Como fidelizar clientes com ações simples

Algumas empresas são conhecidas por apostarem em um modelo de negócio que foca em atrair um enorme número de clientes porém, ao mesmo tempo, também perde um número expressivo deles todos os meses. O serviço prestado não condizer com o prometido, problemas de relacionamento e atendimento, dificuldade de comunicação com a empresa e muitos outros fatores contribuem para esse alto turnover. Com certeza você consegue pensar em alguns exemplos aí, não é? Hoje, quem quer ter um negócio de sucesso, independente do segmento, precisa aprender como fidelizar clientes.

Primeiramente, é preciso entender que o mercado está em constante mudança e evolução. Estamos na era da personalização e do encantamento e os consumidores também estão ligados nisso, então, mais do que conseguir novos clientes, é cada vez mais importante adotar medidas e ações efetivas para mantê-los ‘dentro de casa’. Focar em fidelização de clientes é uma excelente maneira de vender mais e tornar sua marca muito mais relevante ao mesmo tempo. Confira algumas dicas que vão te orientar na fidelização de clientes.

Para os empreendedores digitais, além de aprender como fidelizar clientes vocês podem acessar esse infográfico e ver ferramentas indispensáveis para negócios digitais que vão te ajudar a ter ainda mais sucesso. Clique aqui e confira!

infografico com ferramentas indispensaveis para empreendedores digitais

Por que a fidelização de clientes é importante?

Todo mundo gosta de ser bem tratado. Quando esse tratamento especial vem de empresas e prestadoras de serviço, isso é melhor ainda. No mundo dos negócios existe muita desconfiança, especialmente por parte de consumidores, já que muitas empresas são acusadas de querer apenas tirar dinheiro das pessoas, com contratos duvidosos, por exemplo, ou se aproveitando de situações complicadas. Isso faz com que as pessoas fiquem com aquele ‘pé atrás’ na hora de contratar um novo serviço, a não ser que ele seja muito bem recomendado por uma pessoa de confiança, certo? É esse o tal ‘marketing boca-a-boca’.

Se você é cliente de uma empresa e gosta do serviço, confia no trabalho e recebe bom atendimento, provavelmente irá recomendar para amigos, familiares e conhecidos, que sabendo da boa reputação têm muito mais chance de fechar negócio. Então, uma enorme vantagem da fidelização de clientes é esse marketing interpessoal, que além de manter seus clientes atuais, ainda faz com que novos sejam atraídos.

E claro, pensar em estratégias para fidelizar clientes não é só para isso. Ter uma empresa que realmente se preocupa e realiza ações para melhorar cada vez mais o atendimento, serviço e a relação com os clientes é essencial para se ter sucesso e ser autoridade no mercado hoje em dia. Então, como fidelizar clientes em um mercado tão competitivo? Um aliado muito forte nessa tarefa é a tecnologia.

Como a tecnologia impacta a fidelização de clientes?

Como dissemos lá em cima, estamos na era da personalização e inovação é a palavra de ordem! Quanto mais você encantar os clientes melhor será, e quanto mais você focar na inovação é que você irá conseguir esse encantamento. É justamente aí que a tecnologia entra para auxiliar. Hoje, existem diversas ferramentas que oferecem muitas possibilidades para trabalhar a fidelização de clientes de formas diferentes e criativas. Por exemplo, vídeos personalizados são excelentes para encantar audiência e entregar uma mensagem divertida, interessante e personalizada para aquela pessoa. Vamos falar um pouco mais dos vídeos personalizados a seguir neste artigo. Entre outros exemplos, podemos citar ferramentas de automação de marketing, análise de dados para personalizar mensagens e muito mais.

Veja algumas dicas de como fidelizar clientes e aumentar o sucesso da sua empresa.

Dicas de como fidelizar clientes de forma efetiva e inovadora

Seja honesto

O primeiro passo pode parecer óbvio, mas é sempre bom citar: seja sempre honesto. Prometer algo para fechar uma compra e depois não ser capaz de cumprir é a maneira mais rápida de perder clientes e ainda por cima gerar marketing boca-a-boca extremamente negativo.

Quando você é honesto na hora da venda, ganha não só o cliente, mas também a confiança dele, afinal, ninguém gosta de sentir que foi enganado. É por isso que o passo mais importante para fidelizar clientes é também o mais simples deles: não prometa o que não consegue cumprir e seja sempre transparente com seus clientes.

Procure entregar valor

Muito mais do que apenas produtos, as pessoas estão buscando quem agrega valor. Principalmente quem contrata serviços está buscando algo que possa solucionar problemas, ou como é de costume chamar no meio do empreendedorismo, ‘resolver as dores’. Então, não só comprar apenas produtos físicos ou serviços simples, as pessoas querem resolver seus problemas, otimizar algum processo nas empresas, melhorar qualidade de vida, facilitar alguma tarefa no cotidiano e muito mais.

Então, que tal realmente avaliar seu negócio ou serviço e ver como você pode, para além de vender, realmente entregar uma proposta de valor para esses clientes? Com certeza essa atitude irá fidelizar mais clientes e, como benefício para a empresa, um bom valor pode até mesmo aumentar o ticket médio do seu produto.

Aposte em uma área de Sucesso do Cliente

O Sucesso do Cliente, em algumas empresas também implementado como Customer Success (CS), é uma área que vem crescendo muito nos últimos anos. Empreendimentos, especialmente ligados à tecnologia, como as startups, já consideram como uma área vital para a saúde da empresa.

Em geral, o CS é uma área com profissionais focados em resolver problemas e entregar valor para os clientes, realmente buscando fazer com que eles tenham sucesso. Uma área de CS oferece um suporte mais individualizado e direto para cada cliente, o que é realmente faz com que eles sejam verdadeiros parceiros da sua empresa, e não apenas clientes.

Pense, quanto mais os clientes encontram sucesso, mais você também se consolida como bem sucedido.

Não fuja de feedbacks negativos

Feedbacks negativos são comuns, o que realmente irá te singularizar como uma empresa com excelente atendimento é a forma que você irá lidar com eles.

Um fato importante de se considerar é que não é só porque alguém reclama de alguma forma  de atendimento, produto ou serviço da sua empresa que ele deixa de fazer negócio com você futuramente. Pelo contrário, uma pesquisa da empresa americana Bain & Company mostra que 70% dos clientes que reclamam e têm a reclamação resolvida voltam a fazer negócio com a empresa em questão. Esse número aumenta para 95% se o feedback negativo for respondido e solucionado rapidamente.

Então, para ter sucesso e fidelizar clientes, não fuja de feedbacks negativos! Aprenda a lidar com eles e realmente faça o possível para solucionar, afinal, isso irá mostrar aos clientes que você realmente se preocupa em ajudá-los e eles irão confiar muito mais em você.

Vídeos personalizados

Lembra quando falamos de vídeos personalizados? Eles são uma excelente estratégia para quem quer aprender como fidelizar clientes com sucesso.

Os vídeos personalizados têm a proposta de enviar uma mensagem individualizada para cada receptor, fazendo com que, realmente, eles passem uma mensagem personalizada. Uma das vantagens de utilizar vídeos é que eles são bastante versáteis. Por exemplo, você pode enviar um vídeo personalizado para um cliente em datas especiais – aniversário, Natal, ano novo, etc. – ou até mesmo aniversário de empresa (quando alguém é seu cliente por 1 ano).

E claro, o conteúdo desses vídeos pode ser vasto. Você pode personalizá-los com dados pessoais do cliente, como nome, time do coração, produtos favoritos ou até mostrar alguns dos dados de consumo dele.

Se você utiliza o Spotify, serviço de streaming de música por assinatura, provavelmente viu o Spotify Wrapped, lançado ao final de cada ano. O Spotify Wrapped mostra aos usuários as músicas mais escutadas, playlists, artistas favoritos e até dados divertidos, como signo dos artistas que o usuário mais ouviu. Esse é um exemplo de mensagem personalizada que realmente encanta o cliente e o mantém engajado com a marca, trabalhando para a fidelização deles.

É o mesmo propósito dos vídeos personalizados: encantar e engajar os clientes.

Onboarding de clientes.

Você já ouviu falar em processo de Onboarding? Muito utilizado pelas empresas para recepção e treinamento inicial de novos funcionários, o onboarding também pode ser utilizado para novos clientes. Um processo de onboarding explica os processos importantes, os canais de comunicação, regras, taxas e tudo mais que o cliente precisa saber durante o tempo de parceria. Ele é importante pois diminui as dúvidas e o deixa mais preparado para os negócios.

Para a empresa o onboarding de clientes também representa um benefício importante, afinal, quanto mais o cliente está ciente de como funciona os processos da empresa, menos reclamações e pedidos de suporte ele fará.

Você pode até mesmo utilizar esses vídeos personalizados para o onboarding, por exemplo, tornando esse processo mais atrativo e criativo.

Cultura de fidelização e sucesso dos clientes

Por último, uma das maneiras mais efetivas de fidelizar clientes é criando uma cultura de fidelização dentro da sua empresa. A cultura da empresa é importante pois se todos os funcionários estão na mesma página, todos irão trabalhar com o objetivo de atender esses clientes sempre de forma excelente.

Para que realmente a empresa saiba como fidelizar clientes com sucesso, é preciso que todos os colaboradores trabalhem para o mesmo ideal.

Então, instaurar uma cultura de fidelização e sucesso dos clientes é essencial para que todas as outras ações mencionadas acima funcionem e deem resultados.

Gostou das ações que vão te ajudar a fidelizar clientes de forma mais efetiva? Que tal começar a colocar em prática e ter muito sucesso em 2019? Não se esqueça, não se conquista um cliente apenas uma vez, é preciso conquistá-lo diariamente. 😉

Para que você possa planejar suas ações de forma ainda melhor, pode baixar esse template de marketing digital e ter ainda mais sucesso na hora de atrair e reter novos clientes. Confira.

plano de marketing digital para fidelizar clientes

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários