9 dicas para atingir a perfeição na transmissão ao vivo do seu evento

“Veja dicas valiosas para atingir a perfeição com a transmissão ao vivo de um evento.”

perfeicao-02-07

Olá, tudo certo? Fazer a transmissão ao vivo está cada dia mais fácil. As possibilidades são infinitas, os sistemas cada dia mais acessíveis e o investimento costuma caber no bolso de Micro e Pequenas empresas. Mas, atingir a perfeição na sua Live Streaming requer um pouco mais de atenção e não é tão mamão com açúcar assim (mas fique tranquilo, dá para chegar lá). Separamos 9 dicas exclusivas para que a sua transmissão ao vivo seja um sucesso. Bora nessa?

1. Defina seu público desde o planejamento

O mais importante de tudo é ter bem definido qual é o seu público alvo e qual o objetivo da sua transmissão. Este é o passo primordial!!! Nada de ter uma ideia, executar, terminar e nem sequer saber o que você queria com aquilo. Esse passo vale para uma reunião de equipe, conferências externas, eventos, shows, lançamento de produtos ou jogos esportivos.

2. Escolha o nome perfeito

Junte sua equipe, faça brainstorm, colha informações ou escolha sozinho (a). Não importa o método. O relevante aqui é que seu nome faça sentido com o que a transmissão se propõe. Além disso, uma escolha bem feita pode facilitar na hora de ter bom posicionamento nos mecanismos de busca.

3. Tenha uma página ou local exclusivo

Uma dica fundamental é ter um espaço específico para o seu evento. Pode ser um Hotsite, uma Landing Page, Site Oficial, Facebook Fan Page… aí é a sua escolha. Não existe uma fórmula perfeita. Não se esqueça de caprichar no formulário de inscrição ou link de confirmação. É importante que as pessoas tenham certeza que estão aptas a participar. Nos outros canais, procure lançar mãos de CTA´s (Call To Actions) para atrair mais visitantes e levá-los à página principal do seu evento.

4. Promova o evento nas redes sociais (e no Google)

Seja através de campanhas orgânicas ou links pagos, utilizar as mídias digitais para atrair mais usuários é uma tática que não pode ficar fora da sua estratégia. Linkedin, Twitter, Facebook, G+, Instagram… tudo é válido. Todos os principais motores de busca têm programas pagos de publicidade. Se há uma verba disponível para este fim, vale a pena investir, pois os resultados costumam ser fantásticos. Use as palavras-chave corretas e vá em frente.

Leia também: 4 passos para fazer uma transmissão ao vivo

5. O conteúdo ainda é rei

Muitas vezes é comum focar na promoção, na estratégia de divulgação, no posicionamento e esquecer do conteúdo. Em caso de eventos, pense num apresentador envolvente e dinâmico, que possa realmente ‘segurar’ o espectador. Se for um jogo, tente entender qual partida do campeonato vale mais a pena. Em caso de show, faça ensaios e testes previamente, além de escolher o artista ideal. Planeje bem o conteúdo antes do tempo e certifique-se de fazer um ensaio antes do evento para resolver questões de conteúdo, técnicas e de entrega. O objetivo é deixar os participantes quererem sempre mais.

6. Time campeão

Pensou que iria fazer tudo sozinho? Pode esquecer. É fundamental contar com uma equipe engajada e pronta para ajudar. Além da estrutura da própria transmissão, é legal contar com apoio em social media, TI e marketing.

7.  O tempo certo

Não existe uma fórmula mundial do melhor horário. Isso varia de acordo com com o perfil de seu participante ideal e a necessidade de incluir pessoas de diferentes fusos horários. Tente levar em consideração fatores sociais e culturais da sua audiência: Qual o horário comercial? Qual o horário de almoço? Pausas durante o dia? Fim de semana livre? Noite livre ou ocupada?

8. Pós-evento é fundamental

As ações que você tomar imediatamente após o evento ter terminado podem afetar seu sucesso global. Este pode ser o momento de ter uma comunicação assertiva para leads, clientes ou usuários interessados. Criar um “thank you mail” e enviar uma breve enquete podem ser interessantes. Além disso, é fundamental manter o contato com os participantes, seja através de novidades, vídeos ou promoções.

9. Adapte o conteúdo e deixe-o perene

Publicar uma versão ‘on demand’ do evento em seu site e continuar a promover o conteúdo é uma estratégia que precisa ser utilizada. É possível ainda capturar leads com esse projeto.  E aí? Let´s go Live! Leia o material abaixo e veja como fazer uma Live Streaming de qualidade.

Tem mais alguma dica sobre transmissão ao vivo? Compartilhe conosco.

Fique à vontade para navegar em nosso FacebookTwitterLinkedin, e claro, comentar aqui neste post.

Grande abraço e até a próxima.

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários