Por que o botóx está acabando com as suas vendas?

Por que o botóx está acabando com as suas vendas?

Se você ficou tentado pelo título, saiba que sim, o botóx pode estar atrapalhando suas vendas!

Pelo menos as de um bom vendedor que está acostumado a interpretar gestos e expressões faciais. Se você é um desses, pode começar a se preocupar.

Vamos supor: se você ergue as sobrancelhas, pode significar que você está com dúvidas ou questionando algo. Um sorriso torto pode ser desprezo ou para mostrar que entendemos que é uma brincadeira.

Imagina a confusão que o botóx faria conosco?

botox

A neurotoxina que suaviza as rugas, mas também faz com que você não consiga usar por um período seus músculos faciais, já que está paralisado.

Os vendedores terão que passar mais tempo negociando! Eles já não conseguem ler as reações dos clientes às diferentes propostas apresentadas, já que eles não são capazes de produzir nuances de expressões faciais. Eles estariam felizes com o produto apresentado, com o serviço exibido, ou irritados? Sim, nós ficaríamos paranóicos depois de um longo tempo tentando decifrar.

De qualquer forma, quando prestamos atenção ao rosto de uma pessoa, podemos receber informações não apenas sobre suas emoções atuais, mas também o que essa pessoa está prestes a sentir. Se você perceber esses primeiros sinais, com certeza terá oportunidade de ajudar a pessoas e até evitar alguns estados.

As micro expressões são demonstrações faciais lampejantes e rápidas, porém completas, que revelam o que a pessoa de fato está sentindo. Podem ser extremamente rápidas, durando um quarto de segundo e costumam acontecer em meio a outras coisas, como fala, ou quando o corpo se inclina pra frente.

Depois que a emoção estiver em ação, será bem difícil de reverter e fazer algo.

Quando falamos em vendas, sabemos que existe um momento em que os vendedores sabem o que seus potenciais clientes esperam e, por isso, nesse momento deixam claro o que podem fazer por eles. Ou seja, não se trata de manipulação e sim de otimização do tempo para ambas partes.

Sabemos que muitas vezes as pessoas criam algumas expectativas e vontades, mas não mencionam sobre. E por isso que deve-se ficar atento ao que se passa com o cliente, para perceber essas entrelinhas.

Quando você negocia, você não apenas usa os artifícios da argumentação, mas também atividades escondidas e isso é de suma importância.

Assistir séries como CSI, Criminal Minds e afins, pode te fazer um bom perfilador. Mas caso você não tenha tempo para acompanhar todas as temporadas, de forma rápida irei te contar 3 formas sucintas de como perceber as ações e emoções de cada cliente:

1- Espelhamento

Caso se tenha dificuldade durante uma negociação, um bom conselho é: tente imitar a pessoa, ou, no caso, sua expressão. Assim ficará mais fácil saber o que ela está sentindo e o que sua expressão quer dizer. Mas vá com calma, seja sutil! Nada de ser um repeteco e irritar seu cliente.

2- Fique atento à pernas e braços

Braços e pernas cruzados podem significar que a pessoa está fechada a uma negociação. Nesses casos, as vezes é melhor deixar a conversa para outro dia e hora. Insistir é quase sempre uma péssima ideia.

3- Ritmo e Similaridade

Se o seu cliente é alguém que conversa de forma mais lenta, procure falar de forma vagarosa. Caso contrário, siga o ritmo predominante e acelere. Atente-se também à tonalidade usada: muitas vezes, falar baixo pode ser péssimo para estabelecer uma conexão eficaz, mas sair gritando feito um louco também não vai te ajudar.

E isso também vale para interrupções. Fale com coesão e escute de forma eficaz, mas não atropele a fala de alguém. Faça esse favor a si mesmo e ao outro!

Enfim, interpretar os gestos nunca foi ou será uma ciência exata, mas ajuda e muito no dia a dia e nas suas relações interpessoais.

E caso o botóx esteja atrapalhando muito, talvez o caminho seja olhar as pessoas nos olhos 😉

E caso você queira outras dicas para vender mais, dê uma olhada também neste infográfico aqui!

glauciene botox

Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]