Planejamento estratégico: como preparar a sua empresa para 2020.

Planejamento estratégico: como preparar a sua empresa para 2020.

“Você nasceu para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar para vencer, se preparar para vencer, e esperar vencer.” – Zig Ziglar.

Essa frase do autor e palestrante motivacional Zig Ziglar traduz de forma brilhante importância desse momento que vivemos atualmente. O fechamento de uma ciclo e o início de uma nova década.

Se você está aqui, tenho certeza que possui grandes expectativas e ambições para o futuro. E com mais de 15 anos trabalhando com algumas das empresas e grupos de mídia do Brasil e do mundo, uma coisa que podemos perceber é que quando se trata de planejamento existem três tipos de pessoas/empresas:

  • As que não pensam nisso e tomam decisões baseadas unicamente no momento atual;
  • As que já possuem uma visão e uma ideia de como chegar lá;
  • Aquelas que realmente se preparam, entendem a importância de uma estratégia inteligente e clara para se conquistar quaisquer objetivos. 

Se você faz parte do terceiro grupo, ou entende a importância de se planejar adequadamente e quer saber em detalhes sobre como fazer isso de maneira eficaz, nós preparamos um passo a passo, mostrando todo o processo que usamos internamente todos os anos e demoramos anos para aperfeiçoar. 

Então vamos lá:

Trabalhe ao contrário.

A primeira coisa a se definir exatamente quais são os objetivos principais. Eles podem ser de número de clientes, faturamento, lucro, vendas, enfim… Cada negócio vai ter a sua peculiaridade, o importante é entender o que é importante para o seu contexto e para a sua empresa.

Esse passo deve guiar cada decisão da empresa e todas as ações dos colaboradores no dia a dia. 

“Não há nada mais inútil do que fazer de maneira extremamente eficiente algo que nem deveria ser feito.”  – Peter Drucker

Como estamos começando uma nova década é interessante considerar a possibilidade de se estabelecer metas para 2030, saber qual é o alvo ao fim da década e qual é o progresso que precisamos fazer ano a ano para acertá-lo. Porém é preciso entender que muita coisa muda em 10 anos, então também é igualmente importante ser flexível e se adaptar à entrada de novas tecnologias e outros concorrentes.

Faça uma retrospectiva de 2019.

Antes de começar a pensar nas ações para 2020, é importante entender um pouco do que deu certo ou não no ano que acabou.

a) Pense sobre as tendências no seu mercado em 2019.

Como elas surgiram e como elas podem nos ajudar a entender o que vem por aí.

b) Analise o bom; o mau; o feio.

Analise o que você fez no último ano, faça uma lista do que gerou resultados positivos, o que deu errado, o que precisa ser corrigido e quais foram os erros cometidos. É importante pensar sobre isso para fortalecer ainda mais o que funcionou e para não insistir em erros que podem custar caro para a sua empresa.

c) Comparar 2019 com 2018.

Faça uma comparação mês a mês:

Coloque no papel os indicadores mais importantes de janeiro de 2018 e janeiro de 2019, fevereiro com fevereiro e assim por diante. Pegue os melhores e piores meses para encontrar quais são as ações que produziram resultados ótimos, e quais são as que produziram resultados catastróficos. Devemos sempre aprender com tudo o que vivemos, bom e ruim, as lições estão lá. Se não fizermos isso, estamos condenados a repetir erros e não aproveitar ao máximo as coisas que funcionam e podem ajudar o negócio a crescer. 

Compare também os trimestres de 2018 e 2019 para fazer a mesma análise.

d) Oportunidades perdidas.

Quais foram as oportunidades não aproveitadas em 2019, o que a sua empresa poderia ter feito melhor, contatos, eventos, clientes… liste tudo!

e) Faça uma análise SWOT.

Essa é uma ferramenta muito usada na etapa de planejamento de qualquer empresa. Ela permite que você avalie o cenário do último ano de forma objetiva. Ela é super simples, consiste apenas em preencher a matriz abaixo com as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do último ano. Você sabe quais foram as suas!

Fonte: https://www.scopi.com.br/blog/planejando-com-matriz-swot/

Pense nas possíveis ameaças para 2020.

Esse passo é bem tranquilo e rápido, mas também é essencial para não ser pego de surpresa e se preparar para possíveis cenários que podem ameaçar a sua empresa. As empresas de maior sucesso sabem exatamente quais são as suas vulnerabilidades e possuem planos inteligentes para superar essas adversidades. No fim das contas, todos sabemos que vamos enfrentar desafios pelo caminho e o que vai diferenciar empresas de sucesso para as que fracassam é a forma de lidar com eles.

Faça uma lista das possíveis ameaças que envolvem:

  • A sua indústria (concorrentes, novos produtos e novas tecnologias);
  • Política;
  • Economia;
  • Regulamentação (já existe algum projeto de lei que pode afetar o seu negócio?);
  • Aspectos pessoais (saúde, família…)

Ações para 2020.

Agora vamos para a parte prática. Como chegar no seu sonho, quais são as ações que vão ser necessárias para que a sua empresa conquiste cada um objetivos traçados? Como por exemplo:

  • Lançamento de novos produtos;
  • Novas contratações;
  • Novo plano de marketing (detalhar qual é o plano)

Não deixe de listar qual é a ação e qual é o resultado esperado. Assim será possível entender se o plano está funcionando, e se necessário, mudar as ações para ter sucesso. Existem inúmeros caminhos para se chegar a um destino, nem todos vão funcionar e é preciso interpretar rápido os resultados para corrigir a rota.

Números para acompanhar.

Você sabe quais são as suas KPIs? Espera… você sabe o que são KPIs? Vou explicar de um jeito rápido e simples:

KPIs nada mais são que os seus indicadores chave de performance (a sigla em inglês significa Key Performance Indicators) e isso não é nenhum bicho de sete cabeças. Não existe uma fórmula pronta para definir quais são as KPIs do seu negócio, você vai precisar entender o que é mais importante medir.

Na maioria dos casos acaba sendo o faturamento ou o número de usuários, dependendo do modelo de negócios.

Mas definir não é o mais importante. As grandes empresas fazem isso principalmente para ter um entendimento profundo do que realmente importa no negócio. Por exemplo, se a sua KPI é faturamento, a principal pergunta a se fazer é o que pode afetar esse indicador. Como por exemplo o número de clientes, o quanto cada cliente gasta com a sua solução e qual é a frequência com que esses clientes compram de você.

Calendário.

Por último, para construir um planejamento estratégico completo é imprescindível que você faça um calendário e destaque todas as datas importantes do ano. Podem ser dias comemorativos, ou prazos de projetos relevantes para a sua empresa. Assim você pode planejar com antecedência o que fazer e também terá certeza de que não vai deixar passar nenhum dia importante do ano para a sua audiência. Aqui na Samba dividimos da seguinte forma:

Janeiro:

  • 8: dia da fotografia e dia do fotógrafo

Fevereiro:

  • 1: Dia do Publicitário
  • 4: Criação do Facebook
  • 9: Oscar
  • 25: Carnaval 
  • 26: Quarta-Feira de Cinzas

Com esse calendário criado você se coloca na lista das poucas empresas que estão realmente se planejando para vencer e largando na frente de 99% do mercado. 

Que 2020 seja o melhor ano de nossas vidas!

Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]