Tipos de treinamento: 6 tipos para melhorar a performance da sua equipe

Depois de um longo processo de recrutamento e contratação até encontrar um novo colaborador, você não quer que o novo funcionário da sua empresa fique desmotivado ou com o conhecimento defasado sobre as funções que ele deve exercer, certo? Existem alguns tipos de treinamento que ajudam a melhorar a performance da sua equipe, fazendo com que após a capacitação oferecida, os colaboradores de sua empresa saiam dos treinamentos mais engajados e preparados para exercer a suas funções.

Neste artigo você conhecerá alguns dos principais tipos de treinamento para gerar ótimos resultados em sua equipe. Confira todas as opções e tente escolher aquela – ou aquelas – que mais se adeque à realidade da sua empresa.

Para começar a ler já bem informado, você pode acessar esse infográfico e ver os 10 princípios para criar treinamentos de alto impacto!

tipos de treinamento de alto impacto

Os tipos de treinamento e a sua importância para as empresas

Com a elevada competitividade de mercado e a necessidade de se manter cada vez mais atualizado sobre a sua área de atuação, a rotina de aprendizado deve ser um processo contínuo dentro das empresas.

Uma boa educação corporativa ajuda os profissionais de sua empresa a se especializarem, desenvolvendo não só as habilidades técnicas importantes para executar os trabalhos que lhe serão exigidos, mas também ajuda a melhorar atitudes e comportamentos.

Mas para escolher qual tipo de treinamento será oferecido, é preciso analisar o perfil do negócio e também o perfil de cada colaborador. Depois dessa análise, é preciso escolher o tipo de treinamento empresarial mais adequado, pois cada um possui um método e uma finalidade diferente.

1. Rodízio de papéis

Um dos tipos de treinamento empresarial mais conhecidos no ambiente corporativo. O rodízio de papéis, como o próprio nome sugere, funciona como uma espécie de rodízio no qual os funcionários de uma empresa trocam de área por um determinado tempo.

A troca faz com que o colaborador saia de sua zona de conforto e conheça melhor o que outros profissionais executam dentro da empresa. Além disso, o rodízio de papéis é de grande importância para que os funcionários conheçam uns aos outros e se importem com o trabalho do outro. Por fim, com as trocas, os profissionais se capacitam em diferentes habilidades e áreas, conseguindo ter uma visão holística do negócio.

2. Gamificação ou Gamification

O termo gamificação(gamification) tem se tornado cada vez mais popular no mundo dos negócios, não só dentro da área de desenvolvimento de produto, mas também como um dos tipos de treinamento para aumentar a produtividade das equipes.

Em resumo, a gamificação utiliza ideias e mecanismos presentes nos jogos para incentivar os profissionais a fazerem algo. O ideal é que o treinamento esteja presente em toda a jornada do colaborador, desde sua entrada na empresa até o momento de assumir funções além do que foi proposto.

O objetivo da gamificação é engajar e incentivar a aprendizagem e a interação entre as pessoas da equipe com o negócio da empresa. A ideia é transformar o aprendizado em algo mais dinâmico e interativo, despertando o interesse dos profissionais. Além disso, é possível oferecer recompensas ou prêmios aos colaboradores que executarem as etapas da gamificação, para que estes se sintam mais motivados e engajem mais com o treinamento.

3. Programa de mentoria

Neste tipo de treinamento a ideia é que profissionais mais experientes assumam o papel de mentores para ajudar os colaboradores que possuem menos experiência, criando metas e cobrando resultados dos membros da equipe.

Com a mentoria é possível que o mentor passe o conhecimento que ele aprendeu na prática aos novos funcionários, algo muito rico e que só é possível graças ao tempo que um dia foi dedicado à função.

Além disso, o programa de mentoria possibilita um contato mais próximo, o que auxilia no diálogo sobre os problemas e desafios enfrentados no dia a dia, tornando mais ágil a capacidade de identificar e resolver problemas.

4. Compartilhamento de conhecimentos

Sempre existirão profissionais com conhecimento aprofundado em alguma área ou tema de interesse coletivo. Quando isso acontecer, aproveite o conhecimento do colaborador e o instrua a partilhar o seu conhecimento com o restante da equipe.

Uma boa ideia é estruturar um dia para que o funcionário prepare uma apresentação capaz de compartilhar o seu conhecimento de forma resumida. Desta forma, o que era o aprendizado de um se torna o aprendizado de várias pessoas, acrescentando conhecimento na vida de vários profissionais. Além disso, com esse tipo de treinamento, a sua empresa economiza nos gastos.

5. Grupos de estudo

Nos grupos de estudo, também conhecidos como grupos focais, membros da equipe que estão envolvidos em determinada área ou projeto dentro de uma empresa, se reúnem para trocar conhecimento, discutir temas relevantes para o negócio ou resolver um problema específico.

Uma das grandes vantagens desse tipo de treinamento, é incentivar o espírito de equipe, fomentando as conversas e discussões entre os profissionais da sua empresa. Além de possibilitar o conhecimento sobre os papéis de cada área e colaborador, os grupos de estudo ajudam os profissionais a buscarem juntos maneiras de superar os desafios.

Esses diálogos fazem com que profissionais de diferentes áreas possam conhecer melhor a relevância do trabalho de seus colegas e juntos busquem superar desafios e criar mecanismos que facilitem a rotina de trabalho e aumentem o desempenho da equipe.

6. Treinamento online

Os treinamentos online são um tipo de treinamento empresarial prático tanto para os funcionários como para as empresas. Isso porque este tipo de treinamento é fornecido em um ambiente virtual, facilitando o acesso ao conteúdo, independente do device de acesso (computador ou celular), do horário e do local onde o colaborador está.

Por não depender de um ambiente físico, o treinamento online é bastante válido para empresas que desejam disseminar determinado conhecimento, mas que possuem sedes ou funcionários alocados em diversas regiões do país ou do mundo!

Outra vantagem é a não necessidade de manter vários funcionários em um mesmo local, eliminando custos com o espaço físico e a dificuldade em conciliar as agendas de diversos profissionais.

Escolha um tipo de treinamento e comece agora mesmo!

Neste artigo você pôde conhecer mais sobre alguns dos principais tipos de treinamentos utilizados pelas empresas para aumentar a produtividade e o conhecimento dos seus funcionários.

Ao aplicar determinado treinamento, você será capaz de elevar a capacidade técnica de sua equipe e ao mesmo tempo motivá-la para que ela entregue melhores resultados.

Pela tendência e facilidade da educação a distância, muitas empresas optam por oferecer treinamentos online aos seus colaboradores, desta forma é possível reduzir os custos de treinamentos físicos e os próprios profissionais conseguem encaixar os treinamentos em suas rotinas e agendas.

Algumas empresas que escolhem oferecer treinamentos virtuais optam por criar um ambiente virtual de aprendizado, um local no qual os seus funcionários podem acessar cursos, aulas e treinamentos a qualquer momento e interagir com outros colaboradores. Se você possui interesse no assunto, mas ainda está em dúvida de como implantar este tipo de treinamento em sua empresa, nós temos um artigo explicativo sobre o AVA, contando o que é um ambiente virtual de aprendizado e quando você precisa investir em um, conheça!


Além disso, você pode aprender como utilizar o poder dos vídeos para fazer os melhores treinamentos na sua empresa! Dê uma olhada nesse material e veja como esse tipo de conteúdo pode ser muito útil para treinar e desenvolver colaboradores.

criar diferentes tipos de treinamento corporativo em video

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários