• Blog
  • >
  • EAD
  • Insights
  • Tutor EAD: quem é esse profissional e qual seu papel na educação a distância.

Tutor EAD: quem é esse profissional e qual seu papel na educação a distância.

O desenvolvimento das práticas de ensino a distância possibilitou que milhares de pessoas tivessem acesso a novos conteúdos e novas formas de aprendizagem, ampliando os seus conhecimentos e levando a educação para vários cantos do mundo. Hoje, com o EAD cada vez mais evoluído, novas práticas têm se mostrado importantes para o desenvolvimento do ensino a distância, como é o caso do tutor EAD. 

Se o nome tutor EAD ainda não for familiar para você, pense nele como uma espécie de professor online, que se faz extremamente necessário no processo de transmissão do conhecimento. 

Quer saber mais sobre o assunto, entendendo quais são as funções, obrigações e quais são as pessoas qualificadas para se tornarem bons tutores de EAD? A gente te conta isso e mais no texto de hoje!

O que é um tutor EAD? 

Antes de falar do tutor EAD, vamos relembrar o que é EAD. O EAD, ou ensino/educação a distância, é uma nova maneira de ver o processo educacional, de forma com que ele saia do modelo tradicional, que acontece de forma presencial, e passe a estar disponível de forma online, com conteúdos educacionais acessados a distância. 

O crescimento do acesso à internet e a popularização dos dispositivos que são capazes de fazer uma conexão com a web alavancaram o modelo EAD, uma vez que cada vez mais pessoas possuem smartphones, computadores, tablets e planos de internet. Com a internet e a possibilidade de disseminar conhecimento online, pessoas passaram a compartilhar aquilo que sabiam com seus amigos e seguidores, começando, mesmo sem saber, a vertente dos tutores online. 

Neste novo cenário, no qual os métodos tradicionais como salas de aula físicas, livros didáticos impressos e professores ministrando aulas presencialmente, são substituídos por modelos mais modernos, com ebooks no lugar dos livros e plataformas EAD que funcionam como escolas, o papel do professor também teve de ser repensado. 

Agora o professor se transforma em um tutor EAD, com as suas funções e objetivos parecidos, mas com determinadas atividades e atribuições alteradas em comparação com o professor convencional. 

Desta maneira, o tutor EAD atua como um professor online, que, nos cursos a distância, é responsável por ministrar conteúdos por meio das videoaulas que serão exibidas aos alunos. Além disso, o tutor EAD também auxilia os alunos no processo de aprendizagem, por isso é necessário que ele seja capaz de interagir com os discentes. 

Quais são as atribuições do tutor EAD? 

Como foi possível perceber, o tutor EAD e um professor tradicional são bastante semelhantes, o que muda é o contexto no qual eles estão inseridos. É claro que este contexto é responsável por adequar as atividades de ambos os profissionais, porém, o objetivo principal de ambos é o de levar conhecimento e educação para os seus alunos. 

Com o objetivo maior em mente, podemos perceber que as atribuições do tutor EAD giram em torno desse propósito: 

  • Preparar e ministrar os conteúdos que serão exibidos nas videoaulas;
  • Estar próximo dos alunos para ser capaz de tirar dúvidas e esclarecer pontos que não foram bem compreendidos;
  • Analisar o comportamento dos estudantes a fim de ser capaz de perceber alguma dificuldade ou problema que um aluno enfrenta e não sabe, ou tem vergonha de dizer;
  • Avaliar os resultados dos estudantes, examinando se o conteúdo ministrado foi bem compreendido;
  • Engajar os alunos para que estes estejam dispostos a se abrir para o que é lecionado e estudar o conteúdo que é aplicado;
  • Propor novas formas de ensino que facilitem a compreensão dos alunos;
  • Manter os estudantes motivados durante o curso, evitando desistências e uma alta rotatividade;
  • Auxiliar o aluno durante todo o curso, melhorando a experiência do ensino a distância. 

O que é necessário para ser um tutor? 

As habilidades técnicas necessárias para ser um tutor EAD vão ser diferentes de acordo com o curso a ser ministrado. Para determinados cursos, como disciplinas de graduação, será necessário que o tutor EAD tenha formação superior e habilitação para lecionar, por exemplo. 

Porém, um diploma de curso superior não é necessário em vários outros momentos, mesmo em cursos de alta qualidade. A habilidade primordial que todo tutor EAD precisa ter é possuir o conhecimento sobre o conteúdo que ele vai lecionar. 

Para que alguém seja capaz de ensinar o outro e ajudá-lo no processo de aprendizado, é crucial ter conhecimento sobre aquilo que será falado! Além disso, também é preciso que o tutor EAD aprenda sobre a ferramenta na qual ele dará as aulas, uma vez que ele também será responsável por ajudar os alunos, conversar em fóruns e avaliar o desempenho dos estudantes. 


A educação a distância tem evoluído de forma exponencial, cada vez mais pessoas buscam saber sobre o assunto e começam a fazer cursos, desde os mais básicos, até os mais complexos e profissionalizantes. Pela facilidade de ter um horário livre, a possibilidade de fazer aulas de onde estiver e a chance de economizar mais no investimento em um curso, pessoas vêem no EAD uma chance de desenvolvimento pessoal e profissional.  

No meio de tudo isso, é correto dizer que o sucesso de um EAD só é possível com a ajuda do tutor que irá auxiliar os alunos no processo de aprendizagem online. Além de aplicar o conteúdo, o tutor online é uma figura que sempre servirá de ajuda e apoio para os estudantes, mostrando que eles não estão sozinhos na jornada. 

O ensino a distância é um processo bastante rico, cheio de fases e etapas, e o tutor EAD é apenas uma das diversas partes que compõem essa metodologia. Se você se interessou pelo assunto e deseja aprender mais sobre o EAD, os cursos online e todo esse mercado, pode conferir o relatório Insight Samba.

Nesse relatório, você vai ver o resultado de uma extensa pesquisa feita pela Samba Tech, com mais de 4 mil pessoas, acerca do consumo de conteúdos educacionais no Brasil. Para ter acesso gratuitamente é só clicar aqui ou na imagem abaixo.

relatorio da pesquisa sobre cursos online insight samba

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários