Por Em , Em 15 junho, 2018

O que é EAD? Conceito, características, vantagens e muito mais!

Você sabe o que é EAD? Provavelmente já ouviu falar na sigla, mas você sabe tudo que ela realmente representa? Basicamente, EAD diz respeito ao ensino a distância, mas existem muitas outras coisas por trás dessa modalidade de ensino que talvez você ainda não saiba. Pensando nisso, preparamos esse artigo super completo que te responde o que é o EAD, a importância dessa modalidade, novas tecnologias que auxiliam o ensino a distância e muito mais. Com isso, você irá entender um pouco do contexto do EAD no Brasil, porque ele cresce tanto e porque é a hora certa para investir em educação. Vamos lá?

Aproveite para conhecer um pouco sobre as tendências EAD assistindo, gratuitamente, ao nosso seminário digital! Basta clicar aqui ou na imagem abaixo.

webinar sobre tendencias e o que e ead

O que é EAD?

A sigla EAD significa ‘ensino a distância’. Esse termo descreve uma modalidade de ensino no qual o aluno não se encontra, fisicamente, em uma sala de aula tradicional. As aulas são ministradas e assistidas remotamente, podendo ser em tempo real ou não – em formato de aulas gravadas, por exemplo.

O aluno assiste às aulas por meio da internet, hoje em dia, podendo utilizar computadores, tablets e até mesmo smartphones. Não há uma interação presencial entre aluno e professor, mas, atualmente, existem diversas tecnologias pensadas exatamente para o ensino a distância que ajudam a suprir essa falta de interação “cara-a-cara”. Além disso, no ambiente virtual também é possível realizar avaliações, sanar dúvidas, fazer exercícios e muito mais, assim como é feito na educação chamada de tradicional.

Por causa de suas características, juntamente com as características da própria internet, o ensino a distância no Brasil vive um grande momento de expansão. Por isso, entender o que é EAD, seus aspectos e suas vantagens podem te ajudar a investir de vez nesse mercado e trabalhar ajudando pessoas a realizarem seus sonhos.

Como funciona o EAD?

Agora que você já sabe o que é EAD, vamos ver quais são as principais características e, em geral, como funciona essa modalidade de ensino.

Principais características do EAD

Em geral, o ensino a distância é baseado em algumas características-chave, como flexibilidade, economia, comodidade e inovação.

O EAD é flexível porque o aluno tem a liberdade de assistir às aulas quando, onde e por qual plataforma achar melhor. Ao contrário de uma sala de aula tradicional, na qual as aulas são marcadas para um horário específico e em um local específico, o aluno tem muito mais controle para fazer seu próprio horário e, mais importante ainda, estudar no seu próprio ritmo. Como cada pessoa possui um método de estudo que funciona para si, a flexibilidade é um fato importantíssimo do ensino a distância.

Além de flexível, o EAD é mais econômico do que a educação tradicional em muitos aspectos. O mais claro deles é no valor das mensalidades. Existem cursos de graduação a distância, por exemplo, que a mensalidade gira em torno dos R$200 reais. Considerando que um diploma de EAD vale exatamente o mesmo que o de uma graduação presencial, é uma economia considerável. E fora a mensalidade, é importante levar em conta todos os aspectos em que é possível economizar estudando à distância, como transporte, materiais e alimentação.

Outra característica importante para entender ao certo o que é EAD é a comodidade. Estar confortável é extremamente importante para desempenharmos qualquer atividade, sobretudo para aprender algo novo. No ensino a distância, os alunos podem assistir aulas sem ao menos precisarem sair de casa. Além disso, muitas vezes salas de aula podem ser barulhentas por motivo da quantidade de pessoas, um incômodo que não acontece no ensino a distância.

Por último, é importante mencionar a inovação! Por ser uma estratégia educacional baseada em tecnologia, o ensino a distância é muito mais inovador que o tradicional. As instituições de ensino investem em aulas atrativas e que engajam os alunos por meio de vídeos, jogos, conteúdos interativos e muito mais.

Plataformas de aprendizado

Sobre o funcionamento prático de um curso EAD, precisamos mencionar as plataformas de aprendizado ou plataformas de cursos online, afinal, até mesmo quem sabe o que é EAD pode não saber exatamente como esses cursos funcionam de verdade.

Atualmente, existem diversas plataformas de cursos online e cada uma possui suas particularidades e ferramentas. Algumas delas são simples, outras mais robustas, mas, em geral, as plataformas servem para intermediar o ensino-aprendizado.

É possível afirmar que, hoje em dia, a tecnologia afetou profundamente o EAD, mas de uma forma bastante positiva. Com tanto investimento no ensino a distância, surgiram várias plataformas de cursos online que buscam, cada vez mais, melhorar a experiência dos alunos.

Por exemplo, o surgimento de plataformas voltadas para videoaulas, que permitem integração de chats, transmissões ao vivo, fornecem estatísticas sobre as aulas e, sobretudo, focam na segurança do conteúdo ajudaram no crescimento acelerado desse mercado. Quanto mais as empresas de tecnologia ajudam as instituições de ensino, mais elas confiam nelas para manter seus conteúdos seguros e seus alunos satisfeitos.

Professor EAD

E claro, um outro aspecto importante do EAD é o professor ou tutor dessa modalidade. Sendo no ambiente online ou na educação presencial, o professor é uma figura essencial para o aprendizado. No ensino a distância, o professor é aquele que irá estruturar o curso, planejar o que será ensinado, montar os planos de aula e lecionar, assim como na sala de aula física, a diferença é que no ambiente online o professor irá gravar as videoaulas e não ministrá-las de forma presencial.

De certa forma, é possível afirmar que o professor EAD cumpre as mesmas funções que o professor tradicional, porém, utilizando outras ferramentas e de uma forma um pouco diferente.

E se você tem interesse em se tornar um professor EAD, pode baixar esse infográfico que te ensina como adaptar a essa modalidade de ensino! Clique aqui e baixe o Raio-X do Professor EAD!

o que e ead

Qual público do ensino a distância?

Muitas pessoas se interessam por essa modalidade assim que descobrem o que é EAD, mas existem algumas características específicas de um público que faz com que ele opte por estudar remotamente.

Primeiramente, é só pensar nas características do EAD que mencionamos acima. A pessoa que procura um curso a distância está procurando exatamente comodidade, economia, flexibilidade e inovação. Mas, exatamente por essas características é que o estudante de EAD deve, principalmente, ser organizado, disciplinado e muito dedicado. O aprendizado nessa modalidade de ensino é focado no aluno, então, esse deve se acostumar com um estudo mais individualizado e independente.

Quanto a idade, muita gente acredita que somente um público mais jovem tem interesse em EAD, justamente por ser tão intimamente ligado à tecnologia, mas isso não é verdade. Uma pesquisa da Instructure, uma empresa de tecnologia educacional, aponta que a faixa etária que mais se interessa por cursos online de treinamento e desenvolvimento está entre 45 e 50 anos. Além disso, 70% dos entrevistados dessa idade acredita que os cursos EAD é que deveriam ser o padrão. Mais da metade dos participantes afirmou que idade não é impedimento para se fazer um curso online.

Então, com um público tão amplo, o EAD se mostra como um mercado amplo e muito fértil para novos empreendedores e até mesmo instituições de ensino tradicionais já estabelecidas.

Tipos de curso EAD

E aí, está ficando mais fácil entender o que é EAD? Uma outra informação importante é que o ensino a distância não é formado somente por cursos de graduação. Existem também os cursos técnicos e os cursos livres. Dê uma olhada nas diferenças entre eles:

Graduação

Um curso EAD de graduação é como um curso de graduação presencial. Em geral, possui a mesma duração, a mesma carga horária e, mais importante ainda, o diploma vale exatamente o mesmo. Muita gente possui preconceito com EAD pois acha que os cursos são desvalorizados no mercado, mas é apenas uma concepção errada do senso comum. Inclusive, grande parte dos diplomas sequer possuem diferenciação ou deixam claro se o curso foi concluído de forma presencial ou a distância.

Hoje em dia, inclusive, existem várias empresas que valorizam mais um aluno que concluiu um curso na modalidade EAD exatamente pelas características de organização e independência mencionadas acima.

Técnico

Cursos técnicos e profissionalizantes, em geral, são mais curtos que cursos de graduação e os estudantes procuram qualificação para inserção no mercado de trabalho rapidamente. Esses cursos, assim como os de graduação, são regulamentados pelo MEC e devem obedecer as regras estabelecidas por esse órgão.

Assim como no caso da graduação a distância, um certificado de curso técnico EAD possui a mesma validade que o de um curso presencial.

Cursos Livres

Esse tipo de curso ainda é pouco conhecido e pouco explorado, mas está crescendo em uma velocidade impressionante no mercado. Os cursos livres, assim como o nome sugere, são independentes do MEC. Como eles não são regulados pelo órgão, não precisam de cumprir nenhum tipo de exigência dele. Isso não quer dizer, claro, que os cursos livres são ilegais ou são desvalorizados, apenas que eles podem funcionar por conta própria e seguindo suas próprias regras. Por exemplo, um curso técnico precisa de uma carga horária mínima para ser considerado válido, mas um curso livre não.

Inclusive, você sabia que não é preciso ter CNPJ para montar um curso livre? Essa é uma das vantagens de não precisar de ser regulado pelo MEC. Se você é especialista em um assunto, pode montar seu próprio curso livre e começar a vender suas aulas pela internet mesmo.

Se você quiser saber mais sobre como montar um curso livre, pode conferir tudo nesse artigo clicando aqui! E aproveite também para saber um pouco mais sobre a legislação desse tipo de curso clicando aqui!

EAD para sua empresa

Agora você já sabe o que é EAD, mas já pensou em incorporar essa modalidade de ensino na sua empresa? Investir em uma estratégia de educação a distância pode ajudar sua empresa a economizar – e muito! – com seus treinamentos.

Educação corporativa

Quando pensamos em gestão de pessoas dentro das empresas, não há como não citar educação corporativa. Investir no desenvolvimento dos colaboradores é uma excelente forma de melhorar a produtividade e eficiência da equipe, e, além disso, deixa os trabalhadores engajados com a empresa. Afinal, se um colaborador se sente valorizado e sente que a empresa acredita e investe nele, ele também acredita e investe na empresa.

Porém, treinamentos podem ser atividades bastante caras, então, nem toda empresa os realiza. E é exatamente nesse aspecto que o ensino a distância pode ajudar!

Pense só, para realizar um treinamento, a empresa teria gastos com transporte, espaço físico, lanches, materiais impressos e muito mais. Além disso, os treinamentos devem ser realizados com uma certa frequência, para atingir todos os novos trabalhadores. Mas, se a empresa investe em uma estratégia de EAD e vídeos online, fica muito mais fácil realizar treinamentos de desenvolvimento da equipe.

Utilizando videoaulas, a empresa elimina os gastos citados acima e, além disso, cria um conteúdo que pode ser reutilizado sempre que necessário, não sendo preciso refazer os treinamentos sempre que novos funcionários chegam.

E para saber um pouco mais sobre como as empresas treinam seus colaboradores, você pode baixar um infográfico completo clicando aqui!

E aí, já sabe responder quando alguém te perguntar o que é EAD? Esse método educacional é um grande passo para caminharmos em direção a um projeto de educação mais democrático e inclusivo. O EAD no Brasil não para de crescer e, com as características dessa modalidade, as novas tecnologias e expansão do acesso à internet, a expectativa é que cresça cada vez mais.


Quer investir em EAD e não sabe qual o próximo passo? Navegue pela nossa trilha abaixo, identifique qual etapa você está e baixe materiais de estudo que vão te preparar para se lançar de vez nesse mercado!

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.