04 vantagens de fazer a transmissão ao vivo do seu evento

BANNER_01

Olá, tudo joia?

Com o desenvolvimento das tecnologias, e principalmente da internet, cada vez mais rápida e funcional, a comunicação entre pessoas de diversas partes do mundo têm se tornado muito simples e eficiente.

Se antes, transmitir a mensagem da sua empresa sediada no Brasil para alguém que está na Alemanha, por exemplo, constituía um enorme desafio, hoje isso é uma tarefa fácil e que pode ser realizada de inúmeras formas.

Do mesmo jeito, se há pouco tempo atrás, só as grandes corporações possuíam estrutura e verba para realizar cerimônias e encontros de abrangência mundial, hoje, com um pequeno investimento e planejamento, qualquer um consegue transmitir eventos para todas as partes do mundo. Não existem mais barreiras geográficas para quem possui um computador ou smartphone e um acesso a internet.

Usar a web para realizar a transmissão ao vivo de eventos, independente do seu tamanho ou verba que se tenha disponível, é algo muito simples e traz uma série de vantagens. Muitas empresas já adotam essa estratégia com diversas finalidades, como para ministrar treinamentos, lançar produtos, dar palestras, e os resultados são muito positivos.

Ainda não sabe quais os benefícios de investir na transmissão ao vivo do seu evento pela internet? Então nós vamos apresentar 04 deles, que vão te convencer de que essa estratégia realmente é poderosa!

Leia mais: 9 dicas para atingir a perfeição na transmissão ao vivo do seu evento

#01 Aumenta sua audiência

Quantas pessoas você conseguiria colocar em um bom auditório ou qualquer outro espaço, de forma que todos ficassem confortáveis e conseguissem curtir seu evento de forma plena? 100? 500? 1000? Bom, isso depende da quantidade de dinheiro que você está disposto a investir em aluguel de espaços, equipamentos e outras coisas como lanches e bebidas. Porém usando a transmissão ao vivo, você não precisa se preocupar com nada disso.

Com a internet, o alcance do seu conteúdo é ilimitado (ou limitado por você) e em vez de impactar um número de indivíduos definido pelo seu espaço físico, você consegue atingir quantas pessoas quiser, em qualquer lugar do mundo! Não importa se seu evento está ocorrendo no Brasil ou do outro lado do globo, as pessoas certas serão impactadas por ele, contornando assim obstáculos geográficos, de acomodação, e muitos outros.

Além do mais, impactando mais pessoas, você aumenta as possibilidades de atingir clientes em potencial para sua empresa, aumentando também as oportunidades de negócios e de expansão da sua atividade comercial para qualquer lugar do mundo.  

#02 Incentiva a interação

Em eventos que ocorrem somente em espaços físicos, muitas vezes a interação entre convidados e apresentadores é bastante limitada por questões como falta de material, de pessoal para receber e organizar dúvidas e comentários, e até por timidez por parte da plateia, que pode não se sentir a vontade para se expor perante ao resto do público, com uma pergunta ou interação.

Quando isso acontece, seu evento fica muito mais engessado, menos dinâmico, e pode acabar chegando ao final como um grande fracasso.

Nesse ponto, mais uma vez, fazer uma transmissão ao vivo pela internet também pode ser a solução ideal. Com o evento na web, já que sua audiência já está conectada, é possível usar um sistema de troca de mensagens, ou incentivar que as pessoas mandem suas dúvidas pelas redes sociais, o que também ajuda na divulgação da cerimônia e da sua empresa ou produto. Dessa forma, todos os comentários poderão ser centralizados e respondidos mais facilmente pelo apresentador ou palestrante, deixando o evento mais colaborativo e interessante.

Leia mais: 5 dicas de como aumentar o engajamento de clientes com vídeos online

#03 É mais lucrativo

Fazer um evento usando somente uma estrutura física, pode ser extremamente caro, uma vez que, além do aluguel do espaço, os organizadores devem se preocupar com o conforto de cada participante, com credenciamento, pessoal especializado, oferecer um bom sistema de ventilação, lanche, equipamentos audiovisuais de qualidade, que deixem a experiência do convidado ainda melhor e diversos outros pontos.

Muita coisa, não é?! Agora, imagine oferecer isso para um público muito grande. Impossível para quem não tem muita verba e precisa manter o evento econômico. Porém, fique tranquilo, pois você não precisa escolher entre ter um público grande ou cortar custos. Com a transmissão ao vivo de seu evento pela internet, dá pra manter os gastos reduzidos e atingir muito mais gente do que o que caberia em um grande estádio!

Disponibilizando o acompanhamento de seu evento pela web, você consegue ter gastos muito menores do que os que teria com uma grande estrutura física e ainda aumenta sua visibilidade, audiência, engajamento e credibilidade, que é o próximo motivo para você investir nessa abordagem.

Veja também: Como fazer um lançamento de produto de alto impacto

#04 Mostra transparência e dá credibilidade

Quem produz um evento e o transmite para o mundo todo, com certeza não tem nada a temer ou esconder e quer mesmo é que o público acompanhe seus movimentos e participe de suas atividades. Está aí mais uma vantagem de usar a transmissão ao vivo: transparência.  

Com esse tipo de comunicação, a sua marca mostra que se importa com o público e que deseja que ele seja incluído em tudo o que acontece, independentemente do lugar em que ele mora ou da distância a que ele se encontra de seu evento.

Além do mais, apesar de ser bastante simples fazer sua própria transmissão ao vivo pela internet, como você pode ver no passo a passo em um dos nossos posts, ainda existe o mito de que ela serve somente a grandes e importantes empresas, o que, apesar de problemático, ajuda a trazer credibilidade para quem investe nessa abordagem, mostrando entendimento da tecnologia e preocupação com a inclusão de todas as pessoas, independentemente de barreiras geográficas.


Conseguimos te convencer de que é extremamente benéfico para seu evento que você invista em transmissão ao vivo pela internet?

Esse tipo de abordagem veio pra mudar radicalmente a forma como as pessoas se comunicam ao redor do mundo e acabar de vez com as barreiras impostas pela distância entre elas.

Em seu próximo evento, faça um planejamento minucioso, considere a verba disponível e, para ganhar abrangência mundial, leve em conta a possibilidade de usar a transmissão ao vivo. Ela com certeza irá revolucionar a forma como sua empresa se comunica e trazer resultados muito positivos.

Se precisar de mais dicas, acesso o nosso Guia Completo para fazer uma transmissão ao vivo!

 

Abraços e até a próxima!  

CTA-MEIO---Transmissao-ao-vivo

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários