• Blog
  • >
  • Insights
  • Dicas para construir autoridade online de forma efetiva

Dicas para construir autoridade online de forma efetiva

Um negócio digital tem características específicas que o faz bastante diferente de um negócio tradicional. Para vender na internet você precisa de um pouco mais do que uma boa ideia e um bom produto. O ‘terreno’ digital é um terreno de incertezas para muitas pessoas, e, por isso, vários clientes só compram daqueles que eles conhecem e confiam. Por isso é tão importante construir a sua autoridade online. Para atuar no mercado de nicho você deve ser um verdadeiro especialista no assunto e conquistar cada vez mais clientes. Quer saber como se tornar uma autoridade online e vender ainda mais com seu negócio digital? Confira algumas dicas que vão te ajudar de uma vez por todas!

Antes de começar, que tal baixar esse template de marketing digital que irá te auxiliar em todas as etapas do seu plano de marketing? confira nesse link ou na imagem abaixo.

plano de marketing digital para autoridade online

O que é autoridade online?

Primeiramente é preciso entender exatamente o que é autoridade online. Basicamente, ser uma autoridade online significa que você tem uma determinada especialidade no ramo em que está trabalhando. Ou seja, se você tem um negócio que oferece consultoria e cursos a distância sobre investimentos, você precisa ser visto como um verdadeiro especialista no mercado financeiro. Assim, atrai cada vez mais público que, ao te ver como um especialista, confia mais no seu trabalho. Dessa forma você já sai um passo à frente da concorrência, certo?

Mas ser uma figura de autoridade online exige bastante estudo, entendimento de mercado, esforço e, claro, muita paciência, afinal, trabalhar técnicas que vão ajudar a construir sua autoridade na internet é um processo que você irá colher frutos a longo prazo (assim como várias outras técnicas de marketing digital, certo?).

Então, para garantir que você ganhe cada vez mais a confiança do público e que seja considerado um verdadeiro especialista no mercado que atua, coloque em prática algumas dessas dicas e veja seus resultados aumentarem – e muito! Isso é extremamente importante para se destacar em um mercado tão concorrido e fazer o seu negócio se expandir.

Por que é importante pensar em autoridade online?

Como dissemos, um negócio digital tem características próprias. Se você tem um negócio inteiramente na internet, como um curso EAD, precisa entender que ele funciona com uma dinâmica um pouco diferente do que o mercado ‘tradicional’.

Até mesmo no mercado tradicional as pessoas tendem a comprar das marcas que já conhecem e são clientes, certo? Isso é ainda mais verdade pela internet. Mesmo com tantos avanços nas tecnologias de segurança de dados – pessoais e bancários, por exemplo – ainda existem diversos sites e lojas online que se aproveitam da internet para aplicar golpes e roubar dados. Por isso, muita gente ainda é bastante desconfiada na hora de comprar em um ambiente virtual. Um dos primeiros passos para vender muito mais online é exatamente diminuir ou eliminar essa desconfiança, fazendo com o cliente em potencial confie em você e, por isso, esteja disposto a inserir dados em uma plataforma online. Então, uma das formas de você diminuir essa desconfiança é exatamente se apresentar como uma autoridade em um determinado assunto. Se você demonstrar que é uma figura que domina o assunto do seu mercado, com certeza muito mais gente irá confiar em você e, além de fazer negócio, ainda irá indicar para amigos e conhecidos. É o famoso ‘marketing boca a boca’.

Então, acreditamos que a construção da sua autoridade online não é só importante para suas vendas, como essencial para o sucesso do seu negócio digital!

SEO

E não só relacionado às vendas diretamente, a autoridade online também é muito valorizado pelos mecanismos de busca em relação a SEO. Por exemplo, se muitos sites e blogs fazem referência ao seu, o Google entende que você tem especialidade nesse assunto e, por isso, faz com que você apareça primeiro nas buscas. Isso é extremamente importante para o tráfego orgânico das suas páginas, que ajudam a garantir sempre novos negócios.

E aí, por onde começar a construir a sua?

Por onde começar?

O primeiro passo para começar a planejar ações para construir sua autoridade online é conhecer o seu público. Somente conhecendo bastante o seu público que você conseguirá se planejar para atingi-lo da melhor forma.

Conhecer o seu público significa entender seus hábitos, seus interesses, como eles compram e por que deixam de comprar, certo? Essa é a melhor forma de entender como você pode ajudar seus clientes e futuros clientes resolverem seus problemas de uma maneira eficiente.

Por exemplo, se o seu público é o mercado EAD, você deve atentar-se para a idade das pessoas que normalmente estudam nessa modalidade, o gênero que mais faz cursos EAD, qual a escolaridade dessas pessoas, buscar entender porque elas resolveram fazer um curso a distância e muito mais.

Além disso, a linguagem que você usa para um determinado segmento de mercado pode não funcionar para outro, certo? E as redes sociais, então? Existe um público muito específico para cada uma delas e uma maneira diferente de construir a sua autoridade por lá. Todas essas questões devem ser levantadas, analisadas e muito bem compreendidas.

Então, o primeiro passo realmente é estudar o seu público a fundo e entender qual a melhor estratégia para abordá-lo de forma eficiente e se tornar uma autoridade online.

Dicas para construir sua autoridade online

Então, agora que você já sabe o que é autoridade online e qual a importância disso, confira algumas dicas que vão te ajudar a entender como utilizar a internet a favor da sua marca pessoal, conquistar a confiança das pessoas e vender ainda mais. Vamos lá?

Utilize diversas redes sociais

Para construir sua autoridade online você precisa, primeiro, ter bastante presença digital. A melhor forma de se fazer isso é utilizando as mais diversas redes sociais – mas claro, tudo sempre alinhado ao seu público.

Hoje, as redes sociais apostam nas mais diversas ferramentas para ajudar a impulsionar negócios e perfis profissionais. No Instagram, por exemplo, existe a ferramenta Instagram Business, assim como o Facebook Business, as ferramentas profissionais do LinkedIn e muito mais.

Então, ter perfis em cada uma dessas redes é essencial para o início do processo de criar autoridade online. Mas atenção! Um erro muito comum que as pessoas cometem é somente criar o perfil e acreditar que isso é o suficiente para atrair público. As redes sociais são chamadas de sociais por um motivo, então, é importantíssimo que além de estar nas redes, você esteja sempre ativo e engajado com sua comunidade online.

E-mail marketing

Não tenha medo do e-mail marketing! Muita gente tem bastante receio de utilizar essa ferramenta, mas com uma estratégia bem planejada, você pode ter bastante sucesso com os e-mails. É importante, porém, que você não compre listas e não mande e-mail para quem não te autorizou a fazê-lo, pois isso pode ter o efeito contrário e você ficar com o nome manchado.

Estude um pouco sobre técnicas de e-mail marketing e coleta de leads e veja como essa ferramenta pode ajudar no crescimento de sua autoridade online.

Seja ativo nas redes!

Esse ponto é importantíssimo. Depois de criar perfis e páginas nas redes sociais, é essencial que você esteja ativo nelas. Ganhar seguidores e criar uma comunidade online é uma tarefa que exige tempo e dedicação, afinal, as pessoas não irão te achar por conta própria.

Uma dica é encontrar outras pessoas que são do mesmo ramo, seguí-las e, claro, sempre engajar nas postagens, fazer comentários, curtir as publicações e muito mais. Criando uma pequena comunidade você passa a ser visto por mais pessoas, pode conseguir mais seguidores e, além disso, começa a construir a sua autoridade online.

Repasse o seu conhecimento

Uma ótima maneira de estar ativo nas redes é ensinando! Hoje em dia, não basta apenas vender, você deve repassar o seu conhecimento para seus seguidores. Quanto mais você ensina, dá dicas e foca em passar conhecimento, mais você se posiciona como um verdadeiro especialista no seu mercado.

Se você quer conquistar mais seguidores, é essencial que você pense em entregar valor a eles!

Uma dica de como fazer isso é, por exemplo, fazer postagens com pequenas dicas sobre o seu ramo. O Instagram é uma excelente rede para fazer posts desse tipo, tanto no feed quanto no stories. Pequenas dicas com bastante frequência funcionam muito bem para esse propósito. E claro, além de você começar a construir sua autoridade, ainda tem o benefício de educar o mercado e fazer com que as chances de concretizar uma venda aumentem muito.

Crie um blog

Outra forma de repassar conhecimento para seus seguidores é criando um blog! Hoje em dia, a maioria das pessoas, quando querem aprender algo novo, buscam as respostas na internet, não é mesmo? Então, imagine o quão benéfico seria essas pessoas encontrarem você quando procurarem aprender algo sobre algum assunto.

Quando você ensina, aumenta muito mais a confiança das pessoas em você e na sua marca, consequentemente, sua autoridade online irá aumentar também.

Participe de eventos

Se você quiser ser encontrado por cada vez mais pessoas, não pode se esconder, certo? Pode parecer contraditório, mas participar de eventos presenciais também pode ser uma excelente maneira de aumentar a sua autoridade online. Isso acontece devido ao tão falado networking.

Quando você participa de eventos, conhece outras pessoas do mesmo ramo e, ao trocar experiências e contatos, você não só amplia suas oportunidades de negócio, mas também se posiciona no mercado como especialista.

Participe de eventos, troque cartões, faça networking e amplie sua visibilidade online – e offline também!

Branding

Aposte em branding! Você sabe o que esse termo significa?

Basicamente, branding é a estratégia que empresas usam para fazer com que a marca seja, não apenas conhecida, mas facilmente identificável e relacionável.

Por exemplo, pense em uma empresa ou produto de cor vermelha.

Pensou?

Provavelmente a maioria das pessoas acabou se lembrando da Coca-Cola, certo? Isso é porque o branding da marca é tão bem trabalhado que suas características são facilmente recuperadas na mente das pessoas, que acabam criando conexões tanto conscientes quanto inconscientes. É claro que a Coca-Cola é uma empresa de nível global, mas existem diversas técnicas que podem auxiliar o pequeno empreendedor a trabalhar a sua marca e criar um branding efetivo.

Se você quiser saber um pouco mais sobre branding focado para um canal de vídeos, pode baixar esse material gratuito e aprender um pouco mais sobre essa técnica. Confira:

branding para canal de videos para construir autoridade online

Precificação adequada

Por último mas, claro, não menos importante, a precificação correta do seu negócio é essencial para a sua marca e sua autoridade online. Cobrar um preço justo pelos seus serviços é uma ótima maneira de conseguir mais clientes, fidelizá-los e fazer com que eles te indiquem para amigos, parentes e muito mais. Se você não sabe bem como fazer a precificação do seu negócio, pode conferir algumas dicas nesse artigo clicando aqui!

 

verdadeiro especialista no assunto e conquistar cada vez mais clientes. Quer saber como se tornar uma autoridade online e vender ainda mais com seu negócio digital? Confira algumas dicas que vão te ajudar de uma vez por todas!

O que é autoridade online?

Primeiramente é preciso entender exatamente o que é autoridade online. Basicamente, ser uma autoridade online significa que você tem uma determinada especialidade no ramo em que está trabalhando. Ou seja, se você tem um negócio que oferece consultoria e cursos a distância sobre investimentos, você precisa ser visto como um verdadeiro especialista no mercado financeiro. Assim, atrai cada vez mais público que, ao te ver como um especialista, confia mais no seu trabalho. Dessa forma você já sai um passo à frente da concorrência, certo?


Gostou dessas dicas para aumentar sua autoridade online e audiência? Se tiver mais alguma dica, não se esqueça de deixar nos comentários!

E para aprofundar ainda mais, que tal aprender 10 formas poderosas de aumentar a audiência do seu canal de vídeos? Confira nesse material gratuito clicando aqui. Boa leitura!

10 formas poderosas de aumentar a audiencia e autoridade online

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários