• Blog
  • >
  • Insights
  • 7 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe

7 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre fórmulas mágicas ou metodologias infalíveis para aumentar a produtividade da sua equipe, certo?  O fato é que manter funcionários engajados é a melhor maneira de fazer com que as atividades realizadas possam gerar o resultado esperado.

Por isso, hoje nós trouxemos algumas dicas que muito provavelmente vão aumentar a produtividade da sua empresa. Vamos lá?

1. Entenda o ritmo da empresa


Entender o atual momento da empresa é um passo fundamental que interfere diretamente na produtividade da sua equipe. De nada adianta impor um ritmo acelerado de startup em uma empresa ainda tradicional e bastante resistente a novas ideias, experiências e sugestões de funcionários.

O mesmo se aplica invertendo as situações. Uma startup muitas vezes possui um ritmo mais intenso, por isso é preciso que todos os colaboradores estejam aptos para realizar as atividades que podem ser mais volumosas.

Dessa forma, você terá maior controle sobre a produção e também poderá exigir a performance dos funcionários de acordo com o progresso da empresa.

2. Foque na solução de problemas em equipe


De acordo com um artigo publicado pela Stanford Business, o trabalho em equipe feito para solucionar problemas estimula a produtividade dos funcionários.

Muitas vezes um problema complexo acaba ficando isolado na mão de um único funcionário, o que acaba postergando a solução e excluindo demais sugestões que poderiam surgir no trabalho em equipe. Por isso, prefira expor o problema a ser resolvido para toda a equipe e solicite sugestões, ideias e soluções para todos.

Não deixe uma responsabilidade que é de toda a equipe em particular com um membro só. A participação estimula os funcionários e traz melhores resultados para os desafios enfrentados.  

3. Você já pensou em home office?


Nos últimos anos o home office tem sido uma grande aposta por parte de gestores de grandes empresas. Uma pesquisa realizada em um Call Center identificou que funcionários designados para o trabalho de casa obtiveram desempenho 13,5% melhor que os que membros que continuavam no escritório. De acordo com os autores, o ambiente tranquilo e acolhedor um dos principais motivos da melhora na performance dos funcionários em casa.

Experimente oferecer a sua equipe um dia da semana para que possam desenvolver as atividades de casa. Colete feedbacks positivos e negativos dessa experiência e vá aprimorando junto a equipe.

4. Otimize processos internos


Sabe aquelas atividades diárias que sua equipe precisa realizar? Em boa parte das situações elas podem ser feitas por pessoas diferentes, cada um à sua maneira. Isso faz com que o processo não tenha um padrão e os resultados possam ser diferentes. Por isso, padronizar os processos internos é uma das melhores maneiras de aumentar a produtividade da sua equipe.


Para que você possa alcançar os melhores resultados, converse com os membros mais experientes das equipes e solicite sugestões para que o processo seja feito de forma mais prática. Você verá que quase sempre os membros trarão ideias ótimas, uma vez que vivenciam a rotina e entender como o processo funciona e como pode melhorar.

Com a ação definida ficará mais fácil para todo o setor, uma vez que quando a atividade tiver de ser cumprida basta ser replicada de acordo com o procedimento definido.

5. Invista na automatização dos sistemas

Existe uma grande confusão – ou falta de interpretação – quando o assunto é investimento. Muitas vezes confundido com dinheiro a ser gasto, as pessoas esquecem que investir também significa enxergar melhores resultados futuros.

Qualquer tipo de empresa tem suas obrigações fiscais, comerciais, fluxo de caixa, funções administrativas e mais um tanto de processos. Com inúmeros procedimentos a serem feitos diariamente fica difícil controlar tudo de forma separada. Por isso, investir na automatização dos sistemas e processos é uma excelente escolha para aumentar a produtividade da equipe.

Um bom exemplo está na emissão de nota fiscal e emissão de boleto, que costuma tomar o precioso tempo das equipes. Ao invés de sofrer com as emissões, sua empresa pode contar com um sistema de gestão completo para realizar todas essas atividades. Sem burocracia, sem demora, sem precisar acessar o site da prefeitura ou Sefaz, etc.

6. Antecipe dúvidas de clientes

Essa é uma dica muito valiosa para poupar tempo dos funcionários.  Se sua empresa oferece um produto ou serviço que pode gerar dúvidas para os clientes ou que eles necessitem de contato direto com o suporte, antecipe as dúvidas deles!

Isso significa criar manuais, FAQs, vídeos e material de apoio respondendo as dúvidas frequentes dos usuários, isso fará com que sua equipe não precise ficar respondendo sempre as mesmas questões.

7.  Estimule funcionários a uma rotina saudável

Onde tem funcionário de bem com a vida tem processos bem feitos! Além de ser uma ótima iniciativa que visa contribuir com todos, estimular os funcionários aos hábitos saudáveis também é sinônimo de colher melhores resultados.

Bônus:

A gente não poderia finalizar o conteúdo sem deixar de indicar uma das metodologias mais ágeis e assertivas quando o assunto é produtividade de funcionários.

Atualmente os treinamentos corporativos têm conquistado cada vez mais espaço dentro das empresas e ganha destaque e-learning e microlearning, métodos de ensino a distância que auxiliam empresas na realização de treinamentos de forma eficaz e econômica. Dessa forma será possível aumentar a produtividade da sua empresa com treinamentos específicos!

Nós sabemos que a rotina de um empreendedor é sempre cheia. Por isso, tornar as atividades mais produtivas faz parte da estratégia para alcançar grandes resultados.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade da sua equipe, que tal conhecer um pouco mais sobre os principais erros de gestão de um empreendedor?


Artigo escrito pelo João Jovanaci, redator da VHSYS.

A VHSYS é uma startup paranaense que fornece um sistema online de gestão empresarial descomplicada para micro, pequenos e médios empresários.

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários