• Blog
  • >
  • Insights
  • Como escolher uma câmera de celular para gravar vídeos incríveis

Como escolher uma câmera de celular para gravar vídeos incríveis

Muita gente acha que para trabalhar com vídeos é preciso investir rios de dinheiro em equipamentos profissionais, porém, hoje em dia, novos equipamentos com tecnologia de ponta estão cada vez mais acessíveis. Por exemplo, você sabia que já é possível gravar vídeos em HD e Full HD usando uma câmera de celular? Acessórios e funcionalidades extras se tornaram diferencial na hora de escolher um smartphone, notebook, tablet e demais eletrônicos, e para os celulares, a câmera é um dos mais importantes.

E por que tanta gente valoriza a câmera de celular como um dos acessórios mais importantes? Além de fotografar e gravar momentos, lembranças e experiências com ótima qualidade, já é sabido que o mercado profissional dos vídeos está cada vez mais em alta. Sendo no ramo do entretenimento, do ensino a distância ou outros, os vídeos já se tornaram uma ferramenta versátil que pode ser fonte de renda para muitas pessoas. E se você já pensou em trabalhar com vídeos mas achou que não tinha o equipamento correto, pode acabar descobrindo que tem uma câmera poderosa já em mãos. Quer saber quais as melhores câmeras de celular atualmente e como escolher a perfeita para o seu projeto? Confira tudo!

E para começar a investir nesse mercado, confira o guia definitivo para ganhar dinheiro com seu conteúdo em vídeo!

guia para ganhar dinheiro com video de câmera de celular

O que procurar em uma câmera de celular?

Os fabricantes de smartphones estão investindo – e muito – nas câmeras de celular há muitos anos. Isso significa que escolher a melhor câmera de celular vai muito além de olhar somente os megapixels, como era nos primeiros modelos de celulares que tiravam fotos. Um bom flash, qualidade de zoom, foco automático e lentes boas são só algumas das funcionalidades extra que diferenciam umas câmeras das outras. Inclusive, alguns modelos de smartphone já são até dual camera, o que significa que eles possuem duas câmeras na parte traseira, além da tradicional câmera frontal.

Megapixels

O que esse termo tão famoso significa? A palavra pixel foi criada a partir do termo ‘picture element’, ou, elemento de imagem (ou foto).

As câmeras digitais capturam as imagens em forma de pixels, esses “quadradinhos” mostrados na imagem abaixo. Faça um teste: Abra uma foto no seu computador e aplique o zoom diversas vezes, até ampliar a foto dezenas de vezes seu tamanho original. Conseguiu ver esses quadradinhos? E um megapixel é equivalente a um milhão de pixels.

pixels em camera de celular

Basicamente, uma imagem de uma câmera digital é formada de milhares desses pixels e, quanto maior o número de captura de pixels de uma câmera, melhor a resolução da imagem final. Então, simplificando, se qualidade das fotos é algo importante para você na hora de escolher a melhor câmera de celular, quanto maior o número de megapixels, melhor a qualidade das imagens capturadas.

Normalmente, uma câmera de 8 megapixels já é considerada uma câmera razoável, mas é possível achar smartphones com preços acessíveis que possuem câmeras de 13 megapixels, que é o caso do Samsung Galaxy J5 Pro e, para quem quer gastar um pouquinho mais, o Xperia XA1, da Sony, possui incríveis 23 megapixels.

Galaxy J5 Pro e Sony Xperia XA1

Em geral, as câmeras frontais possuem uma qualidade um pouco menor, mas já existem modelos com excelentes câmeras na parte da frente e alguns possuem até flash também.

Mas o número de megapixels não é tudo. É importante também analisar os sensores e o tamanho da abertura da lente. Voltaremos a isso um pouco mais para frente no artigo.

É importante lembrar que o número de megapixels diz respeito à qualidade das fotos da câmera, e, para vídeos, você deve procurar pela resolução.

Resolução para vídeos

Você sabia que já existem câmeras de celular que filmam em HD, Full HD e até Ultra HD? Pois é, hoje já é possível fazer vídeos incríveis utilizando o seu aparelho. Assim como no caso dos megapixels para fotos, a resolução não é a única responsável pela qualidade dos seus vídeos, outros fatores, como iluminação, também influenciam no produto final.

Uma câmera de celular que filma em HD possui resolução de 720p, o vídeo chamado Full HD tem resolução de 1080p e o Ultra HD é o chamado de 4K.

Muitos smartphones hoje já filmam e possuem tela em Full HD, como é o caso do Moto G5s, um modelo com preço bastante acessível (por volta de R$800). Alguns modelos mais caros, mas também comuns ultimamente, já possuem câmera que filmam em 4k. Olha só alguns exemplos:

  • iPhone 6s e 6s Plus;
  • Sony Xperia Z5;
  • Samsung Galaxy S6;
  • LG G4;
  • Microsoft Lumia 950.

Para você fazer vídeos caseiros mas com qualidade profissional, uma câmera que grave em Full HD já é mais do que o suficiente se você alinhar com outras boas práticas de produção de vídeo, como preocupar-se com a iluminação do local, o áudio e o cenário, por exemplo.

E olha, se você quer saber como utilizar o poder dos vídeos para o seu negócio, nós preparamos uma videoaula gratuita que vai te ajudar! Você pode assistir gratuitamente clicando aqui.

Uma outra funcionalidade de uma câmera de celular que pode te ajudar a gravar vídeos incríveis é o zoom.

Zoom e Dual Camera

O Zoom de uma câmera de celular pode ser negligenciado às vezes, pois nem sempre é necessário. mas é uma ferramenta importantíssima de se ter para quando for preciso. Por exemplo, se você quiser gravar uma tomada um pouco mais de longe, é importante saber que a qualidade do vídeo não irá ser prejudicada.

É possível encontrarmos dois tipos de zoom, o óptico e o digital.

Óptico x digital

O zoom digital funciona da seguinte maneira: Em um software interno, a câmera simula essa aproximação. Ou seja, na verdade, ela trabalha com a imagem ampliada, e não realmente aproximada. Já o zoom óptico trabalha, realmente, com uma aproximação de maneira real por meio de um jogo de lentes.

Então, pensando nessas características e no teste que fizemos lá em cima quando falamos de megapixels, uma imagem ampliada em zoom digital tem muito mais chance de ficar distorcida do que a de zoom óptico, uma vez que ela simplesmente amplia a imagem registrada.

Por muitos anos as câmeras de celular somente possuiam zoom digital, afinal, a parte-chave de um smartphone sempre foi a sua praticidade. O zoom óptico ficava reservado para câmeras DSLR ou algumas máquinas fotográficas digitais que trabalhavam com lentes maiores e mais complexas. Porém, hoje há é possível encontrar uma câmera de celular que possua zoom óptico, e elas são encontradas nos modelos dual camera.

Dual camera

Huawei mate 9

Huawei Mate 9

Os smartphones dual camera são os aparelhos que vêm equipados com duas câmeras traseiras. Neste caso, ambas as câmeras trabalham juntas para criar imagens mais bonitas e até mesmo com efeitos mais complexos e profissionais, como efeitos de foco.

Em relação ao zoom, um smartphone dual camera, combinando as duas lentes, torna possível que a câmera possua um zoom óptico, sem comprometer o tamanho do aparelho ou até mesmo a espessura da câmera na parte traseira.

O LG G5, por exemplo, aplica o zoom óptico por meio da distância lateral entre as câmeras do celular, e isso permite que os vídeos feitos tenham uma qualidade bastante superior.

Outros modelos que já são dual camera incluem Moto G5s Plus, Moto X4, iPhone 7 Plus, Samsung Galaxy Note 8.

Um modelo interessante de dual camera é o HTC One M8. O modelo da fabricante HTC possui as duas câmeras na vertical, o que dá ao aparelho uma velocidade de foco bem maior do que a dos outros, os quais as câmeras são alinhadas na horizontal. Além disso, isso permite que a câmera desse smartphone seja capaz de colocar efeitos de desfoque que antes só câmeras profissionais eram capazes.

HTC one m8 e câmera de celular

HTC One M8

Slow Motion (Câmera lenta)


Já notou como as coisas são interessantes em câmera lenta? Esse recurso dá um toque bem legal nos vídeos e podem valorizar ainda mais as suas produções. A boa notícia é que, hoje em dia, já existem várias câmeras de celular capazes de gravar em câmera lenta pelo próprio aplicativo. Basta acionar um botão e mandar gravar para obter esse efeito incrível, não sendo necessário mexer com isso na edição ou instalar um app adicional.

camera de celular modo camera lenta

Motorola Moto G5s

Uma câmera de celular que já possui essa funcionalidade é a do Motorola Moto G5s, da imagem acima. Basta acionar o botão ‘câmera lenta’ e gravar! Simples demais, não é?

A função slow motion já é bem comum hoje em dia, porém pouca gente sabe que ela está lá. E, é claro, quanto melhor a resolução da câmera, melhor ficará o efeito. Alguns outros celulares, incluindo modelos bem acessíveis, que já possuem esta funcionalidade são:

  • Toda a linha Galaxy, da Samsung, a partir do S5;
  • iPhones a partir do 5s;
  • Moto Z Play;
  • Linha Moto G a partir do G4 Plus;
  • LG G5
  • HTC One M8
  • Xiaomi Mi A1

Flash e câmera frontal

Praticamente toda câmera de celular possui flash hoje em dia, mas não podemos deixar de citar a importância desse recurso para a qualidade das imagens registradas. Ele não é usado em todas as situações, porém, quando necessário, pode salvar a qualidade de uma foto. O flash serve para iluminar ambientes escuros ou até em ambientes iluminados, mas que a fonte de luz (solar, por exemplo) se encontra diretamente atrás da pessoa que você quer fotografar ou filmar.

Mas, como o flash já é comum, a câmera de celular que realmente se destaca das outras é a que possui o flash na câmera frontal, conhecida também como a câmera de selfie. Um desses modelos com um preço bem acessível é o Galaxy J5 Prime, cujo preço é de pouco menos de R$700.

O Zenfone 4 Selfie, que o próprio nome já indica, é um celular que realmente investe na câmera frontal. É um dos únicos modelos cuja câmera frontal possui melhor qualidade do que a câmera traseira (16MP). Além disso, esse modelo é dual camera exatamente na parte da frente do celular e têm qualidade de 20MP + 8MP, além do flash também na parte frontal.

Outros modelos que possuem flash na câmera frontal incluem o Moto Z2 Play, Moto X4, Galaxy J7 Pro e o Moto G5s.


câmera de celular Zenfone Selfie 4

Zenfone Selfie 4 com duas câmeras frontais equipadas com flash

Dicas para gravar ótimos vídeos com uma câmera de celular

Depois de escolher qual modelo melhor te atende, confira algumas dicas para fazer vídeos incríveis utilizando a câmera do seu smartphone.

Limpe a lente

Pode parecer óbvio, mas não é. Diferente de uma câmera profissional, o celular é manuseado constantemente, e acabamos sempre pegando nas lentes da câmera acidentalmente. Isso as deixam sujas e com marcas de impressões digitais. Antes de começar a gravar, certifique-se que as lentes estão limas ou limpe-as com cuidado, para não correr risco de arranhar. Faça um teste gravando um pequeno vídeo e observando se a imagem está nítida o suficiente.

Grave sempre na horizontal

É importante lembrar em quais equipamentos você quer que as pessoas assistam seus vídeos. Gravar na horizontal garante que seus vídeos ficarão ótimos mesmo se rodando no computador ou em uma televisão, que possuem formato widescreen.

Segure com as duas mãos

O smartphone é leve, o que o torna um pouco mais sensível. Ou seja, há maior chance de o seu vídeo ficar com a imagem tremida se você não o segurar de forma estável. Uma boa dica para diminuir essas pequenas imperfeições é segurando o aparelho com as duas mãos, focando em deixar a imagem o mais estável possível.

Atenção ao áudio!

Um detalhe importantíssimo que muita gente deixa passar é a atenção ao áudio. Verifique onde fica o microfone do seu celular e tome cuidado para não o tampar com os dedos, especialmente quando estiver segurando o aparelho com as duas mãos. Imagine gravar todo o vídeo para quando for assistir no computador perceber que tinha obstruído a entrada de áudio? E acredite, isso é muito comum. Por isso, lembre-se sempre de prestar atenção nesse pequeno detalhe antes de começar a gravar seu conteúdo.

Aproveite acessórios!

Muitos acessórios existem para transformar a sua câmera de celular em um equipamento potente! Por exemplo, hoje em dia já é possível achar lentes acopláveis, estabilizadores, microfones externos, tripés e muitos outros equipamentos feitos especialmente para smartphones. Tudo isso serve para melhorar ainda mais a qualidade dos seus vídeos. Lembra quando falamos que os megapixels não são tudo? Pois é, ter atenção a todos esses detalhes é essencial para fazer um vídeo caseiro incrível com qualidade profissional.


Viu como é possível fazer vídeos incríveis usando uma câmera de celular? Hoje em dia, os fabricantes de smartphones estão pensando, cada vez mais, em melhorar a tecnologia das câmeras dos aparelhos e criar novas funcionalidades que vão colocar seu aparelho à frente da concorrência.

E, para além da câmera, existem muitos outros equipamentos que vão te ajudar a fazer vídeos incríveis. Confira nesse material o que você precisa para montar um home studio de qualidade.

estudio de gravacao e camera de celular

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários