Quais os benefícios de uma boa comunicação interna?

A comunicação com o público externo é muito importante para o sucesso do negócio, mas você está prestando atenção na sua comunicação com o público interno? Ter uma boa comunicação interna é extremamente relevante para diversas melhorias na sua empresa em geral. Neste artigo você irá ver os maiores benefícios de ter uma comunicação interna alinhada!

Se você quiser conferir o que é comunicação interna, benefícios e, mais importante, como investir nisso, pode acessar nosso artigo completo sobre o assunto clicando aqui.

Benefícios de uma boa comunicação interna.

A comunicação interna não é só uma forma de se comunicar com os trabalhadores, mas também a transmissão de todas as mensagens e até conhecimento dentro da empresa. Ter uma boa comunicação interna pode salvar a sua empresa. Veja os maiores benefícios:

Alinhamento de mensagens.

O primeiro ponto é o alinhamento das mensagens. Esse tipo de alinhamento serve para que todos os colaboradores estejam em uníssono entre si e com os objetivos da empresa. É como aquela expressão que fala sobre as engrenagens. Com as engrenagens funcionando bem, a máquina funciona melhor como um todo.

E mais do que isso, uma boa comunicação interna deixa claro o propósito e o objetivo da empresa, fazendo com que os colaboradores trabalhem motivados e voltados para aquele fim.

Maior produtividade.

Com todos trabalhando em conjunto e sempre de olho no propósito da empresa a produtividade irá subir! Então, uma comunicação interna também é bastante efetiva para aumentar a produtividade dos setores.

Mais engajamento dos colaboradores.

Quando os colaboradores estão mais inteirados nos processos, nas ações e no propósito da empresa eles se sentem mais parte daquilo, o que faz com que o engajamento deles com a marca aumente muito. Com isso, os funcionários ficam mais satisfeitos e, consequentemente, isso leva a à queda do turnover.

Menos turnover de colaboradores.

Falando em turnover, você sabe os malefícios de ter uma baixa rotatividade na sua empresa? Cada vez que um colaborador pede demissão ou precisa ser demitido, a empresa tem altos gastos com a demissão e, inclusive, a contratação de outros colaboradores para reposição. Então, quanto mais produtivos e engajados, os colaboradores tendem a ficar na empresa por mais tempo. Isso reduz bastante a taxa de rotatividade (também chamada de turnover).

Radio corredor.

Já ouviu falar em rádio corredor? Apelidada assim em alguns lugares do Brasil, a rádio corredor diz respeito às fofocas que acontecem nos corredores das empresas. Normalmente, essas fofocas se espalham com facilidade e rapidez se a empresa não tiver uma comunicação interna clara, aberta e ágil. E claro, as fofocas de corredor podem ser extremamente nocivas às empresas, sendo verdade ou não.

Se a comunicação for aberta, o colaborador sabe que pode confiar na própria empresa para passar as informações.

Agilidade na tomada de decisões.

Por último, com todos os benefícios já citados, uma comunicação interna aumenta a agilidade nas tomadas de decisões importantes. Com isso, sua empresa não perde oportunidades e garante mais autonomia para que outros funcionários desenvolvam maior autonomia! 

Quer ter esses e outros benefícios de uma boa comunicação interna na sua empresa? Você pode, então, baixar esse guia completo que preparamos aqui na Samba Tech e aprender novas maneiras de alinhar e potencializar a comunicação da sua.

guia para alinhar sua comunicacao interna
Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários