Como usar a live do Instagram para gerar leads

Como usar a live do Instagram para gerar leads

Que o Instagram é uma excelente plataforma de relacionamento entre pessoas e a sua marca você já sabe, não é mesmo? Acontece que a rede social pode te trazer outro benefício: gerar leads, ou seja, potenciais clientes.

E dentre os vários recursos disponíveis nesse canal, a live no Instagram ganha destaque para converter seus seguidores. Fácil de usar, disponível em qualquer tipo de perfil (pessoal ou comercial) e sem necessidade de edição, esse formato de conteúdo tem ganhado espaço porque aumenta muito o potencial de vendas do seu perfil.

E se as dúvidas eram o que estava te impedindo de começar a usar a live no Instagram para gerar leads, seu problema acaba agora!

A seguir, você confere os bons motivos para fazer uma live, ideias para entrar ao vivo sem medo de errar e como gerar negócios a partir da sua audiência no Instagram.

Por que fazer uma live no Instagram?

Fazer uma live no Instagram tem várias vantagens para uma marca, seja você uma empresa ou um influenciador digital:

  • é uma excelente maneira de se aproximar do público;
  • é mais uma forma de ser descoberto por outros usuários do Instagram que ainda não te seguem e, assim, conquistar seguidores;
  • não há necessidade de otimização ou customização, o que significa ser algo bem simples de fazer;
  • seus seguidores são sempre notificados quando você começa uma live.

Tais vantagens desse formato são o primeiro passo para atrair leads: o relacionamento com o público. Quanto mais próximos seus seguidores são da marca, maiores chances eles têm de comprarem algo dela. É um raciocínio lógico.

Além disso, quando sua audiência vê que você está disponível a oferecer informação e interagir, além de um contato mais humanizado, há geração de valor.

Quando fazer vídeos ao vivo no Instagram?

O Instagram te permite fazer uma live a qualquer momento e por qualquer motivo. No entanto, quanto mais específico você for sobre o que irá trazer para seu público, maior será o engajamento e melhores os resultados.

Os vídeos ao vivo podem ser usados principalmente para:

  • divulgar novos produtos;
  • explicar um tema sobre o qual os seguidores têm dúvida;
  • fazer uma aula ou um webinar;
  • falar de forma colaborativa convidando mais pessoas para ministrar a live com você;
  • tirar dúvidas sobre algum evento, produto ou curso que será lançado ou foi lançado recentemente;
  • promover eventos;
  • fazer entrevistas;
  • cobrir eventos, cursos e afins.

O vídeo ao vivo, somado a um tema de interesse e à possibilidade de participação naquele conteúdo, facilita muito o processo de comunicação.

Como usar a live no Instagram para gerar leads?

Não somente de visualizações vive o seu negócio, não é mesmo? O que tem valor é a conversão daqueles seguidores em possíveis clientes.

E, acredite, vender para a sua audiência em uma live no Instagram não tem a ver com estar ao vivo promovendo seu produto ou serviço durante todo o tempo. Essa atitude pode desencorajar as pessoas de assistirem!

Fazer uma live e gerar leads por meio dela é um processo que começa a ser construído bem antes de estar ao vivo.

Pergunte o melhor dia e horário para os seguidores

Sim! Vale mais a pena planejar uma live do que entrar ao vivo quando você tiver tempo. Isso é importante para estimular engajamento dos seguidores, para participá-los dessa escolha e para não errar, claro!

Para isso, use as ferramentas que o próprio Instagram já oferece de engajamento, como enquetes, slider e a  caixa de perguntas para fazer uma pesquisa com o seu público. Entenda qual é a melhor data e horário para fazer uma live sobre o tema que deseja abordar.

O mais importante é chegar a uma data de preferência da maioria e respeitá-la.

Lembre-se sempre que você faz conteúdo para os outros. Portanto, vale se adequar ao que é melhor para sua audiência.

Divulgue com antecedência

Mesmo que você tenha muitos seguidores e escolha um horário estratégico, é preciso divulgar! O número de pessoas assistindo online também é um fator importante para o seu resultado. Por esse motivo, comece a divulgar com antecedência por stories, em suas publicações e em outros canais, a sua live e o assunto que deseja tratar.

Planeje o conteúdo a ser entregue

Os conteúdos das lives precisam ser ricos de informação por dois motivos: primeiro para justificar que sejam feitas. Depois, para satisfazer o público, estimular o engajamento e para passar credibilidade para o os seguidores.

Nossa recomendação é que se atente ao que falamos no tópico ”Quando fazer vídeos ao vivo no Instagram?” para pensar no motivo pelo qual a live será feita. Isso é o que te permitirá planejar o conteúdo que será compartilhado e gerar o valor para os seguidores,

Lembre-se de que, certamente, você fará outras lives e se a sua primeira não foi bacana, as próximas terão menos visualizações. Então, tenha foco e agregue conteúdo relevante!

Defina o objetivo

Sabemos que seu objetivo pode ser gerar leads, o que pode ser traduzido em outras ações.

Mas não espere que só por fazer uma live as pessoas ficarão interessadas no que sua marca oferece e, assim, se tornarão potenciais clientes. Você que deve dizer a elas o que fazer, ou seja, ser específico!

Nesse contexto, pense em quem é seu lead, pense quem pode estar mais próximo de comprar o que sua empresa oferece. Pode ser que a pessoa que preencheu um formulário para receber novidades seja seu lead, por exemplo. Nesse caso, a sua live deve ter o objetivo de fazer os espectadores preencherem esse formulário.

Isso é importante, porque assim será possível organizar as informações a serem passadas, o enredo da live e a chamada a partir dessa transmissão ao vivo.

É claro que você não vai ficar o tempo todo dizendo “preencha o formulário no link da bio”. Porém, você deve gerar valor o suficiente nesse conteúdo para que as pessoas queiram ter mais contato com sua marca.

Essa organização é o que vai otimizar os resultados.

Interaja com quem está assistindo

É imprescindível conversar com o pessoal que estiver enviando dúvidas, saudações e interagindo com você pelos comentários das transmissões. Essa é uma vantagem de produzir conteúdo ao vivo: poder interagir com o público enquanto passa a informação.

Assim, a live fica mais participativa e isso faz diferença para os seguidores.

Se você responde a pergunta de um dos seguidores que está assistindo, os outros se sentirão mais estimulados a participar. E, do mesmo modo, se ignorar o que estão dizendo, eles verão que não há motivo para estar ali.

Pense o seguinte: se o intuito é tirar as dúvidas ou alinhar algum assunto, por que não garantir que todos finalizem aquela sessão com mais conhecimento e sem dúvidas?

Prepare uma landing page

Para a geração de leads ser mais eficiente, é preciso divulgar um link pela live, onde as pessoas devem clicar e acessar um formulário de compra ou cadastro.

Para isso, prepare uma landing page  para que os seus seguidores possam acessar uma página com as informações bem alinhadas ao que está sendo passado na live e com a sua identidade. ela também será útil para poder mensurar o resultado da ação.

Analise os resultados

Analisar os resultados é fundamental. Veja se aumentaram os números de seguidores no perfil do Instagram e faça a checagem de resultados obtidos de tráfego e conversão do link que você divulgou.

Essa averiguação vai determinar se sua ação obteve sucesso e se existem muitas oportunidades de melhoria. Além disso, você também poderá usar esse resultado para comparar com os de uma próxima transmissão ao vivo.

Outro ponto importante para analisar é conseguir identificar, exatamente, em qual etapa da jornada de compra o seguidor que assistiu ao conteúdo está. Assim, daria para compreender melhor o que poderia ser mais efetivo: ajustar o direcionamento do link ou o CTA da landing page, por exemplo.

Sem dúvidas, a live do Instagram é uma ferramenta que ajuda na geração de leads e também no aumento do alcance da marca pela rede social.

Para que os resultados desta ação sejam expressivos, lembre-se de sempre preparar conteúdos de qualidade, interessantes e que estejam alinhados a sua jornada de compra e estratégia. Desse modo, será possível converter mais.

Quais são as suas dúvidas sobre o assunto? Comente aí que a gente te ajuda!

E se quiser saber mais sobre estratégias de marketing no Instagram, conheça o blog Bume.


Artigo produzido por Ludmila Alves. Jornalista especialista em Instagram, conteúdo e SEO. Integra a equipe de marketing do Bume, plataforma para crescimento e gestão de perfis no Instagram.

Por: Autor Convidado

Eu sou um autor parceiro da Samba Tech :)

Contribua com este post nos comentários