• Blog
  • >
  • Insights
  • Como gravar videoaulas de sucesso: confira o passo a passo e boas práticas.

Como gravar videoaulas de sucesso: confira o passo a passo e boas práticas.

Você sabia que o mercado da educação a distância (EAD) está em crescimento acelerado? Seja para grandes instituições de ensino ou para o pequeno produtor de videoaulas, está cada vez mais lucrativo se lançar nesse mercado e investir em aulas online. E se você quiser saber como gravar videoaulas de qualidade para finalmente tirar sua ideia do papel, a gente te ensina tudo sobre a produção desse tipo de conteúdo.

E já parou para pensar porque o mercado das aulas online é tão bem sucedido hoje em dia? Para começar a entender esse movimento, é só pensar em algumas características da internet em si e em como elas afetam o comportamento das pessoas. Muitas pessoas, quando querem aprender algo, vêem a internet como a principal fonte de informação e isso acaba facilitando a disseminação de conteúdo no ambiente online. Além disso, a internet quebra barreiras geográficas, fazendo com que pessoas do mundo inteiro possam assistir e compartilhar conteúdo e aprendizado.

Para os alunos, além de ser muito mais econômico, o ensino a distância traz muito mais comodidade também, afinal, é possível fazer um curso inteiro sem sair de casa. E claro, como é totalmente ligado à tecnologia, o EAD também investe em inovação! Várias novas estratégias, como utilizar de jogos digitais, já fazem parte do dia a dia de uma sala de aula virtual. Para o professor, as vantagens também são inúmeras. Hoje em dia, atividades como gravar videoaulas da própria casa já são práticas comuns, afinal, muitos equipamentos acessíveis facilitam a gravação com altíssima qualidade, o que faz com que montar um curso online não exija um grande investimento inicial e seja altamente lucrativo.

Então, se você já pensou em montar seu próprio curso online ou se já é gestor e quer colocar o seu curso na modalidade online, vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre como gravar videoaulas de qualidade. Vamos lá?

A gente montou um minicurso completo e grátis que vai te ajudar a planejar, gravar e divulgar suas aulas online! Confira:

minicurso gratis para tirar seu curso online do papel e gravar videoaulas

Entenda seu público e aposte no mercado de nicho

O primeiro passo, na verdade, é uma dica muito importante. Em qualquer área do empreendedorismo, digital ou não, um dos passos mais importantes é saber exatamente para quem você vai vender. Para trabalhar com educação isso se torna ainda mais imprescindível. Para se comunicar com alunos, é importante lembrar que você deve falar na mesma língua que eles entendem. É preciso pensar quem é o público que estaria procurando por suas aulas e moldar o conteúdo especificamente para o contexto e realidade dessas pessoas.

Pensando na prática: se você quiser montar um curso preparatório para concursos públicos, suas aulas devem ter uma linguagem bem diferente se o seu foco for preparação para o ENEM, certo? Basicamente, entender o seu público é pensar bem em qual o seu cliente ideal e como você irá atingi-lo da melhor forma.

Uma boa valiosíssima para começar no mundo dos cursos online é: invista no mercado de nicho. Se você quer saber como gravar videoaulas precisa saber que, basicamente, trabalhar com um nicho significa focar em um grupo bem específico de pessoas com características semelhantes. O contrário do mercado de nicho seria o mercado de massa, que visa atingir a maior quantidade de pessoas possível. Por exemplo: uma loja virtual de artigos esportivos dos mais variados esportes trabalha com o mercado de massa, já uma loja focada em artigos de pesca foca no nicho da pescaria.

Dessa forma, focando no nicho específico, você pode concentrar maiores esforços e investimentos para garantir que sua mensagem chegue a exatamente as pessoas certas! Pense no seu público específico e foque nele! Assim, você terá muito mais chances de sucesso.

Agora que você já entende os benefícios do mercado de nicho, vamos começar a aprender sobre as partes práticas de como gravar videoaulas.

Como gravar videoaulas

Se você já trabalha com conteúdo em vídeo, precisa entender que gravar videoaulas é um pouco diferente do que gravar outros tipos de conteúdo, como entretenimento. Primeiramente, você deve manter em mente que as pessoas que estão assistindo às suas aulas estão querendo aprender algo e que você tem muita responsabilidade nesse processo. Por isso, ser um professor online exige um trabalho de reflexão e você precisa pensar em como irá ajudar as pessoas no objetivo delas. O sucesso do seu aluno deve ser o seu sucesso!

Plano de aula

Então, para garantir que você grave ótimas videoaulas, o primeiro passo para realmente botar a mão na massa é fazer um plano de aula para cada vídeo. O seu plano de aula, além de funcionar como um roteiro, ajuda a sempre manter em mente qual o objetivo da sua aula. Com o auxílio do plano de aula, você garante que suas videoaulas serão focadas no objetivo e concisas, duas características importantíssimas para esse mercado.

No plano de aula, entre outras coisas, você deve citar qual tema da aula, qual objetivo, qual conteúdo será passado e o que você espera que os alunos tenham aprendido ao final dela. Se você quiser ver um passo a passo de como montar um plano de aula simples e efetivo, pode conferir aqui neste nosso artigo.

Equipamentos

Sobre as partes operacionais de como gravar videoaulas, uma das partes mais importantes é a escolha de equipamentos. Um bom equipamento não é o único responsável por um vídeo de qualidade, claro, mas pode ajudar – e muito! – suas produções, mesmo que caseiras. É por isso que vamos te ajudar a escolher os melhores equipamentos que vão te ajudar a gravar ótimas videoaulas.

Câmera

Se quiser saber como gravar videoaulas de ótima qualidade, precisa entender um pouquinho sobre câmeras e como escolher a melhor para o seu projeto, certo? A escolha da câmera correta diz muito sobre os seus vídeos, apesar de não ser o único fator que define a qualidade de um conteúdo.

Uma imagem bonita, com alta resolução, tem muito mais chance de atrair e reter uma audiência do que um com baixa resolução e, consequentemente, baixa qualidade de imagem. Os seres humanos são muito visuais! Hoje em dia, já estamos na era do HD, Full HD e até Ultra HD (4k) e muitas câmeras – inclusive de celular! – já são capazes de gravar vídeos com essa qualidade.

Depois da câmera, é importante que você aprenda a gravar um bom áudio, afinal, os alunos precisam compreender o que você está dizendo com muita clareza. Um bom vídeo, mesmo que tenha um excelente conteúdo, pode ficar bastante desvalorizado se o áudio não for bom, e é por isso que é importante escolher um bom microfone para gravar suas videoaulas.

Neste artigo, você pode aprender tudo sobre câmeras e como escolher a melhor para seu projeto!

Microfone

Você conseguiria estudar em uma festa, um cinema ou ao lado de uma construção? Provavelmente teria bastante dificuldade em concentrar, certo? Assim como as aulas presenciais, as videoaulas precisam de um áudio claro, sem ruídos e barulhos exteriores. Como na maioria das câmeras o microfone embutido não é um microfone de muita qualidade, uma maneira de melhorar o áudio dos seus vídeos é comprando um microfone externo.

Existem vários tipos de microfones e várias maneiras de utilizá-los e cada um dele vai ser mais indicado para o seu projeto. Para projetos como gravar videoaulas, tutoriais ou até entrevistas, você precisa de um microfone que capte bem a voz e elimine o máximo de ruídos externos, como barulho de trânsito ou a conversa de outras pessoas. Um modelo indicado pode ser um microfone de lapela, que, por ficar bem próximo da fonte de som, funciona muito bem para esse tipo de conteúdo.

E claro, se você quiser ler mais sobre os mais diversos tipos de microfones e saber qual o mais indicado para você, pode conferir no nosso artigo clicando aqui.

Iluminação

Assim como o som, a claridade da imagem é muito importante. Imagine dar uma aula com as luzes apagadas? Seria bem difícil, certo? O mesmo se aplica para suas videoaulas. Preocupar-se com a iluminação também é um passo importante para garantir a boa qualidade das suas produções.

Caso você não queira investir muito em equipamentos profissionais, uma boa dica é aproveitar a luz solar! Gravar os seus vídeos durante o dia é uma ótima saída para ter um bom vídeo. Além disso, é importante escolher um local bem iluminado. Por exemplo, se você for gravar em casa, escolha um cômodo com janelas e que receba muita luz natural. Além disso, há também diversas formas de se fazer um rebatedor caseiro com objetos comuns do nosso dia a dia, como um pedaço de isopor juntamente a um papel brilhante, por exemplo.

Confira tudo sobre iluminação para vídeos neste artigo!

Cenário

Por último, pense também no cenário do seu vídeo. Esse aspecto não diz muito sobre a qualidade técnica da gravação, porém, saber como gravar videoaulas que sejam visualmente atrativas é muito importante para engajar alunos e reter a atenção deles até o final.

É claro que você deve pensar sempre no seu público e criar um cenário adequado, afinal, se o seu conteúdo é mais sério, não seria muito apropriado um cenário divertido e cheio de brinquedos, por exemplo, certo?

Adicionar algumas cores pode ser uma boa, assim como utilizar o chroma-key para criar alguns efeitos.

Em geral, seja criativo e pense como atrair seu público sem criar muitas distrações que vão desviar do que é mais importante: o seu conteúdo!

Se você está pensando que todos esses equipamentos custariam uma fortuna e você não pode investir nisso agora, saiba que é muito possível montar um estúdio, escolher equipamentos e gravar ótimas videoaulas com baixo orçamento. Se você quiser aprender mais sobre o assunto, pode assistir o nosso minicurso totalmente grátis e totalmente online sobre como produzir vídeos com baixo orçamento. Basta clicar aqui ou na imagem abaixo!

Nova call to action


Pós produção

Não se esqueça da pós-produção! É a hora de amarrar todos os pontos que podem ter ficado soltos após a gravação. A edição é muito importante para manter as videoaulas curtas e objetivas! Além de aprender sobre edição no minicurso grátis acima, você pode também conferir 15 programas de edição que vão desde o iniciante ao avançado no nosso artigo focado exatamente nisso!

Dicas importantes para gravar videoaulas

Não se esqueça que gravar uma videoaula é bem diferente de gravar um conteúdo de entretenimento. Ser um professor online exige alguns cuidados específicos na hora da gravação que irão facilitar o aprendizado dos seus alunos. Confira algumas dicas importantes sobre como gravar videoaulas e veja também atividades extra que você pode fazer para complementar ainda mais seu conteúdo

Tome cuidado com a velocidade da fala

A primeira dica é simples: fale pausadamente. Dar aula pela internet é diferente de uma aula presencial e a adaptação é fundamental. Lembre-se que os alunos não estão presentes fisicamente e não podem te interromper para tirar dúvidas ou pedir para você repetir algo que eles não entenderam. Por isso, tome cuidado com a sua fala e faça o esforço de falar um pouco mais pausadamente que o normal.

Seja conciso

Uma outra parte de videoaulas que é bem diferente de aulas presenciais é: seja breve! Na modalidade de educação a distância, não é ideal que você perca tempo contando casos ou fazendo piadas que não se relacionam ao assunto. Essa prática é até comum em uma aula presencial, por ser um pouco mais extensa, mas, para EAD, a chave é ser breve e se manter focado no assunto sempre. Se você der muitas voltas, em pouco tempo o aluno pode perder o interesse e o foco.

Planeje bem as suas aulas

Pensar em como gravar videoaulas vai além da gravação. O planejamento é primordial para o sucesso do seu curso. É importante pensar nos seguintes pontos:

  • Planeje seus cursos de forma que as aulas possuam lógica em uma ordem cronológica. Se um conteúdo depende do outro para ser compreendido, leve isso em consideração na gravação das aulas. Por exemplo, evite mencionar em uma aula muitos assuntos que ainda não foram vistos, exceto de forma a despertar a curiosidade do aluno, sem comprometer o entendimento da aula como um todo.
  • Pense na segmentação do conteúdo. Evite práticas como gravar videoaulas muito grandes ou falar de mais de um assunto em um só vídeo. Pense novamente em aulas presenciais e tente separar as videoaulas por assuntos menores. Dessa forma, além de facilitar a compreensão, o aluno ainda saberá exatamente qual aula reassistir se precisar fixar melhor a matéria.
  • Pense em conteúdos extra que você pode indicar aos alunos durante as aulas! Realmente pense em como você pode ajudar esses alunos alcançarem os objetivos deles e ofereça outras ferramentas para que eles consigam.

E por último, agora que você já tudo sobre como gravar videoaulas, você pode começar a ganhar dinheiro com elas! Para começar a vender seus conteúdos de forma efetiva e montar um projeto escalável, você vai precisar de uma plataforma profissional que se preocupe com a qualidade do serviço, experiência do usuário e, claro, segurança dos seus vídeos. Um dos maiores problemas que o EAD encontra é em relação a pirataria, então, para que seu negócio tenha sucesso, é primordial que seus conteúdos estejam em um ambiente seguro.

Se você quiser conhecer plataformas profissionais que vão te auxiliar nesse projeto, pode fazer um tour e ver o funcionamento delas por dentro!

Uma plataforma completa, segura e totalmente personalizável, na qual você pode hospedar seus vídeos e ter um sistema de vendas integrado, sem necessidade do intermédio de um programador é o Samba Play, e você pode fazer um tour clicando aqui.

Já o Samba Vídeos te oferece as mesmas funcionalidades, incluindo um analytics completo, que te permite integrar seus vídeos ao seu site ou loja. Você pode entender como ela funciona clicando aqui!

Nova call to action
Por: Débora Gomes

Especialista em marketing inbound e responsável pela estratégia de conteúdo do Blog da Samba. :)

Contribua com este post nos comentários