Como fazer um projeto?

Para se ter sucesso em negócios, ações, estratégias de marketing, vendas, etc é preciso fazer um projeto. O projeto é um ponto inicial de qualquer ação, afinal, é preciso planejar e saber claramente quais são os objetivos, os passos que serão tomados para atingi-los e quais os resultados esperados dentro de um determinado período.

Para realizar projetos bem sucedidos alguns passos são necessários. Quer saber como fazer um projeto? Veja o passo a passo simplificado abaixo:

Como fazer um projeto?

Neste nosso outro artigo você aprende de uma forma mais aprofundada o que é um projeto, os diferentes tipos e porque ele é tão importante. Aqui, vamos focar no passo a passo simplificado para realizar um projeto! 

E suma, a elaboração de um projeto passa por 5 fases: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.

Iniciação

Na iniciação do projeto você irá definir as necessidades que te levaram à sua elaboração. Basicamente, irá refletir sobre o que é esse projeto, suas características e sua ideia central.  Por ser a fase inicial, você deve analisar os cenários possíveis e definir qual será a estratégia que será seguida durante as outras fases.

Planejamento

Com essas informações mais claras em mente você deve partir para o planejamento. Aqui, é importante realmente escolher quais os caminhos serão utilizados para chegar até o objetivo pretendido. Por exemplo: qual metodologia, quais parceiros, quais ferramentas serão utilizadas, qual será o cronograma, qual resultado esperado nesse período e muito mais. Documente tudo isso.

Com um bom planejamento fica mais fácil saber o que precisa ser feito, qual tempo de execução disso e, claro, como saber se as ações estão ou não estão dando certo. Lembre-se: a maneira mais assertiva de entender se algo deu certo é por meio de dados. Então, planeje-se de forma realista e sempre mensure todos os resultados.

Execução

Hora de implementar o projeto e ficar de olho nos resultados iniciais. A etapa de execução serve para testar a viabilidade daquilo que você documentou no planejamento e medir os primeiros dados provenientes dessas ações.

A execução é importante para garantir que você não irá esperar tempo demais para colocar sua ideia na prática. Além disso, algumas coisas só ficarão claras que precisam de ajuste após serem testadas na prática, então, a execução ainda é uma parte importante do planejamento do projeto.

Após um período de execução você passará para a fase do controle.

Controle

O controle e a execução andam lado a lado. Se na execução você colocará seu projeto na prática, o controle serve para analisar os resultados preliminares e realizar os ajustes necessários para aperfeiçoar as metodologias escolhidas.

Nessa fase, ainda, a execução não é ‘oficial’, mas sim, como um teste para ajustar o que é preciso e entender o que dá ou não dá certo dentro das suas ações e objetivos. Por isso o nome dessa etapa é ‘controle’. 

É importante entender, inclusive, que a fase do controle nunca acaba. A mensuração e análise de resultados, juntamente com a reavaliação de ações deve permear todas as etapas do projeto, afinal, é a melhor forma de garantir que o projeto e as ações estão sempre evoluindo.

Finalização

Por último está a fase que chamamos de finalização. Agora, é hora de colocar, oficialmente, o seu projeto em prática. Com tudo que foi feito nas fases iniciais e com toda informação que você retirou das fases de execução e controle, seus planos estão prontos para serem implantados.

E claro, além de aprender como fazer um projeto, é preciso garantir que ele será executado da melhor forma. Então, lembre-se de aprender sobre comunicação entre a equipe e gestão do conhecimento, para que nada seja perdido e todas as ações sejam potencializadas, mantendo-se em constante desenvolvimento.


melhorar a comunicacao na gestao de projetos

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários