• Blog
  • >
  • Enredos da Samba
  • O que significa na prática estar entre as 15 melhores empresas para se trabalhar no Brasil no ranking do GTPW?

O que significa na prática estar entre as 15 melhores empresas para se trabalhar no Brasil no ranking do GTPW?

O que significa na prática estar entre as 15 melhores empresas para se trabalhar no Brasil no ranking do GTPW?

No mesmo mês em que realizamos o nosso primeiro evento e escrevemos mais um capítulo super importante na história da Samba, nós fomos eleitos como uma das 15 melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo Great Place to Work.

Então, diante de tantas alegrias e como parte do time de Recursos Humanos da Samba, resolvi parar para refletir sobre o que esse prêmio realmente significa. Afinal, o que é ser uma empresa escolhida como um dos melhores lugares para se trabalhar?

O mundo do trabalho sempre me fascinou e, acima de tudo, instigou. Como o trabalho tem papel tão fundamental na nossa sociedade e na vida de todos! Nos organizamos em torno dele e com isso é inegável que ele ocupa centralidade na vida das pessoas. É inquestionável que ele é a engrenagem propulsora de satisfação de nossas necessidades básicas.

Mas, me arrisco a dizer que é muito além disso!

Não trabalhamos apenas porque temos que pagar nossas contas, ou porque queremos conquistar algum bem material ou atingir um nível de qualidade vida. Trabalhamos porque queremos TRANSFORMAR. Essa é a essência e foi onde ele se originou na história.

A transformação acontece em todos os níveis: desde a transformação do bem de consumo, do serviço, para que se assim se tenha o produto final, e o mais importante é a transformação do indivíduo nesse processo todo.

A transformação, evolução e desenvolvimento tem se tornado o principal produto do trabalho, muito acima de qualquer bem de consumo produzido.

Mas, e aí? Qual o papel das empresas nessa transformação? Diria que este é o cerne principal da questão! Elas são um dos grandes “geradores”. A partir do momento que se há o entendimento disso, tudo muda! Todo esse processo só é possível quando se tem um interesse genuíno por pessoas.

Na Samba praticamos isso diariamente! Acreditamos profundamente que o maior bem que possuímos são as pessoas e, seguramente, posso afirmar que temos as melhores conosco! Pois bem… e o que fazemos por elas? Entendemos que é nosso papel ser esse “gerador” de transformação para todos que fazem parte da nossa família Samba.

E o que a nossa cultura tem a ver com isso?

A nossa cultura empresarial é o grande pilar desse processo transformacional! Levamos tão a sério que tudo o que fazemos é orientada por ela, pois ela é tangibilização do que acreditamos, do nosso propósito e do que fazemos, tendo sempre como o centro as pessoas. Para nós a cultura é o que nos guia e o que nos faz acordar cedo com um sorriso no rosto para fazer acontecer e, por meio das nossas ações, causar impacto!

Muito além de um escritório legal para se trabalhar, com todas aquelas coisas para descontração que muitas outras empresas possuem também, temos um ambiente em que as pessoas de fato têm autonomia para ser quem elas realmente são. Acreditamos que liberdade é a base de tudo e sempre frisamos que aqui há liberdade com responsabilidade.

Temos um time muito jovem, não necessariamente em termos de idade, mas sim de espírito. Aqui a agilidade e dinamismo são nossos combustíveis! Nosso dia a dia é mega descontraído – afinal passamos tempo demais dentro de um escritório e ele não pode ser um lugar chato!

Inovação está no nosso DNA e fazemos ela acontecer diariamente! Fomentamos desde provocações no dia a dia para processos disruptivos, até por estruturas formais e calendarizadas, tal como nosso evento interno: a Hack Week.

Transparência é um dos pontos mais importantes para nós e tentamos praticá-la o tempo todo. Damos feedbacks constantes, às vezes não muito fáceis e até duros, mas entendemos que são de extrema importância nesse processo de transformação e desenvolvimento. Entendemos que a transparência é, além de dar a direção, envolver!

Temos o hábito de gestão a vista de resultados, em que todos têm acesso a todas informações por meio das reuniões de entrega de resultados. E para além disso, ao menos duas vezes ao ano fazemos nosso “café com o presidente”, evento em que todos da empresa enviam suas dúvidas, críticas e sugestões sobre qualquer ponto da empresa ao RH e tais questões são respondidas na íntegra (na íntegra mesmo, pois as pessoas precisam ouvir suas perguntas como fizeram) em um café da manhã oferecido pelo nosso CEO Gustavo Caetano.

Ah, e já estava me esquecendo: hierarquia aqui realmente não é nosso forte! E isso vai muito além de não ter um escritório sem paredes, pois muitas vezes tais paredes podem ser invisíveis. Não ter hierarquia é realmente empoderar as pessoas para que elas não se limitem a estruturas formais e possam explorar seu melhor.

Temos um mantra interno que é o “power to the edges”, dar poder às pontas, e realmente o colocamos em prática! Por exemplo, um dos últimos grandes investimentos que tivemos foi um estagiário quem trouxe. Fantástico! É muita responsabilidade e cada um aqui tem as suas! Cada um aqui na Samba é pai ou mãe de um processo ou projeto, independente de ser estagiário ou diretor. Isso quer dizer que todos têm metas claras e responsabilidades na empresa.

E por falar em metas, realmente as levamos a sério! Outro mantra nosso é “missão dada é missão cumprida”. Uma vez que a meta foi alinhada, é hora de ir para cima e fazer acontecer! Entendemos que erros fazem parte, afinal, como já dito, estamos nesse processo constante de transformação e desenvolvimento, e errar na tentativa do acerto faz parte! Porém sempre reforçamos uma regra dos Cavaleiros do Zodíaco que diz que “um cavaleiro nunca pode ser atingido duas vezes pelo mesmo golpe”. Não há problema no erro, desde que se aprenda com ele e não o faça novamente. Ah, e já ia me esquecendo: e se for pra errar que seja rápido! Aqui é “fail fast” mesmo! O tempo é precioso para nós.

(Ah, e aqui neste material você pode ver várias dicas para que sua empresa seja tão inovadora quanto uma Startup. Confira!)

Isso tudo nos faz realmente uma família

Como parte do meu trabalho, tenho contato com o sentimento que as pessoas têm pela Samba e posso afirmar ser uma coisa mágica e contagiante! Algo muito diferente que nunca senti nas outras empresas que trabalhei. Diria que é quase um sentimento maternal.

Sempre ouvimos de pessoas que nos visitam que temos uma energia diferente e não sei explicar como e o porquê, mas consigo entender a quê elas se referem, pois de fato é assim!

Sabemos que  ainda temos muitas coisas para conquistar e muito trabalho pela frente, mas o importante é que sabemos onde queremos chegar! A meta é sermos sempre a melhor empresa possível para se trabalhar. Sempre dizemos que cada um que está aqui não está preso pelo contrato de trabalho, mas sim pelo desejo. Não queremos que ninguém case com a Samba, mas só temos aqui quem realmente acredita e veste a camisa!

Respondendo a minha pergunta do título, na prática, estar entre as 15 melhores empresas para se trabalhar no Brasil no ranking do GTPW significa que as pessoas nos contaram nesta pesquisa que estamos, de alguma maneira, transformando e impactando a vida delas! E isso é o que importa para a Samba.

Quer saber como trabalhar na Sambatech?
Confira as nossas vagas abertas! Clique aqui ou na imagem abaixo:

 

Confira as vagas abertas na Sambatech
Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]