O que é LMS?

Todo projeto bem sucedido de EAD precisa de um certo investimento em tecnologia de ponta por trás. Um exemplo de ferramenta importante para o EAD é uma plataforma LMS. Você sabe o que é LMS?

Essa plataforma tem o objetivo de mediar a interação entre professores, alunos e instituição de ensino e podem facilitar imensamente a gestão dos curso a distância.

Quer saber o que é LMS? Confira no artigo:

O que é LMS?

A sigla LMS vem do inglês ‘learning management system’ e significa sistema para gerenciamento de aprendizado. A ideia de uma plataforma LMS é exatamente essa: gerir o aprendizado do estudante EAD por meio de um software. Algumas vezes ela parece com o nome AVA, que basicamente é a tradução para Ambiente Virtual de Aprendizado.

O LMS oferece um sistema de gestão robusto e completo com ferramentas diferentes que servem para facilitar tanto para as instituições de ensino quanto para os alunos. Quem estuda em EAD precisa de um suporte para o aprendizado por intermédio da tecnologia, afinal, nem todos são familiarizados com esse tipo de dispositivo. É essencial, então, que o uso seja simples e a experiência do usuário seja agradável. Esse ponto é extremamente importante para o sucesso do ensino e do aprendizado.

Então, em resumo, um LMS é uma plataforma de gestão de cursos online variados e também pode ser chamada de plataforma EAD ou AVA.

Quais as vantagens de um LMS?

Por que seu EAD pode se beneficiar de um LMS? São diversas as vantagens que essa plataforma pode trazer para o seu negócio. Confira algumas delas:

  • Melhor experiência para o usuário: a primeira vantagem importante diz respeito aos usuários, afinal, eles são a peça principal no ensino. Fazer um curso a distância exige dedicação e bom gerenciamento de tempo e da própria tecnologia para não perder prazos e tarefas, por isso, quanto mais completa a plataforma, melhor para os alunos. E claro, quanto melhor para os alunos, melhor para a instituição.
  • Possibilidade de análise de dados: plataformas tecnológicas oferecem dados extremamente relevantes sobre alunos, turmas e professores. Esses dados permitem análises importantes que os gestores podem utilizar para melhorar cada vez mais o ensino.
  • Suporte para vídeo aulas: os vídeos são muito importantes para o ensino a distância e uma boa plataforma de LMS permite a integração de vídeos para complementar o ensino.
  • Avaliações: nenhum curso é completo sem avaliações, certo?
  • Personalização: esse passo pode parecer não tão importante assim, mas acredite, a personalização da plataforma é muito boa para a sua estratégia de negócios. Adicionar sua logo, suas cores e toda sua identidade visual na plataforma (e nos certificados, por exemplo!) é muito importante para o crescimento da sua autoridade online.

Agora que você já sabe o que é LMS, que tal aprender um pouco mais sobre os passos necessários para criar um curso online de sucesso?

Confira nosso artigo sobre o assunto clicando aqui. Boa leitura. 😉

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários