Como criar uma persona para seu negócio.

Você sabe como criar uma persona? Persona é um dos conceitos mais importantes para quem trabalha com marketing de conteúdo, afinal de contas é através da definição das personas que o seu negócio se guiará na identificação dos potenciais compradores.

Quanto mais preciso for o conhecimento sobre o seu público, sabendo ao certo quem são as pessoas que já compraram do seu produto ou serviço e também quem são aquelas que ainda vão comprar, você criará conteúdos mais corretamente e melhores serão os seus resultados. 

Neste artigo você vai aprender um pouco mais sobre persona. Explicaremos qual é a importância dela para um negócio de sucesso, além de dar algumas dicas de como criar uma persona de maneira prática. Boa leitura! 

O que é persona? 

A persona é uma representação semificcional do seu cliente ideal. Isso significa que na hora de construir a persona, ou as personas, para o seu negócio, o processo de construção será baseado em atitudes e particularidades reais de seus clientes. 

Por ser baseada em características de clientes gerais, uma boa persona possibilita ao negócio compreender verdadeiramente o seu público. Adquirindo o conhecimento sobre seus compradores é possível otimizar resultados e alavancar as vendas. 

Pense em um cenário onde a sua marca não conhece quem são os compradores de seus produtos ou serviços. Em um cenário nebuloso em relação ao conhecimento de público, é quase que impossível produzir conteúdos pertinentes ou investir dinheiro em ações de marketing que atingirão pessoas que não estão interessados naquilo que seu negócio vende. 

Quando você produz conteúdos que não falam diretamente com seu público, dificilmente as pessoas atingidas vão optar por fazer negócio com você. Por isso é tão importante deter conhecimento sobre seus clientes e criar personas que saibam traduzir bem os seus comportamentos e as suas particularidades. 

É preciso lembrar que com um cenário de mercado cada vez mais competitivo, as informações que a sua marca ou negócio possui sobre o seu público deve ir além das características básicas, como idade, renda e o local onde reside. 

E a persona novamente entra em jogo, realizando um resumo do perfil do comprador ideal. Além de reunir informações como as de idade, renda e localização, a persona inclui características, hábitos, desejos e até as insatisfações dos seus clientes reais. 

Com esse apanhado de informações reunidas em uma persona, um negócio consegue tomar decisões mais corretas, sendo capaz de estar mais seguro de onde investir, quais conteúdos criar e para quem falar, tudo isso baseado na realidade de seus consumidores. 

Como criar uma persona para o seu negócio.

Já sabemos que a persona reúne várias informações sobre o seu público real. Por consequência disso, quando o público de um mesmo negócio se torna muito diverso é preciso pensar na criação de mais de uma persona, para que a marca consiga dialogar com mais tipos de pessoas e fechar ainda mais negociações. 

Na hora de criar a persona, lembre-se que você estará criando uma personagem baseada em fatos reais. Essa personagem precisa de um nome, idade, informações sobre sua história pessoal e sobre sua rotina, além de uma listagem com seus sonhos, objetivos de vida, principais desafios e as suas preocupações. 

Com todas essas informações reunidas, temos a construção forte de uma persona, como se ela fosse uma pessoa de verdade, um cliente real! 

Abaixo separamos algumas dicas para te ajudar no passo a passo prático para a criação da persona do seu negócio, veja: 

1. Antes de tudo, pesquise. 

Na hora de criar a persona do seu negócio, você não deve se basear em achismos. Apesar de conhecer o seu negócio e já ter alguns “insights” sobre os seus clientes e as suas opiniões sobre os produtos ou serviços que sua marca oferece, é preciso comprovar essas informações através de pesquisa. 

Desta forma, uma boa pesquisa deve vir anteriormente ao processo de criação da persona. 

Nesta primeira etapa é preciso que você saiba responder uma série de questões sobre os seus clientes. Caso você esteja começando com o negócio agora, pode ir atrás de seguidores nas redes sociais, listas de emails, visitantes de seu site ou blog e até mesmo institutos de pesquisa que te ajudarão nesse processo. 

Aproveite as facilidades do mundo digital para aplicar questionários online de forma que você seja capaz de entender melhor o seu mercado. 

2. Reúna as informações coletadas. 

Depois de realizar o estudo, é hora de analisar as informações coletadas. 

Nesta etapa você precisa se colocar no lugar de seu cliente. Exerça a empatia para ser capaz de agir como seu cliente iria agir e sentir as suas percepções sobre o negócio. 

Tente responder às seguintes perguntas: 

  • Quem são os clientes que compram os produtos ou serviços? 
  • Por qual motivo esses clientes procuram pelos produtos ofertados por sua empresa? 
  • Quais são as expectativas de seus clientes antes de adquirir um dos seus produtos? 

3. Descreva as características do seu cliente ideal. 

Nesta terceira etapa de criação de uma persona, chegou a hora de reunir as principais características do seu potencial cliente. Aqui é preciso definir a imagem que constitui o comprador de seus produtos com todas as características que uma pessoa real possui, incluindo informações sociodemográficas: 

  • Nome (fictício),
  • Gênero, 
  • Idade,
  • Localização,
  • Escolaridade,
  • Profissão,
  • Foto (para ilustrar imageticamente a persona),
  • Renda,
  • Informações sobre família (se a persona é casada ou tem filhos, por exemplo). 

E também informações que ilustram as características e comportamentos da persona, como: 

  • Desejos pessoais,
  • Sensibilidade a preços de produtos ou serviços, 
  • Personalidade, 
  • Estilo de vida,
  • Principais medos e anseios. 

Desta forma, uma persona resumida poderia ser ilustrada no exemplo abaixo: 

Joana, mulher de 32 anos, classe alta, brasileira, mora em São Paulo – SP, é casada e possui uma filha.
Joana é formada em Arquitetura e possui o seu próprio escritório há 6 anos. Trabalha de segunda a sexta e nos finais de semana gosta de passar um tempo com sua família, fazendo passeios pela cidade ou pequenas viagens. Por valorizar o tempo com sua família, Joana tira férias de 15 dias, duas vezes ao ano. Durante suas férias ela gosta de fazer viagens mais longas, quase sempre internacionais. Suas buscas por locais para viajar costumam se iniciar nas redes sociais e em seguida em sites e blogs especializados no assunto.


Agora que você já sabe a maneira correta de criar a persona para o seu negócio, não perca tempo e crie logo uma! 

Com uma persona claramente definida, será mais fácil entregar conteúdos de qualidade e gerar identificação em seu público que, por conseguinte, irá gerar ainda mais negócios. 

Para melhorar ainda mais suas estratégias de marketing, você pode baixar esse template editável para um plano de marketing digital, afinal, tudo começa com um bom plano! Para baixar e começar a preencher o passo a passo do seu plano de marketing digital, é só clicar aqui ou na imagem abaixo!

template editável para plano de marketing digital

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários