Desenvolvimento de pessoas: por que investir nele é tão importante para as empresas.

Desenvolvimento de pessoas: por que investir nele é tão importante para as empresas.

O capital intelectual é o maior bem de qualquer empresa. Pensar nas pessoas é essencial para as organizações que desejam ter sucesso duradouro, alcançando objetivos cada vez mais desafiadores. Para que isso aconteça, é preciso dedicar esforços no desenvolvimento de pessoas. 

Em um mercado que se mostra crescentemente mais competitivo, é preciso que empresas e profissionais estejam sempre em busca de uma evolução constante. O desenvolvimento de pessoas aparece como uma solução para ambas as partes: empresas que desejam manter seus colaboradores atualizados e motivados e profissionais que buscam qualificar-se para ocupar cargos cada vez melhores e serem reconhecidos em seus ambientes de trabalho. 

O investimento no desenvolvimento dos profissionais de uma empresa é uma atitude estratégica e que pode ser muito bem aproveitado pelas organizações de modo geral. Neste artigo vamos apresentar alguns desdobramentos sobre o tema. Boa leitura!

Antes de começar, que tal conferir uma lista de materiais indispensáveis para profissionais de RH? É só clicar aqui e baixar gratuitamente!

o que e treinamento in company

Por que investir no desenvolvimento de pessoas? 

Não importa qual seja o tamanho da sua empresa, seja micro, pequena, média ou grande, o desenvolvimento de pessoas tem papel importante para o avanço de sua organização, ajudando no cumprimento de metas, melhorando a motivação e a produtividade dos funcionários e alavancando os lucros. 

Tudo isso acontece pelo que existe em comum em todas as organizações: o fator humano. As pessoas formam o bem mais precioso de qualquer empresa, a final de contas são elas que ajudarão a empresa a trilhar os caminhos de sucesso. Cada profissional possui um papel importante dentro das metas da organização e isso deve estar claro. Quando um funcionário sabe de sua importância e sabe que a empresa admite isso, se sente mais confortável e motivado em suas funções. 

Investir no desenvolvimento desses profissionais traz diversos benefícios para as organizações, é por isso que muitas empresas buscam soluções para um bom desenvolvimento de pessoas. Quando uma equipe está qualificada para cumprir suas funções e preparada para o mercado, com certeza será capaz de agregar valor à organização que trabalha. 

Quais os benefícios do desenvolvimento de pessoas? 

1. Melhora no clima organizacional.

É muito importante que os colaboradores dentro de uma empresa estejam felizes e motivados com as funções que ocupam. Essa felicidade se reflete no clima organizacional. Profissionais infelizes transformam o clima da organização em um clima pesado, enquanto profissionais satisfeitos permitem que a empresa possua um clima de amizade e motivação. 

Ao investir no desenvolvimento de pessoas, a sua empresa estará investindo, também, no futuro de cada um dos colaboradores de forma individual. Aplicar treinamentos e oferecer capacitações é uma maneira de mostrar a importância que o funcionário tem para a empresa e essa valorização é reconhecida pelo próprio profissional. 

Por meio do desenvolvimento de pessoas é possível formar um quadro de profissionais que tenham consciência de sua importância e estejam dispostos a desempenhar suas tarefas da melhor maneira possível. Profissionais que defendem a empresa e lutam por seus valores. 

2. Produtividade elevada. 

Profissionais mais motivados são profissionais mais produtivos! 

Para que uma empresa tenha sucesso em sua caminhada, é preciso que as lideranças tenham claras quais são os objetivos da organização e onde ela quer chegar. Para isso é necessário o desdobramento dos objetivos em pequenas metas de atividades a serem distribuídas a todos os colaboradores. 

Quando os profissionais participam de capacitações, além da melhora produtividade, gerada pela motivação de se sentirem valorizados dentro da empresa, existe uma melhora na produtividade gerada também pela capacidade técnica adquirida. Quanto mais o desenvolvimento de pessoas for levado a sério, mais profissionais atualizados e qualificados para ocuparem seus cargos e funções a empresa terá. 

3. Estímulo para o trabalho em equipe. 

Parte do papel da liderança é estimular a competitividade de maneira correta, não no sentido de ter funcionários que querem aparecer prejudicando outros colaboradores, mas sim no sentido de ter profissionais que buscam sempre dar o seu melhor e inclusive ajudam outros profissionais nesse processo. 

O desenvolvimento de pessoas também é positivo para estimular o trabalho em equipe, mostrando que juntos é possível que os profissionais executem um trabalho cada vez melhor. 

As capacitações oferecidas com objetivo de desenvolver pessoas não precisam permanecer apenas no primeiro momento, só durante o período do curso ou palestra, mas podem e devem se estender para o dia a dia de trabalho. Um profissional que participou de um treinamento, por exemplo, deve ser incentivado a repassar seu conhecimento para seus colegas, ajudando a melhorar o trabalho de todos. 

Apesar das metas individuais de cada colaboradores, é vantajoso pensar em metas coletivas, que incentivem o trabalho em equipe e gerem pessoas que tenham um ótimo relacionamento profissional e pessoal. Trabalhadores preocupados que enxergam suas metas como uma só e trabalham em conjunto para atingimento dos objetivos gerais da organização só têm a acrescentar dentro da empresa. 

4. Destaque frente aos concorrentes. 

Com uma empresa formada por profissionais motivados, felizes com suas funções, capacitados para realizar seus trabalhos e atividades, com alta produtividade e que sabem trabalhar em equipe, como não se destacar dos concorrentes? 

Toda organização que é formada por pessoas competentes e bons times, consequentemente, possui boas entregas e resultados. Este é outro ponto positivo do desenvolvimento de pessoas: elevar o nível de competitividade que a sua empresa terá no mercado, se destacando em meio a diversos concorrentes. 

Este ponto é importante não só para a visão que é formada por seus consumidores, mas também por investidores e por outros profissionais do mercado. Isso faz com que a corporação atraia novos talentos, e, com isso, esteja sempre com uma equipe alinhada e produtiva.

5. Atingimento de metas. 

Se você chegou até aqui, já sabe da importância que a boa definição de metas tem para o sucesso de uma organização. São as metas que guiarão o negócio até os seus objetivos. 

Todos os profissionais dentro de uma empresa devem trabalhar em conjunto para a realização de metas em comum. Quando uma empresa investe no desenvolvimento de pessoas, atingir metas e objetivos se torna um processo mais possível. Ao investir esforços nas pessoas é possível fazer com que os objetivos da empresa se unam com os objetivos individuais de cada colaborador e estes sigam em uma mesma direção.


Investir no desenvolvimento de pessoas é também investir na própria organização, que terá mão de obra mais qualificada, profissionais mais motivados e mais objetivos sendo cumpridos com agilidade e qualidade. 

Há diversas maneiras de aplicar o desenvolvimento de pessoas como uma realidade dentro das empresas, uma delas é através do treinamento in company. Você já ouviu falar em treinamento in company? Nós já publicamos um artigo aqui no blog que conta o que esse tipo de treinamento e as vantagens de adotá-lo em um empresa. Clique aqui e leia o texto completo.

E para estimular ainda mais as ações de desenvolvimento, você pode ler este material sobre como os vídeos online podem ajudar as empresas a economizar com treinamentos corporativos. Clique aqui ou na imagem abaixo e faça o download gratuito.

o que e treinamento in company
Por: Débora Gomes

Especialista em marketing inbound e responsável pela estratégia de conteúdo do Blog da Samba. :)

Contribua com este post nos comentários