Absenteísmo: o que é, como ele impacta sua empresa e como evitar.

Você já parou para analisar o impacto que a falta ou o atraso dos colaboradores da sua empresa pode gerar dentro da organização? É preciso prestar atenção ao absenteísmo, que também pode ser descrito como a ausência habitual dos funcionários. 

Dias de trabalho perdido são acumulados mensalmente por causa das faltas dos colaboradores. Os motivos dos quais as faltas derivam são diversos, mas é preciso que as empresas deem conta de que o cerne do problema é organizacional, o que exige uma mudança na cultura e nas políticas da empresa. 

Preparamos este artigo para que você entenda mais sobre o assunto absenteísmo. Ao aprofundar no tema será possível encontrar a solução ideal com o objetivo de sanar este problema que afeta diversas empresas.

Uma das ações para melhorar, em geral, o clima dentro da sua empresa é investir na melhoria da comunicação interna. Quer ver como usar tecnologias na comunicação corporativa? É só baixar nosso material grátis clicando aqui ou na imagem abaixo.

usar tecnologia na comunicacao corporativa para aumento de produtividade

O que é absenteísmo?

Absenteísmo é uma palavra utilizada para caracterizar a não assiduidade no trabalho ou em outros deveres e obrigações, tanto por ausência ou pelo atraso do colaborador. Analisando a etimologia é possível compreender que absenteísmo é uma palavra derivada da expressão em latim absens, que significa “estar fora, ausente ou afastado”. 

Os motivos que causam o absenteísmo podem ser diversos, indo de questões involuntárias, como doença inesperada até tomadas de decisão voluntárias, nas quais o trabalhador decide por não cumprir suas obrigações no dia. 

Mas o conceito de absenteísmo não está em uma única falta e sim na soma de diversos períodos nos quais os colaboradores se ausentam do trabalho.  

O absenteísmo dentro das empresas gera preocupação pois as faltas podem afetar negativamente os níveis de produtividade dos colaboradores. Isso faz com que os custos da empresa sejam aumentados ao mesmo tempo em que a qualidade das entregas diminui.

O que causa o absenteísmo no trabalho?

Já sabemos que as causas para o absenteísmo podem ser diversas, mas ainda assim é possível elencar os principais motivos da ausência dos colaboradores: 

  • adoecimento;
  • doenças ocupacionais;
  • sobrecarga de atividades;
  • má condição de trabalho. 

Além disso outros fatores podem entrar em voga, como o aborrecimento por causa de problemas pessoais dos funcionários e a falta de transporte público de qualidade. 

Independente do motivo é preciso pensar na frequência com que as faltas acontecem. Caso as taxas estejam altas, isso pode ser um indicador de problemas organizacionais, já que a ausência no trabalho é uma das maneiras que o colaborador possui de evitar situações indesejáveis que estão sendo vivenciadas na empresa.

Por causa disso é preciso que cada empresa vá atrás de maneiras com as quais seja possível fazer um levantamento dos motivos para as faltas dos colaboradores e, a partir disso, executar uma análise mais aprofundada sobre a cultura da empresa e de como está sendo feita a gestão dos colaboradores. 

Quais os impactos do absenteísmo nas empresas?

O principal impacto do absenteísmo dentro de uma organização é a queda na produtividade dos funcionários, da qual se derivam vários outros problemas. 

Quando a frequência de ausências de um colaborador é elevada, é inevitável que a sua produtividade caia consideravelmente e com isso, a empresa seja vítima de prejuízos financeiros. 

Os prejuízos podem ser decorrentes de questões como a reposição da mão de obra que está ausente, a redução da qualidade dos produtos ou serviços ofertados e o aumento do prazo para que o que é produzido esteja disponível. 

Mas o absenteísmo vai além e quando começam a existir faltas constantes, elas podem afetar o clima da empresa, sobrecarregando outros colaboradores que precisam do funcionários ausente para realizar as suas tarefas cotidianas.  

O que fazer para acabar com o absenteísmo?

Se você chegou até aqui, foi possível compreender o quão crítico pode ser o absenteísmo dentro de uma empresa, independente do seu nicho de atuação. Com isso em mente, é preciso procurar maneiras de driblar o problema e voltar a ter funcionários assíduos e um clima organizacional positivo. 

Para te ajudar nessa jornada, preparamos algumas dicas para lidar com o problema do absenteísmo de forma eficiente: 

Conheça os motivos das ausências.

O primeiro passo é descobrir quais são os principais motivos que estão gerando as faltas dos colaboradores. Tente entender se essas faltas são involuntárias ou voluntárias e se elas são causadas por fatores internos, da empresa, ou externos, fora do ambiente de trabalho. 

Para descobrir os motivos é preciso ir direto à fonte. Tente aplicar questionários anônimos ou não para seus funcionários e guarde um tempo para ter conversas sinceras com alguns de seus colaboradores, ouça abertamente o que eles têm a dizer. 

Valorize os seus colaboradores.

O maior bem de uma empresa é o seu capital humano, ou seja, seus colaboradores. Por isso é tão importante investir nos funcionários para que eles se sintam valorizados e mais motivados a se dedicar ao trabalho. 

A valorização pode ser oferecida de diferentes formas. Um dos métodos que comprovadamente aumentam o engajamento dos colaboradores com a empresa é investir em treinamento e desenvolvimento, sobretudo, em desenvolvimento.

Cursos e palestras de aperfeiçoamento profissional, investimento em plataformas especializadas para treinamento ou a criação de programas de benefícios e recompensas, por exemplo, são ações que mostram que a empresa acredita e investe no colaborador, o que faz com que ele acredite na empresa em retorno. Com isso, os colaboradores ficam mais engajados e o absenteísmo cai em consequência.

Fortaleça a cultura da sua empresa.

O fortalecimento da cultura organizacional é um ótimo caminho para que as taxas de absenteísmo sejam reduzidas. Quando uma empresa oferece uma cultura forte e positiva, ofertando um ambiente de trabalho que seja agradável e que gere motivação, os trabalhadores estarão mais dispostos a executar suas funções e cumprir horários. 

É preciso fazer com que o colaborador se sinta parte fundamental da empresa, mostrando que ele está contribuindo para um propósito em comum.


Para todas as situações que podem ser críticas para o ambiente de trabalho, a prevenção é a ação mais efetiva. Antes que a situação se instale, você pode aplicar as técnicas que descrevemos acima para manter os seus funcionários motivados e com assiduidade em dia.

Porém, se o absenteísmo já é um problema real dentro da sua organização, lembre-se que ele pode ser resolvido com dedicação e esforço. É sempre bom ressaltar que toda empresa lida com capital humano, são pessoas pensantes e com sentimentos que estão por trás das funções e das entregas que uma organização precisa ter para funcionar e gerar lucros.

Incentive o seu funcionário a cuidar da saúde, mostre a importância que ele possui para os propósitos da empresa e seja capaz de valorizar as pessoas que trabalham com você, assim as suas taxas de absenteísmo serão reduzidas drasticamente.

E se você está procurando outras ações que irão ajudar na melhoria da produtividade na sua empresa, pode conferir esse infográfico com 15 dicas valiosas! Baixe gratuitamente clicando aqui. Boa leitura. 🙂

dicas para melhorar o desempenho e diminuir o absenteísmo

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários