Por Em Em 15 setembro, 2017

Como utilizar a produção de conteúdo para ampliar o número de vendas online

Eu imagino que você já saiba a importância do Marketing de ConteúdoSe não, vou explicar de forma bem breve: através de conteúdo valioso e relevante, você vai educar, engajar e encantar pessoas de forma que elas estabeleçam uma relação com sua marca e seu negócio, aumentando as chances de gerar vendas.

Parece maravilhoso (e realmente é), mas existem alguns formatos que potencializam a conversão e serão mais interessantes para o objetivo do seu negócio.

Neste post vamos apresentar 7 formatos de conteúdo para gerar mais vendas. Mas antes, é importante esclarecer dois pontos:

O conteúdo é importante para os consumidores…

Os consumidores de hoje estão cada vez mais interessados em investir seus recursos em produtos e serviços realmente interessantes. A oferta é muito vasta e eles querem saber mais antes de tomar a decisão de compra.

É aí que entra o conteúdo! Ele vai dar as informações que o usuário busca e auxiliá-lo em sua tomada de decisões. Em outras palavras, o conteúdo vai ser o norte do usuário!

…logo, ele é fundamental para o seu negócio!

Nesse processo de busca, o usuário pode encontrar você! E, vendo valor na sua informação, ele vai ter uma visão positiva da sua marca, vendo a sua empresa como aliada.

Levando as pessoas a confiarem e comprarem da sua empresa, sejam vendas feitas online (via e-commerces ou marketplaces) ou conduzindo para lojas físicas em um relacionamento criado online.

E como isso afeta as vendas?

Bom, existe um ponto muito importante em uma estratégia de marketing de conteúdo: a geração de leadsOs leads são usuários que forneceram algum tipo de informação para você — como email, empresa que trabalha, segmento —  tornando-se clientes em potencial.

Quanto mais informações elas fornecem, melhor será a qualificação de leads. Ou seja, será possível entender quem são esses usuários, o que eles fazem, quais são seus problemas e seus objetivos.

Assim, é possível traçar o perfil da sua persona e realmente ajudá-la a resolver seu problema!

Importante: o seu conteúdo e o seu negócio são instrumentos para ela conseguir o que deseja. O tempo todo, o personagem principal da estratégia é o potencial cliente, e não sua empresa.

Todos esse foco no consumidor e na geração e qualificação das leads resulta em maiores chances do time de vendas conseguir sucesso no momento da venda!

Além disso, essas informações permitem acompanhar a lead através do funil de vendas e entender seus interesses. Assim, é muito mais fácil produzir conteúdo de qualidade, interessante e que cumpra as propostas do marketing de conteúdo. Mas como, de fato, gerar essas leads?

Eu te mostro agora!

7 formatos de conteúdo para ampliar o número de vendas

1. Blog posts

Os blog posts são fundamentais em uma estratégia de marketing de conteúdo. O interessante é que eles permitem uma variedade de tipos de conteúdo e podem abordar temas extremamente diversos.

Depois de criar um blog, é importante estabelecer um calendário editorial: é ele que vai nortear os temas, frequência, tamanho e outros detalhes do conteúdo.

Feito isso, tente encontrar os melhores horários de postagem e divulgue-o por meio do email e das redes sociais. Crie oportunidades de divulgação variadas e tente conseguir algumas informações dos usuários em momentos oportunos.

Você pode, por exemplo, criar uma newsletter interessante ou inserir formulários com alguma oferta (um ebook, por exemplo) no meio do post.

2. Vídeos

Vídeos são um formato de conteúdo em constante crescimento. Segundo um relatório da Cisco, até 2021 eles representarão 82% do tráfego dos consumidores na Internet.

De fato, a oportunidade de consumir informação de forma fácil e rápida é muito tentadora. Para as empresas, não dá pra deixar de investir nisso!

Por isso, não deixe de usar vídeos em sua estratégia. E, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário gastar rios de dinheiro. Alguns tipos de vídeo que você pode usar na sua estratégia e que prometem gerar muitas leads são:

Webinars

Os webinars são transmissões de vídeo ao vivo. Eles permitem que você faça uma transmissão sobre algum assunto que interessa sua audiência, gerando conteúdo educativo e valioso.

Eles são interessantes porque você pode solicitar o email dos usuários para que eles recebam o link da transmissão. Assim, você já tem uma primeira informação desses usuários. Depois, envie a transmissão por email! Assim, aqueles que se interessarem continuarão engajando.

Explore várias temáticas em diferentes webinars. Você pode dar aulas, fazer uma discussão sobre algum tópico ou até mesmo explicar o seu produto ou serviço.

Tutoriais

Os tutoriais são conteúdos muito ricos. Todo mundo quer aprender algo, certo? Descubra o que sua persona quer aprender e faça tutoriais sobre isso. Você pode fazer isso de mil e uma maneiras e explorando diferentes temáticas.

Que tal mostrar o funcionamento de uma ferramenta? Ou explicar como construir uma estratégia de marketing? As possibilidades são múltiplas.

Faça do tutorial uma oferta e peça informações da lead. Assim, é possível estabelecer um fluxo de nutrição identificando o interesse na temática da oferta.

Cursos online

Outra opção é investir em aulas online, estruturando um curso. Isso é extremamente rico para pessoas que querem enriquecer seus currículos para conseguir um emprego.

As aulas são ótimas oportunidades para conseguir muitas informações! Peça o email, dados demográficos e área de trabalho.

Quer descobrir como a Samba usou vídeos para aumentar – e muito – suas oportunidades de negócio? Baixe o infográfico clicando aqui ou na imagem abaixo 😉

aumentar as vendas e produtividade

3. Ebooks

Os livros digitais permitem que você crie um conteúdo mais extenso e que explore melhor uma temática. Eles são muito valiosos, pois ensinam todo um processo e facilitam a absorção de informação por terem uma apresentação visual mais agradável.

Construa landing pages que peçam informações em troca desse material tão valioso! Seguindo as boas práticas, sua qualificação e acompanhamento das leads pelo funil vai ter muito sucesso, o que possibilita que o time de vendas contate-as no momento certo com a melhor proposta.

4. Cases de sucesso

Quer uma forma melhor de mostrar para os visitantes que seu produto é incrível do que mostrando o sucesso dos seus clientes com ele?

Os cases de sucesso possibilitam exatamente isso! Seja em texto ou vídeo, eles são uma maneira consistente de mostrar o resultado e atestar a qualidade do seu produto ou serviço.

Estruture-os de forma a mostrar como era a realidade do cliente antes e depois da aquisição, evidenciando o impacto positivo do seu produto e o crescimento que isso trouxe para o negócio.

Assim, você mostra valor e potencializa as chances de uma lead tornar-se um cliente.

Um exemplo é esse case aqui, que mostra como um cliente da Samba está dobrando seu faturamento todo mês usando o Samba Play.

5. Newsletter

Já falamos brevemente sobre a newsletter anteriormente, mas é válido entrar em mais detalhes desse formato.

Ela é tão valiosa porque é um contato direto com seus potenciais clientes: eles assinaram esse conteúdo, então eles não só deram permissão como mostraram real interesse em recebê-los em primeira mão em suas caixas de email.

Não deixe essa oportunidade passar! Crie newsletter interessantes, com temas variados e um formato visualmente agradável. Faça assuntos de email interessantes e invista na criatividade!

Por fim, veja os resultados da newsletter: quais links foram mais clicados? Quais assuntos geraram uma taxa de abertura maior? Essas informações vão ajudar a entender os interesses das leads e permite que a produção de conteúdo seja orientada para isso.

6. Podcasts

Podcasts são conteúdos em áudio! O mais legal deles é que podem ser inseridos em diferentes canais.

Você pode criar uma série de podcasts no seu blog ou fazer uma conta no Spotify, por exemplo. Em ambos os casos, há a possibilidade de gerar engajamento: a primeira por aumentar o tráfego e a segunda por estabelecer mais um ponto de comunicação nas redes sociais.

Seja qual for a escolha feita, tenha em mente que é essencial explorar assuntos relevantes e que estimulem interação da audiência. Divulgue links relacionados, além de incentivar o debate nos comentários do post ou nas redes sociais.

7. Infográficos

Apresentar a informação de uma forma abreviada e visual, facilitando o entendimento do usuário: essa é a proposta de um bom infográficoOs infográficos apresentam uma grande aceitação pelos usuários, além de terem grande potencial de viralização.

Para criar infográficos, é legal escolher os temas mais falados pela sua persona. Torne a informação mais digerível: forneça dados, insights, mostre o passo a passo e os principais pontos.

Mas como um infográfico ajuda na venda?

Bom, primeiro: você pode torná-lo uma oferta! Um combo de infográficos, por exemplo, ou até mesmo inserir um formulário em um conteúdo solicitando o email do usuário (em troca, ele recebe o infográfico diretamente em sua caixa de entrada).

Indo um pouco além, imagine uma situação em que um vendedor está em contato com a lead, informando mais sobre o produto ou até mesmo propondo uma venda. Suponha que o vendedor queira mostrá-la alguma informação. Com certeza não é o momento de ler um blog post, ele não é suficientemente atrativo naquele momento. Ebooks, podcasts e vídeos então, nem pensar: muito grandes.

O infográfico é uma forma fácil e rápida de mostrar a informação que realmente interessa e com maiores chances de prender a atenção! Isso é vendarketing: unir esforços conjuntos para facilitar a jornada do cliente e aumentar as conversões!


Após tanto trabalho para atrair usuários, gerar e qualificar leads e prepará-las para o momento da venda, nada mais justo do que entender como fazer uma boa gestão das leads e realmente ver os resultados de todos esses esforços revertidos em receita!

Aprenda tudo sobre o assunto com o ebook gratuito Gestão de Leads!

E se você quer aprender mais sobre Marketing Digital, leia também este infográfico sobre como essa estratégia vai ajudar seu negócio.

aprender sobre marketing digital aumentar a produtividade


rock content sobre como a tecnologia esta mudando o marketingArtigo produzido pela equipe de conteúdo da Rock Content.

Através de um excelente marketing de conteúdo, a Rock ajuda outros negócios a aumentarem seu faturamento e a fazerem sucesso no ambiente digital.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.