8ps do marketing digital: o que são e a importância para o sucesso de um negócio.

Se você chegou a este artigo, provavelmente sabe do grande potencial que o Marketing Digital tem e do crescimento de sua popularidade dentro das empresas com o passar dos anos. O Marketing Digital já é considerado uma área indispensável dentro de diversas empresas por motivo de seus poderosos resultados na hora de divulgar e promover uma marca. 

Com a necessidade de uma estratégia digital cada vez mais certeira, uma vez que grande parte dos brasileiros – e de outras partes do mundo – já possuem acesso diário à internet, um bom planejamento de Marketing Digital é fundamental para as empresas que querem crescer em seus mercados de atuação. 

Com a finalidade de entender mais a fundo as complexidades das estratégias digitais de marketing, te contaremos neste artigo mais sobre as premissas por trás dos 8 Ps do Marketing Digital. Boa leitura! 

A relação dos 4 Ps do Marketing Tradicional com os 8 Ps do Marketing Digital.

Para começar, é preciso que você entenda de onde os 8 Ps do Marketing Digital surgiram. Caso já tenha lido ou estudado sobre Marketing, mesmo que o conteúdo absorvido fosse referente ao conceito mais tradicional da palavra, já deve ter ouvido falar sobre os 4 Ps do Marketing, também conhecidos como mix de marketing

O mix de marketing é um dos conceitos mais importantes da área. Eles constituem os pilares de qualquer estratégia de marketing, representando as razões pelas quais o público opta por comprar determinado produto ou serviço. Os 4 Ps que constituem o mix de marketing são: produto, preço, praça e promoção. Conheça mais sobre cada um deles abaixo: 

1. Produto.

O primeiro P é o Produto. Talvez este seja o principal dos Ps, uma vez que ele representa o produto comercializado pela empresa. O produto não representa apenas um objetivo físico, mas pode ser traduzido também em um serviço prestado ou em um material digital que é vendido pela organização, por exemplo. 

Em se tratando do Marketing, é papel da equipe da área definir quais as características que o produto a ser vendido possui. É necessário que haja um conhecimento por completo do produto, envolvendo o seu nome, marca, principais funções, atributos e os seus diferenciais. 

2. Preço. 

O 2º P diz respeito ao Preço, ou seja, a definição de quanto a empresa cobrará pela vendo do produto. É por meio deste pilar do mix de marketing que será possível calcular a lucratividade das vendas. 

Na hora de definir o preço é preciso levar em conta diversos aspectos, incluindo a média de preço praticada pelos concorrentes, a renda do público que comprará o produto, a percepção da marca pelo público, a necessidade de criar ações de venda, entre outras coisas. 

3. Praça.

Este pilar representa a maneira como os consumidores chegam até o produto ofertado pela empresa. Neste P é necessário definir os canais nos quais o produto será distribuído, ou seja, definir se ele será disponibilizado em uma loja física ou digital, por exemplo. Caso a escolha seja por uma loja física, em quais localidades o produto será disponibilizado – em quais cidades? Por diversas vezes será necessário optar por mais de um canal. 

4. Promoção.

Este pilar representa o ato de promover a marca. Muito importante principalmente para empresas que estão dando os seus primeiros passos no mercado, a promoção auxilia na visibilidade da marca para o público. 

A ideia com a promoção é destacar as qualidades do produto oferecido e gerar confiança para a marca, se destacando frente aos concorrentes. Para este pilar é necessário entender quais tipos de mídia o seu público consome e criar ações pensando nelas. 

Quais são e o que representam os 8 Ps do Marketing Digital? 

Agora que já relembramos os pilares que formam o mix de marketing e que deram início a ideia dos 8 Ps do Marketing Digital, chegou a hora de olhar especificamente para as estratégias digitais. 

Apesar de serem tradicionais, os 4 Ps do mix de marketing também devem fazer parte de qualquer estratégia digital, uma vez que estes são pilares de atração de novos clientes e ajudam na geração de leads. 

Os 8 Ps do Marketing Digital surgem como um complemento para a estratégia, focando no aspecto digital. Abaixo você verá a lista que contempla os 8 Ps do Marketing Digital: 

1.  Pesquisa.

O primeiro P do Marketing Digital é o de Pesquisa. Este pilar é responsável por estudar o comportamento do público, desta forma é preciso analisar o hábito digital dos consumidores. Como o seu público se comporta na internet? 

Com a popularização da internet, o acesso a dados e a pesquisas foi facilitado, de forma que é possível encontrar características sobre o público online, aplicar formulários digitais e coletar respostas de consumidores mesmo estando a quilômetros de distância. 

Uma boa estratégia para empresas que estão começando a aplicar formulários online e desejam conseguir diversas respostas, é oferecer brindes ou premiações para os respondentes, assim, haverá um motivador para que o usuário pare por um tempo e responda a pesquisa de forma mais detalhada. Os brindes podem ser diversos e, se relacionados a sua marca, melhor ainda! Bons prêmios são os descontos e conteúdos digitais, como ebooks e videoaulas. 

2. Planejamento.

Este pilar corresponde ao planejamento de marketing digital. Na hora de elaborar esse planejamento é importante utilizar-se de dados concretos para acertar na hora de conceber as ações. 

Ao aplicar pesquisas anteriormente, como o primeiro pilar sugere, é possível conseguir ainda mais dados dos consumidores, aumentando o embasamento e, por conseguinte, a chance de sucesso nas ações. 

No planejamento, lembre-se também de descrever as ações e criar um cronograma detalhado do que será feito, com todo o passo a passo para o atingimento do objetivo. Com os detalhamentos em mão, será mais fácil que a ação aconteça de forma correta, além de simplificar a análise de resultados.  

3. Produção.

O terceiro pilar é o de produção. Ele diz respeito a todos os preparativos que serão necessários para que a ação planejada realmente aconteça. Nesta etapa é preciso pensar em quais estruturas serão necessárias para a execução da ação, se novas tecnologias precisarão ser contratadas ou criadas e outros aspectos que tirarão o planejado do papel. 

Na etapa de produção, lembre-se de buscar apoio em ferramentas já disponíveis no mercado, que te ajudam a automatizar atividades, fazer agendamentos, analisar SEO, entre outras funções. Bons exemplos são:  Google Analytics, Facebook Insights e SEMrush. 

4. Publicação.

Este pilar aparece na hora que o planejamento vai à prática. Olhando para o Marketing Digital a publicação deve estar relacionada a conteúdos que são relevantes para o seu público, ou seja, eles devem gerar interesse! Use a publicação de conteúdos para chamar atenção do público, gerar leads e estreitar o relacionamento com os seus clientes. 

5. Promoção.

Utilize o pilar da promoção para, como o próprio nome já diz, promover as estratégias de marketing digital criadas. Este pilar é responsável pela divulgação de informações e procura atingir caráter viral, assim mais pessoas terão acesso a informação e, consequentemente, a sua marca. 

Este P é bastante parecido com a Promoção do mix de marketing tradicional, funcionando apenas como uma evolução do primeiro. A ideia aqui é focar na promoção por vias digitais e de forma correta, escolhendo os canais que falam diretamente com o seu público. 

6. Propagação.

Este pilar diz respeito a como a mensagem de sua marca é propagada pelo público. A ideia do pilar é incentivar que os conteúdos se tornem virais na internet, de forma que o próprio público divulgue o conteúdo para seus seguidores e amigos, quase como o famoso “boca a boca”. 

Mas para que os seus clientes queiram divulgar a sua marca, é preciso que você oferece uma boa experiência. Cuide para que sua empresa preste um bom atendimento, saiba ouvir os feedbacks e tenha uma cultura que valoriza os clientes! 

7. Personalização.

O sétimo pilar nos ensina a aplicar uma comunicação mais personalizada com o público alvo da empresa. Isso significa que, com o objetivo de aproximar-se de seus clientes, a empresa deve se preocupar em oferecer conteúdos que sejam personalizados e que gerem reconhecimento pelo público. 

A ideia com a personalização é criar familiaridade e, com isso, confiança e engajamento com a sua marca! 

8. Precisão.

O último P do Marketing Digital é a Precisão. Chegou a hora de mensurar os resultados das estratégias que foram aplicadas. O último pilar prega a necessidade de avaliar os resultados das estratégias compreendendo o que deu certo e o que poderia evoluir em uma próxima ação. 

Nesta etapa do marketing digital é preciso avaliar se as metas traçadas no planejamento foram cumpridas. Para isso, use os KPIs. Já falamos sobre os famosos key performance indicators em um outro artigo aqui do blog, clique aqui e leia o artigo completo. 


Entendeu um pouco mais sobre as estratégiasd e marketing digital e viu como podem ser úteis para seu negócio? Para te ajudar ainda mais preparamos um template editável de plano de marketing digital. Nele, você pode preencher com as estratégias do seu negóvio para garantir que as ações estejam sempre alinhadas.

template editável para plano de marketing digital

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários