• Blog
  • >
  • Insights
  • Como aproveitar a Black Friday para vender ainda mais com seus negócios em vídeo

Como aproveitar a Black Friday para vender ainda mais com seus negócios em vídeo

Você com certeza já ouviu falar em Black Friday, certo? Essa data cada vez mais está sendo marcada no calendário dos brasileiros. Para muitos, é a oportunidade ideal para investir em alguns equipamentos ou produtos que têm um preço mais salgado, já que o grande atrativo da Black Friday é exatamente os descontos arrasadores!

Então, se a Black Friday é tão atrativa para quem está querendo comprar, é também uma grande chance para quem está querendo vender, certo? Exatamente por isso separamos algumas dicas que vão te ajudar a aproveitar a Black Friday e vender ainda mais com seu negócio em vídeo. Vamos lá?

Como surgiu a Black Friday?

Que a Black Friday surgiu nos Estados Unidos você provavelmente já sabe, mas sabe qual é a história por trás dessa data?

Acredita-se que a Black Friday surgiu na Filadélfia e que o termo foi criado a partir de um termo bastante comum no comércio.

O feriado de Ação de Graças, um dos mais importantes da cultura dos EUA, sempre acontece na terceira quinta feira de novembro, e, na sexta feira subsequente, a cidade via um intenso movimento de pessoas indo às lojas antecipar as compras de Natal. Com os preços baixos, o fluxo de consumidores era intenso e isso afetava muito positivamente as vendas e o comércio local. Por isso, os donos das lojas defendiam que, nessa data, as lojas sairiam do vermelho (saldo negativo) e entrariam no preto (saldo positivo). Por isso a sexta feira era chamada de Black Friday, literalmente, sexta feira preta.

Então, a sexta feira após o dia de Ação de Graças foi sendo considerada em todo o país uma data de compras mais baratas para a população, e uma oportunidade de recuperar os lucros para os lojistas. Hoje, a Black Friday é uma data que já se espalha pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil.

E se muita gente está pronta para comprar, empreendedores, sobretudo os que trabalham com negócios digitais, devem se preparar e criar estratégias para vender ainda mais, certo? Então, preparamos esse artigo com muitas dicas para você, que tem um negócio de vídeos online, vender muito na Black Friday. Vamos lá?

Como me planejar estrategicamente para a Black Friday?

Analise dados sobre o comportamento de compra na Black Friday

Esta parte já começamos a fazer, não é? É muito importante que você entenda o padrão de comportamento dos clientes nesta data. Principalmente a sua principal motivação de compra e o veículo de comunicação pelos quais ficaram sabendo das condições.

Segundo pesquisa realizada pelo Google acerca da última Black Friday, 68% das pessoas pretendem participar da Black Friday comprando algo.

Fonte: Google/Provokers, Black Friday, julho 2017, Estudo Quantitativo P: pensando na próxima edição da Black Friday, aquela sexta-feira em novembro em que as lojas oferecem descontos especiais em seus produtos e serviços, qual sua intenção de comprar algum produto ou serviço?

Como veremos mais adiante, o marketing é a alma do negócio, portanto, conhecer as tendências em termos de divulgação é fundamental. A pesquisa do Google mostra que divulgação no próprio site, e-mail marketing e campanhas on-line têm um grande impacto sobre a audiência.

Fonte: Google/Provokers, Black Friday, julho 2017

Outro conceito que veremos mais à frente são os gatilhos de urgência e escassez. Isso é confirmado na pesquisa, que mostra que muitas pessoas esperam a Black Friday para comprar algo que desejam ou compram por impulso devido à ótima condição anunciada.

Fonte: Google/Provokers, Black Friday, julho 2017, Estudo Quantitativo P: agora, por favor, indique qual alternativa melhor explica o porquê você comprou ___ na Black Friday.

Preço continua sendo o principal atributo na hora da decisão de compra, porém confiança na loja e confiança na marca aparecem logo depois na lista. Cativar seu público é fundamental.

Isso quer dizer que, mais do que nunca, o varejo e as marcas precisam ser transparentes na hora de estabelecer e anunciar seus descontos. O brasileiro dá sinais claros de que está recuperando a confiança no comércio e que acredita na Black Friday como um momento propício para dar atenção às necessidades adiadas e – por que não? – realizar algum sonho de consumo.

Conheça o seus clientes

Ainda mais importante do que conhecer o comportamento padrão nesta época do ano é conhecer o comportamento da sua persona ideal. É muito importante que você lide com esta ideia de escassez que a data traz.

Entenda que tipo de iniciativa vai conquistá-lo, explore sua criatividade e bole qual o melhor modelo de promoção será mais estratégico para a sua Black Friday, você pode combinar vários elementos diferentes:

  • A estratégia do convide um amigo:

Esta estratégia consiste em estimular a indicação de seus clientes, estimular que pessoas que já gostam do seu negócio te indiquem e falem bem de você. Você pode oferecer descontos de acordo com as indicações que receber.

  • Descontos que realmente valem a pena:

Nesta época do ano os clientes se mostram muito mais abertos a realizarem compras, mas muitos têm receio de serem enganados. Sabe aquela expressão “metade do dobro”? Pois é, muitos clientes ainda têm essa má impressão sobre a Black Friday, então, é muito importante que você crie descontos bacanas para eles. Mesmo que você dê um desconto de, por exemplo, 20% do valor normal de seu produto, você conseguirá recuperar este valor pelo aumento do volume de vendas. Além de tudo aumentará a visibilidade da sua marca.

  • Descontos progressivos:

Essa modalidade de promoção funciona assim: quanto maior o volume de produtos comprados em seu site, maior será o desconto recebido. Isso acaba estimulando que os seus clientes efetuem mais compras e, consequentemente, aumenta o ticket médio de suas transações.

  • Estimule o upsell de seus produtos:

O upsell consiste em oferecer outro produto relacionado com o que o consumidor comprou assim que ele efetuar uma compra em sua página.

Por exemplo, no caso de quem vende cursos online: você pode oferecer algum outro curso que tenha a ver com a temática deste primeiro curso que ele já comprou. Pode ser que ele nunca tenha associado estes dois produtos, então, ao oferecer esta possibilidade, é provável que desperte nele uma curiosidade e vontade de adquirir o segundo produto.

  • Ofereça bônus:

Existem várias maneiras de praticar essa estratégia. Isso pode ser tanto aliada a estratégia de descontos progressivos durante a semana, dando um bônus de mais 5% de desconto, por exemplo, da sexta. Mas pode também ser através da oferta de material rico gratuito, tipo um ebook ou talvez um vídeo exclusivo.

Após entender qual tipo de promoção vai engajar mais sua persona, você precisa agora se preparar de fato, não é?

Como me preparar para extrair o máximo da Black Friday?

Para ficar mais fácil o seu entendimento, dividimos alguns pilares que você deve ficar de olho para fazer uma Black Friday inesquecível!

  • Público e Produto:

Como já falamos, entender a sua audiência é fundamental. Quais são os produtos mais desejados por ele e que você, portanto, deveria dar foco nas suas ações?

  • Margem de Lucro:

Não é porque esta data é especial que você deve praticar algo que prejudicará sua margem de lucro, então, entenda bem que tipo de ação está dentro da sua realidade. Entenda bem se o volume que você gerará de negócios compensarão uma diminuição em seu ticket médio e faça algo que vai ser bacana pra você e para o seu público. Lembra de um dos pilares da Samba? Sempre pense na lógica Ganha-Ganha.

  • Desconto:

Estabeleça os descontos de acordo com a sua realidade e encaixe nos produtos e nos modelos de promoção que te sugerimos. Use sua criatividade, você conhece seu produto e seu público como ninguém! Lembre-se de descontos de verdade para seus clientes e seja completamente transparente para não cair naquela lógica de “Black Fraude” que muitos têm em mente. Essa é sua chance de cativá-lo e fidelizá-lo.

  • Tecnologia:

É importante garantir que sua página estará preparada para esta data e que aguentará os picos de acesso que serão gerados. Como você já sabe bem, a Samba faz isso por você. Preocupe-se com seu conteúdo e estratégia e nós garantimos que tudo será operacionalizado de forma eficiente para você.

  • Estratégias de divulgação:

Com toda a estratégia de vendas definida, crie sua estratégia de divulgação. Vá criando ao longo da semana a expectativa nos seus prospects, gere aquela sensação de urgência e escassez, esta noção de que ele só tem a sexta para aproveitar uma oferta incrível!

  • Prepare bem suas imagens de produto e ofertas, são elas que mais atraem a atenção.
  • Crie uma landing page específica para a Black Friday, assim você conseguirá captar dados das pessoas que estão interessadas no seu trabalho além de aumentar ainda mais esta noção de que é agora ou nunca! Ou seja, ele não terá outra oferta como essa tão cedo. Você pode aproveitar ainda mais a estratégia, dando um gatilho do estilo “deixe os seus dados e receba primeiro as ofertas da nossa Black Friday”.
  • Aproveite a mídia paga, a principal ideia da Black Friday é conquistar novos clientes, então você precisa garantir que esta pessoa irá te encontrar. Quando você já tiver um entendimento bacana da sua persona, você conseguirá direcionar suas publicidades para quem se interessa por você.
  • Faça uma campanha de e-mail marketing. Mas atenção: não compre listas, ok? Normalmente elas não têm uma boa segmentação e não atendem, portanto, as suas demandas. Resgate contatos que você já recebeu anteriormente e reative contatos de seu comercial, essas são pessoas que já gostam de seu trabalho e só precisam de um pequeno incentivo.  Aproveite esse momento para resgatar seus clientes inativos ou que você notou que estão desengajados. Essa é a hora do winback!
  • Garanta também que seu e-mail é responsivo e contêm os Call-to-action para estimular àqueles que podem ser boas oportunidades de negócio.
  • Garanta que a descrição de seus produtos está bem feita e estimulante e garanta que suas capas de vídeos e coleções estão bem interessantes e chamativas.
  • Aproveite a mídia espontânea e engajamento que esta data viabiliza. Seus clientes irão te procurar nos mecanismos de busca e você precisa garantir que eles irão te achar.
  • Ative pop ups em sua página chamando seu cliente para a ação!
  • Retenha os clientes conquistados, garanta que você está pronto para receber este maior volume de clientes e que conseguirá assistí-los e assegurá-los a melhor experiência possível com você. Garantir o sucesso do seu cliente é tão importante quanto adquirí-los!

 

(Fonte: Giphy)

Como o seu Samba Play te ajuda nisso tudo e viabiliza a criação de uma Black Friday em qualquer época do ano?

Analisando os padrões da Black Friday é possível constatar alguns caminhos que geram os picos de vendas. Vou explorá-los um pouquinho com vocês.

  • Crie um novo gancho:

Suas campanhas devem sempre fazer algum sentido, portanto, é muito importante ter um motivo para aquela ação. Por exemplo: aniversário da sua página, dia das mães, dia dos namorados ou descontinuação breve de algum conteúdo. É muito importante que esta oferta não seja simplesmente jogada para o cliente de uma forma que não faça sentido.

  • Explore gatilhos mentais de escassez e urgência:

Acredito que a principal coisa trabalhada pela Black Friday diz respeito aos gatilhos de escassez e urgência, ou seja, aquela ideia que já explicamos de que aquela condição só vale naquele dia. Já viu aqueles cronômetros que as pessoas colocam nas páginas informando quando a promoção acaba? Pois é, isso acontece porque os seres humanos são muito sensíveis a esta ideia de perda de ganhos. A ideia de que ele pode futuramente querer muito aquele produto e não terá a mesma condição, neste cenário, atuam como disparadores psicológicos que fazem o cliente sentir que vai perder uma oportunidade caso não efetue a compra.

Para ativar estes gatilhos use recursos como: limitar o tempo da sua oferta; crie a urgência em seus CTAs, no estilo ‘compre já’ e ‘garanta já o seu’; use cores que transmitem essa sensação, como o vermelho; abra a compra de seus produtos por um tempo limitado e informe que existe uma fila de espera.

Todas estas iniciativas podem ser praticadas em qualquer época do ano e certamente terão impacto em suas vendas.

  • Reproduza as estratégias de promoção:

Algumas são muito interessantes como a “pague um, leve dois”, receber material rico de brinde ou a venda associada de dois conteúdos correlatos com desconto.

  • Tenha consistência na sua divulgação:

Tenha consistência na entrega da sua oferta, ela pode ser por meio de:

  • Página de vendas no seu site;
  • Vídeo ou palestra;
  • LIVE no Facebook, Instagram ou Youtube;
  • Email Marketing;

Lembre-se, se você é cliente Samba, seu conteúdo gira todo em torno de vídeos. Esse segmento vem ganhando cada vez mais espaço dentro do mundo digital e investir neles é uma ótima forma de ampliar suas vendas e fidelizar seu público. É uma forma mais clara, rápida, eficaz e ainda continuar faturando.

Crie um vídeo bem bacana sobre seu conteúdo com gatilhos interessantes e envie para seus clientes das mais diversas formas. Por meio dos vídeos, a probabilidade de engajar o espectador com seu produto ou sua marca é muito maior. Vídeos geram a sensação de personalização e exclusividade, você tem a faca e o queijo na mão, use sua expertise em seu favor.

  • Garanta a usabilidade da sua página:

Vivemos na era da experiência do usuário. Muito mais do que descontos, seu cliente deseja ter uma vivência diferenciada.

Neste contexto design responsivo e simplicidade são tudo, garanta que sua página é simples de usar, possui CTAs claros e invista bastante na jornada de compra. Facilidades como: logar com Facebook, por exemplo, podem fazer a diferença.

Para isso a Samba criou temas muito mais simples que garantem exatamente a melhor experiência e usabilidade para sua audiência. Os novos temas são:

Tom – criado especificamente para canais que vendem cursos, esse tema garante uma jornada de aprendizado para o seu usuário. Tem um design inspirado em LMS.

Leia mais aqui:

Conheça o tema ideal para sua página EAD

Neon –  criado especialmente para conteúdos OTT ele se inspira em plataformas de streaming como a Netflix e o Play Plus.

Saiba mais aqui:

Como aumentar ainda mais sua conversão com uma Sales Page

Usá-los vai dar um upgrade na experiência dos seus usuários.

Além disso, você já tem um checkout totalmente otimizado para garantir a satisfação e facilidade para seus clientes.

Saiba mais:

A importância de um checkout otimizado para o seu negócio de vídeos online

  • Crie cupons de desconto

Cupons te ajudam demais na criação de senso de urgência e escassez que mencionamos, essa estratégia é a base de uma Black Friday. Além disso, eles também diminuem as taxas de desistência no carrinho. Quando o cliente visualiza o impacto do cupom de desconto na hora do pagamento, as chances dele desistir da compra diminuem consideravelmente. É uma estratégia fácil de mensurar com a ajuda do Google Analytics, por exemplo. Como se não bastassem todas essas vantagens, eles fidelizam o cliente por gerar nele a sensação de ter feito um bom negócio e a ideia de que você pensa neles.

O seu Samba Play já está equipado com funcionalidades que viabilizam a criação e divulgação de seus cupons.

Para saber mais acesse:

Como criar cupons de desconto?

Como otimizar suas campanhas de cupom de desconto?

4 estratégias para testar com Cupons de Desconto


Para aproveitar ao máximo todas essas funcionalidades, não só na Black Friday, mas sempre, que tal conferir uma plataforma de vídeos online profissional que irá impulsionar seu negócio digital? Faça um tour pelo Samba Play e veja como essa plataforma está equipada para que você venda ainda mais!

teste o samba play para a black friday

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários