[Vídeo] Como atrair audiência para o seu canal de vídeo – Parte 01: O conteúdo

canal de vídeos

Uma grande preocupação de quem está começando a investir em um canal de vídeo é sobre como criar e atrair audiência para ele e tornar os conteúdos cada vez mais relevantes e sustentáveis de forma a ter mais abrangência e crescimento.

Bom, primeiramente, é importante ressaltar que não existe uma receita pronta para atingir o sucesso com vídeos – ou todos já seriam vlogguers ricos e famosos – mas existem alguns cuidados que você pode tomar com seu material e que podem ser essenciais para alavancá-lo.

Para quem produz conteúdo na internet, as coisas podem acontecer de forma mais lenta – bem mais lenta – do que o esperado, mas é importante não desistir logo de cara e continuar investindo na sua estratégia.

Construir uma audiência sólida e fiél é essencial para o sucesso de um canal de vídeo e esse processo, apesar de muitas vezes depender de variáveis fora do controle dos produtores, pode ser influenciado por três pontos fundamentais: Seu conteúdo, a forma como você o divulga e como você mensura seus resultados e os usa em sua estratégia.

Por isso nós produzimos esse material em três partes sobre “Como atrair audiência para seu canal de vídeo” e a cada semana iremos abordar uma parte desse processo.

Vamos começar?

Parte 01: O conteúdo em vídeo

Se você está pensando em começar a produzir conteúdos em vídeo, uma coisa é essencial: o conteúdo desses vídeos, claro!

Muitas pessoas investem muito em estrutura, equipe, cenário e equipamentos, mas se esquecem de garantir o essencial: a relevância para o público daquilo que está sendo dito nos vídeos.

O conteúdo é um dos principais fatores de qualquer produção, capaz de contribuir para seu sucesso ou arruiná-la, e por isso é importante que você capriche nesse quesito!

No vídeo abaixo, nosso CMO, Pedro Filizzola, tem algumas dicas imprescindíveis para que você construa conteúdos matadores. Confira!


Confira informações detalhadas sobre cada parte da criação de um bom conteúdo:

01. Planejamento

02. Relevância

03. Memorização

04. Frequência

05. Qualidade

canal de vídeos

01. Tudo começa com um bom planejamento

Antes de começar a produzir, vale a pena investir em uma etapa de pesquisa e planejamento de conteúdo. Isso vai te ajudar a fazer conteúdos de forma mais assertiva e atrair a audiência certa para seu canal de vídeo.

Defina quais serão as personas de seu canal, descubra como elas usam a internet, a forma como se comunicam, os assuntos sobre os quais elas se interessam, suas dores, medos, desejos, e use tudo isso a seu favor!

Feito isso, roteirize seus vídeos. Isso vai ajudar na qualidade, produção e organização do conteúdo. Lembre-se de escrever pensando não em suas vontades como produtor, mas naquilo que as pessoas querem ver!

02. Seja relevante

Com a pesquisa realizada no passo anterior e definidas suas personas, você já deve entender o que seu público deseja e sobre o que ele se interessa. Então é hora de começar a produzir conteúdo relevante!

Tenha em mente sempre que, apenas no YouTube, 400h de conteúdo em vídeo são despejados por minuto e a internet está cheia de vídeos de gatinhos tocando piano. Portanto, você precisa de algo que te destaque nessa imensidão de informações.

Ofereça informações de qualidade para as pessoas, nas quais elas possam confiar e com as quais possam aprender alguma coisa, e com certeza, aos poucos você construirá uma audiência fiél e frequente para seu canal.

Afinal, todo mundo gosta de receber informação confiável e de forma simples, com vídeos.

03. Faça seu canal de vídeo memorável

Outro problema causado pela quantidade de conteúdos despejados na internet por minuto é o esquecimento rápido daquilo que não causa impacto.

Portanto, você precisa ser memorável, impactante e pode fazer isso de várias formas.

Por exemplo, você com certeza vai saber quando eu citar o cara vesgo todo tatuado que faz vídeos, ou daquele que sempre grava de óculos escuros e adora uma polêmica. Isso é ser memorável!

Mantenha um elemento fixo em seus vídeos, como o figurino, o cenário, ou até mesmo o ator, e você vai ver como fica muito mais simples manter sua marca e seu canal sempre na memória do público.

Trabalhar com mensagens impactantes, efeitos sonoros, vinhetas e outros recursos, também podem ajudar seu vídeo a se fixar melhor na memória dos espectadores.

04. Tenha boa frequência de publicação

Outro fator importante para a consolidação da sua audiência é manter uma boa frequência de postagem dos seus conteúdos. A partir daquela pesquisa que você fez sobre seu público antes de começar a produzir para o canal e de seus hábitos de navegação e comunicação, você deve conseguir uma noção de qual o intervalo de postagem mais adequado.

Além do mais, para postar sempre de forma mais assertiva, é importante sempre acompanhar os resultados de cada vídeo e então perceber se é hora de começar a postar mais, menos, ou mudar seus hábitos de publicação. Aprenda a identificar oportunidades para seu conteúdo e não tenha medo de experimentar.

Lembre-se: Ficar muito tempo sem oferecer conteúdo nenhum pode fazer sua audiência se sentir “abandonada” e parar de acompanhar seu canal, mesmo que você um dia volte a postar alguma coisa.

05. Invista em qualidade de produção

Independente do tipo de conteúdo que você vai produzir, é importante manter uma boa qualidade técnica, de imagem, som e reprodução.

Afinal, ninguém gosta de assistir um vídeo com o som chiado, em que não dá pra ver o ator, ou de ter que esperar vários minutos até que o vídeo comece a reprodução. Por isso, pense na qualidade dos seus vídeos e tome cuidado com outras questões como hospedagem e distribuição.

Lembre-se também de que quando falamos em boa qualidade, não significa que você precisa gastar todo o seu dinheiro com uma super equipe ou com equipamentos de ponta! Com os conhecimentos certos, você consegue produzir vídeos incríveis gastando muito pouco. Duvida? Em nossa série de conteúdos, o Pocket Video, você vai perceber que criar seus próprios vídeos, com alta qualidade, é possível até utilizando seu smartphone. Acesse e confira!


Planejamento, Relevância, Memorização, Frequência e Qualidade. Com esses cinco elementos básicos seu conteúdo será muito melhor e, com certeza, você conseguirá atrair muito mais pessoas para seu canal de vídeo!

Na próxima parte desse conteúdo, você vai aprender sobre algumas boas práticas de divulgação que são essenciais para o sucesso da sua estratégia. Afinal, não adianta seu conteúdo ser o melhor se ele não atinge as pessoas certas, não é?!

Fique ligado!

Abraços e até lá 🙂  

canal de vídeos

Por: Nathália Tameirão

Coordenadora de Marketing Digital na Samba Tech e especialista em SEO e conteúdo. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFMG, é responsável pela estratégia de conteúdo da Samba, com foco em atração e conversão.

Contribua com este post nos comentários