• Blog
  • >
  • Insights
  • Comunicação em projetos: porque ela é decisiva para o sucesso de suas ações e como melhorar a sua.

Comunicação em projetos: porque ela é decisiva para o sucesso de suas ações e como melhorar a sua.

Você já deve saber que uma boa comunicação é essencial para transmitir a mensagem correta. Seja durante uma conversa informal ou em uma reunião de trabalho, comunicar-se de forma clara é sempre importante. Mas além de ser fundamental para as relações pessoais e de trabalho, a boa comunicação também é importante durante a execução de projetos. Para esse recorte usamos a expressão “comunicação em projetos”. 

Existem muitos casos – talvez você já até tenha passado por uma experiência parecida em sua organização – de projetos que acabam se tornando falhos por falhas na transmissão de informações. As falhas se repetem pois muitos profissionais acreditam que sabem se comunicar bem, afinal o ato de se comunicar é inerente ao ser humano. Porém, a boa comunicação raramente é adquirida naturalmente, por isso, ela deve ser exercitada e melhorada.

Faça o exercício de pensar no contexto de sua organização. Como anda a comunicação em projetos da empresa que você faz parte? Se você foi capaz de identificar falhas e enxerga que sempre há espaços para melhoria, está na hora de conhecer mais sobre a comunicação focada em projetos, assim você conseguirá ter melhores resultados. Acompanhe este artigo e saiba tudo sobre o tema! 

O que é e como fazer uma comunicação em projetos eficiente? 

Todos os seres humanos são capazes de se comunicar, seja por meio da fala, de imagens, vídeos e até mesmo sinais. As possibilidades são diversas. Porém, apesar dessa capacidade, se colocarmos duas pessoas nativas de países completamente diferentes e que não falam o mesmo idioma em uma mesma sala, com certeza essas pessoas terão dificuldades em entender uma a outra e se comunicar de maneira clara e assertiva. 

Durante a execução de um projeto também é preciso se atentar a comunicação e a todos os elementos que envolvem esse ato. Um dos maiores erros enfrentados por gestores que comandam os projetos é o de se preocupar apenas com a documentação do trabalho, arquivando relatórios e dados obtidos em reuniões, porém, esses mesmos gestores não se atentam a comunicação não verbal que fazem, por meio de expressões e gestos, além de não tomarem cuidado com o tom de voz e as palavras que usam para conversar com seus funcionários. 

O objetivo de uma boa comunicação em projetos é que todas as pessoas envolvidas no trabalham sejam capazes de compreender de forma adequada a mensagem que está sendo passada, sem ruídos e sem dúvidas. Ou seja, todos os profissionais participantes do projeto devem estar em uma mesma página. 

Pode parecer algo bastante simples que a mensagem passada seja compreendida corretamente por quem recebe, mas a missão pode se tornar complicada em um mundo com muita informação que aparece de forma emaranhada. Por isso é tão importante um gestor de projetos capaz de se comunicar bem, uma vez que ele será o responsável por filtrar todas as informações e repassar o que for necessário para os seus colaboradores. 

Como praticar a comunicação em projetos de forma otimizada?

Uma comunicação voltada a projetos deve ser clara e objetiva, todos os envolvidos precisam ter um mesmo entendimento da mensagem que é passada e para que isso aconteça é possível seguir algumas dicas. 

É muito importante que os profissionais saibam ouvir com atenção, tenham um pensamento claro e sejam capazes de discutir abertamente com todos os membros da equipe. Além disso, os canais nos quais a informação será repassada também é de extrema importância, por isso é importante pensar em qual comunicação está sendo transmitida e qual é o local adequado para isso: reunião, email, relatório, conferência, mensagem de texto, as opções são infinitas. 

A importância de otimizar a comunicação você já sabe! Agora é hora de aprender 3 dicas para executar a boa comunicação em projetos de maneira prática. 

1. Faça do Método Canvas um poderoso aliado.

Você já ouviu falar no Modelo Canvas? Nós já fizemos um artigo dedicado a este método de criação e análise de projetos que você pode conferir clicando aqui. De toda forma, saiba que você pode utilizar o Canvas como um aliado capaz de manter uma boa comunicação dentro dos seus projetos. 

O Canvas pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto, independente de sua área, e o método tem se popularizado nas organizações por sua alta efetividade. A ideia principal é fazer uma espécie de mapa visual com todas as funções e atividades para que o projeto seja executado. É possível compreender de maneira simples e visual o fluxo de trabalho durante um projeto, as responsabilidades de cada profissional e como anda cada ação. 

2. Faça com que todas as partes se comprometam.

Para que a comunicação seja realmente modificada para melhor, é preciso que todas as partes envolvidas no projeto se comprometam com esse objetivo. Nada vai acontecer se os profissionais que participam do projeto não entenderem as necessidades de melhorar a comunicação e enxergarem as vantagens que isso trará para a equipe. 

Desta forma é preciso ser capaz de mostrar que não é porque a comunicação da empresa sempre foi feita de determinada forma, que ela não pode ser alterada para uma solução mais eficiente. 

Para que a melhora realmente aconteça tente envolver todas as camadas da organização, inclusive as mais profundas, com líderes e gestores mudando a sua mentalidade e exercitando uma comunicação mais otimizada. 

3. Busque por softwares capazes de te ajudar na gestão de projetos.

Outra maneira de melhorar a comunicação e manter todos os envolvidos no projeto atualizados, é buscar por softwares de gestão de projetos. Ao utilizar programas de gestão é possível estabelecer prazos e responsabilidades para os profissionais envolvidos, acompanhar orçamentos, metrificar entregas e estabelecer indicadores de desempenho.

Com essas informações em mãos será possível antecipar possíveis riscos e ter um melhor controle do andamento do projeto. Além disso, quando voltamos os olhos totalmente para a vertente da comunicação, ela ficará cada vez mais clara, uma vez que todos os trabalhadores serão capazes de visualizar de forma simples e claras as informações do projeto, as suas tarefas e novos conteúdos.


Uma comunicação efetiva é primordial em todos os tipos de relação, desde uma conversa informal com um amigo até uma reunião com o seu gesto. Por isso uma boa comunicação sempre será essencial para que a mensagem seja transmitida de forma clara e correta e sempre bem vinda para evitar ruídos.

Não deixe que os projetos de sua organização falhem por causa de lacunas na comunicação! Invista em uma comunicação em projetos que seja eficiente e instrua a sua equipe a exercitar esse tipo de comunicação. Desta forma será possível perceber o quanto o acompanhamento do projeto ficará mais claro e os resultados finais serão cada vez melhores. 

Quer saber como melhorar ainda mais a comunicação na sua empresa? Que tal aprender como usar tecnologia para isso? Neste material você vê dicas e técnicas importantes para alinhar ainda mais a comunicação na sua corporação. Confira!

usar tecnologia na comunicacao corporativa para a comunicacao em projetos


Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários