6 dicas para promover o aumento de produtividade nas empresas.

Períodos de adaptação nem sempre são fáceis. Em uma empresa, especialmente em um novo cargo, os funcionários demoram um certo tempo até se adaptarem completamente e alcançarem o máximo de seu potencial, e é por isso que o aumento de produtividade é um ponto que interessa a muitos gestores e empreendedores. Promover o aumento de produtividade em toda a empresa é uma excelente forma de garantir que os processos estejam otimizados e os colaboradores eficientes para que a empresa funcione da melhor forma possível.

Mas como alcançar a tão sonhada produtividade máxima? Existem diversos métodos e processos que podem ser implementados que, partindo da própria cultura organizacional, auxiliam os funcionários e permitem que eles estejam sempre produtivos sem que isso comprometa a qualidade do ambiente do trabalho. Nesse artigo, confira dicas que vão ajudar a promover o aumento de produtividade nas empresas e comece a aplicá-las na sua imediatamente para começar 2019 com o pé direito!

Para auxiliar ainda mais na eficiência da sua empresa, esse infográfico mostra 15 dicas para melhorar o desempenho de sua corporação e dos funcionários. Para acessar é só clicar aqui ou na imagem abaixo:

usar tecnologia na comunicacao corporativa para aumento de produtividade

6 dicas para promover o aumento da produtividade nas empresas

Para que os processos corporativos funcionem da melhor forma possível, é necessário que toda a empresa trabalhe como um verdadeiro organismo, em que todas as partes colaboram para o sucesso do todo. Por isso, um colaborador improdutivo e desanimado impacta negativamente a empresa, tanto no nível micro quanto no nível macro.

Porém, o que muitos gestores podem acreditar é que a queda da produtividade é um problema individual dos colaboradores, mas, na verdade, esse problema pode ser a consequência do modelo de gestão da empresa. Por isso, a produtividade é algo que precisa ser analisado e pensado com calma, para que a corporação possa promover o aumento de produtividade dos funcionários e oferecer as ferramentas possíveis para que eles possam trabalhar com eficiência e qualidade de vida no ambiente corporativo.

Confira algumas dicas que vão ajudar sua empresa a alcançar um aumento de produtividade incrível:

1 – Faça um diagnóstico

O primeiro passo para resolver qualquer problema é tendo uma visão clara dele. Para entender exatamente como a sua empresa está sendo impactada pela queda de produtividade e o que você pode fazer para melhorar esse problema, faça um diagnóstico completo. E claro, quem melhor para ajudar nesse diagnóstico do que os próprios colaboradores? Uma dica importante para entender exatamente essas questões é fazendo uma pesquisa de clima.

Abrindo um canal de comunicação direto e honesto entre a empresa e os colaboradores pode apontar pontos críticos que talvez não seriam expostos normalmente. Então, é importante que o primeiro passo seja exatamente identificar esses pontos de melhora para ver quais dos métodos serão mais bem aplicados na sua empresa.

2 – Reforce a organização

Nesse ponto, falamos de ‘organização’ no seu sentido mais básico. Realmente, para alcançar um aumento de produtividade, em primeiro lugar sua empresa precisa ser organizada. E isso quer dizer tanto fisicamente quanto no quesito corporativo.

Imagine tentar trabalhar em um ambiente completamente desorganizado, sem processos claros ou até bagunçado fisicamente?

Para muita gente, um ambiente sem organização dificulta a concentração e, consequentemente, faz com que a produtividade caia também. Então, algo bastante simples que a sua empresa pode fazer e que vai impactar positivamente o aumento da produtividade é analisar se os processos são organizados e focar bastante em técnicas de organização.

3 – Conheça o processo de Onboarding

Toda vez que a sua empresa contrata um novo funcionário é normal ter uma queda momentânea de produtividade naquele setor, afinal, é preciso respeitar a curva de aprendizado e o período de adaptação de cada pessoa. Porém, existe um processo que pode diminuir o tempo de adaptação e promover o aumento da produtividade de um novo funcionário bem mais rapidamente. Esse é o processo de onboarding.

Em um processo de onboarding, um novo funcionário é apresentado aos seus colegas, funções, processos internos, espaço físico do escritório e muito mais. Isso tudo é feito por meio de uma série de treinamentos rápidos e palestras e bate-papos com líderes.

Para além das atribuições relacionadas ao cargo, o onboarding também trata da cultura da empresa. A ideia é apresentar ao novo funcionário aquilo que normalmente ele demoraria um certo tempo para aprender na prática.

O onboarding de novos funcionários é, hoje, uma das melhores formas de promover o aumento de produtividade de novatos. Segundo uma pesquisa realizada em 2012 pela Allied HR IQ, em geral, colaboradores demoram cerca de 8 meses para alcançar 100% da produtividade. Na mesma pesquisa, eles afirmam que funcionários que passaram pelo processo de onboarding alcançam a produtividade máxima 2 meses antes. Além de conhecer bem o seu setor e a sua função, o onboarding auxilia o funcionário a ter uma visão da empresa como um todo, entendendo como cada parte colabora para o sucesso macro da organização.

O onboarding funciona por meio de treinamentos rápidos e palestras e/ou bate-papo com líderes e já começa a ser feito no primeiro contato do novato com a empresa, assim, podemos dizer que ele já começa com o tal “pé direito”.

Confira nesse guia um pouco mais sobre o processo de onboarding, como ele pode ajudar a sua empresa e veja como implementar agora mesmo!

guia do onboarding de funcionarios para aumento de produtividade

4 – Invista em educação corporativa

Muitas vezes, para desenvolver uma função com o máximo de efetividade, os colaboradores precisam estar atualizados com as ferramentas, softwares e processos relacionados a ela, certo? Então, nesses casos, torna-se necessária a realização de treinamentos periódicos. É aí que a educação corporativa se torna relevante.

Porém, uma questão importante é que a educação corporativa não visa somente a parte técnica do trabalho, mas sim o desenvolvimento profissional – e pessoal – do colaborador como um todo. Mais do que apenas um treinamento, a educação corporativa trata da gestão de pessoas.

Dentro das ações da educação corporativa estão aquelas que estimulam o desenvolvimento dos funcionários em conjunto com as estratégias e objetivos da empresa. Tudo isso se traduz em um aumento de produtividade geral, junto com a constante melhoria dos processos internos e incentivo à inovação dentro da empresa.

Você pode conferir um pouco mais sobre o panorama da educação corporativa do Brasil nesse infográfico que preparamos clicando aqui!

5 – Tenha uma cultura organizacional incrível!

Outro aspecto que pode auxiliar bastante que a produtividade nas empresas seja potencializada é apostar em uma forte cultura organizacional. A cultura ainda é, em muitos ambientes corporativos, considerado como ponto secundário, porém é extremamente importante para a saúde de uma empresa.

Uma cultura empresarial sólida auxilia no aumento da produtividade em dois pontos: em primeiro lugar torna funcionários engajados, e, consequentemente, mais produtivos e em segundo, diminui a rotatividade de funcionários. Indiretamente, diminuir o turnover – ou rotatividade – faz com que não aconteça essa queda momentânea de produtividade em relação a novos funcionários, como mencionamos no ponto anterior.

Não tenha medo de investir em uma cultura empresarial para engajar e encantar colaboradores. Além de melhorar a qualidade de trabalho da sua empresa, os funcionários estarão mais engajados por se sentirem parte daquela organização. Por isso a cultura empresarial deve ser sempre parte importante da gestão da empresa.

Autonomia

Um ponto muito importante da cultura que pode impactar diretamente a produtividade é a questão da autonomia dos colaboradores. Quanto mais difícil for para um colaborador sugerir algo, tomar uma decisão ou realizar uma atividade por motivo de uma hierarquia rígida menos produtivo ele pode se tornar. Muitas vezes colaboradores que não estão em cargos de chefia podem sugerir ou criar processos excelentes dentro da empresa, mas, por causa da falta de autonomia e da fluidez de comunicação, essas ideias podem se perder e não serem implementadas. Infelizmente, ainda há bastante burocracia na cultura brasileira, sobretudo dentro das organizações.

Então, uma cultura organizacional que tenha como prioridade o incentivo à autonomia dos colaboradores e que aposte em menos barreiras hierárquicas e burocráticas pode fazer muito para o aumento da produtividade deles.

6 – Aposte em uma comunicação interna de qualidade

Como anda a comunicação interna da sua empresa? Você sabia que ruídos de comunicação podem atrapalhar a produtividade na sua empresa e, além disso, aumentar a tão nociva rotatividade de funcionários? É muito importante aplicar estratégias de comunicação interna efetivas para a saúde da sua empresa.

Resumidamente, a comunicação interna diz respeito ao conjunto de ações e canais para transmissão de mensagens estratégias dentro da empresa. Isso pode acontecer dentro do mesmo setor ou até entre setores distintos. A comunicação interna é importante para que os funcionários estejam sempre alinhados entre si e dentro do posicionamento da empresa.

A comunicação interna eficaz auxilia no aumento da produtividade porque faz com que os funcionários estejam sempre informados da realidade da empresa, com expectativas alinhadas e cientes do que esteja acontecendo. Isso faz, por exemplo, com que rumores – os tais papos de corredor – afetem a produtividade dos colaboradores.

No quesito mais prático, uma comunicação clara e sem barreiras faz com que os colaboradores estejam trabalhando sempre juntos e, com isso, há a menor chance de erros, atrasos ou outras falhas que estejam relacionadas com a falta de integração entre as equipes.

Quanto mais alinhada e integrada está sua equipe, mais produtiva também ela será. Por isso, para um aumento de produtividade, a comunicação interna é um excelente ponto a ser analisado e implementado.

Bônus!

Já pensou em como os vídeos online podem auxiliar em vários dos pontos de produtividade na sua empresa? Tanto a estratégia de educação corporativa quanto a comunicação interna e até mesmo o processo de onboarding podem ser implementados por meio de uma estrutura completa de vídeos online. E claro, além de facilitar a implementação dessas dicas, os vídeos ainda servem para cortar os custos desses treinamentos e canais de comunicação, tornando muito mais próximo da realidade da sua empresa.

Para criar uma universidade corporativa, por exemplo, ou fazer treinamentos efetivos, uma plataforma profissional de hospedagem e distribuição de vídeos pode ser o diferencial para o seu projeto. Além disso, as plataformas apostam em segurança dos vídeos, que trabalham para impedir que o seu conteúdo vaze ou seja pirateado, afinal, as informações internas da sua empresa são muito importantes e só devem ser acessadas por aqueles que têm permissão, não é mesmo?

Confira como a Uptime Group, uma das maiores franqueadoras do país, utiliza os vídeos online para seus treinamentos e, além de terem um excelente processo de treinamento corporativo, ainda economizaram bastante com isso:

Gostou das dicas de como aumentar a produtividade nas empresas? Se tiver mais alguma dica importante, compartilhe com a gente nos comentários! Vamos adorar incluir algumas dicas no nosso material.

Se quiser se aprofundar um pouco mais, você pode baixar esse e-book sobre ferramentas digitais que vão te ajudar a ser mais produtivo clicando aqui.

E claro, também pode conferir esse material sobre como a tecnologia pode ajudar a melhorar e tornar a sua comunicação corporativa mais eficaz! Boa leitura.

usar tecnologia na comunicacao corporativa para aumento de produtividade

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários