• Blog
  • >
  • Insights
  • O poder dos vídeos no Connect Samba: bastidores do evento de vídeos mais completo do país

O poder dos vídeos no Connect Samba: bastidores do evento de vídeos mais completo do país

Você sabia que, em 2020, 82% do tráfego da internet ficará por conta dos vídeos? É essa a expectativa do mercado. Com todas as evidências, é possível afirmar que os vídeos não são mais parte do futuro, mas sim, do nosso presente! Antes vistos unicamente como meios de entretenimento, os vídeos online se mostram cada vez mais como poderosas e versáteis ferramentas, servindo a objetivos que vão desde a educação como meios de aumentar as vendas.

Segundo o Google, o mundo todo assiste mais de 1 bilhão de horas de vídeos por dia no Youtube e muito mais de 400 horas são postadas a cada minuto. Isso quer dizer que muita gente já descobriu o poder e o alcance dos vídeos, mas nem todo mundo já pensou no potencial desse formato para os negócios.

Pensando nisso a Samba organizou o Connect Samba, o evento sobre vídeos online mais completo do país. Pensando em criar um evento pioneiro sobre o assunto, a Samba procurou reunir nomes que são autoridade nesse milionário mercado para formar painéis interessantes e palestras valiosas sobre os mais diversos campos, como produção, modelos de monetização, OTT, cross mídia, educação a distância, promoção de conteúdo, mobile, apps e muitos outros.

Caso você tenha perdido o evento ou queira lembrar de tudo que aconteceu para se preparar para a segunda edição a Samba te conta. Assista o vídeo e conheça os bastidores do evento no restante do artigo 🙂

Como foi o Connect

Realizado no Centro de Convenções Rebouças, no coração de São Paulo, o Connect Samba reuniu 20 palestrantes em mais de 10 horas de conteúdo – e claro, um Happy Hour ao final para relaxar. Organizado em formatos de palestras e painéis, o conteúdo foi abrangente de forma a tocar os mais variados campos do mercado dos vídeos online. A Samba Tech, juntamente com patrocinadores como Microsoft, Banco do Brasil, WeWork, Algar, Buffalo, Netshow.me e Smartalks, além de mais de 30 apoiadores e media partners, trabalhou com o objetivo de discutir sobre o milionário mercado de vídeos, apresentar conteúdo relevante e, mais importante ainda, proporcionar muitas conexões entre as pessoas e em torno desse tema tão fértil.

Esse dia de imersão no mundo dos vídeos online teve início com nosso convidado Luciano Huck e a palestra “Luz, câmera, ação social”, na qual deu um panorama do incrível sucesso do seu programa Caldeirão do Huck e os demais impactos e programas sociais que realizou ao longo de sua carreira. Nosso primeiro painel, “Um Audiência que vale ouro: como atingir e engajar um usuário multiconectado.”, reuniu especialistas como Fatima Pissarra (VEVO), Gian Martinez (Winnin) e Rafael Rez (Nova Escola do MKT) para discutir como atingir grandes audiências com uma boa estratégia de distribuição de conteúdo, além de tocar em assuntos como boas práticas de marketing digital para alcançar grandes resultados. Em seguida, o painel “Vídeo business: visões de como explorar o conteúdo e gerar receita.” discutiu formas de monetização dos conteúdos em vídeo. E tudo isso foi só antes do almoço! Imagina quantos insights valiosos já saíram de 800 mentes empreendedoras que assistiram a tudo isso somente no início do evento? E não parou por aí não.

bastidores do connect samba

Após a pausa para o almoço, Camilo Coutinho, idealizador do canal Play de Prata, ensinou “Como criar estrategicamente vídeos que realmente atingem resultados” em uma palestra envolvente e super descontraída, com direito até a chamar uma participante da audiência para criar ali, na hora e no improviso, um super roteiro de vídeo de promoção. Carlos Octavio (TV Globo) palestrou sobre como os vídeos online representam o futuro da televisão citando o caso do Globo Play e Arnon de Mello, Vice Presidente da NBA na América Latina mostrou como os vídeos têm poder de emocionar espectadores em qualquer parte do mundo. Por meio de vídeos incríveis e emocionantes, mostrou como a NBA vem investindo em uma estratégia de criar uma conexão emocional com usuários ao redor do mundo, sobretudo aqueles que não terão oportunidade de assistir a um jogo da NBA ao vivo.

bastidores do connect samba

Outros dois painéis focaram em inovação, empreendedorismo e visão do futuro. Paula Bellizia (Presidente da Microsoft Brasil) e Luis Justo (CEO do Rock in Rio), em um painel mediado por Gustavo Caetano (CEO e fundador da Samba Tech), discutiram sobre como inovar em grandes mercados. Logo após, grandes nomes do ensino a distância se reuniram para discutir o futuro do mercado da educação e como esse mercado está, aos poucos, passando da lousa para o digital. Alberto Santana (Kroton), Paulo Jubilut (Biologia Total), Daniel Pedrino (Descomplica) e Everton Alves (Samba Tech) falaram sobre suas experiências com educação digital e deram dicas valiosas para quem sonha em criar seu próprio curso online.

bastidores connect samba

Para finalizar essas 10 horas de conteúdo tão valioso, Fábio Medeiros (Esporte Interativo) apresentou “O sucesso do Esporte Interativo no mundo dos vídeos digitais” e mostrou como esse canal utiliza uma estratégia focada em vídeos online nas mais variadas plataformas e redes sociais. Um dia inteiro de conteúdo dos mais variados campos ficou muito mais leve, descontraído e interessante com o incrível trabalho do nosso mestre de cerimônias Márcio Ballas.

Tudo isso foi fechado com um Happy Hour cheio de conexões e diversão. Com comidas e bebidas da Bacardi, Sol e Pif Paf, os participantes, palestrantes, expositores e equipe do Connect Samba tiveram chance de se reunirem, conectarem e divertirem após um dia inteiro de imersão e tanto conteúdo de extremo valor!

bastidores do connect samba

Organizar um evento deste tamanho não é tarefa fácil, mas com muito planejamento, organização e atenção aos detalhes a Samba Tech conseguiu criar uma experiência única para os participantes. Parte chave dessa estratégia foi o uso dos vídeos durante todo o dia para garantir o sucesso do evento, engajar, divertir e emocionar os presentes. Quer saber um pouco mais do poder dos vídeos no Connect Samba? Confira como os vídeos garantiram o sucesso desse evento.

Como os vídeos garantiram o sucesso do evento

O Connect Samba foi um evento sobre o poder dos vídeos online e, exatamente por acreditarmos na força dessa estratégia, ela foi nossa principal aliada na hora de garantir o sucesso do nosso projeto. Você deve ter notado: da divulgação à cobertura, o vídeo online esteve presente em todas as etapas do Connect e nos ajudou a alcançar até mesmo os resultados que nem estávamos prevendo.

Devido a essa importância de peso dos vídeos no nosso planejamento de evento, vamos explicar como cada estratégia audiovisual foi construída de modo a impactar o diretamente no desdobramento final do Connect — dessa forma, você pode se inspirar e começar a testar novos modos de utilizar o vídeo dentro do seu negócio ou até mesmo no seu dia a dia! 😉

E se você quiser aprender mais sobre marketing digital e estratégias de divulgação de forma geral, pode baixar nosso infográfico completo clicando aqui.

Stories

Se você segue a Samba no Instagram deve ter visto vários vídeos nossos sobre o Connect!

Com o novo recurso do Stories (que permite postagens temporárias) os usuários e, principalmente, as empresas, conseguiram um novo espaço de criação nas redes sociais. Com esses vídeos curtos é possível falar sobre  ações, vendas ou até mesmo acontecimentos marcantes de uma forma mais leve, divertida e até mesma interativa com o público. E foi exatamente esse o uso que demos à nossa conta do Instagram durante o período de divulgação do Connect Samba.

Estabelecemos uma frequência de postagem por semana e passamos a criar diferentes jeitos de abordar o evento, de forma a não deixar os stories muito repetitivos e cansativos. Boomerangs, fotos e vídeos com os próprios colaboradores da Samba foram nossos principais aliados nesse período.

Como você pode ver, esse foi o lugar em que mais tivemos liberdade para criar vídeos que prendessem a atenção dos usuários, e foi interessante mostrar ao público um lado mais descontraído e humano da Samba Tech. Além disso, durante o evento, essa foi a nossa principal fonte de cobertura, por onde conseguirmos levar ao público que não estava presente um pouquinho de tudo o que acontecia do Connect, das palestras ao happy hour.

Alguns stories também foram produzidos visando entreter quem estava no evento, com uma pegada de bastidores e exclusividade.

(Fatima Pisarra – VEVO)

(Marcio Ballas)

Vídeos no Facebook e Instagram

Os nossos feeds também foram outro local de enfoque em vídeos. Como o Facebook e o Instagram foram algumas das nossas maiores fontes de divulgação do evento, utilizamos as redes sociais para produzir diferentes tipos de vídeo, de forma a acompanhar sua dinamicidade.

Vamos passar agora por cada uma das estratégias utilizadas!

Vídeos sobre palestrantes

Como forma de apresentação dos palestrantes que estariam presentes no Connect Samba criamos suas mini bios — isto é, vídeos que contavam, rapidamente, sua trajetória profissional e, principalmente, sobre sua relação com o universo dos vídeos online. A ideia era criar algo dinâmico, que fosse mais interessante para o público e chamasse atenção na timeline dos usuários.

Outro objetivo dessa ação era já introduzir o assunto que o palestrante abordaria no evento. Mesmo curtas, as biografias conseguiam deixar claro o know-how dos profissionais no mercado de vídeos e, assim, as pessoas foram capazes de induzir o tema que seria discutido no dia.

Vídeos sobre o evento

Por ser um evento em sua primeira edição, mais do que nunca o público precisava saber, a fundo, sobre o que se tratava o Connect Samba — e aqui, mais uma vez, o vídeo online nos ajudou a obter resultados. Criamos diferentes formatos de vídeo para diferentes assuntos e, assim, conseguimos mais uma vez jogar com a dinamicidade tão característica das redes sociais.

A gente já cansou de dizer por aqui que, cada dia mais, o público online prefere consumir conteúdo em forma de vídeo e, portanto, essa estratégia foi a maneira mais efetiva para conseguirmos contextualizar os usuários sobre a importância do evento. Produzimos vídeos que discorriam sobre dados do universo audiovisual, que exibiam o local do evento, que apresentavam o conteúdo que seria aprendido nas palestras e que contavam os motivos pelo qual o usuário não podia deixar de ir ao Connect, criando, além de tudo, um sentimento de urgência em quem assistia.

Vídeos lúdicos

Por fim, outra estratégia que nos ajudou bastante, principalmente na divulgação do Instagram, foi a utilização de vídeos lúdicos!

Por meio de testes ao longo desse período pré-Connect, percebemos que até mesmo vídeos sem muita produção técnica e com um toque de entretenimento têm mais poder sobre o engajamento de usuários do que postagens comuns, com textos ou fotos. Sendo assim, utilizamos esse conhecimento ao nosso favor e, sempre que possível, passamos a utilizar vídeos mais divertidos e descontraídos para fazer anúncios como sobre a virada de lote ou a proximidade do evento.

Vídeos durante o evento

E os uso dos vídeos não ficou restrito às nossas redes sociais e a estratégia de divulgação do Connect. Durante o evento, nós também investimos muito nos conteúdos audiovisuais.

Aproveitando o incrível telão da plenária, que possuía 45m², além das belíssimas apresentações criadas pelos parceiros da SMARTalk, nós exibimos diversos conteúdos em vídeo para apoiar ou complementar momentos diferentes do evento.

Por exemplo, no início do evento houve um vídeo de abertura, dando as boas vindas aos convidados e preparando-os para as experiências que eles teriam durante o Connect – o que ajudou a aumentar as expectativas. Além do mais, antes de cada palestra, era exibida uma vinheta com a apresentação do palestrante e o tema de sua palestra.

Mas não foi só no palco que os vídeos brilharam: do lado de fora, na feira de negócios, em parceria com a Buffalo Digital, nós montamos um mini estúdio e gravamos dezenas de conteúdos com os palestrantes e convidados que abrilhantaram o evento. Muito conteúdo foi publicado em tempo real nas redes sociais e mesmo quem não compareceu ao Connect pode sentir um gostinho do que estava rolando no evento.

Toda essa estrutura e preocupação com o audiovisual durante a realização do Connect foi fundamental para que o evento fosse mais interativo, dinâmico e para que os participantes se mantivessem engajados e interessados o tempo todo. Afinal, como sempre dizemos, os vídeos são um formato de conteúdo muito mais atrativo e que tem a capacidade de aproximar as pessoas sem fazer muito esforço.

Vídeos nas palestras

E falando em engajamento, nossos palestrantes também aproveitaram o poder dos vídeos para manter o público interessado em seus conteúdos e, claro, para enriquecer o que estava sendo dito em suas apresentações.

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um vídeo é equivalente a ainda mais e, em muitas situações, mostrar em vez de contar algo, pode ser muito mais efetivo. Esse foi o caso de Arnon Mello, que mostrou conteúdos incríveis da NBA durante sua apresentação, de Fábio Medeiros, que ganhou o público ao contar mais sobre as estratégias e a história do Esporte Interativo, e de vários outros palestrantes.

A equipe da Samba Tech também deu um show quanto aos conteúdos audiovisuais e tanto nosso CEO, Gustavo Caetano quanto nossa Head de Produto, Yolanda Viera, utilizaram vídeos em suas apresentações – um deles o vídeo institucional da Samba e o outro sobre nosso principal produto, o Samba Play.

Inclusive, se você ainda não conhece o Samba Play, pode fazer o tour pela plataforma clicando aqui!

Tudo isso ajudou a aumentar a compreensão dos participantes sobre o que estava sendo contado nas palestras e fez com que eles se engajassem mais com os conteúdos e com o evento em si.

Resultado em números!

connect samba bastidores

E aí, viu como o Connect Samba foi um sucesso? Fique ligado para as informações a respeito do Connect 2018! E quer fazer um evento de sucesso também? Confira nesse material como aumentar a receita do seu evento com vídeos online. 😉

Por: Nathália Tameirão

Coordenadora de Marketing Digital na Samba Tech e especialista em SEO e conteúdo. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFMG, é responsável pela estratégia de conteúdo da Samba, com foco em atração e conversão.

Contribua com este post nos comentários