Como calcular turnover de funcionários.

Como calcular turnover de funcionários.

Toda empresa sofre um pouco com o turnover de funcionários, porém, algumas sofrem mais do que outras e, ainda pior, mais do que precisam.

Para evitar os efeitos negativos do turnover de funcionários é preciso tomar ações efetivas de retenção, como investir em treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Para começar a planejar as estratégias que irão garantir que os funcionários fiquem na sua empresa, primeiro é preciso calcular o turnover e entender exatamente como as saídas e entradas estão afetando o seu negócio.

Quer saber como calcular turnover de funcionários? Confira nesse artigo.

Como calcular turnover de funcionários nas empresas.

Existem algumas fórmulas diferentes que podem ser feitas para calcular turnover. Confira algumas delas:

A forma mais antiga de calcular o turnover e leva em consideração não só os desligamentos, mas também o número de admissões. Basicamente, soma-se quantas pessoas entraram e quantas pessoas saíram, divide-se esse número por 2 e, em seguida, pelo número total de funcionários. Confira a imagem abaixo:


Essa fórmula foi rapidamente substituída pela seguinte por um motivo: se a sua empresa cresce muito e contrata muitas pessoas, esse movimento afeta o turnover. Então, hoje, calcula-se de uma forma mais simples:

O número de pessoas que saíram da empresa dividido pelo número total de funcionários. Assim, o número é um pouco mais realista no que diz respeito ao turnover.

Uma diva interessante sobre como calcular turnover pode ser realizar esse cálculo nas diferentes áreas da empresa, para além dela como um todo. Assim, você consegue enxergar um pouco mais de perto como estão as áreas e a satisfação dos funcionários de cada setor.

Assim, você consegue direcionar esforços mais qualificados e informados em prol da retenção de colaboradores e minimizar os efeitos negativos do turnover.

Por: Débora Gomes

Especialista em marketing inbound e responsável pela estratégia de conteúdo do Blog da Samba. :)

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]