos acostumados apenas com o modelo de ensino presencial. Um vídeo aproxima o estudante do professor e, mais importante ainda, faz com que o aprendizado seja muito mais fácil, rápido e fluido.

Por isso, uma característica fundamental para investir em um LMS é a possibilidade de colocar seu curso com uma base em vídeos online, para garantir a qualidade das aulas e o aprendizado dos seus alunos.

Se quiser aprender um pouco mais sobre a importância dos vídeos para seu EAD, você pode baixar nosso material especializado e gratuito clicando aqui ou na imagem abaixo. 😉

a importancia de videos online para seu lms

Interatividade

Aproveitando esse tópico de interação entre estudantes e professores, outras funcionalidades – para além dos vídeos – que auxiliam nesse quesito também são muito importantes para um LMS.

Chats, mensagens diretas e até mesmo fóruns de discussão são outras ferramentas que podem colocar seus cursos à frente da concorrência. Afinal, não é pelo fato de um curso EAD ser focado no aluno que a figura do professor ou tutor não é importante naquele ambiente. Por isso, maneiras diversificadas de interação entre alunos e professores são essenciais para um curso EAD. Os alunos podem, assim, sanar dúvidas, levantar questionamentos, solucionar questões e muito mais com ajuda dos tutores.

Se o aluno quiser ter um diálogo particular com o professor, pode enviar uma mensagem direcionada a ele diretamente da plataforma, sem necessidade de trocar e-mails ou ter outras formas de contato. Se um aluno tiver interesse em gerar uma discussão para além do professor e engajar toda a turma, pode criar um fórum de discussão e incentivar a participação de colegas. O professor também pode criar o fórum para gerar mais engajamento e participação da turma em diversos pontos do conteúdo.

Esse tipo de atividade auxilia na identificação dos alunos com o curso, estimula o engajamento e participação e, consequentemente, diminui as taxas de evasão no EAD.

Acompanhamento completo

Olhando pelo ponto de vista do gestor da instituição de ensino, trabalhar processos organizados é essencial para o sucesso do negócio. Por isso, é importante procurar por plataformas EAD que ofereçam exatamente esse tipo de organização e acompanhamento completo dos cursos.

Um LMS pode ter ferramentas de acompanhamento diversas, perfeitas para que o gestor tenha total controle do andamento não só de suas turmas, mas também dos alunos.

Acompanhamento de turmas

Se dá pela possibilidade de separar os alunos em turmas e geri-las separadamente. Por exemplo, uma turma pode estar em um ponto da matéria enquanto outra está um pouco mais atrasada, então, nesse caso, os professores podem bolar um material extra ou aulas de revisão para turmas diferentes. Além disso, o gestor tem a possibilidade de designar professores para turmas específicas, da mesma maneira que ocorre no ensino presencial.

Acompanhamento de alunos

Além de acompanhar as turmas de perto, o gestor e os professores podem também acompanhar o andamento de cada aluno individualmente. Esse acompanhamento individualizado pode ser o diferencial do seu EAD!

É possível analisar métricas de cada aluno, como notas, progresso no curso, taxas de evasão e muito mais. E isso é extremamente importante na hora de entender como está indo seu planejamento de conteúdo, o que está e o que não está funcionando. É o que sempre defendemos: analisar dados é a melhor forma de ter dados reais do que realmente está acontecendo no seu negócio e planejar formas de melhorar cada vez mais.

Avaliações

Ninguém gosta muito de fazer provas, não é mesmo? Mas para cursos, métodos de avaliação são muito importantes, tanto para o aprendizado dos alunos quanto para o acompanhamento dos professores, tutores e gestores. Uma boa notícia é que o EAD, por ser uma modalidade de ensino bastante inovadora, pode investir em métodos de avaliação que fogem do tradicional.

Uma boa funcionalidade para se procurar em um LMS é a criação de avaliações e acompanhamento de notas por parte dos professores. Para os alunos, é importante que o ambiente virtual proporcione uma boa experiência de usuário, que seja de fácil utilização e tenha uma comunicação clara. Ninguém gostaria de perder uma prova por não saber utilizar a plataforma, certo? Então procure sempre um LMS que não só dê aos professores as ferramentas para criação de avaliações, mas que auxilie também os alunos na resolução delas.

Por exemplo, a criação de um banco de questões e a aleatoriedade delas é muito importante. Se um estudante realiza uma prova e não tira uma boa nota, pode refazer essa avaliação e o sistema irá gerar outras perguntas criando uma nova avaliação para ele.

Uma outra funcionalidade interessante que vale a pena investir é na possibilidade de gamification, também nas avaliações. Como já dissemos, provas normalmente não são muito agradáveis, mas criar um ambiente leve e descontraído para os estudantes pode ajudar – e muito! – nesse momento.

Um exemplo simples é fazer rankings com as melhores notas em formato de jogos e distribuir prêmios para os melhores alunos. Além disso, você pode oferecer possibilidade de ajuda para os que não estão indo muito bem e criar alguns games voltados para o conteúdo do curso. Assim, você incentiva o estudo e favorece o aprendizado de todos eles.

Materiais extra

Outra funcionalidade que pode parecer boba mas é bastante útil é a possibilidade de anexar materiais extra com facilidade. Um arquivo pdf com questões extra ou até mesmo uma apresentação de slides podem ser bastante importantes para um curso online.

Como o aprendizado fica sendo protagonizado pelo aluno, todo material extra é importante para fixação da matéria e incentivo de participação para evitar o abandono do curso.

Integração com outros sites

Muito semelhante ao ponto da personalização, é importante também analisar se o LMS integra facilmente ao seu site, principalmente se você já investe em uma plataforma de pagamento integrado. Centralizar todas essas questões em um só local vai fazer com que sua conversão aumente e, claro, a confiança dos alunos na sua instituição também.

Compras online, até hoje, podem ser assunto de desconfiança por muita gente por causa de fraudes e até mesmo roubo de dados pessoais, então, essa integração pode garantir que os futuros alunos confiem no seu site e, claro, na sua instituição.

Criação de múltiplos cursos

Em um LMS você não precisa ter apenas um curso online! Se a sua instituição de ensino ou sua empresa desejam ir completamente para o ambiente virtual, não há com o que se preocupar. Um LMS profissional oferece suporte para divisão do seu conteúdo em diversos cursos e, dentro desses cursos, turmas separadas. O importante é que essa gestão seja simples e organizada para facilitar o seu trabalho.

Alternativas a plataforma LMS

De toda forma, se você deseja apostar no oferecimento de cursos livres, quer dar mais liberdade para seus alunos e não precisa de tanto controle em relação ao consumo de conteúdo, avaliações e etc, é possível encontrar soluções mais simples do que o tradicional LMS.

Hoje já existem plataformas de cursos online que vem totalmente prontas para que você apenas insira seus materiais e comece a fazer a venda e distribuição desse conteúdo, sem se preocupar com a integração com um LMS. Nessas plataformas, de forma mais simples, normalmente você tem acesso a dados de consumo dos conteúdos, também pode inserir materiais extras, pode dividir seu curso em coleções ou módulos e ainda gerenciar superficialmente seus alunos e usuários.

Elas são uma opção simples, mas ainda poderosa, para quem não quer, não precisa, ou não pode investir em um LMS, e há quem diga que elas serão o futuro do EAD. Você pode ler mais sobre elas clicando aqui!


Uma plataforma LMS profissional é muito importante para a escalabilidade do seu negócio EAD. Além de deixar seu ambiente virtual com a sua cara, te oferece todas as ferramentas para ter uma gestão completa e personalizada dos seus cursos. Existem diversas ferramentas diferentes dentro de um ambiente virtual de aprendizagem e muitas delas podem significar o sucesso do seu EAD frente à concorrência.

A Samba Tech tem parceria com uma das principais plataformas LMS e está preparada para te ajudar com seu projeto EAD, independente do tamanho dele. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre as vantagens do LMS para seu curso a distância pode clicar aqui e ver como a Samba pode ajudar na hospedagem e distribuição de suas videoaulas. Se preferir, pode falar diretamente com um consultor especializado clicando aqui. 😉

E para melhorar ainda mais a qualidade dos seus cursos online, que tal aprender um pouco mais sobre metodologias ativas de aprendizagem? Nesse material gratuito você irá ver os principais modelos de ensino que irão fazer com que seus alunos aprendam de forma mais efetiva!

metodologias ativas de aprendizagem para um ead em lms
Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários