Conheça as melhores tecnologias para EAD.

Conheça as melhores tecnologias para EAD.

O modelo de ensino à distância já passou por um longo processo evolutivo. A concepção que temos hoje, de que o formato do EAD é composto por iniciativas digitais, com cursos online, livros digitais e videoaulas, nem sempre foi assim.

Em seus primórdios o EAD começou com serviços postais, nos quais os alunos recebiam os materiais educacionais em suas casas e também deveriam enviar as tarefas realizadas pelos Correios. Com o passar do tempo e o surgimento do rádio, as aulas começaram a ser ministradas via áudio, em seguida veio a TV, que popularizou programas de educação à distância em formato audiovisual. 

Hoje em dia o ensino à distância tem se mostrado cada vez mais moderno e tecnológico, mas você sabe quais são as principais tecnologias para EAD utilizadas atualmente? Compreender essas tecnologias pode te ajudar a criar um formato EAD de mais qualidade! Neste artigo vamos te falar mais sobre as tecnologias mais utilizadas no ensino a distância. Boa leitura! 

E claro, uma das principais tecnologias para EAD é uma boa plataforma de hospedagem e gerenciamento de videoaulas. No material abaixo você vai saber como escolher a melhor

Nova call to action

Principais tecnologias para EAD.

De panfletos impressos e livros enviados pelos Correios até as modernas videoconferências, aulas ao vivo e plataformas altamente tecnológicas equipadas com machine learning, a história da tecnologia para EAD passou por diversas mudanças e ainda tem muito a crescer e se desenvolver. 

Na hora de construir cursos à distância é importante conhecer as principais tecnologias para EAD, assim o material disponibilizado será de mais qualidade e o processo de aprendizagem dos alunos passa a ser facilitado. Conheça abaixo as principais tecnologias para EAD.

LMS – Learning Management System.

LMS é a sigla para Learning Management System, ou em português, Sistema de Gestão de Aprendizagem. O LMS funciona como uma plataforma para hospedar os cursos online, fazendo toda a gestão dos cursos, a distribuição dos materiais digitais e possibilitando a interação dos alunos entre si e com os professores. 

A maior vantagem do Learning Management System é a capacidade de gerenciar em um único lugar todas as características de um curso online, desde as partes mais básicas como a documentação de registro de novos alunos, até a correção das atividades realizadas e o acompanhamento do desempenho dos estudantes. 

Para que o LMS funcione, fazendo a captação e gerência de dados, é preciso que ele esteja conectado a algum banco de dados, como o MySQL ou o SQL Server. 

AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem, AVA, é parte fundamental de qualquer plataforma capaz de hospedar cursos online, isso porque o AVA é responsável por estruturar um ambiente de aprendizagem digital muito próximo ao ambiente educacional tradicional. 

Por meio do AVA os alunos conseguem acessar de maneira online, seja pelo computador ou smartphone, um ambiente virtual no qual estarão reunidas as várias informações sobre o curso em andamento, com a possibilidade de assistir às videoaulas e realizar as atividades avaliativas. 

A principal ideia do Ambiente Virtual de Aprendizagem é ser uma tecnologia para EAD capaz de simular o ambiente mais tradicional que conhecemos, como se fosse uma escola na qual o aluno consegue encontrar os materiais escolares, conversar com professores e frequentar as aulas. 

Outra grande vantagem da tecnologia presente no AVA é a individualização criada. Com ele é possível que cada aluno tenha um login e senha exclusivos, assim se torna mais fácil sair e retornar à plataforma, de qualquer lugar e em qualquer hora, sem perder as informações de aprendizagem, históricos, mensagens trocadas e aulas assistidas, basta estar conectado à internet e pronto! 

Chat e Fórum.

Assim como no modelo de educação tradicional, o professor é uma figura de extrema importância no ensino à distância. Mas com a separação causada pela falta de um espaço presencial de interação, como driblar a falta de contato entre aluno e professor? 

A resposta é simples: não precisa faltar contato! 

É papel do professor, mesmo à distância, incentivar os seus alunos, tirar dúvidas e garantir um bom processo de aprendizado. Quando não há contato presencial, é preciso uma nova forma de estabelecer interação, é aí que surge uma importante tecnologia para EAD, os chats e fóruns virtuais. 

Dentro do LMS existe a oferta de chats para trocas instantâneas de mensagens entre aluno e professor, assim o aluno consegue esclarecer suas principais dúvidas, por exemplo. Além disso, os fóruns virtuais auxiliam no aprendizado por meio de discussões que envolvem diversos alunos, de forma que seja possível se aprofundar em algum tópico específico ou dúvida geral.

Videoaulas.

O modelo atual do ensino à distância é formado principalmente por uma tecnologia para EAD bastante popular: as videoaulas. 

É por meio das videoaulas que os alunos terão acesso aos conteúdos do curso. Os vídeos podem ser criados em diversos formatos, somente com o professor explicando o conteúdo, com o acréscimo de efeitos visuais e até com imagens externas captadas para exemplificar o conteúdo repassado. 

Além disso, é possível encontrar alguns modelos de visualização das videoaulas. Determinadas plataformas exigem que o aluno esteja conectado à internet para ter acesso aos conteúdos, mas outras permitem que o estudante faça o download dos vídeos para visualizá-los offline. 

Videoconferência.

Diferentemente das videoaulas, que são formadas por vídeos gravados e editados previamente e, em seguida, disponibilizados nas plataformas de educação à distância, as videoconferências permitem uma conexão simultânea, de forma que o aluno acompanhe o conteúdo ministrado pelo professor ao vivo. 

O formato de videoconferência permite a criação de discussões em tempo real, com dúvidas sendo enviadas pelos alunos e respondidas na hora pelo professor, por exemplo. 

Algumas plataformas de ensino à distância oferecem a possibilidade de realizar videoconferências, assim é possível criar rotinas de conferências dentro de um curso online. Além disso, também é possível disponibilizar por um tempo pré-determinado a gravação da videoconferência, assim, um aluno que por algum motivo perdeu a aula ao vivo, conseguirá assistir o conteúdo depois. 


O ensino à distância passou (e continua passando!) por um processo de evolução. As novas tecnologias para EAD surgem para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e eficiente. 

Deter conhecimento sobre as principais tecnologias para EAD disponíveis no mercado e saber como aplicá-las em um curso à distância permite se adaptar aos diferentes estilos de aprendizagem. 

Disponibilizar diferentes formas do aluno aprender, ajuda o estudante a ser mais engajado e a encontrar a maneira mais efetiva de guardar o conteúdo absorvido. Além disso, o uso das tecnologias ajuda a tornar o modelo EAD mais vantajoso em diversos aspectos quando comparado ao modelo de educação tradicional. 

Por fim, saiba inverter o papel e também aprender com os seus alunos. Dialogue e entenda quais são as necessidades dos estudantes, assim será possível criar um formato de ensino à distância cada vez mais efetivo.

 Quer saber ainda mais a importância dos vídeos online para o EAD? Confira neste material gratuito abaixo! Boa leitura.

importância dos vídeos para o sistema EAD de ensino

Por: Sambatech

A Sambatech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários