• Blog
  • >
  • Empreendedorismo
  • Essas 09 empresas surgiram apenas na última década mas já fazem parte da sua vida diariamente. Confira quais são.

Essas 09 empresas surgiram apenas na última década mas já fazem parte da sua vida diariamente. Confira quais são.

Que diferença 10 anos fazem? Será que realmente notamos o impacto causado em pouco tempo?

Estamos nos aproximando do final de mais uma década, saindo dos anos 2010’s e entrando nos 2020’s. É possível dizer que, hoje, vivemos na época em que mais se fala em tecnologia, inovação, internet, redes sociais e relacionados. Inclusive, grande parte de aparelhos eletrônicos, aplicativos e redes sociais fazem parte da nossa vida de forma tão intrínseca que fica difícil imaginar nosso dia a dia sem elas.

Qual impacto essa década teve, então, nas nossas vidas? Acredite, grande parte das coisas indispensáveis a você hoje surgiram na última década. Isso mostra o potencial que as boas ideias têm de realmente crescerem e causarem um impacto no mundo. Você duvida?

Confira algumas tecnologias (entre apps e afins) que surgiram nos últimos 10 anos e inspire-se:

O impacto da última década!

Instagram (2010)

Você sabia que o Instagram hoje é a rede social favorita de 1 em cada 4 pessoas? Uma das redes sociais que mais cresce no mundo todo, o Instagram já bateu a marca de bilhão de usuários em maio de 2019, segundo dado divulgado pela própria empresa, perdendo apenas para o Facebook nesse número.

É difícil imaginar que um gigante tecnológico dessa magnitude surgiu em menos de 10 anos. O primeiro lançamento do Instagram aconteceu em 2010, mas era exclusivo para iOS. E acredite, a versão para Android foi aparecer somente em 2012, com o app para PC sendo desenvolvido e liberado somente em 2016.

Na última década, o Instagram foi o quarto aplicativo mais baixado no mundo, ficando atrás apenas do Facebook, Facebook Messenger e Whatsapp.

Whatsapp (2009)

E por falar em Whatsapp, você provavelmente tem uma conta, certo? Hoje, pelo menos no Brasil, o Whatsapp já é um dos meios de comunicação mais utilizados. É difícil encontrar alguém que não o utiliza, alcançando desde gerações mais novas até as mais velhas.

Lançado como um app pago exclusivo para iOS em novembro de 2009, o Whatsapp foi ter sua versão para Android e BlackBerry no ano seguinte.

Em 2014 o Whatsapp anunciou ter mais de 400 milhões de usuários mensais e, em sequência, foi adquirido pelo Facebook por 19 bilhões de dólares.

Uber (2009)

Você já pegou um Uber alguma vez? Está cada vez mais difícil encontrar alguém que nunca pediu um carro nesse modelo de negócio. O Uber está cada vez mais popular e a facilidade é tanta que fica até difícil lembrar de como era precisar de uma carona antes dele.

A ideia para a criação do aplicativo, inclusive, surgiu por meio da identificação de uma oportunidade de facilitar processos. Garrett Camp, o fundador, teve a ideia de facilitar a contratação de motoristas particulares após gastar 800 dólares contratando um motorista na véspera do ano novo.

A princípio, quando a primeira versão oficial foi lançada em 2011 em San Francisco, a ideia era contratar carros de luxo e o serviço custava cerca de 50% a mais que um táxi. Em seguida foi lançado o UberX, o serviço que, hoje, é popular até mesmo aqui no Brasil.

E se pensarmos no seu crescimento no Brasil esse feito é ainda mais impressionante, afinal, o aplicativo chegou por aqui somente em 2014, completando apenas meia década no país.

Hoje, o Uber já conta com mais de 600 mil motoristas brasileiros e já completou mais de 2 bilhões e meio de viagens por aqui.

Nubank (2013)

Você já deve conhecer o roxinho, mas sabia que ele foi aparecer a primeira fez somente em 2013? Já existem mais de 10 milhões de clientes Nubank, que hoje conta com mais de 1500 funcionários e possui escritórios no México e na Alemanha, além do Brasil.

O Nubank foi fundado em 2013 por uma brasileira, um americano e um colombiano e a primeira transação com um cartão de crédito da startup aconteceu em 2014. 5 anos depois a empresa anuncia operações fora do país pela primeira vez, começando a operar também no México.

Só 4 anos depois da sua fundação o Nubank alcançou status de unicórnio, termo dado a startup privadas que são avaliadas em 1 bilhão.

iFood (2011)

Outro unicórnio brasileiro também surgiu na última década. O iFood, fundado em 2011, hoje já atua na Argentina, México e Colômbia, sendo líder no setor de delivery de comida na América Latina.

Serviços extras como os cupons de desconto são um dos maiores atrativos do app. Em setembro de 2019, Carlos Moyses, CEO do iFood, anunciou que o app já havia cotabilizado 159,3 milhões de pedidos no ano, sendo 21,5 milhões somente em setembro.

Hoje, o iFood já está presente em mais de 800 cidades brasileiras.

Netflix (como streaming 2010)

A história da Netflix já é famosa! Uma das grandes responsáveis pelas mudanças mais significativas no ramo do entretenimento da última década, a Netflix como plataforma de streaming mudou a maneira como as pessoas se relacionam com entretenimento em vídeo como filmes, séries, documentários, stand ups, etc.

Criada como um serviço de entrega de DVDs por correspondência em 1997, a Netflix mudou completamente o seu modelo de negócio em 2010, iniciando o serviço de streaming como conhecemos hoje. Um ano depois ela chegou no Brasil e, hoje, já contam com mais de 150 milhões de assinantes ao redor do mundo.

Uma das precursoras no ramo de assinaturas por aqui no Brasil, a Netflix já é considerada serviço indispensável para muitos brasileiros e, assim como os demais gigantes dessa lista, atuam por aqui há menos de 10 anos.

Em 2016 a Netflix já atuava em mais de 190 países e seus carros-chefe são as produções originais, que contam com nomes de peso como: House of Cards, Stranger Things, Orange is the New Black e filmes premiadíssimos, como Roma e o documentário vencedor do Oscar: Period, end of sentence.

Spotify – (no Brasil 2014)

Hoje já consideram que estamos vivendo na ‘era das assinaturas’, afinal, esse modelo de negócio faz bastante sucesso nos mais variados mercados. E juntamente com a Netflix, um dos serviços que mais fazem sucesso por aqui é o Spotify, empresa de entretenimento em áudio, como músicas e podcasts.

Lançado oficialmente em 2008, o Spotify chegou no mercado brasileiro apenas em 2014, 5 anos atrás.

No início deste ano o Spotify alcançou a marca de 100 milhões de usuários pagantes, tendo mais de 200 milhões de usuários no total.

PicPay (2012)

Conhece o termo ‘carteira virtual’? Um dos apps que oferecem esse serviço que está crescendo bastante por aqui no Brasil é o PicPay. O PicPay tem a ideia de modernizar transações financeiras simples, como pagamentos de boletos, em estabelecimentos e até interpessoais.

Uma das principais atrações do PicPay para os usuários é o cashback. Isso quer dizer que existem diversas transações que, se feitas por intermédio do aplicativo, rendem uma porcentagem do dinheiro de volta para o usuário. Esse dinheiro de volta fica na carteira virtual e, além de ter um rendimento, ainda pode ser utilizado para pagamentos variados.

Hoje, já existem diversos estabelecimentos que aceitam pagamentos via PicPay e a expectativa é que o app se popularize ainda mais nos próximos anos.

Rappi (2015)

Mais um app de entrega, é possível fazer sucesso? O que o Rappi nos mostra é que sim! Fundado na Colômbia em 2015, já atua em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil.

O Rappi surgiu com a ideia de entregar qualquer coisa que o usuário quiser, em troca de uma quantia em dinheiro por essa entrega. E tudo é quase tudo mesmo! O app tem parceria com supermercados, restaurantes, farmácias e pode até mesmo entregar dinheiro em espécie.

Tendo sido fundada apenas 4 anos atrás, é possível dizer que a Rappi já atingiu um nível altíssimo de sucesso e renda, mostrando que as boas ideias estão sendo cada vez mais valorizadas.


Na era da tecnologia e da informação, boas ideias têm cada vez mais espaço para se tornarem grandes negócios. A lista acima mostrou como tecnologias que surgiram na última década (e algumas há menos de 5 anos!) já afetam nossa vida diariamente, deixando claro que agora é o momento ideal para colocar as suas ideias em prática!

Que tal começar 2020 com um novo negócio de sucesso?

Feliz ano novo!

Por: Débora Gomes

Especialista em marketing inbound e responsável pela estratégia de conteúdo do Blog da Samba. :)

Contribua com este post nos comentários