O que é gestão do conhecimento?

Você sabe o que é gestão do conhecimento?


Para que as organizações cresçam de forma saudável, é essencial que os conhecimentos sejam criados, compartilhados utilizados e geridos da melhor forma possível, certo? O processo de lidar exatamente com isso é chamado de gestão do conhecimento e ele pode ser o diferencial competitivo da sua empresa.

Pense em quantas pessoas e quanto conhecimento já passou por sua organização. Você acredita que esse conhecimento foi gerido da melhor forma possível? Utilizado de forma correta, armazenado de maneira efetiva e, mais importante, repassado e multiplicado de forma eficiente? Se você quer responder a essas perguntas, confira o que é gestão do conhecimento e veja se está sendo feito na sua empresa.

O que é gestão do conhecimento?

Vamos tentar explicar o que é gestão do conhecimento com um exemplo: Imagine uma determinada colaboradora da sua empresa considerada referência pelos demais. Essa colaboradora é líder de uma determinada área e, em muitos momentos, é quem toma as decisões, entende o funcionamento da empresa como ninguém, delega tarefas e muito mais. Vamos chamá-la de Maria.

Agora imagine que Maria estava viajando no feriado e, em um pequeno acidente, quebrou o pé e precisará ficar afastada por 30 dias. Tudo que Maria sabe sobre os processos, as tarefas, a priorização, a organização e outras coisas ficará afastado por um mês com ela. E agora?

É aí que entra a gestão do conhecimento.

O termo gestão do conhecimento (em inglês ‘knowledge management’) diz respeito a uma abordagem multidisciplinar que visa utilizar o conhecimento organizacional da melhor forma possível, exatamente para evitar situações de perda de conhecimento como as descritas no exemplo acima.

Entre as disciplinas que trabalham em conjunto para a gestão do conhecimento é possível citar sistemas de informação, gestão de tecnologia, economia, gestão estratégica, comunicação interna e muitas outras.

Então, de forma mais abrangente, gestão do conhecimento é o conjunto de atividades que visam identificar quais são os conhecimentos detidos pela empresa – por parte dos funcionários, por exemplo -, transformá-lo em processos e utilizá-los para o bom funcionamento interno da companhia, sem que ele seja centralizado em apenas algumas pessoas. Pense em empresas grandes, por exemplo, nas quais a rotatividade de funcionários é um fator relevante. Quando pessoas deixam a organização, o conhecimento vai embora com elas, por isso, trabalhar a gestão do conhecimento é essencial para reter informações importantes dentro das empresas e torná-lo acessível a todos.

Em geral, a gestão do conhecimento é voltada para dar às companhias uma vantagem competitiva, estimular a inovação, o compartilhamento de aprendizados e, claro, o constante crescimento e melhoria da organização como um todo.

Se você quiser se aprofundar um pouco mais no assunto para além do que é a gestão do conhecimento, pode acessar o nosso artigo completo clicando aqui.


E para além da gestão do conhecimento, como anda a comunicação interna do seu negócio? A comunicação interna também tem muito a ver com o compartilhamento de conhecimentos e informações importantes e o alinhamento é essencial para qualquer negócio.

Nós preparamos um guia que pode te ajudar nisso! Confira o e-book sobre comunicação interna gratuitamente clicando aqui:

guia para alinhar sua comunicacao interna e gestao do conhecimento

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários