3 dicas para empreender em tempos de crise

3 dicas para empreender em tempos de crise

Momentos de crise são delicados para os negócios e vistos com receio e medo por muitos empreendedores, mas já não é novidade que são também oportunidades de crescimento. O que não significa que as oportunidades estarão facilmente à vista, é preciso estar atento e conectado ao que a crise traz de novo, para então buscar soluções e estratégias que aproximem sua ideia ou negócio do que realmente faz sentido no momento no mercado em um determinado momento. Pensando nisso trouxemos algumas dicas para empreender em tempos de crise.

Há dois, talvez cinco anos atrás, quem poderia prever uma pandemia mundial que proibiria encontros sociais, comemorações, estudos presenciais e fecharia as portas do comércio? A crise relacionada à covid-19 está sem dúvida sendo um grande desafio para milhares de pessoas no mundo inteiro. Mas acredite, é motivo de crescimento para quem está antenado às tendências e como elas têm impactado e continuarão impactando nossas vidas. Pensando nisso, deixamos aqui três dicas para que você se mantenha atento e conectado a fim de identificar insights e oportunidades valiosas.

Antes de continuar esse texto, confira as principais tendências em tecnologia e vídeos online para 2021. Clique aqui e acesse um material inédito gratuito.

Tendências em tecnologia e vídeos online para 2021

1. Aposte em negócios digitais

Já era crescente o movimento global de virtualização das nossas vidas. Desde os cursos formais como graduações e pós-graduações no formato EAD, debates por lives e ideias vindas de podcasts, até mesmo o pedido de comida por apps. Com a crise da covid-19, essa tendência é cada dia maior. 

Um exemplo desses negócios é a MeetHub, uma plataforma online que conecta você a especialistas do mercado para uma hora de conversa, consultoria ou mentoria online sobre diversos temas, como: Gestão, Investimentos, Carreira, Empreendedorismo, Sustentabilidade, Vendas, eSports e outros. A ideia é a de oferecer acesso a profissionais renomados e C-Levels, sob demanda e totalmente online. 

Outra opção de negócios digitais são os cursos online, com o auxílio de uma plataforma é possível tornar-se um professor online, oferecendo cursos livres sobre os mais variados temas e ganhar dinheiro vendendo-os.   

2. Pense em soluções que você gostaria que existissem, mas ainda não foram criadas

Essa é uma forma muito interessante de gerar novos negócios e uma das mais valiosas dicas para empreender com sucesso. Pense em problemas que você enfrenta no dia a dia e no que seria necessário para que eles deixassem de existir, é como pensar em atalhos. Das menores às maiores coisas, mantenha esse pensamento questionador e buscador de soluções ativo na sua mente, é um excelente exercício para gerar novos negócios.

3. Lembre-se que tudo pode ser adaptado

Para quem já empreende e se vê sem saída em relação aos compromissos financeiros e a todo o sistema que envolve uma empresa ou negócio específico, seja ele grande, pequeno ou médio. Pense: É possível adaptar! Esse é outro ponto que na maioria das vezes não será visto com facilidade. 

Se você já possui um negócio ou empreendimento que começou antes de uma crise, o importante   é manter os olhos abertos e ter o foco na adaptação, nas tendências do mercado, no que você e as pessoas mais próximas estão buscando para facilitar o dia a dia e tentar se adaptar sempre. 

Mesmo os mercados mais tradicionais, e às vezes eles mais do que quaisquer outros, tem grandes oportunidades de se atualizar e inovar na forma como entregam seus serviços. Nem sempre é preciso criar algo do zero, já dentro das demandas atuais. Adaptar é possível e preciso. Nada é imutável. Acredite!

Além de estar atento ao mercado, uma das mais importantes dicas para empreender é estar atento às necessidades e tendências que se apresentam, conhecimento na área em que você pretende empreender é fundamental, por isso, pesquise, estude e converse com muitas pessoas, de preferência especialistas que já estejam ligados à sua área de interesse para um futuro empreendimento e que têm obtido sucesso. 

Quando se trata de aprofundar os conhecimentos para atualização de um negócio existente ou criação de um novo, há algumas formas de conseguir guiar-se de forma mais segura e assertiva.  A primeira opção pode ser através da mentoria, um modelo em que o empreendedor escolhe criteriosamente um mentor que vai guiá-lo e orientá-lo nesse processo de aprofundar-se em temas específicos para o seu negócio.

 Há também a opção de consultorias, que podem ser realizadas desde grandes empresas até profissionais autônomos especializados em alguma área de atuação ou nicho específico de mercado. Mais uma opção disponível no mercado são os meets, em que é possível agendar uma hora de conversa online com o especialista de sua preferência, em uma ou mais áreas de seu interesse. 

O importante é seguir boas dicas para empreender e não guiar-se apenas pela paixão, embora seja extremamente importante para o sucesso de um negócio, mas ter dados, embasamento real e poder compartilhar experiências com quem já trilhou de alguma forma o caminho pelo qual pretende seguir para empreender com sucesso. 

Por: Autor Convidado

Eu sou um autor parceiro da Samba Tech :)

Contribua com este post nos comentários